Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Potência PA + Pré

+8
kwholz
Thales_Sr
sam bass
Alex Guimaraes
Baixista.com.br
JORGERA
allexcosta
Icer
12 participantes

Ir para baixo

pot�ncia - Potência PA + Pré Empty Potência PA + Pré

Mensagem por Icer Seg Fev 23, 2009 11:53 pm

Olá à todos!
Estava (e ainda estou) com vontade de comprar um cabeçote de contabaixo (potentezinho), visto que eu tenho duas caixas de 300W com falante de 15".
Ok. Só que os preços estão um pouco fora da minha realidade financeira no momento.
Como eu não manjo muito de eletrônica, me surgiram algumas dúvidas à respeito de amplificação de contrabaixo:
Se eu usar um pedal pré (como o BDI21) junto com uma potência comum(como essa aqui), funciona? Como fica o som?
Existe alguma outra solução parecida (e recomendada)?

Abraços!
Icer
Icer
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

pot�ncia - Potência PA + Pré Empty Re: Potência PA + Pré

Mensagem por allexcosta Ter Fev 24, 2009 12:04 am

Funciona. Nao sei como fica o som. O recomendado seria mesmo um cabecote de baixo com mais potencia. Nao conheco a potencia do link, mas 160W eh menos do q eu usaria pras gigs q eu toco. Tente levar suas caixas e seu BDI numa loja pra ligar numa potencia similar e decidir se eh ou nao uma boa compra. Bem-vindo...

Administrador

Mensagem por JORGERA Ter Fev 24, 2009 6:25 pm

seria bom vc ter a mesma potencia no amp ou mais potencia q caixa, no seu amp. nesse caso vc nao ira exigir muito to amp e consegueria um timbre melhor.
JORGERA
JORGERA
Membro

Mensagem por Baixista.com.br Dom Mar 08, 2009 9:57 pm

Icer escreveu:Olá à todos!
Estava (e ainda estou) com vontade de comprar um cabeçote de contabaixo (potentezinho), visto que eu tenho duas caixas de 300W com falante de 15".
Ok. Só que os preços estão um pouco fora da minha realidade financeira no momento.
Como eu não manjo muito de eletrônica, me surgiram algumas dúvidas à respeito de amplificação de contrabaixo:
Se eu usar um pedal pré (como o BDI21) junto com uma potência comum(como essa aqui), funciona? Como fica o som?

Abraços!

Funciona... mas depende da potencia... eu acho 160W pouco para o estilo q toco... uso a saida de 300W de um Meteoro 800MB...

Uma vez usei uma potencia Wattson de 300w RMS numa 8x10" (4 ohms) meteoro e o pré era um BASS POD XT Live - Line6.... senti falta de potencia .... clipava e nao falava tão bem quanto o power do 800MB Meteoro (entrando direto pelo Return ou seja sem Equalização ou pré)

Ayka - contato@baixista.com.br
Editor Chefe
Baixista.com.br
Baixista.com.br
Membro

http://www.baixista.com.br

Mensagem por Alex Guimaraes Seg Mar 09, 2009 8:47 am

O Jorge Pescara usa um sistema parecido, porem, com powers StudioR de alta potência.

Membro

Mensagem por sam bass Dom Jun 28, 2009 8:27 am

pelo menos veja se consegue um bom preamplificador, de preferência valvulado, e q tenha as 3 frequências médios graves e agudos.daí vc poderá usar uma potência tipo uma m-1000, q vai ter som de sobra.abçs.

sam bass
Membro

Mensagem por Thales_Sr Dom Jun 28, 2009 10:10 am

Icer
Conheço algumas pessoas que gostam de usar esse sistema (Potência de PA ao invés de amplificador "especifico").
O argumento é que a potência de PA não vai "colorir" o som do instrumento.
Pode fazer, mas também acho que 160w podem ser pouco pra uma amplificação em palco.

Moderador

Mensagem por sam bass Dom Jun 28, 2009 10:53 am

na verdade o q vai dar qualidade ao som de um instrumento, é o pré amplificador, pois é ele o responsável em fornecer todas as frequências essenciais, para um perfeito timbre.por tanto vc pode usar uma boa potên cia como falei anteriormente um M-1000 pois ela trabalha com 1000 watt's rms ou seja 500 por canal.vc vai ter um p*** amp, q empurra com folga um falante de 18' e 4 de 10'.qq dúvidas pode perguntar, abçs.

sam bass
Membro

Mensagem por kwholz Qua Out 07, 2009 12:10 pm

Olá a todos,

Este é o meu primeiro post neste fórum, pois sómente agora descobri este fórum. Bons graves a todos !!!

Acredito que a minha resposta à pergunta do Icer, já esteja meio atrasada, mas enfim, aqui vai a minha experiencia com potencias de PA.

Eu uso no meu Setup uma pedaleira Bass POD XT Live como pré e um potencia de PA empurrando um set de caixas da Hartke (1 de 15"e uma 4 x 10")

Acabei escolhendo este setup, pois as vezes, faço shows em palcos grandes, onde só preciso mandar o sinal da pedaleira, para a mesa via saida DI, usando os retornos como minhas caixas de baixo. Ou seja nem levo as minhas próprias. Fora as modulações que a pedaleira me permite usar.

O grande segredo aqui é escolher precisamente qual a potencia mais indicada para empurrar as caixas com folga. Lembrando que quase todas as caixas para contra-baixo no set que eu detalhei acima, são de 300 Watts RMS por 8 Ohms de impedancia.

Neste caso o amplificados mais indicado, será aquele que forneça até 300 Watts Rms por canal em 8 ohms.

No caso exemplificado pelo Icer, é uma potencia da Appoteck, uma AK 600.
Se voces lerem o detalhamento dela, verão que ela tem 160 W RMS de potencia total em 4 ohms, e 96 W RMS em 8 ohms.
Mas atenção !!! De Potencia TOTAL !! Por canal este numero terá que ser dividido.
Traduzindo, para as caixas exemplificadas pelo Icer, de 300 Watts e com esta potencia voce teria somente 48 Watts RMS em 8 ohms. Ou seja ... é muito pouco.
kwholz
kwholz
Membro

Mensagem por renatogaragerock Qua Out 07, 2009 12:44 pm

Olá,
Eu estou querendo montar um set muito parecido com o seu, e até cheguei a criar um tópico sobre o assunto.
Na verdade estou querendo aposentar a potência do meu amp, e usar uma externa. De resto, tenho tb uma caixa de 4X10 da Hartke, mais uma Fender com 4X15 (bem semelhante à 1X15 da Hartke em termos de potência) e o Bass Pod.
Assim, queria ver qual potência que você tem usado, e quais outras recomendaria.
abraços e obrigado!

kwholz escreveu:Olá a todos,

Este é o meu primeiro post neste fórum, pois sómente agora descobri este fórum. Bons graves a todos !!!

Acredito que a minha resposta à pergunta do Icer, já esteja meio atrasada, mas enfim, aqui vai a minha experiencia com potencias de PA.

Eu uso no meu Setup uma pedaleira Bass POD XT Live como pré e um potencia de PA empurrando um set de caixas da Hartke (1 de 15"e uma 4 x 10")

Acabei escolhendo este setup, pois as vezes, faço shows em palcos grandes, onde só preciso mandar o sinal da pedaleira, para a mesa via saida DI, usando os retornos como minhas caixas de baixo. Ou seja nem levo as minhas próprias. Fora as modulações que a pedaleira me permite usar.

O grande segredo aqui é escolher precisamente qual a potencia mais indicada para empurrar as caixas com folga. Lembrando que quase todas as caixas para contra-baixo no set que eu detalhei acima, são de 300 Watts RMS por 8 Ohms de impedancia.

Neste caso o amplificados mais indicado, será aquele que forneça até 300 Watts Rms por canal em 8 ohms.

No caso exemplificado pelo Icer, é uma potencia da Appoteck, uma AK 600.
Se voces lerem o detalhamento dela, verão que ela tem 160 W RMS de potencia total em 4 ohms, e 96 W RMS em 8 ohms.
Mas atenção !!! De Potencia TOTAL !! Por canal este numero terá que ser dividido.
Traduzindo, para as caixas exemplificadas pelo Icer, de 300 Watts e com esta potencia voce teria somente 48 Watts RMS em 8 ohms. Ou seja ... é muito pouco.

Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagem por kwholz Qua Out 07, 2009 1:51 pm

Opa !!! No que eu puder ajudar, pode contar.

Existem muitas marcas de potencias no mercado, Apotteck, Behringer, Crest, Ciclotron, etc Uma que, no meu entender, é tida como referencia, são as potencias da Studio R - http://www.studior.com.br/indexp.html

Alguém comentou aqui que o Jorge Pescara, usa este tipo de Set Up.
Sim, ele usa e a potencia da Studio R, uma SX 1400, com módulo ADL.

Eu uso uma Z 900 da Studio R, que me dá 250 Watts RMS em 8 Ohms por canal. Com chaveamento stéreo ou paralelo. O que me permite, usar ou apenas uma caixa, ou as 2 caixas do meu setup, dependendo de onde for tocar.
kwholz
kwholz
Membro

Mensagem por Vacc Qua Out 07, 2009 6:34 pm

É... rola tranquilo.

Mas a qualidade da potência influencia no som final, com certeza...

E pode determinar o gasto de energia X volume de som.
Além disso, as proteções nas mais top são mais eficazes, potência esquenta muito, mais ainda se a impedancia das caixas for pequena.

Da nacionais, com certeza Studio R.
Vacc
Vacc
Membro

Mensagem por kwholz Qui Out 08, 2009 12:06 pm

Olha, quanto ao consumo de energia, um lembrete ...
A maioria das tabelas de consumo de energia das potencias aponta para um consumo em regime máximo de potencia, ou seja com o volume todo aberto.
Ai eu pergunto. Quando foi a ultima vez que voce tocou com o volume no "talo" com um Set de caixas 1 x 15"e 4 x 10"?? Na sua casa com certeza não foi, sob o risco de tremer a casa toda (rss)
Acho que nem tocando nos barzinhos da vida dá para abrir no talo o volume de uma caixa de 300 Watts RMS.

Quanto ao problema de esquentar, a maioria das potencias exige uma ventilação frontal e uma traseira. Na prática, se voce a colocar em um case de transporte, o mesmo já vem com tampas destacáveis na frente e atrás.
Ou seja, quando for tocar, o ato de voce deixar as tampas abertas, ja deixa a potencia ventilada.
kwholz
kwholz
Membro

Mensagem por GusVCD Qui Out 08, 2009 2:27 pm

kwholz escreveu: (...) Na prática, se voce a colocar em um case de transporte, o mesmo já vem com tampas destacáveis na frente e atrás. Ou seja, quando for tocar, o ato de voce deixar as tampas abertas, ja deixa a potencia ventilada.

A minha cabeça GK 400RB veio com case, e além de destacar a frente e a traseira, eu instalei diretamente no dissipador traseiro da cabeça dois coolers 80x80mm de fontes de pçs queimadas, e ainda coloquei travada certinho na case mais atrás um cooler 120x120mm, numa posição ninja q da pra tirar e colocar a tampa traseira da case sem problemas, e liguei as 3 numa fonte 12v q comprei pra isso, e instalei uma regua de tomada dentro do case onde ligo o ampli e essa fonte, e saindo dela uns 3 metros de cabo PP trifásico pra ligar em 110V...

Ficou lindo, silencioso e 100% funcional... se eu toco em pé na frente do head, fico até com frio de tanto ar q vem entre os vãos da case com a cabeça... What a Face

Pena q não tenho foto disso... depois vou tentar bater e posto aqui...

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por kwholz Qui Out 08, 2009 4:44 pm

Agora eu tenho uma pergunta:

Estamos falando de Studio R, 8 Ohms 250 Watts, etc ...

O que a turma aqui pode me falar da Potencia Behringer, a Europower EP 2500 ???

O porque da pergunta, é custo. Enquanto uma Studio R deve estar custoando por volta de 1.500,00 voce acha uma Europower no ML por R$ 900,00.

A vantagem que eu vejo em uma Europower é a possibilidade de se ligar em modo Bridge. casando as 2 saidas (mono) em 4 Ohms. Ligando-se as caixas de 8 Ohms em paralelo as impedancias casam sem problemas.

No manual dela, inclusive, se mostra uma ligação de uma guitarra (ou um baixo) em um V-amp e depois na potencia e uma caixa Bugera.

Ela em 4 ohms dá 2.400 W em modo Bridge,(acredito que daria a metade para cada caixa)
Só não sei se tais dados são em RMS ou o famigerado PMPO.
kwholz
kwholz
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Out 08, 2009 4:52 pm

kwholz escreveu:O porque da pergunta, é custo. Enquanto uma Studio R deve estar custoando por volta de 1.500,00 voce acha uma Europower no ML por R$ 900,00.

Nao sou Behringer-fobico mas comparar Behringer com Studio R e quase um crime. Studio R fabrica equipamento profissional de primeirissima linha. Behringer fabrica equipamento razoavel pra aplicacoes amadoras ou semi-profissionais.

A vantagem que eu vejo em uma Europower é a possibilidade de se ligar em modo Bridge. casando as 2 saidas (mono) em 4 Ohms. Ligando-se as caixas de 8 Ohms em paralelo as impedancias casam sem problemas.

Poucos profissionais de som teriam a coragem de trabalhar com essa potencia em bridge.

Ela em 4 ohms dá 2.400 W em modo Bridge,(acredito que daria a metade para cada caixa)
Só não sei se tais dados são em RMS ou o famigerado PMPO.

Isso e lenda, as espeficifacoes da Behringer sao conversa pra boi dormir...

Última edição por allexcosta em Qui Out 08, 2009 10:12 pm, editado 1 vez(es)

Administrador

Mensagem por kwholz Qui Out 08, 2009 9:05 pm

Beleza, obrigado.

Confesso que não tenho experiencia com nada fabricado pela Behringer, e sempre leio relatos de gente ora escrachando ora endeusando esta marca.

Vai saber ...

Valeu
kwholz
kwholz
Membro

Mensagem por Vacc Qui Out 08, 2009 10:03 pm

Respondendo à pergunta inicial do Icer.

Se eu usar um pedal pré (como o BDI21) junto com uma potência comum(como essa aqui), funciona?

Um preamp é qualquer circuito que amplifica o sinal antes de chegar ao amp, como o nome diz.

Ligar pedal de pré em potência funciona?
PODE FUNCIONAR, depende do pedal.

Tem que ver se o estágio de ganho do pedal específico é suficiente para alimentar a potência.

Por exemplo, o MXR M-80 não consegue alimentar uma potência.
Se o BDI21 tiver o circuito identico ao Sansamp BDDI, deve conseguir alimentar sim.

Como fica o som?

Se for um pré transparente, vai ter o som real do seu baixo só que mais alto.
Num pré como o BDI21, cópia do sansamp, deve soar como um valvulado microfonado (que é o que o sansamp BDDI emula).

Se você quer comprar um cabeçote e não tem necessidade de muita potência no momento (isso é, sua gig não precisa de um equipo desses), eu guardaria dinheiro para comprar o cabeçote que vc quer mesmo.

Na minha opinião, qualquer esquema de amplificação de instrumento com portência, seja baixo ou não, é para quem está extremamente satisfeito com o som que tem e precisa desse som em todos os volumes, ou, ainda, para quem não encontrou o som que quer e está afim de experimentar vários prés.
Vacc
Vacc
Membro

Mensagem por kwholz Sex Out 09, 2009 9:58 am

Olá Allexcosta,

Quanto a ligação em Bridge, tenho lá minhas duvidas.
A Studio R recomenda enfaticamente que não se faça isto com as potencias dela, mesmo por que elas não foram projetadas e otimizadas para uma ligação em Bridge.

Mas existem outras marcas de Potencias que permitem isto.

Recomendo a leitura destes artigos

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=553

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=225

Lembrando apenas que uma ligação em Bridge, nada mai sé do que o acoplamento das 2 etapas de amplificação de um Amp. (Left e Right), transformando-o em um amplificador mono.

Até ai não vejo problema nenhum, pois o som do baixo já é mono.

Ainda voi fazer um teste com uma potencia que permita ligação em Bridge e depois posto as minhas impressões.
kwholz
kwholz
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Out 09, 2009 11:51 am

kwholz escreveu:Lembrando apenas que uma ligação em Bridge, nada mai sé do que o acoplamento das 2 etapas de amplificação de um Amp. (Left e Right), transformando-o em um amplificador mono.

Até ai não vejo problema nenhum, pois o som do baixo já é mono.

As potências Behringer são conhecidas por super-aquecerem quando trabalhando em bridge, além de usarem especificações de, digamos assim, marketing e não técnicas. Como disse, não sou totalmente contra a marca, acho que a Behringer faz produtos decentes por preços razoáveis. Os cabs de baixo, amps de headphone, DI's, crossovers, etc, mas não confiaria a parte de potência à marca. Capacidade de trabalhar em bridge não significa um amp ser melhor ou pior. Behringer e Studio R estão em categorias diferentes em termos de potência, não há comparação...

kwholz escreveu:Confesso que não tenho experiencia com nada fabricado pela Behringer, e sempre leio relatos de gente ora escrachando ora endeusando esta marca.

Acho que nem um nem outro, mas eu sinto dificuldade em confiar numa marca que fabrica isso:

http://www.bugera-amps.com/EN/products/BTX36000.aspx

Administrador

Mensagem por kwholz Ter Out 13, 2009 9:42 am

Olá Allexcosta,

Eu fui ler este link que voce disponibilizou sobre o ampli da Bugera, baixei o manual e de cara estranhei esta potencia de 3.800 W em Mono bridge.

O problema é que ela é medida no famigerado PMPO (Power Music Pic Output) Potencia máxima de pico do aparelho.

Tipico engodo para pegar os incautos, pois os "3.800 Watts" enchem os olhos de um possivel comprador. Acho que não passa de 1.000 W RMS em 4 Ohms em Bridge e 220 W RMS por canal em 8 ohms.
kwholz
kwholz
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Out 13, 2009 9:45 am

kwholz escreveu:Tipico engodo para pegar os incautos, pois os "3.800 Watts" enchem os olhos de um possivel comprador.

Pois e, por essas e outras que a gente olha pra Behringer/Bugera meio desconfiado.

Administrador

Mensagem por URSOBHZ Ter Out 13, 2009 10:02 am

Não existe uma regra para transformar potência RMS em PMPO.. cada um faz a "conversão" que quiser... cria sua própria tabela e pronto! Alguns fabricantes sérios que ainda mencionam a potencia PMPO usam a relação (que eu não sei de onde vem) de 1 watt RMS equivale a 3,6 Watts PMPO.

Não sei se a Behringer usou essa "regra". Se sim ele teria 1.000 watts RMS
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos