ROCK A BILLY
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ROCK A BILLY
boa tarde
Parabéns pelo forum... muita informação e de qualidade...
Minha esposa que aprender a tocar o Contra Baixo, por causa do Rock a Billy, mas não sabemos muito.. ou quase nada.... descobri algumas coisas.... mas não descobri o principal... qual comprar? já que existem vários tipos...
- Pensei em comprar o que tenha o som grave e seco... já que o rock necessita um pouco mais de toques por segundo...e é dedilhado...
não existem um padrão... pois tanto em orquestras e bandas de rock e psycho billy existem vários tamanhos...
E acredito que aqui.... todos podem me ajudar...
obrigado.
Adnan
Parabéns pelo forum... muita informação e de qualidade...
Minha esposa que aprender a tocar o Contra Baixo, por causa do Rock a Billy, mas não sabemos muito.. ou quase nada.... descobri algumas coisas.... mas não descobri o principal... qual comprar? já que existem vários tipos...
- Pensei em comprar o que tenha o som grave e seco... já que o rock necessita um pouco mais de toques por segundo...e é dedilhado...
não existem um padrão... pois tanto em orquestras e bandas de rock e psycho billy existem vários tamanhos...
E acredito que aqui.... todos podem me ajudar...
obrigado.
Adnan
Adnan- Membro
- Mensagens : 5
Localização : Marília-SP
Re: ROCK A BILLY
Bem-vindo ao fórum, Adnan!
Não entendo nadica de nada de rockabilly, mas acredito que a altura das cordas deva ser muito importante, pois para tocar aqueles slaps (duplos, triplos, etc) as cordas mais baixas devem facilitar bastante.
Existem muitos vídeos na internet sobre essas técnicas:
https://www.youtube.com/results?search_query=rockabilly+double+bass&aq=f
Sobre o contrabaixo com o som grave, é bem provável que seja o melhor mesmo, já que não há necessidade de um som brilhante e projetado no rockabilly.
Agora, quanto ao contrabaixo ser de som mais seco -embora as suas considerações façam sentido-, eu realmente não sei (também), porque ouvi muito pouco de rockabilly e não sei se um contrabaixo com mais ressonância e menos seco não seria importante para contrastar com as partes percussivas dos slaps.
Não procurei por muitos vídeos para ilustrar o que estou querendo escrever para você, mas o contrabaixo dessa menina aqui não é seco:
https://www.youtube.com/watch?v=NIuu97_y33A&NR=1
Talvez fosse interessante a sua esposa e você procurarem por algum contrabaixista que toque esse estilo para umas aulas básicas e/ou para umas dicas essenciais.
Se a sua esposa vai seguir esse caminho, nada melhor que as dicas de quem trabalha no estilo que se quer tocar, pois além dos toques sobre a técnica e sobre o contrabaixo, o contrabaixista também poderia dar umas dicas de captadores e cubos para esse estilo de música.
Se você fosse aqui do Rio, eu indicaria o Edu Villa Maior, da banda Canastra (ele foi meu aluno e eu nem sabia que agora ele canta também.)
Não achei o contrabaixo dele seco...
https://www.youtube.com/watch?v=_6zZMp3XRiY
Nesse vídeo aqui, dá prá ter uma idéia das cordas baixinhas:
https://www.youtube.com/watch?v=UCJm73f8iYU
Escrevi muita besteira, gente?
Abraços contrabaixísticos e boa sorte aí procês!
Não entendo nadica de nada de rockabilly, mas acredito que a altura das cordas deva ser muito importante, pois para tocar aqueles slaps (duplos, triplos, etc) as cordas mais baixas devem facilitar bastante.
Existem muitos vídeos na internet sobre essas técnicas:
https://www.youtube.com/results?search_query=rockabilly+double+bass&aq=f
Sobre o contrabaixo com o som grave, é bem provável que seja o melhor mesmo, já que não há necessidade de um som brilhante e projetado no rockabilly.
Agora, quanto ao contrabaixo ser de som mais seco -embora as suas considerações façam sentido-, eu realmente não sei (também), porque ouvi muito pouco de rockabilly e não sei se um contrabaixo com mais ressonância e menos seco não seria importante para contrastar com as partes percussivas dos slaps.
Não procurei por muitos vídeos para ilustrar o que estou querendo escrever para você, mas o contrabaixo dessa menina aqui não é seco:
https://www.youtube.com/watch?v=NIuu97_y33A&NR=1
Talvez fosse interessante a sua esposa e você procurarem por algum contrabaixista que toque esse estilo para umas aulas básicas e/ou para umas dicas essenciais.
Se a sua esposa vai seguir esse caminho, nada melhor que as dicas de quem trabalha no estilo que se quer tocar, pois além dos toques sobre a técnica e sobre o contrabaixo, o contrabaixista também poderia dar umas dicas de captadores e cubos para esse estilo de música.
Se você fosse aqui do Rio, eu indicaria o Edu Villa Maior, da banda Canastra (ele foi meu aluno e eu nem sabia que agora ele canta também.)
Não achei o contrabaixo dele seco...
https://www.youtube.com/watch?v=_6zZMp3XRiY
Nesse vídeo aqui, dá prá ter uma idéia das cordas baixinhas:
https://www.youtube.com/watch?v=UCJm73f8iYU
Escrevi muita besteira, gente?
Abraços contrabaixísticos e boa sorte aí procês!
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Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Obrigado pelas instruções e os videos (to baixando muitos deles pra assistir com calma), também tenho buscado literatura, videos entre outros...
E também estamos procurando um instrumento que não seja muito caro... de começo precisamos de um pra aprender... e se der futuro... podemos investir mais...
obrigado pela atenção e pelo seu tempo.
aparecendo dúvidas, volto!!
Adnan
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=18000616231551543792
E também estamos procurando um instrumento que não seja muito caro... de começo precisamos de um pra aprender... e se der futuro... podemos investir mais...
obrigado pela atenção e pelo seu tempo.
aparecendo dúvidas, volto!!
Adnan
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=18000616231551543792
Adnan- Membro
- Mensagens : 5
Localização : Marília-SP
Re: ROCK A BILLY
Adnan e Voila,
Também estou engatinhando quando o assunto é rockabilly no baixo acústico... meu "professor" e amigo nesses assuntos atualmente é o Luiz Fireball da Mystery Trio, de Curitiba, que tá me dando altos toques. Leio também bastante em fóruns da internet e a questão básica e principal é sobre qual o tipo de corda usar.
Sobre o tipo de instrumento, o pessoal usa tanto os mais baratos de compensado quanto os mais caros de madeira maciça. A altura das cordas (cavalete) varia em torno de 9mm e 15mm (medido na corda E). Eu coloquei recentemente um adjuster no meu cavalete e ainda estou buscando qual a melhor altura pra mim.
Agora, o problema são as cordas mesmo... a maior busca é em relação a uma corda que seja bem leve e que tenha um bom som de "click" pro slap do rockabilly. Muita gente usa cordas como a Superflex SOLO de metal, ou WeedWhackers de nylon... Se vc pensar em tocar jazz também no mesmo baixo, aí ferrou de vez, pois cordas pra rockabilly precisam ter pouco "sustain", diferente das de jazz que requerem maior sustentação de notas... Uma coisa eu posso dizer: Slap em Thomastik Spirocore é praticamente impossível.
Enfim... Adnan, seja bem-vindo ao clube.
Também estou engatinhando quando o assunto é rockabilly no baixo acústico... meu "professor" e amigo nesses assuntos atualmente é o Luiz Fireball da Mystery Trio, de Curitiba, que tá me dando altos toques. Leio também bastante em fóruns da internet e a questão básica e principal é sobre qual o tipo de corda usar.
Sobre o tipo de instrumento, o pessoal usa tanto os mais baratos de compensado quanto os mais caros de madeira maciça. A altura das cordas (cavalete) varia em torno de 9mm e 15mm (medido na corda E). Eu coloquei recentemente um adjuster no meu cavalete e ainda estou buscando qual a melhor altura pra mim.
Agora, o problema são as cordas mesmo... a maior busca é em relação a uma corda que seja bem leve e que tenha um bom som de "click" pro slap do rockabilly. Muita gente usa cordas como a Superflex SOLO de metal, ou WeedWhackers de nylon... Se vc pensar em tocar jazz também no mesmo baixo, aí ferrou de vez, pois cordas pra rockabilly precisam ter pouco "sustain", diferente das de jazz que requerem maior sustentação de notas... Uma coisa eu posso dizer: Slap em Thomastik Spirocore é praticamente impossível.
Enfim... Adnan, seja bem-vindo ao clube.
Zarra- Membro
- Mensagens : 109
Localização : São Paulo
Re: ROCK A BILLY
Mais uma vez, Obrigado.
Pode ter certeza que to anotando o que vcs me passam e to pesquisando...
obrigado.
Adnan
Pode ter certeza que to anotando o que vcs me passam e to pesquisando...
obrigado.
Adnan
Adnan- Membro
- Mensagens : 5
Localização : Marília-SP
Re: ROCK A BILLY
Opa!!!!!!
Agora me apareceu uma dúvida!!...
Ele não tem traste... portanto para aprender a posição das notas será um pouco complicado!
alguem pode me dar uma luz, caminho, revistas, dicas...
enquanto isso to procurando alguem que toque pra dar uma ajuda por aqui...
obrigado.
Adnan
Agora me apareceu uma dúvida!!...
Ele não tem traste... portanto para aprender a posição das notas será um pouco complicado!
alguem pode me dar uma luz, caminho, revistas, dicas...
enquanto isso to procurando alguem que toque pra dar uma ajuda por aqui...
obrigado.
Adnan
Adnan- Membro
- Mensagens : 5
Localização : Marília-SP
Re: ROCK A BILLY
Vixi... aí complicou mesmo...
Vc pode procurar por vídeos no Youtube, ou usar um afinador eletrônico e ir marcando a posição das notas que vc "encontrar" no baixo... isso se vc ou sua esposa já tiverem alguma noção de notas musicais.
Acho que vc vai precisar mesmo é de um professor...
Vc pode procurar por vídeos no Youtube, ou usar um afinador eletrônico e ir marcando a posição das notas que vc "encontrar" no baixo... isso se vc ou sua esposa já tiverem alguma noção de notas musicais.
Acho que vc vai precisar mesmo é de um professor...
Zarra- Membro
- Mensagens : 109
Localização : São Paulo
Zarra
Obrigado Zarra...
Estou providenciando um instrumento, e já vou pedir um afinador que é uma ajuda extra...
e o professor... vamos precisar sim... hehehe
valeu!
Estou providenciando um instrumento, e já vou pedir um afinador que é uma ajuda extra...
e o professor... vamos precisar sim... hehehe
valeu!
Adnan- Membro
- Mensagens : 5
Localização : Marília-SP
Re: ROCK A BILLY
Adnan primeiro procure um professor, pois a compra do instrumento é importante independentemente do som que vc vai fazer, as cordas tambem.
E alem disso, tem o aprendizado da mão esquerda e suas posições sem isso não existe precisã.o
vejo um monte de gente tocando tudo desafinado pq nao estudou as posiçoes e nem sabe o que isto
E alem disso, tem o aprendizado da mão esquerda e suas posições sem isso não existe precisã.o
vejo um monte de gente tocando tudo desafinado pq nao estudou as posiçoes e nem sabe o que isto
Re: ROCK A BILLY
Alguém daqui curte Stray Cats?
____________________________
Jhun Stephano
Estúdio do Jhun
Re: ROCK A BILLY
Eu curto Rockabilly,Mas prefiro psychobilly!
https://www.youtube.com/watch?v=SkRR7UP3jiA&feature=player_embedded
https://www.youtube.com/watch?v=BP72dvk3nNk&feature=player_embedded
https://www.youtube.com/watch?v=SkRR7UP3jiA&feature=player_embedded
https://www.youtube.com/watch?v=BP72dvk3nNk&feature=player_embedded
LucasToniatti- Membro
- Mensagens : 2
Localização : São Paulo
Re: ROCK A BILLY
Lucas, qual corda vc usa no seu baixo?
To aguardando chegar um jogo de Rotosound...
To aguardando chegar um jogo de Rotosound...
Zarra- Membro
- Mensagens : 109
Localização : São Paulo
Re: ROCK A BILLY
Zarra escreveu:Lucas, qual corda vc usa no seu baixo?
To aguardando chegar um jogo de Rotosound...
Então Zarra,eu uso o contrabaixo da "orquestra" que eu toco,as cordas são Mauro Calixto,na minha opinião são ruins,tanto com Arco ou Slap!
Entretanto,para estudo até q vai bem!
Rotosound é nylon né?
Q captação vc usa?
Pelo q "ouvi" essa é mtu boa pra Slap,"Ela capta bem o som de percurssão do slap"
http://www.thomann.de/pt/kk_bassmaster_pro_rb.htm
LucasToniatti- Membro
- Mensagens : 2
Localização : São Paulo
Re: ROCK A BILLY
ae pessoal, sou novo no fórum e to estudando baixo acústico, sou do rockabilly, desculpa por desenterrar esse tópico, mas talvez tenha algumas informações que ajudem o pessoal..
meu baixo é um chinesinho, michael, compensado
eu uso essas cordas: http://www.ebay.com/itm/SLAP-HAPPY-WEEDWACKER-Nylon-Upright-Double-BASS-STRINGS-/140494638560?pt=String_Instrument_Parts_Accessories&hash=item20b6220de0
são baratas, de nylon e coloridas, que combinam bem com o estilo, no caso agora to usando um jogo todo preto, tem um som legal, não estragam tanto a mão como as de aço, via por mim, rockabilly judia demais dos dedos...hehehehe
captação to usando o kit de rockabilly do atelier studio, que tem um piezo no cavalete e um atrás do espelho e tenho resultados bem legais sem pré amp, que no caso estou montando um clone do K&K americano, que sem dúvida é a referência pra caps de rockabilly.
show de bola o som do Canastra, muito legal, adoro big bands...
uma referência legal de slap bas aqui no brasil é o sonny do crazy legs e o luiz da mistery trio, que inclusive substituiu o sonny no evento viva las vegas esse ano, ambos mandam muito bem..
referência de fora, o lee rocker, do stray cats é fera
no mais, um abraço a todos
meu baixo é um chinesinho, michael, compensado
eu uso essas cordas: http://www.ebay.com/itm/SLAP-HAPPY-WEEDWACKER-Nylon-Upright-Double-BASS-STRINGS-/140494638560?pt=String_Instrument_Parts_Accessories&hash=item20b6220de0
são baratas, de nylon e coloridas, que combinam bem com o estilo, no caso agora to usando um jogo todo preto, tem um som legal, não estragam tanto a mão como as de aço, via por mim, rockabilly judia demais dos dedos...hehehehe
captação to usando o kit de rockabilly do atelier studio, que tem um piezo no cavalete e um atrás do espelho e tenho resultados bem legais sem pré amp, que no caso estou montando um clone do K&K americano, que sem dúvida é a referência pra caps de rockabilly.
show de bola o som do Canastra, muito legal, adoro big bands...
uma referência legal de slap bas aqui no brasil é o sonny do crazy legs e o luiz da mistery trio, que inclusive substituiu o sonny no evento viva las vegas esse ano, ambos mandam muito bem..
referência de fora, o lee rocker, do stray cats é fera
no mais, um abraço a todos
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--
Flávio bei
www.farawaydogs.com
www.flaviobei.com
Re: ROCK A BILLY
Very mucho! com direito a enveredar pelo Brian Setzer...Jhun escreveu:Alguém daqui curte Stray Cats?
drews- Membro
- Mensagens : 739
Localização : Brasília - DF
Re: ROCK A BILLY
Desenterrando de novo este tópico, para RockaBilly é necessário coras de nylon, e as do Mauro Calixto da para encarar ou não valem a pena???
RockBluesBass- Membro
- Mensagens : 5
Localização : Bauru
Re: ROCK A BILLY
^ Segunda opção!
____________________________
[ ]s Cláudio -- Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: ROCK A BILLY
Eu acho que vale mais a pena comprar uma WeedWhackers (nylon) ao invés de comprar as Mauro Calixto. As de nylon vão te dar o som de rockabilly mesmo e não vão te arrancar os dedos fora.
É só procurar no Google q vc encontra e fica super barato de importar (aliás, tenho um jogo de cordas aqui que paguei menos de 100 reais e não vou mais usar).
É só procurar no Google q vc encontra e fica super barato de importar (aliás, tenho um jogo de cordas aqui que paguei menos de 100 reais e não vou mais usar).
Zarra- Membro
- Mensagens : 109
Localização : São Paulo
E agora, qual captador colocar
Zarra escreveu:Eu acho que vale mais a pena comprar uma WeedWhackers (nylon) ao invés de comprar as Mauro Calixto. As de nylon vão te dar o som de rockabilly mesmo e não vão te arrancar os dedos fora.
É só procurar no Google q vc encontra e fica super barato de importar (aliás, tenho um jogo de cordas aqui que paguei menos de 100 reais e não vou mais usar).
Obrigado pela dica, mas com o nylon não se consegue estudar com o arco né? Vou tentar tocar com as que chegarão que acredito que são cordas da china, que devem ser piores que as Mauro Calixto rssss!!!
Outra pergunta, qual captador comprar no bom custo benefício, e que capte bem tanto as de aço qto as de nylon se um dia for instalar???
Obrigado!!!
RockBluesBass- Membro
- Mensagens : 5
Localização : Bauru
Re: ROCK A BILLY
Fala galera!!!!
Muito legal este post!
Eu toco o elétrico a 12 anos ( uns 8 profissionalmente) e hoje tenho muita vontade de comprar um vertical pra fazer rockabilly, twist, blues, etc... pra montar um esquema de Festa pra vender... as cordas de nylon dao tranquilo pra isso tudo? Quem sempre tocou elétrico consegue se virar no acústico? (tenho também um baixolão fretless).
e não teria algo melhor que Michael e um pouco abaixo dos Nhuresons ? ou só aqueles uprights?
Abraço! (sou novo no forum)
Muito legal este post!
Eu toco o elétrico a 12 anos ( uns 8 profissionalmente) e hoje tenho muita vontade de comprar um vertical pra fazer rockabilly, twist, blues, etc... pra montar um esquema de Festa pra vender... as cordas de nylon dao tranquilo pra isso tudo? Quem sempre tocou elétrico consegue se virar no acústico? (tenho também um baixolão fretless).
e não teria algo melhor que Michael e um pouco abaixo dos Nhuresons ? ou só aqueles uprights?
Abraço! (sou novo no forum)
Re: ROCK A BILLY
Quanto devo abaixar o cavalete pra rockabilly
Última edição por Jurandir em Sex 4 maio 2012 - 19:52, editado 1 vez(es)
____________________________
Jura
Jurandir- Membro
- Mensagens : 12
Localização : Colombo PR
Re: ROCK A BILLY
Onde encontro acptadores para colocar no baixo vertical mais indicados para rockabilly?
Preciso retrabalhar o cavalete e deixar as cordas mais próximas ao espelho para tocar rock a billy?
Preciso retrabalhar o cavalete e deixar as cordas mais próximas ao espelho para tocar rock a billy?
____________________________
Jura
Jurandir- Membro
- Mensagens : 12
Localização : Colombo PR
Re: ROCK A BILLY
Jurandir escreveu:Quanto devo abaixar o cavalete pra rockabilly
Jurandir escreveu:Onde encontro acptadores para colocar no baixo vertical mais indicados para rockabilly?
Preciso retrabalhar o cavalete e deixar as cordas mais próximas ao espelho para tocar rock a billy?
sim, escavando nas sombras esse tópico, mas...kkk
Quanto à altura do rebaixe, consulte um luthier, mas a via de regra, as cordas ficam próximas ao espelho, mais baixas que clássicos e mais altas que algumas regulagens de jazz.
Eu uso hoje um captador da atelier áudio, com ou sem pré, depende muito do amplificador que vou usar. O melhor para rockabilly é o K&K, porém o preço deles é bem salgado (mais ou menos $300, lá fora) aqui, só importando. Ele vem com dois piezos, um pro cavalete e um pro espelho.
____________________________
--
Flávio bei
www.farawaydogs.com
www.flaviobei.com
Re: ROCK A BILLY
flavio.bei escreveu:Jurandir escreveu:Quanto devo abaixar o cavalete pra rockabillyJurandir escreveu:Onde encontro acptadores para colocar no baixo vertical mais indicados para rockabilly?
Preciso retrabalhar o cavalete e deixar as cordas mais próximas ao espelho para tocar rock a billy?
sim, escavando nas sombras esse tópico, mas...kkk
Quanto à altura do rebaixe, consulte um luthier, mas a via de regra, as cordas ficam próximas ao espelho, mais baixas que clássicos e mais altas que algumas regulagens de jazz.
Eu uso hoje um captador da atelier áudio, com ou sem pré, depende muito do amplificador que vou usar. O melhor para rockabilly é o K&K, porém o preço deles é bem salgado (mais ou menos $300, lá fora) aqui, só importando. Ele vem com dois piezos, um pro cavalete e um pro espelho.
Também há a opção de usar captadores magnéticos no final do espelho, para quem curte corda de aço. Eu usei por muitos anos um underwood na ponte com um trigger atrás do espelho, cada um em um equalizer.
ManiacBiffs- Membro
- Mensagens : 184
Localização : São Paulo
Re: ROCK A BILLY
Olá amigos, estava dando uma olhada no forum e achei este tópico. Como trata-se do estilo que pratico, espero que possa dar alguma contribuição, já que estou nessa há quase 20 anos e já errei bastante...
Bem, antes de mais nada tenho que parabenizar a Voila por ter sido a professora do Edu VilaMaior, pois trata-se de um músico talentoso, dedicado, estudioso, com técnica apuradíssima e que conhece bem as escalas, a postura e que dá gosto de ver tocar.
Em relação a algumas coisas que li aqui, não há fórmula pronta quanto ao timbre; já vi baixistas que preferem o som mais gordo e aveludado e outros que gostam de baixos que estalam mais. O mais importante é estudar bastante e dominar a técnica pra tocar bonito e afinado. Como no estilo não se usa arco, (basicamente o pizzicato e o slap) é fundamental que a ação das cordas seja um pouco MAIS ALTA, exatamente ao contrário do que foi dito aqui, pois assim as cordas não escorregam tanto na hora das puxadas (Eu uso cerca de 10mm na corda E).
Em relação a cordas, há uma infinidade de sugestões, mas depois de viajar pelo mundo tocando e vendo muita gente boa tocar eu descobri que há apenas uma solução: Cordas de tripa. Apesar do alto custo e da manutenção trabalhosa, o timbre destas cordas é algo inacreditável, especialmente se elas forem de alta qualidade. Há dois tipos de corda de tripa: as revestidas e as de tripa pura e o timbre entre elas muda bastante, sendo que as revestidas tem mais sustain mas perdem no calor.
As Pirastro Eudoxa são cordas que eu considero sensacionais e as melhores do mundo mas custam mais de 600 dólares o set. ( http://www.gollihurmusic.com/product/1232-PIRASTRO_EUDOXA_WOUND_GUT_UPRIGHT_BASS_STRINGS.html ) Atualmente em um dos meus baixos uso um set de Lenzner de tripa pura (244 dolares) e consigo um bom timbre. Entretando estou querendo encomendar um novo instrumento ao Eliel e neste colocarei na E e a A Eudoxas revestidas e nas outras duas tripa pura pois recentemente experimentei um baixo assim e achei sensacional.
Só lembrando que as cordas de tripa se aplicam perfeitamente ao uso com arco e pizzicato, oferecendo excelentes resultados.
Outra opção de corda são as metálicas e neste caso eu recomendo as Thomastic Superflexible (cerca de 170 dolares), LaBella black nylon (148 dolares) e as Eurosonic (140 dolares).
Pra quem prefere nylon, as melhores do mercado são as Rotosound RS4000 (129 dolares) e principalmente as Innovation Silver (140 dolares). De qualquer forma o conselho que posso dar quanto a cordas é: Fuja de qualquer coisa com o nome weedwacker. Porque voce só perderá seu tempo, já que essas supostas cordas não tem timbre, não têm sustain, não tem nada e nem afinam direito. Alias, nem cordas são na verdade. Trata-se de uma gambiarra com fio para uso em cortadores de grama que a turma coloca em contrabaixo. Não serve pra fazer música. Pura enganação. Esses fio são vendidos em lojas de ferragens no EUA por 5 dolares o rolo com cerca de 15 jardas (quase 15 metros) e o pessoal vende por 20, 30, 40 dolares o set de cordas! Eu já tive o desgosto de pegar em alguns baixos com isso aí e deu vontade de chorar.
Bem, quanto ao instrumento a máxima é a mesma de quem toca jazz, classico, popular ou qualquer outro tipo de música: instrumentos bons produzirão som melhor. Um instrumento maciço tem um som melhor que um instrumento laminado na maior parte das vezes, apesar de haver honrosas exceções (eu mesmo já tive o prazer de tocar em um baixo laminado dos anos 40 que foi quase um orgasmo).
No caso do Rockabilly e da country music em geral há uma lenda: O sonho de todo baixista é ter um instrumento Kay. Os contrabaixos Kay foram fabricados nos EUA de 1937 a até o início dos anos 60 e representaram toda uma era. Por incrivel que pareça, a maior parte deles era laminada e apenas com o tampo maciço, mas o som e o timbre são muito marcantes. É possível achar alguns destes instrumentos a venda no Ebay por cerca de 3000 dólares, não são tão caros, mas eu adoraria ter um. Recentemente eu gravei um disco em Berlin usando um baixo destes com um ótimo set de cordas gut Pirastro Oliv e foi emocionante: o som era gordo e o ronco do Mi parecia uma trovoada. Tenho alguns vídeos disso e posso postar mais tarde.
Bem, o post está gigantesco e vou terminar por aqui deixando um vídeo do senhor Jimmy Sutton, o baixista que eu considero o meu favorito, muito técnico, muito criativo e de bom gosto. Além disso eu já tive o prazer de estar com ele algumas vezes e trata-se de uma pessoa encantadora e iluminada. espero que gostem. O baixo dele é um Kay de 1948 e ele usa cordas Pirastro Eudoxa revestidas no Mi e La e Lezner de tripa pura no Re e Sol.
Bem, antes de mais nada tenho que parabenizar a Voila por ter sido a professora do Edu VilaMaior, pois trata-se de um músico talentoso, dedicado, estudioso, com técnica apuradíssima e que conhece bem as escalas, a postura e que dá gosto de ver tocar.
Em relação a algumas coisas que li aqui, não há fórmula pronta quanto ao timbre; já vi baixistas que preferem o som mais gordo e aveludado e outros que gostam de baixos que estalam mais. O mais importante é estudar bastante e dominar a técnica pra tocar bonito e afinado. Como no estilo não se usa arco, (basicamente o pizzicato e o slap) é fundamental que a ação das cordas seja um pouco MAIS ALTA, exatamente ao contrário do que foi dito aqui, pois assim as cordas não escorregam tanto na hora das puxadas (Eu uso cerca de 10mm na corda E).
Em relação a cordas, há uma infinidade de sugestões, mas depois de viajar pelo mundo tocando e vendo muita gente boa tocar eu descobri que há apenas uma solução: Cordas de tripa. Apesar do alto custo e da manutenção trabalhosa, o timbre destas cordas é algo inacreditável, especialmente se elas forem de alta qualidade. Há dois tipos de corda de tripa: as revestidas e as de tripa pura e o timbre entre elas muda bastante, sendo que as revestidas tem mais sustain mas perdem no calor.
As Pirastro Eudoxa são cordas que eu considero sensacionais e as melhores do mundo mas custam mais de 600 dólares o set. ( http://www.gollihurmusic.com/product/1232-PIRASTRO_EUDOXA_WOUND_GUT_UPRIGHT_BASS_STRINGS.html ) Atualmente em um dos meus baixos uso um set de Lenzner de tripa pura (244 dolares) e consigo um bom timbre. Entretando estou querendo encomendar um novo instrumento ao Eliel e neste colocarei na E e a A Eudoxas revestidas e nas outras duas tripa pura pois recentemente experimentei um baixo assim e achei sensacional.
Só lembrando que as cordas de tripa se aplicam perfeitamente ao uso com arco e pizzicato, oferecendo excelentes resultados.
Outra opção de corda são as metálicas e neste caso eu recomendo as Thomastic Superflexible (cerca de 170 dolares), LaBella black nylon (148 dolares) e as Eurosonic (140 dolares).
Pra quem prefere nylon, as melhores do mercado são as Rotosound RS4000 (129 dolares) e principalmente as Innovation Silver (140 dolares). De qualquer forma o conselho que posso dar quanto a cordas é: Fuja de qualquer coisa com o nome weedwacker. Porque voce só perderá seu tempo, já que essas supostas cordas não tem timbre, não têm sustain, não tem nada e nem afinam direito. Alias, nem cordas são na verdade. Trata-se de uma gambiarra com fio para uso em cortadores de grama que a turma coloca em contrabaixo. Não serve pra fazer música. Pura enganação. Esses fio são vendidos em lojas de ferragens no EUA por 5 dolares o rolo com cerca de 15 jardas (quase 15 metros) e o pessoal vende por 20, 30, 40 dolares o set de cordas! Eu já tive o desgosto de pegar em alguns baixos com isso aí e deu vontade de chorar.
Bem, quanto ao instrumento a máxima é a mesma de quem toca jazz, classico, popular ou qualquer outro tipo de música: instrumentos bons produzirão som melhor. Um instrumento maciço tem um som melhor que um instrumento laminado na maior parte das vezes, apesar de haver honrosas exceções (eu mesmo já tive o prazer de tocar em um baixo laminado dos anos 40 que foi quase um orgasmo).
No caso do Rockabilly e da country music em geral há uma lenda: O sonho de todo baixista é ter um instrumento Kay. Os contrabaixos Kay foram fabricados nos EUA de 1937 a até o início dos anos 60 e representaram toda uma era. Por incrivel que pareça, a maior parte deles era laminada e apenas com o tampo maciço, mas o som e o timbre são muito marcantes. É possível achar alguns destes instrumentos a venda no Ebay por cerca de 3000 dólares, não são tão caros, mas eu adoraria ter um. Recentemente eu gravei um disco em Berlin usando um baixo destes com um ótimo set de cordas gut Pirastro Oliv e foi emocionante: o som era gordo e o ronco do Mi parecia uma trovoada. Tenho alguns vídeos disso e posso postar mais tarde.
Bem, o post está gigantesco e vou terminar por aqui deixando um vídeo do senhor Jimmy Sutton, o baixista que eu considero o meu favorito, muito técnico, muito criativo e de bom gosto. Além disso eu já tive o prazer de estar com ele algumas vezes e trata-se de uma pessoa encantadora e iluminada. espero que gostem. O baixo dele é um Kay de 1948 e ele usa cordas Pirastro Eudoxa revestidas no Mi e La e Lezner de tripa pura no Re e Sol.
Última edição por luizfireball em Seg 10 Jun 2013 - 14:33, editado 1 vez(es)
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Re: ROCK A BILLY
Fireball, desgracera! Deu uma aula!
Preciso dar uma olhada nesse teu baixo com as Lenzner da próxima vez que te encontrar
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Re: ROCK A BILLY
^Obrigada, Luizfireball!luizfireball escreveu:Olá amigos, estava dando uma olhada no forum e achei este tópico. Como trata-se do estilo que pratico, espero que possa dar alguma contribuição, já que estou nessa há quase 20 anos e já errei bastante...
Bem, antes de mais nada tenho que parabenizar a Voila por ter sido a professora do Edu VilaMaior, pois trata-se de um músico talentoso, dedicado, estudioso, com técnica apuradíssima e que conhece bem as escalas, a postura e que dá gosto de ver tocar.
Os méritos são do Edu, que sempre foi realmente muito talentoso e dedicado!
A-do-rei o seu post!
Adoro mensagens assim bem detalhadas e, por coincidência, estive lendo sobre cordas de tripa nesse fim de semana.
Com mais calma, vou fazer a tradução do texto que li, que é bem interessante.
Acho também que, com essa longa estrada contrabaixística, você deve ter bastante coisa útil sobre contrabaixo prá contar aqui prá gente!
Esperamos por outro momento inspirado seu!
Interessante a necessidade de cordas um pouco mais altas, para tocar rockabilly.
Eu também pensava que a corda mais mole "batesse" mais, e fosse mais adequada para dar aquele som característico do slap usado nesse estilo.
Nunca tive cordas de tripa, porque sempre foram carésimas e também porque sempre tive um certo receio - talvez até infundado, não sei - da umidade do ar bem evidente aqui no Rio prejudicar as cordas.
Onde eu morava, dava mofo nos sapatos que ficavam debaixo da cama e até no talão dos arcos pouco usados.
Se fosse para tocar com arco, você preferiria as de tripa pura?
Sei que é difícil quantificar , mas existe algum "percentual" aproximado de perda das cordas de tripa revestidas no calor?
Qual a durabilidade média de um encordoamento de tripa para você?
Você toca com arco também, ou só com pizzicato?
Abs cbxtkos
____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Re: ROCK A BILLY
Olá Voila!
É um prazer falar contigo! Ano passado mesmo estive com o Edu e ele me falou muito bem de ti, das lições e de como ele treinava as posições em casa, no escuro.
Bem, suas preocupações não são infundadas, as cordas de tripa são muito susceptíveis às variações climáticas mas costumam sofrer mais em ambientes mais secos, quando podem até se romper espontaneamente se guardadas sem lubrificação.
Os ambientes muito úmidos favorecem as variações de afinação e para evitar estes problemas a manutenção periódica é fundamental. Esta consiste em lixar as cordas com lixa 400 e lubrifica-las com óleo de amendoas (mas sem excesso, que pode prejudicar especialmente o uso do arco).
As cordas revestidas são bem mais resistentes à umidade e demandam menos manutenção, porque nao desfiam e nao precisam ser lixadas nunca, mas nao têm um som tão quente e amadeirado, o que pode ser bastante desejado, especialmente pra que gosta do timbre do Willie Dixon, um senhor conhecido por usar apenas este tipo de cordas. Outra boa aplicação para as cordas de tripa pura é pra quem toca com o arco música barroca ou estilos mais antigos da música clássica.
Infelizmente não tenho qualquer experiência com o arco Voila, e mesmo o estudo do pizzicato pra mim tem sido um aprendizado diário, já que sou canhoto mas não inverto as cordas do contrabaixo e então uso os métodos tradicionais e adapto as posições. Quem sabe um dia acabo escrevendo um método para os gauches da vida?
Vou pesquisar melhor pra ti qual o tipo de corda se adapta melhor ao uso com o arco e prometo lhe dar um retorno logo.
Quanto a durabilidade este é um problema real, pois estas cordas são mesmo mais frágeis e se a manutenção não for feita periodicamente elas duram bem pouco, cerca de 6 meses, o que pode ser um pesadelo tendo em vista o preço das mesmas.
Mas com cuidado e carinho voce consegue mante-las boas e com ótimo som por quase 2 anos sem problemas.
Aqui vai um video que mostra exatamente o que faço cerca de 2 a 4 vezes por mês:
[/quote]
É um prazer falar contigo! Ano passado mesmo estive com o Edu e ele me falou muito bem de ti, das lições e de como ele treinava as posições em casa, no escuro.
Bem, suas preocupações não são infundadas, as cordas de tripa são muito susceptíveis às variações climáticas mas costumam sofrer mais em ambientes mais secos, quando podem até se romper espontaneamente se guardadas sem lubrificação.
Os ambientes muito úmidos favorecem as variações de afinação e para evitar estes problemas a manutenção periódica é fundamental. Esta consiste em lixar as cordas com lixa 400 e lubrifica-las com óleo de amendoas (mas sem excesso, que pode prejudicar especialmente o uso do arco).
As cordas revestidas são bem mais resistentes à umidade e demandam menos manutenção, porque nao desfiam e nao precisam ser lixadas nunca, mas nao têm um som tão quente e amadeirado, o que pode ser bastante desejado, especialmente pra que gosta do timbre do Willie Dixon, um senhor conhecido por usar apenas este tipo de cordas. Outra boa aplicação para as cordas de tripa pura é pra quem toca com o arco música barroca ou estilos mais antigos da música clássica.
Infelizmente não tenho qualquer experiência com o arco Voila, e mesmo o estudo do pizzicato pra mim tem sido um aprendizado diário, já que sou canhoto mas não inverto as cordas do contrabaixo e então uso os métodos tradicionais e adapto as posições. Quem sabe um dia acabo escrevendo um método para os gauches da vida?
Vou pesquisar melhor pra ti qual o tipo de corda se adapta melhor ao uso com o arco e prometo lhe dar um retorno logo.
Quanto a durabilidade este é um problema real, pois estas cordas são mesmo mais frágeis e se a manutenção não for feita periodicamente elas duram bem pouco, cerca de 6 meses, o que pode ser um pesadelo tendo em vista o preço das mesmas.
Mas com cuidado e carinho voce consegue mante-las boas e com ótimo som por quase 2 anos sem problemas.
Aqui vai um video que mostra exatamente o que faço cerca de 2 a 4 vezes por mês:
[/quote]
Voila Marques escreveu:
Nunca tive cordas de tripa, porque sempre foram carésimas e também porque sempre tive um certo receio - talvez até infundado, não sei - da umidade do ar bem evidente aqui no Rio prejudicar as cordas.
Onde eu morava, dava mofo nos sapatos que ficavam debaixo da cama e até no talão dos arcos pouco usados.
Se fosse para tocar com arco, você preferiria as de tripa pura?
Sei que é difícil quantificar , mas existe algum "percentual" aproximado de perda das cordas de tripa revestidas no calor?
Qual a durabilidade média de um encordoamento de tripa para você?
Você toca com arco também, ou só com pizzicato?
Abs cbxtkos
Última edição por luizfireball em Qua 12 Jun 2013 - 13:38, editado 1 vez(es)
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Re: ROCK A BILLY
[quote="Voila Marques"]
Como eu havia prometido andei pesquisando sobre o uso das cordas de tripa com arco e descobri que ambas são muito adequadas e utilizadas mundo afora e a regra que se aplica é a mesma que vale pro pizzicato ou slap: timbre e gosto do músico, sendo que as cordas revestidas têm mais sustain mas menos calor e as cordas de tripa pura têm um som mais amadeirado, quente e escuro. Aqui vão bons exemplos:
Primeiro arco e tripa pura:
E agora arco e Pirastro Eudoxa, tripa revestida com nickel-cromo:
Por fim, aqui vai o meu exemplo particular de perfeição, um contrabaixo Kay dos anos 50 com cordas de tripa pura e um timbre do outro mundo:
luizfireball escreveu:
Se fosse para tocar com arco, você preferiria as de tripa pura?
Como eu havia prometido andei pesquisando sobre o uso das cordas de tripa com arco e descobri que ambas são muito adequadas e utilizadas mundo afora e a regra que se aplica é a mesma que vale pro pizzicato ou slap: timbre e gosto do músico, sendo que as cordas revestidas têm mais sustain mas menos calor e as cordas de tripa pura têm um som mais amadeirado, quente e escuro. Aqui vão bons exemplos:
Primeiro arco e tripa pura:
E agora arco e Pirastro Eudoxa, tripa revestida com nickel-cromo:
Por fim, aqui vai o meu exemplo particular de perfeição, um contrabaixo Kay dos anos 50 com cordas de tripa pura e um timbre do outro mundo:
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Procuro Baixista Acústico em SP para formar Banda de New Rockabilly
Opa Pessoal, estou procurando um Baixista que toque Baixo Acústico em SP para formar Banda de New Rockabilly influências Stray Cats,Imelda May, The Qaukes.
Como guitarrista sou bastante influenciado pelo Brian Setzer do Stray Cats aqui vão duas produções caseiras. Quem tiver interesse me add lá no Face: https://www.facebook.com/alexandre.saldanha.marinho , ou pelo celular 98758-4422.
https://www.youtube.com/watch?v=mBkh3pa7k9M
https://www.youtube.com/watch?v=RHEeHbdCJd4
Valeu !
Como guitarrista sou bastante influenciado pelo Brian Setzer do Stray Cats aqui vão duas produções caseiras. Quem tiver interesse me add lá no Face: https://www.facebook.com/alexandre.saldanha.marinho , ou pelo celular 98758-4422.
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https://www.youtube.com/watch?v=RHEeHbdCJd4
Valeu !
AleMarinho- Membro
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Re: ROCK A BILLY
AleMarinho escreveu:Opa Pessoal, estou procurando um Baixista que toque Baixo Acústico em SP para formar Banda de New Rockabilly influências Stray Cats,Imelda May, The Qaukes.
Como guitarrista sou bastante influenciado pelo Brian Setzer do Stray Cats aqui vão duas produções caseiras. Quem tiver interesse me add lá no Face: https://www.facebook.com/alexandre.saldanha.marinho , ou pelo celular 98758-4422.
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EDIT: Errei de Alexandre!!! Desculpa!!
ManiacBiffs- Membro
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Re: ROCK A BILLY
Banda Vintage Bop (rockabilly) procura baixista rabecão em São Paulo. Interessados entrar em contato com https://www.facebook.com/felippedc ou https://www.facebook.com/danielfcanto. Let´s rock!
danielfcanto- Membro
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Procuro baixista
Olá!
Meu nome é Pablo Melhem e eu sou cantor e guitarrista. Canto músicas nos estilos Rockabilly, Country, anos 50. Procuro um baixista (rabecão) para me acompanhar em ensaios, apresentações e shows. Moro eu São Paulo. Quem interessar entre em contato no meu email: pablomelhemsong@gmail.com.
Tenho alguns vídeos caseiros no youtube:
https://www.youtube.com/channel/UC1vuGbukNMjfp_zIChg0Dgw
Abraço!
Meu nome é Pablo Melhem e eu sou cantor e guitarrista. Canto músicas nos estilos Rockabilly, Country, anos 50. Procuro um baixista (rabecão) para me acompanhar em ensaios, apresentações e shows. Moro eu São Paulo. Quem interessar entre em contato no meu email: pablomelhemsong@gmail.com.
Tenho alguns vídeos caseiros no youtube:
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Abraço!
Pablo Melhem- Membro
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Re: ROCK A BILLY
Material didático:
http://freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=420821146180K6UO1L
http://freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=420821146180K6UO1L
Claudio- Membro
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Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: ROCK A BILLY
Meu baixo ainda está com as cordas de fábrica e vou trocar em breve.
Uma dúvida, consigo tocar com o arco usando corda de nylon?
Uma dúvida, consigo tocar com o arco usando corda de nylon?
Claudio Villa- Membro
- Mensagens : 4
Localização : São Paulo
Re: ROCK A BILLY
Não consegue, Claudio. Fica muito difícil ter atrito, e quando consegue fazer ela vibrar, o som é feio.
Zarra- Membro
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