Regulagem básica
+197
gloliveira
manorawe
CSergio
Marvis
Diego Romano
mblacerda
Pz123
patriciofernandes
David.Marques
Uchoa
Diegobass
Frank_Krank
Adenilton Custódio
afonsodecampos
PH Benchmarker
deathenrique
Orla Bass
RNoronha
JAZZigo
Guga Ramone
Renato Nogueira
RBORCARI
shimatani
Franco_bass
Riff Raff
ParadoxDK
toni.santos.90475
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
gustavo.muniz.10
Mike_
Claudio
Juninho Sampaio
Guilé
joabi
Gabs07
brunoely50
klaus.coelho
Bastiao
DouglasAM
mayconbass
Boss2K
pedrohenrique.astronauta
Caiov
arthur.farias.96
Pierry
fabio887
Atomschlage
PauloBass
ursoouindio
Vitão
Geo Nascimento
cardozo
Wesley Azevedo
fheliojr
ademar junior
cleitonbassline1
ricardorony.boliveira
raonytimor
Rotiv
Fred Calhau
MayconGn'r22
Laysson
LuizFelipe.Jolo
pedrojohnson
Samu
Sapão¹³
Sommerlatte
augustomelito
danielferreiradz
rodbtv
edsonjunior70
zeponi
Rafael Sousa
Breno_Barnabe
Fabricio1ron
J.Adalberto
Alan Lazari
Lucas94
brucce
Groovin
Ferium
aleoliveira
paulo.parreira.967
guicastrol
Caio Pessoa
romulopenna
daniel.prr.azevedo
M4RC0S
ffc4852
abluesados
FelipeBass
pedro.marcos.100
Luiz_ribeiroSP
Ixra
TiagoAndrade
bass_noob
heverton souza
Alex Julio
Adriano Andrade
mickaelvitor
Cephey1
DUDUBASS
TbagBASS
hectmans
Rodrigo.Bass
Tucone
Luiz Bass
Nando Vasques
lsardeiro
CBass
filipinhow
Diego Psychokillers
Rafael Dal Alba
DDC
Henrique Alencar
allan christian
felix_sjc
Ricardo Petrone
Bass_shoW
Rogerio
NETOULTRA
GilRock96
galegonobaixo
wellrod
AntaoBassman
Anderson Sales
Raissa
Edu Fettermann
*JAPA* PICKER BASS
Victor Rojas
wander...
Quesadoc
Fabio Motta
tiagoak
gleissonjoaquin
Gomba
Luanmn
Filipe Castro
rodrigogomes
jiroumaru
ct.colela
leo.lsrd
LeonardoSalles
renanx
Daniel Magalhães
Alencar
Raul S.
magallanes
russiobli
fredao
Wotan
RenanB
Eduardo Chaves
solabass
Lapetina
guerra_luthier
patrickqueres
Andrezinho
Fernando Zadá
Thiago7800
César_RS
sergio jabass
VictorLuigi
liba
black_bass
Ricardo
Pedroswaldo
Bill wyman
JP
deco baixo
KIQ
benedettiluthier
Thales_Sr
Rafael FindanS
Lionbass
Pedro Henrique
eduardo takaaci
Pagode Alto Astral
denis lucas
Licas
lcalazans
GusVCD
steba
Anderson
AdrianoBSB
Eömer
LuCaSbass
Mr_Arthur
Cantão
Cid
MarcelBass
GANSO
heitor_pg
Daniel
Renato
allexcosta
201 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 9 de 14
Página 9 de 14 • 1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 14
Re: Regulagem básica
Cada vez mais G.A.S.. hehe..
Valeu, Allex!
Valeu, Allex!
Fala pessoal,
Estou com dificuldade para regular meu baixo. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.
Tenho um jazz bass N.Zaganin de 4 cordas. Troquei o encordoamento por um da mesma bitola há cerca de um mês, e precisei regular a tensão e ação das cordas. Ajustei a tensão do braço para a altura da corda ficar a cerca de 1mm quando pressionada no 1º e no último traste e deixei as cordas o mais baixo possível sem trastejar.
Refiz os ajustes mais algumas vezes, durante alguns dias, até que ficou bom. Ontem percebi um ruído no braço do instrumento, quando tocava a nota mi na corda D, traste 2. Não é barulho de traste, de nada. Procurei alguma coisa solta no instrumento inteiro, mas o barulho parece vir realmente de dentro do braço.
Se eu afroxo tensor, o barulho quase some, mas as cordas ficam altas demais e em alguma nota de alguma corda ainda dá pra ouvir o barulho. É um som de algo solto, vibrando...
Alguém tem idéia do que pode ser?!
Obrigado,
Abraço.
Estou com dificuldade para regular meu baixo. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.
Tenho um jazz bass N.Zaganin de 4 cordas. Troquei o encordoamento por um da mesma bitola há cerca de um mês, e precisei regular a tensão e ação das cordas. Ajustei a tensão do braço para a altura da corda ficar a cerca de 1mm quando pressionada no 1º e no último traste e deixei as cordas o mais baixo possível sem trastejar.
Refiz os ajustes mais algumas vezes, durante alguns dias, até que ficou bom. Ontem percebi um ruído no braço do instrumento, quando tocava a nota mi na corda D, traste 2. Não é barulho de traste, de nada. Procurei alguma coisa solta no instrumento inteiro, mas o barulho parece vir realmente de dentro do braço.
Se eu afroxo tensor, o barulho quase some, mas as cordas ficam altas demais e em alguma nota de alguma corda ainda dá pra ouvir o barulho. É um som de algo solto, vibrando...
Alguém tem idéia do que pode ser?!
Obrigado,
Abraço.
augustomelito- Membro
1mm é muito, pode apertar mais um pouco.
Às vezes o tensor vibra, não há muito o que se fazer além de tentar achar uma regulagem onde isso não aconteça. Certifique-se de que não são as tarraxas.
Às vezes o tensor vibra, não há muito o que se fazer além de tentar achar uma regulagem onde isso não aconteça. Certifique-se de que não são as tarraxas.
Ufa! Pensei que tinha estragado meu instrumento.
O problema não eram as tarraxas, fiz uma lâmina de papelão de 1mm pra medir certinho e apertei um pouco, agora deve estar com uns 0,5mm. O barulho sumiu e deu pra acertar a ação melhor.
Valeu!
O problema não eram as tarraxas, fiz uma lâmina de papelão de 1mm pra medir certinho e apertei um pouco, agora deve estar com uns 0,5mm. O barulho sumiu e deu pra acertar a ação melhor.
Valeu!
augustomelito- Membro
Alguém com experiência em regulagem de rickenbackers?
2 tensores pra mim parece 2x mais cuidado.
To com uma leve curvatura negativa da 5a casa pra cima, por causa de troca de encordoamento (de mesmo calibre).
Afinando o baixo em F a curvatura praticamente sumiu.
To com uma leve curvatura negativa da 5a casa pra cima, por causa de troca de encordoamento (de mesmo calibre).
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte- Membro
Use um medidor de espessura e certifique-se de que a primeira e a última corda sempre estão à mesma distância do braço. Ajuste os tensores normalmente sem ajustes bruscos.
Hoje eu acabei de confirmar o que uma boa regulagem pode fazer...
Comprei meu SX usado (3 meses) em abril e o dono antigo não tinha regulado ele, e nem trocado as cordas que vieram nele. Estavam podres!!!
Essa semana levei num luthier aki de BH que falou que além da regulagem, também precisava de retifica de trastes nas ultimas casas. Entreguei o baixo junto com um jogo GHS Bassics 0.40.
Hoje eu fui pegar o baixo, e pra minha surpresa ele tinha melhorado 101%. O SX falou de um jeito que eu nunca tinha visto. O braço ficou macio igual manteiga...
Agora eu sei que tão cedo não vou me aventurar a regular o meu baixo, pq nada como um bom profissional para cuidar do seu instrumento!!!
Comprei meu SX usado (3 meses) em abril e o dono antigo não tinha regulado ele, e nem trocado as cordas que vieram nele. Estavam podres!!!
Essa semana levei num luthier aki de BH que falou que além da regulagem, também precisava de retifica de trastes nas ultimas casas. Entreguei o baixo junto com um jogo GHS Bassics 0.40.
Hoje eu fui pegar o baixo, e pra minha surpresa ele tinha melhorado 101%. O SX falou de um jeito que eu nunca tinha visto. O braço ficou macio igual manteiga...
Agora eu sei que tão cedo não vou me aventurar a regular o meu baixo, pq nada como um bom profissional para cuidar do seu instrumento!!!
Sommerlatte escreveu:Alguém com experiência em regulagem de rickenbackers?
Aqui tem ótimas dicas para os RK, o mestre dos pedais JazzIgo que me passou, eu mesmo regulei o meu RK segundo as recomendações e ficou muito bom
http://www.joeysbassnotes.com/Rick_maint.htm
Esse tópico é excelente. Antes, mexer no tensor, para mim, era um tabu. Tanto que até demorei para lembrar onde tinha deixado a chave que veio com o meu instrumento! (Não sei como não perdi.)
Tanto pelas ótimas dicas e links no post principal, tudo muito bem escrito, quanto por ver o pessoal se aventurando e relatando aqui, me sinto encorajado a aprender a fazer regulagem básica por conta própria.
"Pena" que meu baixo está no luthier para uma retífica de trastes e já vai voltar "no jeito" haha... mas assim que tiver necessidade irei colocar as dicas em prática.
Fica aqui meu muito obrigado a todos os envolvidos, especialmente o autor original do tópico, allexcosta!
Aproveito o post para sanar umas dúvidas. Acho que li o tópico todo ("acho" porque foi de maneira não-sequencial hehe) e vários materiais, e a menos que eu tenha me distraído não vi informações sobre o seguinte:
1) Se eu trocar de cordas, quanto tempo vai demorar para que a mudança de tensão se faça perceber para que eu possa verificar as condições de curvatura do braço e tomar uma atitude? Imagino que isso dependa de quanto as cordas antigas diferem das novas em diâmetro, material, fabricação, etc... mas gostaria de ter uma ideia. Seria uma questão de 2, 3 horas? 12 horas? Um dia?
2) Outra dúvida relacionada ao tempo é: sei que há recomendações sobre quanto ajustar o tensor por dia (no máximo meia volta, na maioria dos guias). Mas tenho outra dúvida: ao apertar ou folgar o tensor, o efeito da mudança demora quanto tempo, mais ou menos, para ser percebido? É questão de minutos, horas...?
Essas dúvidas vêm de uma impressão de que tudo que envolve acomodação do braço demora para acontecer, mas pode ser que as perguntas não façam sentido. Só estou tentando entender melhor a dinâmica do processo para não me afobar na hora de verificar as condições do baixo durante uma regulagem.
Um abraço a todos!
Tanto pelas ótimas dicas e links no post principal, tudo muito bem escrito, quanto por ver o pessoal se aventurando e relatando aqui, me sinto encorajado a aprender a fazer regulagem básica por conta própria.
"Pena" que meu baixo está no luthier para uma retífica de trastes e já vai voltar "no jeito" haha... mas assim que tiver necessidade irei colocar as dicas em prática.
Fica aqui meu muito obrigado a todos os envolvidos, especialmente o autor original do tópico, allexcosta!
Aproveito o post para sanar umas dúvidas. Acho que li o tópico todo ("acho" porque foi de maneira não-sequencial hehe) e vários materiais, e a menos que eu tenha me distraído não vi informações sobre o seguinte:
1) Se eu trocar de cordas, quanto tempo vai demorar para que a mudança de tensão se faça perceber para que eu possa verificar as condições de curvatura do braço e tomar uma atitude? Imagino que isso dependa de quanto as cordas antigas diferem das novas em diâmetro, material, fabricação, etc... mas gostaria de ter uma ideia. Seria uma questão de 2, 3 horas? 12 horas? Um dia?
2) Outra dúvida relacionada ao tempo é: sei que há recomendações sobre quanto ajustar o tensor por dia (no máximo meia volta, na maioria dos guias). Mas tenho outra dúvida: ao apertar ou folgar o tensor, o efeito da mudança demora quanto tempo, mais ou menos, para ser percebido? É questão de minutos, horas...?
Essas dúvidas vêm de uma impressão de que tudo que envolve acomodação do braço demora para acontecer, mas pode ser que as perguntas não façam sentido. Só estou tentando entender melhor a dinâmica do processo para não me afobar na hora de verificar as condições do baixo durante uma regulagem.
Um abraço a todos!
Samu- Membro
Samu escreveu:1) Se eu trocar de cordas, quanto tempo vai demorar para que a mudança de tensão se faça perceber para que eu possa verificar as condições de curvatura do braço e tomar uma atitude? Imagino que isso dependa de quanto as cordas antigas diferem das novas em diâmetro, material, fabricação, etc... mas gostaria de ter uma ideia. Seria uma questão de 2, 3 horas? 12 horas? Um dia?
Em ambos casos a mudança é imediata. Revise após 24 horas e após mudanças climáticas.
Alex uma pergunta.. Esses dias me veio na cabeça de passar as cordas por dentro do corpo do meu contrabaixo (a ponte dele permite isso), porem percebi que a ponte nao sei se foi mal colocada ou os carrinhos estao por cima dos espaços que eu colocaria as cordas, impedindo a passagem das mesmas (isso nas cordas mais graves A, E e B) meu baixo é um Cort A6 opn daquele modelo novo com a ponte Transbridge da Hipshot.. existe uma regulagem que me permita fazer isso? e qual o beneficio em usar as cordas passando por dentro do corpo e nao presa na ponte?
Clube Cort #56
pedrojohnson- Membro
pedrojohnson escreveu:Alex uma pergunta.. Esses dias me veio na cabeça de passar as cordas por dentro do corpo do meu contrabaixo (a ponte dele permite isso), porem percebi que a ponte nao sei se foi mal colocada ou os carrinhos estao por cima dos espaços que eu colocaria as cordas, impedindo a passagem das mesmas (isso nas cordas mais graves A, E e B) meu baixo é um Cort A6 opn daquele modelo novo com a ponte Transbridge da Hipshot.. existe uma regulagem que me permita fazer isso? e qual o beneficio em usar as cordas passando por dentro do corpo e nao presa na ponte?
Se não dá pra passar com as oitavas reguladas a ponte foi mal instalada.
Não vejo benefício algum. Algumas pessoas ouvem um timbre mais cheio e melhor sustain.
dei uma pesquisada por ai e parece que dá pra passar, a pergunta é como? tem ate fotos do próprio modelo com as cordas instaladas desse jeito.. mas como não existe melhoria timbristica vou deixar assim, foi mais a nível de curiosidade mesmo.. Valeu Allex
Clube Cort #56
pedrojohnson- Membro
Galera, sou novo aqui no blog, gostaria de saber se eu posso regular o tensor,e a temperatura esta bem baixa na minha região, ou é melhor eu esperar esquentar um pouquinho por causa da madeira, ou não tem nada demais isso aí?
LuizFelipe.Jolo- Membro
LuizFelipe.Jolo escreveu:Galera, sou novo aqui no blog, gostaria de saber se eu posso regular o tensor,e a temperatura esta bem baixa na minha região, ou é melhor eu esperar esquentar um pouquinho por causa da madeira, ou não tem nada demais isso aí?
Não tem nada demais não. Alias, sempre que houver mudanças climáticas o ideal é dar uma revisada na regulagem devido a reação da madeira. Logo, se voce ajustar agora que está frio, quando esquentar voce terá que ajustar de novo.
A propósito, fiquei abismado ontem com a variação da afinação do meu Squier JB devido ao frio extremo que está fazendo aqui. Meu antigo Cort B4 variava, mas não tanto. Deve ser devido ao fato de os braços serem de madeiras diferentes...
Alan Lazari- Membro
LuizFelipe.Jolo escreveu:Galera, sou novo aqui no blog, gostaria de saber se eu posso regular o tensor,e a temperatura esta bem baixa na minha região, ou é melhor eu esperar esquentar um pouquinho por causa da madeira, ou não tem nada demais isso aí?
Sempre mantenha o baixo regulado, mesmo que isso signifique vários pequenos ajustes em questão de dias ou até horas.
Tava pensando em criar um tópico específico mas creio não ser o caso. Em minhas regulagens, notei que a pintura preta de minhas ferragens descascou, e apareceu na superfície de metal uma cor que lembra muito a de cobre. Esse material seria latão?
Laysson- Membro
allexcosta- Administrador
AlexCosta!
Tenho um Gianinni stratosonic do começo dos anos 90.
o corpo dele é em cedro e tem uma captação muito massa ( eu curto)!
o problema dele que pra regular o tensor dele é necessário tirar o braço do instrumento, pois a entrada dele é colada ao corpo e não tem espaço pra chave! oq vc me sugere??
o problema dele que pra regular o tensor dele é necessário tirar o braço do instrumento, pois a entrada dele é colada ao corpo e não tem espaço pra chave! oq vc me sugere??
MayconGn'r22- Membro
MayconGn'r22 escreveu:AlexCosta!
O que eu sugiro em relação a quê?
Como mexer no tenso dele? ja que tenho que desmontar o braço do corpo!
tem alguma malicia extra que tenho que ter pra saber quando ficou bom?
tem alguma malicia extra que tenho que ter pra saber quando ficou bom?
MayconGn'r22- Membro
sakei!! Obrigado!
tentarei, XD
tentarei, XD
MayconGn'r22- Membro
Regulagem de tensor -Dúvida
Uma pequena dúvida, quando se diz um 1/4 de volta por dia são exatamente 24hrs? E se o tensor ficar um pouco travado, é porque já chegou a tensão máxima?
Pesquisei e não achei, me respondam se possível, depois apaguem o tópico.
Pesquisei e não achei, me respondam se possível, depois apaguem o tópico.
Fred Calhau- Membro
Na verdade isso é só uma recomendação de segurança, mas ajustes maiores podem ser feitos até em intervalos de minutos. Se ele não está mexendo ou chegou ao seu máximo ou está travado. Use uma gota de óleo lubrificante ou um pouco de WD40 antes de tentar de novo. Às vezes folgar um pouco antes de apertar ajuda e desengripá-lo.Fred Calhau escreveu:Uma pequena dúvida, quando se diz um 1/4 de volta por dia são exatamente 24hrs? E se o tensor ficar um pouco travado, é porque já chegou a tensão máxima?
Obrigado pela ajuda Alex.
Minha saga é a seguinte, tem 3 dias que estou tentando regula-lo, lendo os tópicos daqui.
A situação: Cordas altas, nada macio, esforço ao se tocar.
Então apertei o tensor, 1/4 de volta por dia, até que as cordas baixaram, porém depois o tensor não girou mais e não quis força-lo.
Quando baixo a ponte, é horrível, trasteja tudo. Hoje tive a idéia de soltar o tensor (1/4 de volta), e baixar a ponte. Piorou, cordas altas.
Creio que eu estava no caminho certo, até o tensor não girar com facilidade.
Amanhã vou tentar de novo.
Seja o que Deus quiser.
Minha saga é a seguinte, tem 3 dias que estou tentando regula-lo, lendo os tópicos daqui.
A situação: Cordas altas, nada macio, esforço ao se tocar.
Então apertei o tensor, 1/4 de volta por dia, até que as cordas baixaram, porém depois o tensor não girou mais e não quis força-lo.
Quando baixo a ponte, é horrível, trasteja tudo. Hoje tive a idéia de soltar o tensor (1/4 de volta), e baixar a ponte. Piorou, cordas altas.
Creio que eu estava no caminho certo, até o tensor não girar com facilidade.
Amanhã vou tentar de novo.
Seja o que Deus quiser.
Fred Calhau- Membro
O que dá pra fazer agora é usar corda mais leve e/ou colocar um calço.
Você pode folgar as cordas e soltar o tensor completamente, voltando aos poucos, às vezes ajuda. Se nada disso funcionar tem que levar pra um diagnóstico profissional.
A propósito, como está a distância entre as cordas e o braço quando você pressiona a primeira e a última casa? Qual o baixo?
Você pode folgar as cordas e soltar o tensor completamente, voltando aos poucos, às vezes ajuda. Se nada disso funcionar tem que levar pra um diagnóstico profissional.
A propósito, como está a distância entre as cordas e o braço quando você pressiona a primeira e a última casa? Qual o baixo?
A distância com as cordas pressionadas é de pouco mais de 5mm.
O baixo é um Sx sjb 75c.
Quanto a usar corda mais leve, seria um pouco improvável, eu já uso as 0.40, menos que isso fica desconfortável demais a pegada.
Amanhã vou apertar novamente o tensor, seria imprudente dar mais que 1/4 de volta?
O baixo é um Sx sjb 75c.
Quanto a usar corda mais leve, seria um pouco improvável, eu já uso as 0.40, menos que isso fica desconfortável demais a pegada.
Amanhã vou apertar novamente o tensor, seria imprudente dar mais que 1/4 de volta?
Fred Calhau- Membro
Se o tensor chegou ao fim com corda 040 e está com 5mm fica bem complicado.
Folgue as cordas e veja como o tensor se comporta. Cuide para que a chave allen esteja bem encaixada e firme. Dê uma volta inteira se possível. Afine o baixo e veja como está a ação. Se alta, repita a operação, mas não gire tanto o tensor. Se o braço ficar muito reto, folgue um pouco. Ajuste a ponte conforme seu gosto.
Nenhum desses procedimentos deveria ser extremamente difícil ou precisar de muita força. Se for o caso, há um problema maior que não pode ser resolvido por você.
Folgue as cordas e veja como o tensor se comporta. Cuide para que a chave allen esteja bem encaixada e firme. Dê uma volta inteira se possível. Afine o baixo e veja como está a ação. Se alta, repita a operação, mas não gire tanto o tensor. Se o braço ficar muito reto, folgue um pouco. Ajuste a ponte conforme seu gosto.
Nenhum desses procedimentos deveria ser extremamente difícil ou precisar de muita força. Se for o caso, há um problema maior que não pode ser resolvido por você.
Última edição por allexcosta em Sex Ago 30, 2013 6:50 pm, editado 1 vez(es)
Não, eu soltei o tensor,por isso ficou com 5mm.
Amanhã lhe trago notícias.
Mais uma vez, obrigado pela força.
Amanhã lhe trago notícias.
Mais uma vez, obrigado pela força.
Fred Calhau- Membro
Como prometido, apertei o tensor e a ação das cordas baixaram consideravelmente.
Não tá do jeito que eu queria, pois tenho pegada forte (se baixasse mais começava a trastejar quando eu tocava), porém melhorou 50% em relação do que tava antes.
Não tá do jeito que eu queria, pois tenho pegada forte (se baixasse mais começava a trastejar quando eu tocava), porém melhorou 50% em relação do que tava antes.
Fred Calhau- Membro
É normal essa barriga que fica no meio do instrumento, entre as cordas e o braço?
Fred Calhau- Membro
Você leu a primeira mensagem desse tópico?Fred Calhau escreveu:É normal essa barriga que fica no meio do instrumento, entre as cordas e o braço?
Bom pelo sim e pelo não, levei no luthier. O baixo voltou outra coisa, bem mais macio, sem trastejar, e cordas mais baixas.
Foi feito um retífica de trastes, ajuste na ponte e tensor,muito bom.
Foi feito um retífica de trastes, ajuste na ponte e tensor,muito bom.
Fred Calhau- Membro
Foi feito um retífica de trastes, ajuste na ponte e tensor,muito bom.[/quote]
Você mora aonde na Bahia?
Quem foi o luthier que fez essa regulagem pra você?
Abraço
Eu tenho uma duvida nesse quesito de regulagem, to meio sem grana pra levar no Luthier agora, pra abaixar a altura das cordas eu aperto o tensor ou eu desço a ponte?
raonytimor- Membro
pode ser uma coisa ou outra ou até as duas!raonytimor escreveu:Eu tenho uma duvida nesse quesito de regulagem, to meio sem grana pra levar no Luthier agora, pra abaixar a altura das cordas eu aperto o tensor ou eu desço a ponte?
rsrs nada explicativo!
eu começaria descendo a ponte! se nao chegar a onde vc quer ...ira para o tensor
Tensor primeiro, sempre, tá no início do tópico.
por isso disse EU!allexcosta escreveu:Tensor primeiro, sempre, tá no início do tópico.
ja tinha lido o contrário, mas pra mim sempre funcionou melhor assim, atingo a regulagem que gosto
nao sei se eh certo ou errado, mais to adotando o seguinte principio, contrariando todos os mandamentos da regularem básica, eu deu o braço o mais reto possível!
contudo devo ressaltar que minhas regulagens nao são referencia para nenhum...pois gosto das cordas coladas...e nao me importo com leves trastejamentos!
^ Se seu braço é o mais reto possível quer dizer que o tensor foi regulado primeiro. E sua regulagem é aquela que só você toca né? Aí fica difícil...
Entao ate ai blz, mais vamos ao exemplo prático
To com o baixo aqui as cordas estão altissimas, eu aperto o tensor ate as cordas chegarem aonde eu quero? Ou eu faço um meio termo, desço a ponte e aperto um pouco o tensor? Ou eu desço a ponte ate o minimo possivel e compenso o resto no tensor?
To com o baixo aqui as cordas estão altissimas, eu aperto o tensor ate as cordas chegarem aonde eu quero? Ou eu faço um meio termo, desço a ponte e aperto um pouco o tensor? Ou eu desço a ponte ate o minimo possivel e compenso o resto no tensor?
raonytimor- Membro
Você ajusta o tensor até ele estar com alívio correto. Nada a ver com altura de cordas.
O braço precisa estar quase reto. Curvatura de 0.5mm na casa 8 é meio que padrão. Depois de ajustar o tensor, ajuste a ponte conforme desejado.
O braço precisa estar quase reto. Curvatura de 0.5mm na casa 8 é meio que padrão. Depois de ajustar o tensor, ajuste a ponte conforme desejado.
Foi o que eu pensei, ruim é quando você chega mais ou menos na curvatura certa os carrinhos tão no minimo e ainda assim ta alto
raonytimor- Membro
Ai só luthier, ja é demasi pra mim
raonytimor- Membro
^ Coisa mais simples do mundo.
A propósito, qual o baixo e como está o alívio do tensor? Um cartão de crédito deveria entrar apertado na oitava casa.
A propósito, qual o baixo e como está o alívio do tensor? Um cartão de crédito deveria entrar apertado na oitava casa.
To mexendo no Cort GB95
Como esta o alivio sinceramente nao sei te responder, falando de uma forma leiga, ele nao esta duro para girar, mesmo com as cordas afinadas da pra girar ele sem muito esforço, acredito que pela 8 casa passe um cartão porem nao muito apertado, oque eu acho estranho e aproveitando se puder me orientar Alex, eu percebo que ali pela 1º 2º mais ou menos ate a 5º casa há uma altura boa, porem na 12º em diante eu ja sinto que esta bem alto.
Como esta o alivio sinceramente nao sei te responder, falando de uma forma leiga, ele nao esta duro para girar, mesmo com as cordas afinadas da pra girar ele sem muito esforço, acredito que pela 8 casa passe um cartão porem nao muito apertado, oque eu acho estranho e aproveitando se puder me orientar Alex, eu percebo que ali pela 1º 2º mais ou menos ate a 5º casa há uma altura boa, porem na 12º em diante eu ja sinto que esta bem alto.
raonytimor- Membro
Deixa eu te perguntar uma coisa: você leu as instruções originais e os links?
Alívio do braço nada tem a ver com o tensor estar duro ou mole para girar. Você aperta a primeira e última casas do braço e checa a distância entre o topo do traste 8 e a parte de baixo da corda. Essa distância deve ser mínima (da ordem de 0.5mm).
Não me leve a mal, mas tudo isso é muito simples. Se há tamanha dificuldade em entender os conceitos e as palavras usadas aqui, talvez seja melhor mesmo esperar ter a grana pra um profissional. Há um limite na quantidade de informação que a gente consegue passar em um fórum e na compreensão de quem lê.
Alívio do braço nada tem a ver com o tensor estar duro ou mole para girar. Você aperta a primeira e última casas do braço e checa a distância entre o topo do traste 8 e a parte de baixo da corda. Essa distância deve ser mínima (da ordem de 0.5mm).
Não me leve a mal, mas tudo isso é muito simples. Se há tamanha dificuldade em entender os conceitos e as palavras usadas aqui, talvez seja melhor mesmo esperar ter a grana pra um profissional. Há um limite na quantidade de informação que a gente consegue passar em um fórum e na compreensão de quem lê.
Li-sim nao que esteja com dificuldade de entender, mais na prática a coisa é um pouco diferente, mais vou tentar mais algumas coisas seguindo as orientações que você passou.
Fico grato Alex
Fico grato Alex
raonytimor- Membro
Quanto ao alivio do tensor eu medi agora o cartão quase nao passa ta praticamente do tamanho dele
raonytimor- Membro
Página 9 de 14 • 1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 14