Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!
+10
Moshe Bar Elohim
Ivanov_br
benedettiluthier
Lex Bass
Pagode Alto Astral
Cantão
DenisLM
Wotan
Daniel
R. Audibert
14 participantes
Página 1 de 1
Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!
E aí! \o
É meu primeiro tópico aqui no Contrabaixo.Br e vou logo mendigando ajuda. É o seguinte: meu Fender P-Bass (1991) tá com um probleminha - as notas cordas graves (Mi e La, as que interessam) estão soando muito baixas e praticamente não têm sustain nenhum; já as cordas mais agudas (Ré e Sol, principalmente a Sol), estão soando bem mais alto, e com um sustain ignorante.
Suponho que seja um problema de regular a ação das cordas e a altura dos captadores, o que eu já tentei, e melhou um pouquinho, só que continua ruim. Gostaria de saber qual os ajustes que eu preciso fazer para deixar a captação das quatro cordas equilibradas, com bastante sustain nos graves. Por favor, deixem-me saber se isso é caso de mexer no tensor, porque aí eu saberei que tá na hora de levá-lo a um luthier competente (a última regulagem profissional feita nele foi a mais de una ano).
Bem, espero receber respostas iluminadoras.
Valeu!
É meu primeiro tópico aqui no Contrabaixo.Br e vou logo mendigando ajuda. É o seguinte: meu Fender P-Bass (1991) tá com um probleminha - as notas cordas graves (Mi e La, as que interessam) estão soando muito baixas e praticamente não têm sustain nenhum; já as cordas mais agudas (Ré e Sol, principalmente a Sol), estão soando bem mais alto, e com um sustain ignorante.
Suponho que seja um problema de regular a ação das cordas e a altura dos captadores, o que eu já tentei, e melhou um pouquinho, só que continua ruim. Gostaria de saber qual os ajustes que eu preciso fazer para deixar a captação das quatro cordas equilibradas, com bastante sustain nos graves. Por favor, deixem-me saber se isso é caso de mexer no tensor, porque aí eu saberei que tá na hora de levá-lo a um luthier competente (a última regulagem profissional feita nele foi a mais de una ano).
Bem, espero receber respostas iluminadoras.
Valeu!
R. Audibert- Membro
Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!
as cordas são velhas?? cordas muito velhas ficam chocas e mata o som...
Daniel- Membro
São.
Putes, pode ser... Porque a Mi é bem velha mesmo, e é a que soa menos. Já as outras três vêm do mesmo jogo, e tem mais ou menos um ano e quatro meses que tão lá.
Mas mesmo assim, eu acho que o problema vai continuar se eu trocar as cordas, mesmo que em uma escala maior, porque a diferença da Sol pra Ré (em termos de altura e sustain) já é bem gritante (da Sol pra Mi então, D-ZOLIVRE!). A Sol às vezes sai até meio distorcida de tão alta.
E aí?
Mas mesmo assim, eu acho que o problema vai continuar se eu trocar as cordas, mesmo que em uma escala maior, porque a diferença da Sol pra Ré (em termos de altura e sustain) já é bem gritante (da Sol pra Mi então, D-ZOLIVRE!). A Sol às vezes sai até meio distorcida de tão alta.
E aí?
R. Audibert- Membro
Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!
Não seria o caso de levantar um pouco mais a parte de cima do captador?
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan- Membro
minha sugestão nº 1 seria colocar um encordoamento completo novo.
(se tem cordas misturadas novas/usadas vc pode se perder para regular...)
em seguida fazer o que foi sugerido, mexer na altura das cordas ou captador... na última das hipóteses verificar se existe algum problema com o captador.
em seguida fazer o que foi sugerido, mexer na altura das cordas ou captador... na última das hipóteses verificar se existe algum problema com o captador.
Cara , as cordas fizeram aniversário no seu bass...rsss ...troca elas , se continuar o problema , faz isso que o Denis falou...abraço.
Cantão- Moderador
DenisLM escreveu:minha sugestão nº 1 seria colocar um encordoamento completo novo.
Isso mesmo.
E se não der certo vai num luthier.
Pagode Alto Astral- Membro
Acho que é o caso de cordas novas e regulagem em Luthier urgente
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Se voce trocar as cordas e regular o cap e o problema persistir, os imãs ( polos da mi e da lá) devem ter descarregado por alguma razão...aí voce vai ter que levar a um luthier. Pode-se dar carga nos imãs novamente.
Leva a um luthier. Se o baixo é de 91 e nunca viu um profissional o caso pode ser realmente mais sério do que vc pensa.
Luthier não é gasto, é investimento!
Luthier não é gasto, é investimento!
Se você já regulou a ação das cordas, já regulou a altura dos captadores, então pode ser que os seus captadores estejam com problemas. Eu tinha um captador de Jazz Bass da Fender USA e do nada o som começou a ficar muito baixo mesmo com o volume no máximo. Por suspeita eu simplesmente comprei outro captador bem baratinho da Malagoli (Sound Captadores) R$ 30,00 que vende no MercadoLivre e o som voltou a dar o volume de antes.
Então não tive dúvidas que o meu captador original tinha dado problema (não sei porque) e como eu já tinha curiosidade desmontei ele todinho pra ver como era contruido, tirei bobina e pólos magnéticos.
Deve ser o seu captador...
Então não tive dúvidas que o meu captador original tinha dado problema (não sei porque) e como eu já tinha curiosidade desmontei ele todinho pra ver como era contruido, tirei bobina e pólos magnéticos.
Deve ser o seu captador...
Moshe Bar Elohim- Membro
o problema de baixistas é que dificilmente trocam as cordas, cara tinah um aqui perto de casa que so trocava quando quebrava mesmo, e ainda era as rouxinol, puts, o cara tinha maior suor na mão, a corda parecia arame farpado....
Christian- Membro
itens a serem verificados:
- altura dos captadores: deixe todos os polos dos captadores na mesma distancia em todas as cordas.
- idade das cordas.
- verifique os potenciometros e a ligacao eletrica.
- altura dos captadores: deixe todos os polos dos captadores na mesma distancia em todas as cordas.
- idade das cordas.
- verifique os potenciometros e a ligacao eletrica.
dalton_lopes- Membro
dalton_lopes escreveu: - altura dos captadores: deixe todos os polos dos captadores na mesma distancia em todas as cordas.
Eu discordo, existe o ajuste dos captadores nas duas extremidades justamente pra compensar qualquer desequilibrio que exista entre a resposta das cordas e fatores como frequencia de ressonancia da madeira em relacao a cada corda, etc... Entre as centenas de baixos que ja regulei, provavelmente 90% deles chegaram ao fim da regulagem com o captador do braco um pouco mais alto na parte das cordas agudas. As configuracoes de captador que eliminam esse problema sao a P invertida e a captacao colocada em diagonal, com a parte das cordas agudas mais proxima do braco.
mas allex, vc chega nessa regulagem de captadores como? provavelmente igualando os captadores e depois sim, fazendo a normalizacao da intensidade sonora de cara corda. essa dica q eu dei eh mais um troubleshooting do q a resolucao efetiva do problema.
dalton_lopes- Membro
No meu VM TB atual, tive que alterar bem altura de cada polo para as cordas soarem "mais ou menos similares". Felizmente o pickup que vem nele permite esse ajuste por polo, ficou parecendo uma montanha-russa .... mas ficou melhor que "plano"
dalton_lopes escreveu:mas allex, vc chega nessa regulagem de captadores como? provavelmente igualando os captadores e depois sim, fazendo a normalizacao da intensidade sonora de cara corda.
Na verdade eu nao me preocupo muito em comecar nivelado. Regulo altura dos captadores conforme meu ouvido.
essa dica q eu dei eh mais um troubleshooting do q a resolucao efetiva do problema.
Nesse caso, entendo, e um bom comeco... Na pratica, num baixo de 2 captadores como o jazz bass por exemplo, no fim das contas a gente sempre termina deixando o captador do braco um pouco torto pro lado da corda sol e o da ponte mais alto e quase reto...
Conteúdo patrocinado
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos