Qual é o próximo passo?
+2
allexcosta
Anti-Heroi
6 participantes
Página 1 de 1
Qual é o próximo passo?
Bom, estou estudando harmonia modal e tonal. Entendo as funções tônica, subdominante e dominante, bem como suas cadências. Entendo que C Jônio = D Dórico = E Frígio, lembro algumas notas à serem evitadas, por exemplo, no modo Jônio é a 4ªJ pois forma um intervalo de 9m com a 3ª e mais uma ou outra teoriazinha.
Agora as dúvidas: Hoje tentei pegar uma cifra susse e criar uma linha em cima dela, mas não saiu nada! Ficava uma linha "sem nada pra dizer", não sei, parece que ficava "chocha", não conseguia amarrar bem os acordes. O que eu posso fazer para criar uma linha melhor? Quando estou sozinho e tento criar algo do nada até saem algumas ideias, mas quando tem uma cifra na minha frente e tenho que criar em cima de algo já pré-definido eu simplesmente fico que nem uma múmia.
Quando não era esse o problema, ou eu entrava atrasado ou adiantado. Para resolver isso, além de passar horas na frente do metrônomo e escutar muita música, existe alguma outra coisa que eu possa fazer para complementar os estudos?
E a última da noite: Além de me aprofundar, para dominar de fato os assuntos já citados acima, qual outra "disciplina" passo a estudar? Estava pensando em Ritmo (hehe) e Contraponto, pra tentar criar linhas mais interessantes. O que acham?
Obrigado pela atenção!
Agora as dúvidas: Hoje tentei pegar uma cifra susse e criar uma linha em cima dela, mas não saiu nada! Ficava uma linha "sem nada pra dizer", não sei, parece que ficava "chocha", não conseguia amarrar bem os acordes. O que eu posso fazer para criar uma linha melhor? Quando estou sozinho e tento criar algo do nada até saem algumas ideias, mas quando tem uma cifra na minha frente e tenho que criar em cima de algo já pré-definido eu simplesmente fico que nem uma múmia.
Quando não era esse o problema, ou eu entrava atrasado ou adiantado. Para resolver isso, além de passar horas na frente do metrônomo e escutar muita música, existe alguma outra coisa que eu possa fazer para complementar os estudos?
E a última da noite: Além de me aprofundar, para dominar de fato os assuntos já citados acima, qual outra "disciplina" passo a estudar? Estava pensando em Ritmo (hehe) e Contraponto, pra tentar criar linhas mais interessantes. O que acham?
Obrigado pela atenção!
Anti-Heroi- Membro
Re: Qual é o próximo passo?
Play along...
Adquira o hábito de cantarolar linhas de baixo sem o instrumento.
Valeu, Allexcosta.
Já comecei a procurar uns Play Along.
E tentarei a ideia de cantarolar as linhas.
abraço
Já comecei a procurar uns Play Along.
E tentarei a ideia de cantarolar as linhas.
abraço
Anti-Heroi- Membro
Cantarolar as linhas e ouvir bastante diversas linhas de baixo tb é legal.
começa criando coisas ( frases ou grooves) mais simples com poucas notas
ex pega algumas cifras e tenta criar em cima delas so com a tonica dos acordes depois com tonica e quinta e assim por diante vai acrescentando as notas aos poucos
ex pega algumas cifras e tenta criar em cima delas so com a tonica dos acordes depois com tonica e quinta e assim por diante vai acrescentando as notas aos poucos
dibass- Membro
É isso ai!!allexcosta escreveu:Play along...
Semana passada comecei estudando com alguns do jamey aebersold, realmente faz muita diferença.
Cara, além de ouvir, tente tirar linhas de baixo e analisar o que está acontecendo: ritmo, harmonia, relação com escalas.
Vai te ajudar muito.
Grande Abraço e bons estudos!!!
Vai te ajudar muito.
Grande Abraço e bons estudos!!!
danielcastrobp- Membro