ajuda rápida com bartolini
+4
allexcosta
Carlão
bassfuria
subgrave
8 participantes
Página 1 de 1
ajuda rápida com bartolini
Fiz um rolo aqui com equipamentos e peguei na volta um excelente baixo (Cherutti) e pretendo ficar com ele.
Esse baixo está com os controvertidos pups Bartolini, modelo Jazz Bass ponte e braço, a questão é que no modo passivo eles tem o sinal muito baixo, o que torna praticamente impraticável usar eles passivos, mas quando se muda para o modo ativo ai vem som num nível normal.
Pergunto: É normal essa baixíssima saída dos captadores Bartolini?
Esse baixo está com os controvertidos pups Bartolini, modelo Jazz Bass ponte e braço, a questão é que no modo passivo eles tem o sinal muito baixo, o que torna praticamente impraticável usar eles passivos, mas quando se muda para o modo ativo ai vem som num nível normal.
subgrave- Membro
Re: ajuda rápida com bartolini
Se tiver circuito pré-amp Bartolini, abre a tampa e dá uma olhada numa chavinha (esqueci o nome) na superfície do circuito, ela é de boost no modo ativo, reduz até ficar por igual o som do ativo com passivo...subgrave escreveu:Fiz um rolo aqui com equipamentos e peguei na volta um excelente baixo (Cherutti) e pretendo ficar com ele.
Se não tiver...
Obs: Se não tiver coloca um circuito bartolini aí resolve...
Usei Pickups Bartolini em 3 ocasiões: em um Lakland Joe Osborn, um Ibanez e no meu atual Music Maker BSS6. Tanto no Ibanez quanto no MM, eu tinha a opção ativo/passivo.
No Ibanez, com um Aguilar OBP-3, eu não sentia perda de ganho quando no modo passivo. Sentia apenas uma leve alteração no timbre, mesmo com o pré flat.
No Music Maker, tenho um pré Bartolini NTMB918, que tem um trimpot exatamente pro ganho dos pickups. Uso ele no mínimo com a intenção de manter a mesma saída nos dois modos. Então, com o pré flat ou no modo passivo, tenho exatamente o mesmo timbre e saída.
Já o Lakland era passivo, mas também nunca senti falta de ganho.
Já tentou mexer na altura dos pickups?
No Ibanez, com um Aguilar OBP-3, eu não sentia perda de ganho quando no modo passivo. Sentia apenas uma leve alteração no timbre, mesmo com o pré flat.
No Music Maker, tenho um pré Bartolini NTMB918, que tem um trimpot exatamente pro ganho dos pickups. Uso ele no mínimo com a intenção de manter a mesma saída nos dois modos. Então, com o pré flat ou no modo passivo, tenho exatamente o mesmo timbre e saída.
Já o Lakland era passivo, mas também nunca senti falta de ganho.
Carlão- Membro
É normal.subgrave escreveu:Pergunto: É normal essa baixíssima saída dos captadores Bartolini?
Captadores J são enrolados em 8K ou mais. Os Bart são enrolados em 3.5K
O cirtuito é da própria luthieria, e tem trimpot para ajuste do ganho do circuito sim, mas se eu reduzir o som do ativo até ficar igual do passivo vai ficar tudo muito baixo, pois o problema é o passivo muito baixo.bassfuria escreveu:
Se tiver circuito pré-amp Bartolini, abre a tampa e dá uma olhada numa chavinha (esqueci o nome) na superfície do circuito, ela é de boost no modo ativo, reduz até ficar por igual o som do ativo com passivo...
Se não tiver...
Obs: Se não tiver coloca um circuito bartolini aí resolve...
Obrigado pela atenção.
Altura dos captadores está OK.Carlão escreveu:
Obrigado pela atenção.
Nossa, menos da metade, então tá explicado.allexcosta escreveu:É normal.subgrave escreveu:Pergunto: É normal essa baixíssima saída dos captadores Bartolini?
Captadores J são enrolados em 8K ou mais. Os Bart são enrolados em 3.5K
Um sincero obrigado Tio por se disponibilizar a passsar conhecimento, me poupou muito tempo que seria gasto até achar o furo...
Mas vou dar uma conferida com o multímetro prá verificar se é por aí mesmo
subgrave- Membro
^ Blz, posta depois o resultado aqui.
Acho que o que eu medi era um Soapbar da Fodera e marcava bem baixo mesmo. Não sei bem se os J acompanham essa filosofia, mas depois de você medir saberemos. Se tiver como medir indutância é sempre bom também.
Acho que o que eu medi era um Soapbar da Fodera e marcava bem baixo mesmo. Não sei bem se os J acompanham essa filosofia, mas depois de você medir saberemos. Se tiver como medir indutância é sempre bom também.
^Medi, deu 4,01 o da ponte e 4,02 o do braço.
Acrescido a cordas muitoooo velhas e potenciômetros xingling sobra pouco mesmo...
Acrescido a cordas muitoooo velhas e potenciômetros xingling sobra pouco mesmo...
subgrave- Membro
Bem baixo mesmo... Coloca uns Nordstrand Single Coil e seja feliz...!!!subgrave escreveu:^Medi, deu 4,01 o da ponte e 4,02 o do braço.
^acho que não vou chegar a tanto, mas os bartolas acho que vão dançar...
subgrave- Membro
Se curtiu o som, aumenta o volume do amp!
Jackson- Membro
^ O som desses bartolas é meio diferente, não é um captador ruim, pelo contrário se vê que é um produto de qualidade, mas são meio esquisitos, ainda não sei descrever o que eles tem de diferente, não estou me acertando com os graves dele, os médios e agudos são bons, mas estou pensando em dar uma chance prá eles... vou ver se me acerto com eles...
subgrave- Membro
Pensando desa forma, abaixa o trimpot para igualar o som do passivo com ativo e aumenta o ganho no ampli... Eu acho que você está no caminho certo conhecendo mais o captador antes de trocá-lo... (não que eu tenha uma vasta experiência para dizer isso, mas de fora parece realmente ser a melhor opção)subgrave escreveu:^ O som desses bartolas é meio diferente, não é um captador ruim, pelo contrário se vê que é um produto de qualidade, mas são meio esquisitos, ainda não sei descrever o que eles tem de diferente, não estou me acertando com os graves dele, os médios e agudos são bons, mas estou pensando em dar uma chance prá eles... vou ver se me acerto com eles...
No caso dos graves, você não está se acertando com os captadores no modo passivo ou quando passa pro modo ativo...? Eu tentaria me acertar com eles passivo primeiro, pra depois passar pro modo ativo...?
Passei por um dilema similar aqui com um Fender com captadores Custom Shop + Pré Bartolini com VTC (vintage tone control), tava apanhando feio para acertar o som, foi quando deixei o pré de lado (desligando a chavinha) deixei em modo passivo, depois de uns dias consegui o som que queria do baixo passivo, aí ficou fácil porque no modo ativo são 3 bandas de EQ com duas frequências de médios selecionáveis, foi mamão-com-açúcar...
^ Concordo.
Dentro do mundo Bartolini, os JJ são meus preferidos. Vale a pena conhecer os pickups um pouco mais e, se necessário, ajustar o ganho no amp ou em algum outro pré.
Dentro do mundo Bartolini, os JJ são meus preferidos. Vale a pena conhecer os pickups um pouco mais e, se necessário, ajustar o ganho no amp ou em algum outro pré.
Tinha me esquecido de uma coisa... Caso o pré não tenha, faz uma alteração e coloca um Knob de "Tone" para usar no modo passivo, tenho certeza que você vai explorar muito mais os captadores...
Realmente, olhando com mais calma no passivo os graves ficam bons, mas não me sinto confortável com a saída tão baixa, vou tentar tocar só no modo ativo que aí vem um ganho mais legal e tentar me acertar na equalização do pré, estou com dificultadades de deixar o pré flat pois a parada central dos pots deve estar gasta/frouxa e não se percebe o "tic", acho que por aí vou me acertando...bassfuria escreveu:
No caso dos graves, você não está se acertando com os captadores no modo passivo ou quando passa pro modo ativo...? Eu tentaria me acertar com eles passivo primeiro, pra depois passar pro modo ativo...?
subgrave- Membro
Os batolinis são bem complicados de entender. Já vi várias pessoas elogiando muito e outras nem tanto, principalmente por conta do baixo ganho.
Estou pensando em colocar um par de 9CBJS1 em um Fender Southern Cross, mas estou em dúvida principalmente em relação ao ganho dele. Não quero usar circuito.
Alguém sabe a diferença entre esses modelos abaixo? A descrição no site é um pouco confusa:
9CBJS1
9CBJS3
9CBJD3
9J1
9SU
Estou pensando em colocar um par de 9CBJS1 em um Fender Southern Cross, mas estou em dúvida principalmente em relação ao ganho dele. Não quero usar circuito.
Alguém sabe a diferença entre esses modelos abaixo? A descrição no site é um pouco confusa:
9CBJS1
9CBJS3
9CBJD3
9J1
9SU
heitor_pg- Membro
Tem gente que fala que nem a própria Bartolini sabe e eu acredito.heitor_pg escreveu:Alguém sabe a diferença entre esses modelos abaixo?
Enfim, o povo parece gostar do 9J1.
A falta de ganho desses captadores pode ser compensada, por exemplo, com uma regulagem no ganho do pré-amp ou dessa forma se perde alguma "dinâmica" ao tocar?
heitor_pg- Membro
A idéia é essa. Supostamente se ganha em um timbre mais linear e tal. Essa é a filosofia por trás dos captadores mais frios.heitor_pg escreveu:A falta de ganho desses captadores pode ser compensada, por exemplo, com uma regulagem no ganho do pré-amp ou dessa forma se perde alguma "dinâmica" ao tocar?
Os caps baitolinha precisam de um pre de primeiro estagio
o original da marca é esse
duas entradas uma para cada cap
screenshot tool
O system 9 tem a mesma função mas o subfaltagrave não gosta do meu pre
screenshot tool
Baixo regulado, cordas novas, ganho do circuito aumentado, e realmente um bom timbre bastante equilibrado revelado.allexcosta escreveu:A idéia é essa. Supostamente se ganha em um timbre mais linear e tal. Essa é a filosofia por trás dos captadores mais frios.heitor_pg escreveu:A falta de ganho desses captadores pode ser compensada, por exemplo, com uma regulagem no ganho do pré-amp ou dessa forma se perde alguma "dinâmica" ao tocar?
subgrave- Membro
Pelo contrário, admiro os princípios dos seu prés, tanto que disponibilizei um excelente material para quem quiser montar o seu... agora falta tempo para fazer os esquemas e placas na versão para também aumentar o ganho... Eu não gosto é de vocêct.colela escreveu:Os caps baitolinha precisam de um pre de primeiro estagio
subgrave- Membro
Show...!!!subgrave escreveu:Baixo regulado, cordas novas, ganho do circuito aumentado, e realmente um bom timbre bastante equilibrado revelado.allexcosta escreveu:A idéia é essa. Supostamente se ganha em um timbre mais linear e tal. Essa é a filosofia por trás dos captadores mais frios.heitor_pg escreveu:A falta de ganho desses captadores pode ser compensada, por exemplo, com uma regulagem no ganho do pré-amp ou dessa forma se perde alguma "dinâmica" ao tocar?
Agora é só tocar, tocar e tocar... Com o passar dos dias ou meses você vai sentir se realmente "gostaria" de trocar os captadores segundo seu estilo e ouvido...
subgrave escreveu:
Pelo contrário, admiro os princípios dos seu prés, tanto que disponibilizei um excelente material para quem quiser montar o seu... agora falta tempo para fazer os esquemas e placas na versão para também aumentar o ganho... Eu não gosto é de você
Você sabe exatamente qual é a referência dos caps?
Depois grava alguma coisa para mostrar como ficou o som.
heitor_pg- Membro
ct.colela escreveu:subgrave escreveu:
Pelo contrário, admiro os princípios dos seu prés, tanto que disponibilizei um excelente material para quem quiser montar o seu... agora falta tempo para fazer os esquemas e placas na versão para também aumentar o ganho... Eu não gosto é de você
subgrave- Membro
Não sei não, e fiquei com preguiça de tirar eles prá ver se tem algo escrito por baixo.heitor_pg escreveu:Você sabe exatamente qual é a referência dos caps?
Hoje a noite acho que consigo fazer uma gravina, daí eu posto.
subgrave- Membro
ct.colela escreveu:Os caps baitolinha precisam de um pre de primeiro estagio...
fheliojr- Membro