Desvendando "Licks"
+13
João Batista Ladchuk
SILVIAO
webercar
Amagomes
GilliamGatto
lcalazans
dibass
Rdg Bass
César_RS
Glauco
Daniel
Claudio
LuCaSbass
17 participantes
Página 1 de 1
Desvendando "Licks"
Primeiramente, o que são 'licks'? Licks são pequenas frases pré-concebidas que um músico pode usar em diversas situações e muitas vezes se tornam a 'marca registrada' do músico.
Existem puristas que são contra licks, mas vários grandes improvisadores(John Coltrane, Charlie Parker, Pat Metheny, Nelson Faria por exemplo) tem seus licks na manga e os encaixam em várias situações de várias músicas, tanto que quando vc ouve um lick você praticamente já sabe quem está tocando.
A construção da maioria dos licks é baseada na escala cromática, o que dá essa liberdade de você encaixar praticamente em qualquer tipo de acorde, só tomando cuidado na nota que começa e termina. Como são frases curtas e, geralmente, rápidas, as notas que não encaixarem no acorde podem ser consideradas notas de passagem. Outro tipo de lick é a chamada 'dispersão de oitavas', em que o músico executa a mesma frase alternando as oitavas.
Você começa a reparar melhor os licks quando escuta vários solos do mesmo cara e a frase está presente na maioria deles.
Os licks geralmente são ligados em outras frases, logo tóca-los não faz perder o sentido do improviso, no sentido literal da palavra.
É importante frisar que apesar do estudo de licks ser bastante interessante, somente isso NUNCA vai te tornar um grande improvisador. Um solo cheio de licks soa muitas vezes feio, previsível e sem sentido algum, então cuidado! Estudem harmonia, essa é a mãe da improvisação!
Alguns exemplos de licks 'baixísticos':
Richard Bona
Midi: http://www.4shared.com/file/107131429/7e9a3637/bona.html
Jeff Andrews (um ótimo exemplo de dispersão de oitavas)
Midi: http://www.4shared.com/file/107131430/1e5dbfd2/jeff.html
Ney Conceição
(1ª variação - ascendente)
Midi: http://www.4shared.com/file/107131434/19307bcb/neyup.html
(2ª variação - descendente)
Midi: http://www.4shared.com/file/107131433/8754ee68/neydown.html
Nico Assumpção
Midi: http://www.4shared.com/file/107131435/6e374b5d/nico.html
Outros baixistas que possuem um ótimo 'repertório' de licks: Jaco Pastorius, Jeff Berlin, Arismar do Espírito Santo, Celso Pixinga e outros. É interessante também tirar solos de outros instrumentos para observar como os musicos encaixam seus 'licks'. Sugestões: John Coltrane, Pat Metheny, Nelson Faria. Estudem bastante, criem suas próprias frases e divirtam-se!
Existem puristas que são contra licks, mas vários grandes improvisadores(John Coltrane, Charlie Parker, Pat Metheny, Nelson Faria por exemplo) tem seus licks na manga e os encaixam em várias situações de várias músicas, tanto que quando vc ouve um lick você praticamente já sabe quem está tocando.
A construção da maioria dos licks é baseada na escala cromática, o que dá essa liberdade de você encaixar praticamente em qualquer tipo de acorde, só tomando cuidado na nota que começa e termina. Como são frases curtas e, geralmente, rápidas, as notas que não encaixarem no acorde podem ser consideradas notas de passagem. Outro tipo de lick é a chamada 'dispersão de oitavas', em que o músico executa a mesma frase alternando as oitavas.
Você começa a reparar melhor os licks quando escuta vários solos do mesmo cara e a frase está presente na maioria deles.
Os licks geralmente são ligados em outras frases, logo tóca-los não faz perder o sentido do improviso, no sentido literal da palavra.
É importante frisar que apesar do estudo de licks ser bastante interessante, somente isso NUNCA vai te tornar um grande improvisador. Um solo cheio de licks soa muitas vezes feio, previsível e sem sentido algum, então cuidado! Estudem harmonia, essa é a mãe da improvisação!
Alguns exemplos de licks 'baixísticos':
Richard Bona
Midi: http://www.4shared.com/file/107131429/7e9a3637/bona.html
Jeff Andrews (um ótimo exemplo de dispersão de oitavas)
Midi: http://www.4shared.com/file/107131430/1e5dbfd2/jeff.html
Ney Conceição
(1ª variação - ascendente)
Midi: http://www.4shared.com/file/107131434/19307bcb/neyup.html
(2ª variação - descendente)
Midi: http://www.4shared.com/file/107131433/8754ee68/neydown.html
Nico Assumpção
Midi: http://www.4shared.com/file/107131435/6e374b5d/nico.html
Outros baixistas que possuem um ótimo 'repertório' de licks: Jaco Pastorius, Jeff Berlin, Arismar do Espírito Santo, Celso Pixinga e outros. É interessante também tirar solos de outros instrumentos para observar como os musicos encaixam seus 'licks'. Sugestões: John Coltrane, Pat Metheny, Nelson Faria. Estudem bastante, criem suas próprias frases e divirtam-se!
Última edição por LuCaSBass em Sáb maio 23, 2009 12:17 pm, editado 1 vez(es)
Re: Desvendando "Licks"
Boa Lucas...
O Método Bass Solo do Nico tem um vasto vocabulário de frases, é um material excelente!
O Método Bass Solo do Nico tem um vasto vocabulário de frases, é um material excelente!
Claudio- Membro
EXCELENTE !!! valeu pelas dicas. Sempre que ouço um groove desses eu fico hiper curioso pra repetir. Valeu!!
Daniel- Membro
Muio bom !!! Esse primeiro lick achei o mais cabuloso p fazer.
Essa area didática vai ser muito bacana, agente sempre tem muito o que aprender!
Essa area didática vai ser muito bacana, agente sempre tem muito o que aprender!
Glauco- Membro
Valeu pelas dicas. Vou ter que imprimir isso pra poder estudar no quarto com calma. Onde eu consigo o Método Bass Solo do Nico?
César_RS- Membro
César_RS escreveu:Valeu pelas dicas. Vou ter que imprimir isso pra poder estudar no quarto com calma. Onde eu consigo o Método Bass Solo do Nico?
Editado pela moderação. Leia o item 17 das regras do Fórum.
Editado pela moderação. Leia o item 17 das regras do Fórum.
dibass- Membro
Muito boa essa exposição das licks desses caras, parabéns ! só espanto q ninguém tenha barrado o post com esses links atrevidos do megaupload
lcalazans- Membro
Pessoal eu tenho uma dúvida.
Por exemplo
Estou tocando uma musica em E e tem as notas B, A.
Dai eu quero fazer um lick, quanto a musica estiver em E eu uso a escala de E, quando a musica estiver em B eu vou usar a escala de B, ou posso fazer a escala de E para o lick???
Por exemplo
Dai eu quero fazer um lick, quanto a musica estiver em E eu uso a escala de E, quando a musica estiver em B eu vou usar a escala de B, ou posso fazer a escala de E para o lick???
GilliamGatto- Membro
Notas ou acordes?gatto.com escreveu:
Por exemplo
Olá LuCaSbass obrigado atenção.
Acho que me expressei errado
Ex:
Estou tocando a musica em E e tem os acordes de B e A.
Dai quando a musica esta em E em quero fazer um lick uso a escala de E, certo???
Quanto a musica estiver em B em faço o lick na escala de B ou pode ser E.
Acho que me expressei errado
Ex:
Dai quando a musica esta em E em quero fazer um lick uso a escala de E, certo???
GilliamGatto- Membro
ok hehegatto.com escreveu:
Pode ser. Como o acorde é E maior, vc pode usar qualquer escala cujo campo harmonico tem o acorde de E maior. Por exemplo, além de mi maior, a escala de si maior, alem das relativas menores(dó sustenido e sol sustenido menores respectivamente). Pode também usar pentatonicas e etc...Dai quando a musica esta em E em quero fazer um lick uso a escala de E, certo???
Mesma coisa... Se for só a triade de B maior, pode usar E maior também... Agora se o acorde tiver sétima tem que tomar cuidado.
hum entendi,
Mas no caso de acorde com sétima o basicamente mudaria.
Por ex: se os acorde fossem com E7 B7 A7
GilliamGatto- Membro
Esse tipo de acorde é dominante, ai depende da análise da música... Geralmente aplicar o mixolídio já funciona, mas as vezes tem opções melhoresgatto.com escreveu:hum entendi,
Valeu Lucas pela atenção.
Obrigado pelas respostas.
Conforme forem surgindo duvidas vou te perguntando
Obrigado pelas respostas.
Conforme forem surgindo duvidas vou te perguntando
GilliamGatto- Membro
ClaudioBass escreveu:Boa Lucas...
(2) Verdade, dicas que valem ouro.
Mas, Lucas, os midis não funcionam...
Amagomes- Membro
lcalazans escreveu:Muito boa essa exposição das licks desses caras, parabéns ! só espanto q ninguém tenha barrado o post com esses links atrevidos do megaupload
Galera ,vamos tomar cuidado... favor ler a regra 17, e tb este tópico:
http://bass.forumeiros.com/fale-com-os-moderadores-f15/sobre-copyright-t4347.htm
Amagomes- Membro
Bem lembrado, Amagomes.
Por favor galera do baixo. Não postem link's de pirataria aqui, senão vão acabar bloqueando o nosso forum. Se querem trocar material não autorizado. Usem outros meios q não sejam aqui no forum, como e-mail particular, telefone, etc...
abraços....
Por favor galera do baixo. Não postem link's de pirataria aqui, senão vão acabar bloqueando o nosso forum. Se querem trocar material não autorizado. Usem outros meios q não sejam aqui no forum, como e-mail particular, telefone, etc...
abraços....
webercar- Membro
webercar escreveu:Bem lembrado, Amagomes.
abraços....
Pois é... estou estranhando ainda não terem editado estes posts, os links ainda estão lá... a moderação costuma ser rápida no gatilho, não sei o que houve desta vez...
Amagomes- Membro
Peço desculpas aos amigos que zelam pela sobrevivência e manutenção do Fórum... esses posts passaram despercebidos, mas já estão devidamente corrigidos.
Antes que alguém reclame, os links que o Lucas postou lá no início do tópico, são para downloads de arquivos MIDI, de livre distribuição!
Pedimos mais uma vez que não sejam postados links para material protegido por Copyright (direitos autorais). Existe uma enorme diferença entre citar uma fonte, e colocar o link direto pra baixar!
Antes que alguém reclame, os links que o Lucas postou lá no início do tópico, são para downloads de arquivos MIDI, de livre distribuição!
Pedimos mais uma vez que não sejam postados links para material protegido por Copyright (direitos autorais). Existe uma enorme diferença entre citar uma fonte, e colocar o link direto pra baixar!
Claudio- Membro
ClaudioBass escreveu:Peço desculpas aos amigos que zelam pela sobrevivência e manutenção do Fórum... esses posts passaram despercebidos, mas já estão devidamente corrigidos.
Fatality...
Amagomes- Membro
Excelente tópico!valew Mestre Lucas
SILVIAO- Membro
Pessoal os midis não estão funcionando,
LuCaSbass pode verificar?
João Batista Ladchuk- Membro
Bem legal... me fez lembrar dos velhos licks.
E claro vou suga-los!!!
Grato!
E claro vou suga-los!!!
Grato!
Gospel Club #019
Dogwood- Membro
conseguiu baixar?João Batista Ladchuk escreveu:Pessoal os midis não estão funcionando,
joaomnarcusfrajola- Membro
Sei que o post é antigo, porém creio que seja de muita importância.
Tentei baixar os MIDIs e os links não funcionam mais
Alguém ainda tem esses MIDIs? Confesso que ainda estou meio fraco de leitura e o áudio ajudaria muito.
Tentei baixar os MIDIs e os links não funcionam mais
Alguém ainda tem esses MIDIs? Confesso que ainda estou meio fraco de leitura e o áudio ajudaria muito.
lucas.vieira2- Membro