Escalas e campos hamônicos
+2
NESCAU
VictorLuigi
6 participantes
Página 1 de 1
Escalas e campos hamônicos
Eae galera!
Apesar desse tópico não ser necessariamente de baixo acho que é um assunto importante.
(Moderadores, sintam-se a vontade em mover o tópico se houver necessidade.)
No campo hamônico maior:
Do 1° grau --> Maior
Do 2° grau --> Menor
Do 3° grau --> Menor
Do 4° grau --> Maior
Do 5° grau --> Maior
Do 6° grau --> Menor
Do 7° grau --> Diminuto
Queria saber se no campo harmônico menor essas regras se aplicam.
Senão, qual a "qualidade" dos graus no campo harmonico menor?
Apesar desse tópico não ser necessariamente de baixo acho que é um assunto importante.
(Moderadores, sintam-se a vontade em mover o tópico se houver necessidade.)
No campo hamônico maior:
Do 1° grau --> Maior
Do 2° grau --> Menor
Do 3° grau --> Menor
Do 4° grau --> Maior
Do 5° grau --> Maior
Do 6° grau --> Menor
Do 7° grau --> Diminuto
Queria saber se no campo harmônico menor essas regras se aplicam.
Senão, qual a "qualidade" dos graus no campo harmonico menor?
VictorLuigi- Membro
- Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo
Re: Escalas e campos hamônicos
Vamos lá:
No campo hamônico menor:
Do 1° grau --> menor
Do 2° grau --> Diminuto
Do 3° grau --> MAIOR
Do 4° grau --> menor
Do 5° grau --> menor
Do 6° grau --> MAIOR
Do 7° grau --> MAIOR
Vale lembrar que estas regras valem somente quando se trata de tríades.
Em se tratando de tétrades, as sétimas alteram bastante a situação harmônica de cada grau nos 4 Campos Harmônicos.
No campo hamônico menor:
Do 1° grau --> menor
Do 2° grau --> Diminuto
Do 3° grau --> MAIOR
Do 4° grau --> menor
Do 5° grau --> menor
Do 6° grau --> MAIOR
Do 7° grau --> MAIOR
Vale lembrar que estas regras valem somente quando se trata de tríades.
Em se tratando de tétrades, as sétimas alteram bastante a situação harmônica de cada grau nos 4 Campos Harmônicos.
NESCAU- Membro
- Mensagens : 2426
Localização : Criciúma, SC, Brasil
Re: Escalas e campos hamônicos
Menor c comeca do sexto grau da maior...
____________________________
Sem anistia...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Escalas e campos hamônicos
NESCAU escreveu:Vamos lá:
No campo hamônico menor:
Do 1° grau --> menor
Do 2° grau --> Diminuto
Do 3° grau --> MAIOR
Do 4° grau --> menor
Do 5° grau --> menor
Do 6° grau --> MAIOR
Do 7° grau --> MAIOR
Vale lembrar que estas regras valem somente quando se trata de tríades.
Em se tratando de tétrades, as sétimas alteram bastante a situação harmônica de cada grau nos 4 Campos Harmônicos.
Valeu Nescau!
Era essa mesma a minha duvida!
Agor ase tratando te tétrades, qual são essas alterações harmônicas que voce citou?
VictorLuigi- Membro
- Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo
Re: Escalas e campos hamônicos
allexcosta escreveu:Menor c comeca do sexto grau da maior...
Realmente, um jeito mais simples de memorizar!
Valeu Alex!
VictorLuigi- Membro
- Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo
Re: Escalas e campos hamônicos
NESCAU escreveu:Vamos lá:
No campo hamônico menor:
Do 1° grau --> menor
Do 2° grau --> Diminuto
Do 3° grau --> MAIOR
Do 4° grau --> menor
Do 5° grau --> menor
Do 6° grau --> MAIOR
Do 7° grau --> MAIOR
Vale lembrar que estas regras valem somente quando se trata de tríades.
Em se tratando de tétrades, as sétimas alteram bastante a situação harmônica de cada grau nos 4 Campos Harmônicos.
lembrando também que esse é campo harmônico menor natural, ainda existem o menor harmônico e o menor melódico.
Jackson- Membro
- Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro
Re: Escalas e campos hamônicos
Em se tratando de Tétrades, cada Campo Harmônico fica assim:
MAIOR
1° grau --> I7M ---------> (MAIOR, sétima MAIOR)
2° grau --> IIm7 --------> (menor, sétima menor)
3° grau --> IIIm7 -------> (menor, sétima menor)
4° grau --> IV7M --------> (MAIOR, sétima MAIOR)
5° grau --> V7 -----------> (MAIOR, sétima menor)
6° grau --> VIm7 --------> (menor, sétima menor)
7° grau --> VIIm7[b5] --> (menor, sétima menor e quinta bemol)
menor Natural
1° grau --> Im7 --------> (menor, sétima menor)
2° grau --> IIm7[b5] --> (menor, sétima menor e quinta bemol)
3° grau --> III7M -------> (MAIOR, sétima MAIOR)
4° grau --> IVm7 -------> (menor, sétima menor)
5° grau --> Vm7 --------> (menor, sétima menor)
6° grau --> VI7M -------> (MAIOR, sétima MAIOR)
7° grau --> VII7 --------> (MAIOR, sétima menor)
menor Harmônico
1° grau --> Im7M ---------------> (menor, sétima MAIOR)
2° grau --> IIm7[b5] -----------> (menor, sétima menor e quinta bemol)
3° grau --> III7M[#5] ----------> (MAIOR, sétima MAIOR e quinta sustenida)
4° grau --> IVm7 ----------------> (menor, sétima menor)
5° grau --> V7 -------------------> (MAIOR, sétima menor)
6° grau --> VI7M ----------------> (MAIOR, sétima MAIOR)
7° grau --> VIIm[b5]6M --------> (menor, SEXTA MAIOR e quinta sustenida)
Esta ultima tétrade, embora com uma sexta, é a tétrade DIMINUTA. as outras tétrades e também as tríades que possuem somente a [b5] são consideradas MEIA DIMINUTAS.
No C.H.m.H., o que dá a característica de DIMINUTO ao VII grau é exatamente a 6M pois ela não faz parte da Escala menor Harmônica.
menor Melódico
1° grau --> Im7M -------------> (menor, sétima MAIOR)
2° grau --> IIm7 --------------> (menor, sétima menor)
3° grau --> III7M[#5] -------> (MAIOR, sétima MAIOR e quinta sustenida)
4° grau --> IV7 ---------------> (MAIOR, sétima menor)
5° grau --> V7 ----------------> (MAIOR, sétima menor)
6° grau --> VIm7[b5] --------> (menor, sétima menor e quinta bemol)
7° grau --> VIm7[b5] --------> (menor, sétima menor e quinta bemol)
Obs. Segundo a Harmonia Funcional, os graus dos Campos Harmônicos são sempre expressos em números romanos.
MAIOR
1° grau --> I7M ---------> (MAIOR, sétima MAIOR)
2° grau --> IIm7 --------> (menor, sétima menor)
3° grau --> IIIm7 -------> (menor, sétima menor)
4° grau --> IV7M --------> (MAIOR, sétima MAIOR)
5° grau --> V7 -----------> (MAIOR, sétima menor)
6° grau --> VIm7 --------> (menor, sétima menor)
7° grau --> VIIm7[b5] --> (menor, sétima menor e quinta bemol)
menor Natural
1° grau --> Im7 --------> (menor, sétima menor)
2° grau --> IIm7[b5] --> (menor, sétima menor e quinta bemol)
3° grau --> III7M -------> (MAIOR, sétima MAIOR)
4° grau --> IVm7 -------> (menor, sétima menor)
5° grau --> Vm7 --------> (menor, sétima menor)
6° grau --> VI7M -------> (MAIOR, sétima MAIOR)
7° grau --> VII7 --------> (MAIOR, sétima menor)
menor Harmônico
1° grau --> Im7M ---------------> (menor, sétima MAIOR)
2° grau --> IIm7[b5] -----------> (menor, sétima menor e quinta bemol)
3° grau --> III7M[#5] ----------> (MAIOR, sétima MAIOR e quinta sustenida)
4° grau --> IVm7 ----------------> (menor, sétima menor)
5° grau --> V7 -------------------> (MAIOR, sétima menor)
6° grau --> VI7M ----------------> (MAIOR, sétima MAIOR)
7° grau --> VIIm[b5]6M --------> (menor, SEXTA MAIOR e quinta sustenida)
Esta ultima tétrade, embora com uma sexta, é a tétrade DIMINUTA. as outras tétrades e também as tríades que possuem somente a [b5] são consideradas MEIA DIMINUTAS.
No C.H.m.H., o que dá a característica de DIMINUTO ao VII grau é exatamente a 6M pois ela não faz parte da Escala menor Harmônica.
menor Melódico
1° grau --> Im7M -------------> (menor, sétima MAIOR)
2° grau --> IIm7 --------------> (menor, sétima menor)
3° grau --> III7M[#5] -------> (MAIOR, sétima MAIOR e quinta sustenida)
4° grau --> IV7 ---------------> (MAIOR, sétima menor)
5° grau --> V7 ----------------> (MAIOR, sétima menor)
6° grau --> VIm7[b5] --------> (menor, sétima menor e quinta bemol)
7° grau --> VIm7[b5] --------> (menor, sétima menor e quinta bemol)
Obs. Segundo a Harmonia Funcional, os graus dos Campos Harmônicos são sempre expressos em números romanos.
NESCAU- Membro
- Mensagens : 2426
Localização : Criciúma, SC, Brasil
Re: Escalas e campos hamônicos
Agora uma pergunta de ignorante...
mas acho séria, pelo menos para mim.
Existem quais outros campos harmônicos? Ou limita-se aos 4 já ditos?
Obrigado.
mas acho séria, pelo menos para mim.
Existem quais outros campos harmônicos? Ou limita-se aos 4 já ditos?
Obrigado.
Nando Medeiros- Membro
- Mensagens : 873
Localização : Floripa.
Re: Escalas e campos hamônicos
Nando
Existe também o Maior harmônico e melódico, pouco usados e existem também os campos harmonicos modais derivados dos modos Gregos, de onde se deriva a música modal.
Nos Campos Harmônicos maior e menor naturais, já citados acima, não existe tétrade diminuta e sim meio-diminuta pois a 7ª é menor e não diminuta, tétrade diminuta só aparece no 7º grau da Menor Harmônica.
Neste tópico http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/formacao-de-acordes-t4075.htm falo sobre formação de acordes e fica bem fácil de entender as tétrades e tríades.
Existe também o Maior harmônico e melódico, pouco usados e existem também os campos harmonicos modais derivados dos modos Gregos, de onde se deriva a música modal.
Nos Campos Harmônicos maior e menor naturais, já citados acima, não existe tétrade diminuta e sim meio-diminuta pois a 7ª é menor e não diminuta, tétrade diminuta só aparece no 7º grau da Menor Harmônica.
Neste tópico http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/formacao-de-acordes-t4075.htm falo sobre formação de acordes e fica bem fácil de entender as tétrades e tríades.
____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Re: Escalas e campos hamônicos
Boa tarde Henrique, agradeço a resposta.
Quanto a formação de acordes já tenho entendido.
No entanto, antes de me aventurar em compreender e decorar escalas, achei mais importante compreender os campos harmonicos e assim, pelos meus estudos vejo que fiz o correto, no entanto não encontro muito material sobre isto e acabo não "pegando" tudo o que deveria.
Uma pergunta, para os campos modais, que são derivados dos modos gregos correto?, para cada campo harmonico eu continuo chamando cada grau deste campo por um modo? Ou não?
Muito obrigado.
Quanto a formação de acordes já tenho entendido.
No entanto, antes de me aventurar em compreender e decorar escalas, achei mais importante compreender os campos harmonicos e assim, pelos meus estudos vejo que fiz o correto, no entanto não encontro muito material sobre isto e acabo não "pegando" tudo o que deveria.
Uma pergunta, para os campos modais, que são derivados dos modos gregos correto?, para cada campo harmonico eu continuo chamando cada grau deste campo por um modo? Ou não?
Muito obrigado.
Nando Medeiros- Membro
- Mensagens : 873
Localização : Floripa.
Re: Escalas e campos hamônicos
Cara quando você vai pra modal é melhor esquecer, e começar a pensar nas características de cada modo, por exemplo no Dórico a 6ª maior ou 6ª dórica, como muitos chamam, a vantagem da harmonia modal são as sonoridades que se pode usar usando essas notas características, o procedimento é o mesmo para formar o campo harmônico é só escrever a escala e ir adicionando as 3ªs.
Sobre a forma de estudar acho que cada um deve achar a que melhor lhe parece, e no fim chegaremos ao mesmo lugar.
Sobre a forma de estudar acho que cada um deve achar a que melhor lhe parece, e no fim chegaremos ao mesmo lugar.
____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Re: Escalas e campos hamônicos
Concordo .. hehehe
e obrigado novamente...
veremos se eu chego a algum lugar por aqui
=P
e obrigado novamente...
veremos se eu chego a algum lugar por aqui
=P
Nando Medeiros- Membro
- Mensagens : 873
Localização : Floripa.
Tópicos semelhantes
» Campos Harmonicos
» Luthier Reinaldo Campos
» Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos
» Luthier São José dos Campos
» Campos Harmônicos Menores
» Luthier Reinaldo Campos
» Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos
» Luthier São José dos Campos
» Campos Harmônicos Menores
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos