Como interligar potencias?
3 participantes
Página 1 de 1
Como interligar potencias?
Fala galera,blz?
Po to com uma dúvida... Eu tenho 1 mesa e duas potencias pra usar pro ensaio da minha banda...
Porém o rec out manda um sinal muito mixuruca pra potencia,não a explora,fica horrivel....
Eu ligo o master out em uma potencia e a outra fica sobrando...
Como eu faço para que o master out da mesa alimente as duas potencias?
Desde Ja,obrigado!
Po to com uma dúvida... Eu tenho 1 mesa e duas potencias pra usar pro ensaio da minha banda...
Porém o rec out manda um sinal muito mixuruca pra potencia,não a explora,fica horrivel....
Eu ligo o master out em uma potencia e a outra fica sobrando...
Como eu faço para que o master out da mesa alimente as duas potencias?
Desde Ja,obrigado!
Re: Como interligar potencias?
Usa um cabo Y.
E Se eu tiver mais de 2? Pq sei mla,nesses shows grandes,os cras usam 1 mesa geral e um rack com 50 potencias... como elas estão ligadas?
Quando o show é grande geralmente a mesa é digital ou uma analógica bem bombástica.Marck escreveu:E Se eu tiver mais de 2? Pq sei mla,nesses shows grandes,os cras usam 1 mesa geral e um rack com 50 potencias... como elas estão ligadas?
Dessas 50 potências, digamos que 35 são para alimentar auxiliares(são separados do Master) dos mais variados. (retorno, subgrave, fones de ouvido, line arrays separadas, blablabla)
As outras 15 alimentam o miolo do PA, se é que posso dizer assim, geralmente dividido num master de 3 canais LCR (Left - Center - Right).
Mas ainda sim, uma mesa grande costuma ter aí por volta de 28 saídas, as vezes um pouco mais. E aí como ligar (por vezes) as mais de 50 potências?
Os amplis são ligados em cascata. Um cabo Y serve, mas fica BEM confuso de entender quando tem-se mais de 4 amplificadores juntos. O cascata é aproveitar a saída de linha de um (basicamente um cabo Y dentro do ampli) pra ligar na entrada do outro.
Não sei se dá pra ver direito, mas a ligação em cascata é isso aqui:
(foto proveniente do fórum somaovivo.mus.br)
Observe esses fios pretos do tipo P10, bem curtos, imediatamente embaixo dos plugs XLR. Eles estão fazendo a ligação em cascata entre os amplificadores.
O lado ruim é que, se um dos cabos falhar, todo o resto que for dependente deles vai parar também.
Ao que parece, você tem 2 amplificadores de 2 canais, sendo que 1 deles já ocupa os 2 masters.
Mesmo as mesas mais básicas costumam ter um auxiliar. Se quiser, use-o, vai te dar completa liberdade já que ele não tem nada a ver com os masters. É uma boa para usar como retorno.
Já se quiseres mesmo juntar tudo com o mesmo tipo de som, use 2 cabos Y mesmo.
Off topic: Não use cabos Y para juntar sinais, vai dar caca.
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura
Sonikado- Membro
Minhas potencias são iguais a essas ai da foto. Deu certinho! Obrigado,era isso mesmo que eu queria!