Como pronunciar jazz?
+17
Breno_Barnabe
Raul S.
HenriqueBessa
Fernando Zadá
Mauricio Luiz Bertola
leandrosf89
pedrohenrique.astronauta
Normando Neto
vinibassplayer
fheliojr
Cantão
Zubrycky
joabi
allexcosta
Jãozeiro
Uchoa
Vtrpira
21 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Como pronunciar jazz?
Salve.
Sempre vi as pessoas pronunciarem "djés", mas desde que comecei a estudar jazz, assistir aulas e conversar com diversas pessoas sobre o assunto, passei a me deparar com a pronúncia abrasileirada "jás" ou "jais". Eu acho a pronúncia abrasileirada mais confortável e elegante, mas falo cada hora de um jeito.
Como vocês pronunciam jazz e por quê?
E a propósito, alguém sabe de onde e por que surgiu essa pira de falar "jás"?
Sempre vi as pessoas pronunciarem "djés", mas desde que comecei a estudar jazz, assistir aulas e conversar com diversas pessoas sobre o assunto, passei a me deparar com a pronúncia abrasileirada "jás" ou "jais". Eu acho a pronúncia abrasileirada mais confortável e elegante, mas falo cada hora de um jeito.
Como vocês pronunciam jazz e por quê?
Vtrpira- Membro
Re: Como pronunciar jazz?
Falo djés , procuro alterar o mínimo possível do que é original .
Tem gente que fala bés ao invés do bêis que é o certo ( Bass = Bêis ) .
Tem gente que fala bés ao invés do bêis que é o certo ( Bass = Bêis ) .
Vtrpira escreveu:
Vtrpira, eu tenho minha hipótese de que é pra soar "cult", soar "diferentão". Já vi mais de um cara famoso falando que toca "jáz", como se fosse algo diferentão. O cara sabe que é "djéz", mas faz tipo, "olha como eu pronuncio diferentão as palavras".
Em tempo: sou (mais ou menos) fotógrafo e Canon sempre foi "quênon" (na verdade "quênan"), mas em alguns canais de fotografia tem Youtuber de influência que a vida inteira pronunciou corretamente, mas misteriosamente começou a pronunciar "canôn", como se fosse sofisticado, "cult". Vai entender...
Jãozeiro- Membro
Vtrpira escreveu:Como vocês pronunciam jazz e por quê?
Eu falo como original porque é a pronúncia mais comum e não gosto de gerar ruído desnecessário na comunicação.
Vtrpira escreveu:E a propósito, alguém sabe de onde e por que surgiu essa pira de falar "jás"?
Não é pira.
Aportuguesar sempre que possível é regra básica de gramática. "Jás" é a forma mais correta de se falar essa palavra em Português.
allexcosta- Administrador
^ Existe tradução de "jazz" para português? Tô com preguiça de procurar no Google...
joabi- Eterno Colaborador
joabi escreveu:Existe tradução de "jazz" para português? Tô com preguiça de procurar no Google...
Não. Esse tipo de coisa normalmente não se traduz. É igual querer uma palavra em Inglês que signifique samba... Faz nem sentido criar.
É como o código Alfa/Bravo , usado mundialmente em comunicação , onde a letra T é Tango , F , Foxtrot , J Jamaica e etc...foram escolhidas palavras para representar as letras do alfabeto , conhecidas quase todas , na maioria dos idiomas.Zubrycky escreveu:Ou como criar uma outra palavra em qualquer outra língua para Tango...
Mesmo o cara sendo alemão ele vai pronunciar Tango , quando quiser que entendam que está falando da letra T. Ele até pode pronunciar Têngou ou Tãngól , mas o original sempre será Tango.
Cantão- Moderador
Sim, João, vejo dessa maneira também. Me parece que é uma pegada cult mesmo falar jás, mas eu particularmente gostei bastante dessa pronúncia, não vejo com maus olhos. Aliás, gosto muito da língua portuguesa e evito estrangeirismos ao máximo, mas sempre procuro saber se os "abrasileiramentos" são usados por mais pessoas para não sair por aí dando uma de Policarpo Quaresma.
Allexcosta, pode crer que é o mais correto mesmo do ponto de vista gramatical, mas creio que existam fatores culturais e sociais para se adotar essa pronúncia (essa é a pira a que me referi rsrs). Para além de parecer cult, me parece que tem certa afirmação identitária em falar jás, mas isso épira divagação minha.
Joabi, jazz é uma gíria para entusiasmo, animação, excitação.
Allexcosta, pode crer que é o mais correto mesmo do ponto de vista gramatical, mas creio que existam fatores culturais e sociais para se adotar essa pronúncia (essa é a pira a que me referi rsrs). Para além de parecer cult, me parece que tem certa afirmação identitária em falar jás, mas isso é
Joabi, jazz é uma gíria para entusiasmo, animação, excitação.
Vtrpira- Membro
Estava lembrando aqui...o Biafra já falava jais em 1984 na música sonho de Ícaro...
Cantão- Moderador
Cantão escreveu:Estava lembrando aqui...o Biafra já falava jais em 1984 na música sonho de Ícaro...
Boa referência, Cantão. Confesso que nunca tinha ouvido essa música inteira. Ao escutar "voar, voar" já me vem à cabeça o cantor sendo atingido por um parapente.
Vtrpira- Membro
OFF: quase tive um colapso, quando descobri q viking foi assimilado para o português como víquingue ou viquingue.
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:OFF: quase tive um colapso, quando descobri q viking foi assimilado para o português como víquingue ou viquingue.
eu falo "váikin" msm... e djéz
vinibassplayer- Membro
Cantão escreveu:Estava lembrando aqui...o Biafra já falava jais em 1984 na música sonho de Ícaro...
Djavan, em Sina, de 1982.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sina_(can%C3%A7%C3%A3o)
Normando Neto- Membro
^Imagina só rimar
Tudo o mais
Pura rotina
"djéz"
ou
Tudo o mais
Pura beleza
"djéz"
Mas agora, dê a palavra Jazz escrita em um papel e peça para um escocês, para um Irlandês, um inglês, um australiano, um norte americano, um norte irlandês e uma outra pessoa qualquer de algum outro país de fala inglesa ler. Teremos uma grata surpresa ao saber que nem sempre jazz será "djés".
Tudo o mais
Pura rotina
"djéz"
ou
Tudo o mais
Pura beleza
"djéz"
Mas agora, dê a palavra Jazz escrita em um papel e peça para um escocês, para um Irlandês, um inglês, um australiano, um norte americano, um norte irlandês e uma outra pessoa qualquer de algum outro país de fala inglesa ler. Teremos uma grata surpresa ao saber que nem sempre jazz será "djés".
pedrohenrique.astronauta- Membro
Por que o pessoal se preocupa tanto com pronúncia de nomes no meio musical? Puxando um off topic aqui, vejo uma galera enchendo o saco quando se pronuncia a nota C como Dô...
leandrosf89- Membro
leandrosf89 escreveu:Puxando um off topic aqui, vejo uma galera enchendo o saco quando se pronuncia a nota C como Dô...
Dô?
Nunca vi uma pessoa falando isso em Português Brasileiro. Sempre foi dó.
E é claro que tem que encher o saco. O nome é "dó" e ponto final. Já pensou se todo mundo decidisse falar óvo ao invés de ôvo quando estivesse falando de ovos?
Eu já ouvi bastante gente falando Dô e até pesquisei sobre a origem disso aí.
O nome das notas vem das sílabas iniciais de uma oração em Latim, e originalmente a nota Dó era Ut. Depois mudaram para Dó, pela dificuldade de solfejar a sílaba Ut. Essa nova sílaba, o Dó, vem da palavra "Dominus" (Senhor), e é pronunciada Dôminus. O uso de Dô faz algum sentido, pelo menos, mas duvido que a maioria dos que falam assim saibam a origem.
Também prefiro Dó.
Podem me chamar de chato, mas sempre prefiro me ater à pronúncia original de qualquer palavra estrangeira ao invés de abrasileirá-la.
Qualquer linguagem possui 4 dimensões: Ler, escrever, escutar e falar. E o domínio de um idioma passa pelo domínio de todas estas 4 dimensões.
Além disso, saber a pronúncia exata de uma palavra estrangeira facilita muito a comunicação com um falante nativo. Nunca se sabe quando isso pode acontecer.
Qualquer linguagem possui 4 dimensões: Ler, escrever, escutar e falar. E o domínio de um idioma passa pelo domínio de todas estas 4 dimensões.
Além disso, saber a pronúncia exata de uma palavra estrangeira facilita muito a comunicação com um falante nativo. Nunca se sabe quando isso pode acontecer.
Me lembrei desse tópico...
https://www.contrabaixobr.com/t33174-precijonnnnn
HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHA
https://www.contrabaixobr.com/t33174-precijonnnnn
HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHA
Vale levar que a questão da pronúncia transcende (e muito) a terra brasilis...
joabi escreveu:Também prefiro Dó.
Mas isso aí nem é preferência... É "dó" e acabou... Não há duas formas aceitas na língua portuguesa.
Sinceramente, eu nunca tinha ouvido falar nisso. Acho que é mais uma daquelas "coisas de São Paulo" que a gente não consegue entender, tipo "a, ê, i, ô, u".
allexcosta escreveu:joabi escreveu:Também prefiro Dó.
Mas isso aí nem é preferência... É "dó" e acabou... Não há duas formas aceitas na língua portuguesa.
Sinceramente, eu nunca tinha ouvido falar nisso. Acho que é mais uma daquelas "coisas de São Paulo"
Na verdade é coisa de conservatório mesmo.
No conservatório todo mundo falava "dô" por causa do vício de ditado melódico e leitura. Lembro que quando entrei na turma de teoria em pouco tempo eu tava sem querer falando "dô" igual aos outros de tanto fazer ditado melódico. No ditado o "dô" sai mais fácil do que "dó". Coisa fonética, nada demais. Quando você ve tá falando "dô". Minhas professoras todas falavam "dô", o pessoal da orquestra toda (da qual eu não fazia parte), o maestro. Tudo "dô".
Mas isso faz mais de 10 anos. Há muito já perdi o "dô" e falo "dó" normalmente. O guita da minha banda é cheio dos negócios de violão clássico e fala "dô". Quando escuto acho graça, lembro que eu falava assim também.
Mas gramaticamente na língua portuguesa o correto é "dó" mesmo (assim como ré, fá e lá).
OBS em forma de EDIT: não é que a turma lá escreve "dô" com esse acento circunflexo aí, hehe. Apenas a pronúncia que eles fazem "dô".
Jãozeiro- Membro
Aguardando o Allex Costa dizer que isso é coisa de conservatório de SP, kkkkk.
Não sei, de repente pode ser. Ou não, quem sabe.
Não sei, de repente pode ser. Ou não, quem sabe.
Jãozeiro- Membro
É coisa de conservatório de SP.
Nunca ouvi ninguém dizer "dô" em lugar algum e tá errado sim, assim como "a, ê, i, ô, u" tá errado.
Tem coisa que é sotaque local e tal, isso é erro. É o mesmo que falar "bôla" ao invés de "bóla". Errado.
Vou dizer o que é: tem gente que acha que vogais fechadas são chiques e européias enquanto vogais abertas são bregas e nordestinas (pra quem é de SP, baianas). Mal sabem essas pessoas que brega é assassinar a língua mãe pra tentar ser chique.
Nunca ouvi ninguém dizer "dô" em lugar algum e tá errado sim, assim como "a, ê, i, ô, u" tá errado.
Tem coisa que é sotaque local e tal, isso é erro. É o mesmo que falar "bôla" ao invés de "bóla". Errado.
Vou dizer o que é: tem gente que acha que vogais fechadas são chiques e européias enquanto vogais abertas são bregas e nordestinas (pra quem é de SP, baianas). Mal sabem essas pessoas que brega é assassinar a língua mãe pra tentar ser chique.
NUNCA ouví ninguém falar em DÔ...allexcosta escreveu:joabi escreveu:Também prefiro Dó.
Sinceramente, eu nunca tinha ouvido falar nisso. Acho que é mais uma daquelas "coisas de São Paulo" que a gente não consegue entender, tipo "a, ê, i, ô, u".
E olha que conheço alguns músicos profissionais, produtores e etc, bem como minha família tem vários músicos...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Já ouvi "dô" algumas vezes, um amigo meu que faz conservatório (aqui em SP, aliás) fala assim. Creio que seja isso mesmo que o João falou, é mais fácil falar "dô" do que "dó". É a mesma coisa que eu sinto em falar "jás", é muito mais confortável falar assim do que "djés", que é mais truncado. Pode parecer uma diferença insignificante, mas quando passamos a pronunciar essas palavras centenas de vezes, faz sentido.
A língua, como parte da cultura, está sempre em transformação de acordo com as necessidades e particularidades dos falantes. Sem contar que existem muitos sotaques no Brasil, o que favorece ainda mais esse processo. Um nortista critica o paulista porque ele fecha as vogais, o paulista critica o carioca por causa do som do S, o sulista critica o resto do Brasil porque pronunciam L como se fosse U, e a treta não tem fim. Existe um motivo pra cada povo falar a língua como fala, não é questão de certo e errado. Eu por muito tempo achei que fosse errado a maneira do caipira falar, como trocar L por R, e LH por I. Mas depois vi linguistas explicarem que isso ocorre devido à forte presença da cultura indígena nessa região do sudeste - o que configura o falar do caipira um dialeto próprio.
A língua, como parte da cultura, está sempre em transformação de acordo com as necessidades e particularidades dos falantes. Sem contar que existem muitos sotaques no Brasil, o que favorece ainda mais esse processo. Um nortista critica o paulista porque ele fecha as vogais, o paulista critica o carioca por causa do som do S, o sulista critica o resto do Brasil porque pronunciam L como se fosse U, e a treta não tem fim. Existe um motivo pra cada povo falar a língua como fala, não é questão de certo e errado. Eu por muito tempo achei que fosse errado a maneira do caipira falar, como trocar L por R, e LH por I. Mas depois vi linguistas explicarem que isso ocorre devido à forte presença da cultura indígena nessa região do sudeste - o que configura o falar do caipira um dialeto próprio.
Vtrpira- Membro
allexcosta escreveu:Vou dizer o que é: tem gente que acha que vogais fechadas são chiques e européias enquanto vogais abertas são bregas e nordestinas (pra quem é de SP, baianas).
Isso é verdade. Tem muito.
Mas no caso do "dô" é por causa do lance de leitura e ditado melódico nas aulas de teoria mesmo. É uma coisa fonética, da mesmo forma que a gente pronuncia a vogal átona "u" ao invés da vogal "o" nas palavras que terninam com "o". Por exemplo, falamos "báixu" ao invés de "báixo". O som que sai não é esse "ô" no final, mas sim um "u" fraquinho. É coisa fonética. No ditado melódico, solfejo, leitura, tem um monte de nota atrás da outra e o "dô" sai mais natural do que "dó", e a pessoa fazendo isso durante anos acaba pegando costume. Enfim, é isso.
Tanto não é implicância com o Nordeste que a galera "daqui" não pronuncia "rê". É "ré" mesmo.
Se houvesse algum garbo ou pompa em falar "dô", as pessoas dos conservatórios de SP pelo mesmo motivo pronunciariam "rê" ao invés de "ré". Mas pronunciam "ré" mesmo. Então...
Jãozeiro- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:NUNCA ouví ninguém falar em DÔ...allexcosta escreveu:joabi escreveu:Também prefiro Dó.
E olha que conheço alguns músicos profissionais, produtores e etc, bem como minha família tem vários músicos...
A criançadinha toda já escutou "dô" e vocês "macaco véio" aí batendo o pé. Galinha Pintadinha pra vocês:
Jãozeiro- Membro
Vtrpira escreveu:Creio que seja isso mesmo que o João falou, é mais fácil falar "dô" do que "dó".
Como assim, cara? Você vai pedir "pô de cafê" no mercado? As palavras são "pó" e "café" e ponto final. Assim como "dó" é "dó".
Não tem nada a ver com ser mais fácil de falar, até porque não é... É coisa de nariz em pé e gente querendo ser chique imitando gringo, pois americanos e hispanos realmente falam "dô". Esse som "ó" nem existe em Espanhol.
Mas pessoal de SP tem essa péssima mania de querer mudar tudo que já existe e a língua vira esse caos que é.
Vtrpira escreveu:Um nortista critica o paulista porque ele fecha as vogais
Não é questão de birra ou crítica por bairrismo. As letras "e" e "o" são pronunciadas "é" e "ó". As pronúncias "ê" e "ô" são simplesmente incorretas.
Corroborando o que o Bertola disse, eu comecei a tocar profissionalmente em 1988, fiz escola de música, minha mãe canta em coral da Universidade Federal e eu nunca, jamais ouvi alguém falando "dô", a não ser algum colega hispano.
Daqui a pouco vai ter gente falando "queza" ao invês de "casa" e "cêu" ao invés de "céu" e a paulistada vai continuar justificando que é simplesmente o sotaque.
"Dô" tá errado e ponto final. Não falem isso. É feio e causa confusões. E aproveitem que estamos aqui e comecem a falar "letra É" e "letra Ó". Isso é o certo.
Jãozeiro escreveu:A criançadinha toda já escutou "dô" e vocês "macaco véio" aí batendo o pé. Galinha Pintadinha pra vocês:
Acho que você tá precisando de uma limpeza de ouvido.
Nem faria sentido ela escrever "dó" e falar "dô". E ela não fala...
Essa do "dô" me soa tão esquisito quanto o "fêcha a porta".
pedrohenrique.astronauta- Membro
Vish...Eu estou ouvindo ela falar " dô " e " dó "...allexcosta escreveu:Jãozeiro escreveu:A criançadinha toda já escutou "dô" e vocês "macaco véio" aí batendo o pé. Galinha Pintadinha pra vocês:
Cantão- Moderador
Muita gente fala Dô em Sp mesmo.
Vejo muito de ambos...
Vejo muito de ambos...
Fernando Zadá- Moderador
Se todo mundo deixar de falar "pó de café" e passar a falar "pô de cafê", o certo será "pô de cafê". Língua é cultura, e cultura é um conjunto de costumes em constante mudança. É mesma coisa de "vossa mercê" que se tornou "você" (e arrisco dizer que no futuro será "cê"). Se a língua fosse fruto das regras gramaticais e não dos costumes, teríamos o mesmo português de quinhentos anos atrás.
Eu estava vendo esses dias um vídeo de um gringo falando que o Brasil é tão rico em sotaques e dialetos que parece que cada região do país fala uma língua diferente.
Eu estava vendo esses dias um vídeo de um gringo falando que o Brasil é tão rico em sotaques e dialetos que parece que cada região do país fala uma língua diferente.
Vtrpira- Membro
Cantão escreveu:Vish...Eu estou ouvindo ela falar " dô " e " dó "...allexcosta escreveu:Jãozeiro escreveu:A criançadinha toda já escutou "dô" e vocês "macaco véio" aí batendo o pé. Galinha Pintadinha pra vocês:
Só rola o "dô" no solfejo do meio, o restante é "dó" mesmo. O que, NMHO, não faz sentido algum, não vejo facilidade alguma na troca do "dó" pelo "dô".
Ah sim... Jazz, costumo usar a pronúncia mais próxima ao do idioma original... puro costume, ouvi mais assim do que da outra forma, que já ouvi muito tb e pronunciada por músicos e especialistas deste estilo musical.
o "dô" vem provavelmente da reprodução da sequência "do /do͞o/, re /rē/, mi, fa, sol, la, ti", que em português é diferente. mas a gente sempre reproduz o que e como aprende, então muita gente que estuda em conservatório ou aprendeu pelo solfejo ainda usa, mas não separado
sempre ouvi e pronunciei "viking" com o "vi" aportuguesado até lançarem a série Vikings; a grafia "viquingue" nunca foi a mais comum nem a mais difundida, aprendi ainda criança a escrever "viking"
a língua é viva e dinâmica, principalmente em sua manifestação oral. tenho pra mim que a função de um idioma é simplesmente a comunicação. acho mais importante saberem a diferença entre "a" e "há" e usar direito uma crase do que implicar com algo que não deixa dúvida de ser apenas uma variante oral, sem importância nenhuma uma vez que a comunicação foi estabelecida e bem compreendida
os telejornais vivem pronunciando "subsídio" errado faz anos e ngm reclama ^^
sotaque e regionalismo é "mó dahora", gente rs
sempre ouvi e pronunciei "viking" com o "vi" aportuguesado até lançarem a série Vikings; a grafia "viquingue" nunca foi a mais comum nem a mais difundida, aprendi ainda criança a escrever "viking"
a língua é viva e dinâmica, principalmente em sua manifestação oral. tenho pra mim que a função de um idioma é simplesmente a comunicação. acho mais importante saberem a diferença entre "a" e "há" e usar direito uma crase do que implicar com algo que não deixa dúvida de ser apenas uma variante oral, sem importância nenhuma uma vez que a comunicação foi estabelecida e bem compreendida
os telejornais vivem pronunciando "subsídio" errado faz anos e ngm reclama ^^
sotaque e regionalismo é "mó dahora", gente rs
Raul S.- Membro
Vtrpira escreveu:Se todo mundo deixar de falar "pó de café" e passar a falar "pô de cafê", o certo será "pô de cafê". Língua é cultura, e cultura é um conjunto de costumes em constante mudança. É mesma coisa de "vossa mercê" que se tornou "você" (e arrisco dizer que no futuro será "cê"). Se a língua fosse fruto das regras gramaticais e não dos costumes, teríamos o mesmo português de quinhentos anos atrás.
Só que ninguém fora de SP fala "dô". Na minha terra se você chegar num ensaio e falar isso alguém vai perguntar na mesma hora "você é via** é?"
Vtrpira escreveu:Eu estava vendo esses dias um vídeo de um gringo falando que o Brasil é tão rico em sotaques e dialetos que parece que cada região do país fala uma língua diferente.
Você acha isso bom? Eu não acho. Por isso é tão difícil se comunicar no Brasil e por isso é tudo tão lento e difícil.
Raul S. escreveu:o "dô" vem provavelmente da reprodução da sequência "do /do͞o/, re /rē/, mi, fa, sol, la, ti", que em português é diferente. mas a gente sempre reproduz o que e como aprende, então muita gente que estuda em conservatório ou aprendeu pelo solfejo ainda usa, mas não separado
Onde que ficam esses conservatórios, gente? Do que vocês tão falando? Conservatório no Brasil falando "Dô" e "Ti"? Seriam escolas com métodos em Inglês ou algo assim? Que bizarro isso...
Para que eu quero descer.
Lembrei agora que a primeira corda do baixo em SP é a mi grave.
Não é não a primeira corda é a G, ou no meu caso, a C
Fernando Zadá- Moderador
Fernando Zadá escreveu:Não é não a primeira corda é a G, ou no meu caso, a C
Guenta a mão aí que a primeira mais grave já chega no seu bairro.
Ninguém viu o video qu postei da Galinha Pintadinha, né?
Então, de novo:
A moça que canta não tem "r" de paulistana/paulista. Então provavelmente ela é de outro lugar. No tema da música (Dó-ré-mi-fá) ela pronuncia "dô". Ela pronuncia "dô". Porque, corroborando o que eu e alguns outros disseram, em solfejo, ditado e leitura a gente acaba falando "dô", da mesma forma como pronunciamos um "u" fraquinho ao invés do "o" átono nas palavras "mundo", "carro", "contrabaixo", e outras centenas.
E olha que engraçado, a interjeição "oh", (aos 0:47 do vídeo em ""oh!, meu lindo pastorzinho") ela pronúncia "ó" mesmo. Meu Deus, que burra, dá zero pra ela com essa falta de critério e sobra de prepotência paulistana em pronúncias...
É só isso. Tenha a certeza de que esse é o menor dos problemas da língua portuguesa. Fonética? Sério isso? Nem ortografia é o pior, imagine fonética. Numa dissertação ou qualquer outro texto, um erro de sintaxe é mais grave do que um erro ortográfico.
Ah, por falar em sintaxe, olha que coisa...fora de São Paulo todo mundo sabe pronunciar certinho essa palavra, né? Pois se SP é o martírio da Língua, então todo o Brasil além daqui sabe que a pronúncia é "sintásse". Ufa,
que alívio. Também todo o Brasil fora de SP sabe a diferença entre "sessão, "seção" e "cessão", sabe que o correto é "exceção", sabe que "mas" é diferente de "mais". Claro que vou andar nos confins desse país e descobrir que só São Paulo não tem a MÍNIMA noção de regência verbal e nominal, etc...Mas é claro que sim.
Para com isso, gente. Disfarça um pouco a birra, hehe.
Tenha mais certeza ainda de que São Paulo não é o fundo do poço da língua portuguesa por falarmos "carta" no lugar de "cnh", nem por falarmos "farol" ou "sinal" ao invés de "semáforo", nem por existir a opção de pizza de calabresa sem queijo. Deve ter tanta, mas tanta, mas TANTA coisa pior e engraçada por aí nesse Brasil continental que chega a parecer zoera dizer que São Paulo é a responsável pela língua portuguesa mal falada no Brasil.
Trabalhei com um bahiano na produção de uma empresa há alguns anos. Era uma pessoa muito legal, super alto astral, e ele falava cada coisa esquisita...todo mundo dava risada. E ele dava risada da forma como nós falávamos aqui. Isso é tão natural...Ninguém tá errado. E ninguém fica bravo ou leva a sério esse tipo de coisa dizendo que a língua portuguesa tá em risco por causa dos fatores regionais e culturais que moldam a forma de falar das pessoas. Acredite, o problema da Língua Portuguesa está em outra esfera, um buraco bem mais fundo e de horizonte triste.
Então, de novo:
A moça que canta não tem "r" de paulistana/paulista. Então provavelmente ela é de outro lugar. No tema da música (Dó-ré-mi-fá) ela pronuncia "dô". Ela pronuncia "dô". Porque, corroborando o que eu e alguns outros disseram, em solfejo, ditado e leitura a gente acaba falando "dô", da mesma forma como pronunciamos um "u" fraquinho ao invés do "o" átono nas palavras "mundo", "carro", "contrabaixo", e outras centenas.
E olha que engraçado, a interjeição "oh", (aos 0:47 do vídeo em ""oh!, meu lindo pastorzinho") ela pronúncia "ó" mesmo. Meu Deus, que burra, dá zero pra ela com essa falta de critério e sobra de prepotência paulistana em pronúncias...
É só isso. Tenha a certeza de que esse é o menor dos problemas da língua portuguesa. Fonética? Sério isso? Nem ortografia é o pior, imagine fonética. Numa dissertação ou qualquer outro texto, um erro de sintaxe é mais grave do que um erro ortográfico.
Ah, por falar em sintaxe, olha que coisa...fora de São Paulo todo mundo sabe pronunciar certinho essa palavra, né? Pois se SP é o martírio da Língua, então todo o Brasil além daqui sabe que a pronúncia é "sintásse". Ufa,
que alívio. Também todo o Brasil fora de SP sabe a diferença entre "sessão, "seção" e "cessão", sabe que o correto é "exceção", sabe que "mas" é diferente de "mais". Claro que vou andar nos confins desse país e descobrir que só São Paulo não tem a MÍNIMA noção de regência verbal e nominal, etc...Mas é claro que sim.
Para com isso, gente. Disfarça um pouco a birra, hehe.
Tenha mais certeza ainda de que São Paulo não é o fundo do poço da língua portuguesa por falarmos "carta" no lugar de "cnh", nem por falarmos "farol" ou "sinal" ao invés de "semáforo", nem por existir a opção de pizza de calabresa sem queijo. Deve ter tanta, mas tanta, mas TANTA coisa pior e engraçada por aí nesse Brasil continental que chega a parecer zoera dizer que São Paulo é a responsável pela língua portuguesa mal falada no Brasil.
Trabalhei com um bahiano na produção de uma empresa há alguns anos. Era uma pessoa muito legal, super alto astral, e ele falava cada coisa esquisita...todo mundo dava risada. E ele dava risada da forma como nós falávamos aqui. Isso é tão natural...Ninguém tá errado. E ninguém fica bravo ou leva a sério esse tipo de coisa dizendo que a língua portuguesa tá em risco por causa dos fatores regionais e culturais que moldam a forma de falar das pessoas. Acredite, o problema da Língua Portuguesa está em outra esfera, um buraco bem mais fundo e de horizonte triste.
Jãozeiro- Membro
É "baiano", sem "h".
Mas que fica mais chique bahiano isso fica! Kkk
Fernando Zadá- Moderador
Tô chegando à conclusão de que o culpado disso tudo é o BONA, método de solfejo usado nos exames da Ordem dos Músicos e em muitos Conservatórios em SP.
Só para constar, meu professor de violão (entre 1984 e 1988), era baiano, estudou música na Bahia e veio para SP continuar os estudos, com um professor que era ligado à Ordem dos Músicos (preparava os alunos para os exames da carteira profissional). Foi a primeira pessoa que ouvi falar Dô.
^ Acho que se usa Bona no Brasil todo.
Enfim, eu não gosto de mudar as coisas que já existem. De chamar o de "ô" ou e de "ê".
Expressões regionais são outro assunto.
Enfim, eu não gosto de mudar as coisas que já existem. De chamar o de "ô" ou e de "ê".
Expressões regionais são outro assunto.
bahyanno
lembro de aprender e reproduzir o solfejo com "ô", mas sempre me referi à nota sozinha com "ó".
mas pensando bem, acho que só o primeiro eu falo "dô", o segundo sai "dó"; que maluquice isso hahahaha
lembro de aprender e reproduzir o solfejo com "ô", mas sempre me referi à nota sozinha com "ó".
mas pensando bem, acho que só o primeiro eu falo "dô", o segundo sai "dó"; que maluquice isso hahahaha
Raul S.- Membro
allexcosta escreveu:...Vou dizer o que é: tem gente que acha que vogais fechadas são chiques e européias enquanto vogais abertas são bregas e nordestinas (pra quem é de SP, baianas). Mal sabem essas pessoas que brega é assassinar a língua mãe pra tentar ser chique.
Mais preciso q isso, só um P-Bass.
allexcosta escreveu:
...Onde que ficam esses conservatórios, gente? Do que vocês tão falando? Conservatório no Brasil falando "Dô" e "Ti"? Seriam escolas com métodos em Inglês ou algo assim? Que bizarro isso...
Parece q é bom evitar estudar música em SP.
fheliojr- Membro
"Fui na padaria e comprei pão é léite".allexcosta escreveu:...assim como "a, ê, i, ô, u" tá errado.
"O baixista toca as notas com muita précisão"
"Eu tive qué ir embora mais cédo"
"As madéiras do meu baixo são Basswood e Maple"
"Vamos tomar uma cérvéja?"
Breno_Barnabe- Membro
Breno_Barnabe escreveu:"Fui na padaria e comprei pão é léite".allexcosta escreveu:...assim como "a, ê, i, ô, u" tá errado.
"O baixista toca as notas com muita précisão"
"Eu tive qué ir embora mais cédo"
"As madéiras do meu baixo são Basswood e Maple"
"Vamos tomar uma cérvéja?"
Nada a ver, brother. Tô falando do nome das vogais, todo mundo entendeu. O som "ê" existe em Português, as letras "ê" e "ô" não existem.
Tente de novo...
Página 1 de 3 • 1, 2, 3