Tétrades
+2
Eduardo Chaves
Claudio
6 participantes
Página 1 de 1
Tétrades
Iremos agora incluir uma quarta nota em nossas tríades e a chamaremos de Tétrades.
O que é uma Tétrade então?
São acordes de quatro sons, onde a quarta nota será sempre uma 7M ou 7ª da dominante. Vamos
mostrar como e de onde sai esta quarta nota.
C - D - E - F - G - A - B - C = Escala de Dó Maior
Agora vamos sobrepor as terças dentro da tonalidade do Dó Maior:
Tríade Formadora -> C - E - G - B - D - F - A - C
Como vimos C - E - G são as notas que formam a Tríade que podem ser chamadas de acordes Consonantes (Formados apenas com notas da tríade). Logo a nota B, será a nota que formará a Tétrade, que podem ser chamadas de acordes Dissonantes (Acordes com notas que não pertencem a tríade).
Podemos acrescentar a tríade 7ª Maiores ou 7ª Menores, quando acrescentada a 7ª menor (ou dominante), estes acordes serão chamados de Acordes da Sétima da Dominante.
Teremos que eliminar a 5J de nossas tríades para incluirmos a 7ªM ou 7 da dominante, para então termos as tétrades. Você pode estar se perguntando porquê a 5j?
A primeira regra para inclusão de 7ªM ou 7ª da dominante, no caso do Baixo, é excluir a 5J, devido a limitação que temos de cordas (Baixo de 4 cordas). Pois não podemos eliminar a tônica, pois ela é que dá nome ao acorde (não estamos pensando, por enquanto, nas inversões), e não podemos eliminar a Terça, pois ela que determina se o acorde é Maior ou Menor.
O que é uma Tétrade então?
São acordes de quatro sons, onde a quarta nota será sempre uma 7M ou 7ª da dominante. Vamos
mostrar como e de onde sai esta quarta nota.
C - D - E - F - G - A - B - C = Escala de Dó Maior
Agora vamos sobrepor as terças dentro da tonalidade do Dó Maior:
Tríade Formadora -> C - E - G - B - D - F - A - C
Como vimos C - E - G são as notas que formam a Tríade que podem ser chamadas de acordes Consonantes (Formados apenas com notas da tríade). Logo a nota B, será a nota que formará a Tétrade, que podem ser chamadas de acordes Dissonantes (Acordes com notas que não pertencem a tríade).
Podemos acrescentar a tríade 7ª Maiores ou 7ª Menores, quando acrescentada a 7ª menor (ou dominante), estes acordes serão chamados de Acordes da Sétima da Dominante.
Teremos que eliminar a 5J de nossas tríades para incluirmos a 7ªM ou 7 da dominante, para então termos as tétrades. Você pode estar se perguntando porquê a 5j?
A primeira regra para inclusão de 7ªM ou 7ª da dominante, no caso do Baixo, é excluir a 5J, devido a limitação que temos de cordas (Baixo de 4 cordas). Pois não podemos eliminar a tônica, pois ela é que dá nome ao acorde (não estamos pensando, por enquanto, nas inversões), e não podemos eliminar a Terça, pois ela que determina se o acorde é Maior ou Menor.
____________________________
[ ]s Cláudio -- Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Tétrades
Outra justificativa da eliminação da 5J, seria que a mesma está implícita na série harmônica em relação a tônica. Sendo assim, também se pode eliminar a 5J, por isso que nos acordes (no violão) elimina-se a mesma em determinados acordes, por exemplo no C7(b9), no violão as notas ficariam C - E - Bb - Db respectivamente.
Cabe ressaltar que, os acorde com "add" (Cadd9 por exemplo) são considerados acordes tríades com tensões adicionadas não são considerados tétrades por não terem a presença da 7 ( 7M ou b7). Exemplo: Cadd9 / C- E- G- D.
Outro tema desvendado e complementando a explicação do nosso mestre Claudio.
Cabe ressaltar que, os acorde com "add" (Cadd9 por exemplo) são considerados acordes tríades com tensões adicionadas não são considerados tétrades por não terem a presença da 7 ( 7M ou b7). Exemplo: Cadd9 / C- E- G- D.
Outro tema desvendado e complementando a explicação do nosso mestre Claudio.
____________________________
Clube Hartke #014
Custom Basses Club #013
Equipamento:
Hartke A100
ELIEZER LARA Exotic 6 cordas EMG 45DC + pré AGUILAR OBP3 18v
Vertical Eliezer Lara
Re: Tétrades
Luciano... então as tetrades são compostas pela 7M ou 7 da dominante...
Então existiria o acorde C7Madd9 ou escreveira assim Cadd9 e 7? Poderia ter Essa formação C E G B D?
Daria?
Então existiria o acorde C7Madd9 ou escreveira assim Cadd9 e 7? Poderia ter Essa formação C E G B D?
Daria?
Re: Tétrades
Aí esse acorde passa a ser denominado TÉTRADE COM NOTA ADICIONADA. E sua escrita seria C7M(9) (Dó com sétima maior e nona) e não C7Madd9 (Dó com sétima maior e nona adicinada).
Os acordes são:
TRÍADES = Acordes formados por apenas 3 notas.
TÉTRADES = Acordes formados por apenas 4 notas (sendo que essa 4ª nota seria a 7M ou b7).
TÉTRADE COM NOTA ADICIONADA = Acordes formados por 5 ou mais notas.
A diferença de um acorde Tétrade para um Tríade com nota adicionada é que, o tétrade tem na sua característica a obrigatoriedade de ter a 7M ou b7, já os acordes Tríades com nota adicionada tem mais de 3 notas na sua formação mas SEM A PRESENÇA da 7M ou b7.
Deu pra entender?
Os acordes são:
TRÍADES = Acordes formados por apenas 3 notas.
TÉTRADES = Acordes formados por apenas 4 notas (sendo que essa 4ª nota seria a 7M ou b7).
TÉTRADE COM NOTA ADICIONADA = Acordes formados por 5 ou mais notas.
A diferença de um acorde Tétrade para um Tríade com nota adicionada é que, o tétrade tem na sua característica a obrigatoriedade de ter a 7M ou b7, já os acordes Tríades com nota adicionada tem mais de 3 notas na sua formação mas SEM A PRESENÇA da 7M ou b7.
Deu pra entender?
____________________________
Clube Hartke #014
Custom Basses Club #013
Equipamento:
Hartke A100
ELIEZER LARA Exotic 6 cordas EMG 45DC + pré AGUILAR OBP3 18v
Vertical Eliezer Lara
Re: Tétrades
Cara se tiver alguma dúvida em relação a formação pode perguntar e se for do meu conhecimento terei maior prazer em ajudá-lo!
Para terminar e esclarecer mais sua dúvida, a diferença entre acordes tríades com nota adicionada e tétrades são:
TÉTRADES = T - 3 (b3) - 5J - 7M (b7)
TRÍADES COM NOTA ADICIONADA = T - 3 (b3) - 5J - X (sendo que X seria outro intervalo diferente de 7M ou b7, que são os intervalos que passam a caracterizar os acordes tétrades).
Espero ter ficado muito mais claro pra vc amigo!
Se precisar de algo estarei aqui pra ajudar!!!
Vlw
Para terminar e esclarecer mais sua dúvida, a diferença entre acordes tríades com nota adicionada e tétrades são:
TÉTRADES = T - 3 (b3) - 5J - 7M (b7)
TRÍADES COM NOTA ADICIONADA = T - 3 (b3) - 5J - X (sendo que X seria outro intervalo diferente de 7M ou b7, que são os intervalos que passam a caracterizar os acordes tétrades).
Espero ter ficado muito mais claro pra vc amigo!
Se precisar de algo estarei aqui pra ajudar!!!
Vlw
____________________________
Clube Hartke #014
Custom Basses Club #013
Equipamento:
Hartke A100
ELIEZER LARA Exotic 6 cordas EMG 45DC + pré AGUILAR OBP3 18v
Vertical Eliezer Lara
Re: Tétrades
Disponha, acredito que no forum somos uma família, e nas famílias sempre ajudamos uns aos outros. Então agora faça bom proveito das informações mau amigo.
Boa música para todos nós!!!
Boa música para todos nós!!!
____________________________
Clube Hartke #014
Custom Basses Club #013
Equipamento:
Hartke A100
ELIEZER LARA Exotic 6 cordas EMG 45DC + pré AGUILAR OBP3 18v
Vertical Eliezer Lara
Re: Tétrades
Olá, sou muito iniciantes no baixo e tenho uma dúvida boba. Se para formar tétrades precisam eliminar a 5j, então tétrade seria acordes de 3 sons?
Nagareboshi- Membro
- Mensagens : 6
Localização : São José do Rio Pardo - SP
Re: Tétrades
Sim, se por sons você quer dizer notas. Vão soar a tônica, a terça e a sétima.
Não sei se foi isso que você quis dizer, mas só para ficar claro, não é qualquer acorde de 3 notas que é tétrade. Conforme já foi até explicado mais acima, a tétrade se caracteriza pelo uso da 7ª.
Não sei se foi isso que você quis dizer, mas só para ficar claro, não é qualquer acorde de 3 notas que é tétrade. Conforme já foi até explicado mais acima, a tétrade se caracteriza pelo uso da 7ª.
Dan- Membro
- Mensagens : 617
Localização : Rio de Janeiro
Re: Tétrades
Na verdade não é preciso eliminar a quinta, é que no caso do Contrabaixo de 4 cordas fica difícil de usar as 4 notas no acorde então se elimina a quinta para que o acorde soe melhor. Espero ter ajudado.
____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky
Lucas94- Membro
- Mensagens : 638
Localização : Brasil
Re: Tétrades
Entendi, muito obrigado.
Nagareboshi- Membro
- Mensagens : 6
Localização : São José do Rio Pardo - SP
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos