Por que falamos mais aqui de equipamentos do que sobre música em geral?
+3
allexcosta
Mulambo
pedrohenrique.astronauta
7 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Por que falamos mais aqui de equipamentos do que sobre música em geral?
Uma constatação curiosa e que pretendo fazer uma força para mudar o que estiver ao meu alcance:
Os tópicos quer mais movimentam por aqui são na maioria sobre equipamentos e muito pouco se discute sobre música mesmo. Não canso de ver alguém postar um video bacana e os comentários girarem em torno do equipamento utilizado e do timbre mas raramente sobre os aspectos musicais.
Gente temos muita, mas muita mesmo informação sobre tudo relativo a equipamentos aqui mas poderíamos fazer um esforço para aumentar a participação nos outros tipos de tópicos aqui principalmente os relacionados a questões musicais.
Não que seja ruim discutir sobre equipo eu mesmo já aprendi muito aqui e tirei mil dúvidas e ainda considero aqui a melhor fonte para buscar sobre qualquer dúvida sobre modelos, tipos de equipamentos e etc mas sinto falta de maior participação nos tópicos mais musicais mesmo..
Viagem minha isso???
Que acham?
Os tópicos quer mais movimentam por aqui são na maioria sobre equipamentos e muito pouco se discute sobre música mesmo. Não canso de ver alguém postar um video bacana e os comentários girarem em torno do equipamento utilizado e do timbre mas raramente sobre os aspectos musicais.
Gente temos muita, mas muita mesmo informação sobre tudo relativo a equipamentos aqui mas poderíamos fazer um esforço para aumentar a participação nos outros tipos de tópicos aqui principalmente os relacionados a questões musicais.
Não que seja ruim discutir sobre equipo eu mesmo já aprendi muito aqui e tirei mil dúvidas e ainda considero aqui a melhor fonte para buscar sobre qualquer dúvida sobre modelos, tipos de equipamentos e etc mas sinto falta de maior participação nos tópicos mais musicais mesmo..
Viagem minha isso???
Que acham?
Re: Por que falamos mais aqui de equipamentos do que sobre música em geral?
Interessante o apontamento. Acredito que isso reflete a cultura e o tipo de assunto que as pessoas em geral dominam mais. É mais fácil falar sobre equipamentos do que sobre música, visto que é um assunto que geralmente as pessoas leem mais e se aprofundam mais e possuem mais interesse. Engraçado que atualmente tenho tentado estudar mais. Com isso tenho pensado cada vez menos em equipamento. Pra ser sincero, o que menos tenho feito atualmente é tocar baixo. Tenho feito mais uso do violão. Um Eagle DH69 empenado
pedrohenrique.astronauta- Membro
Fernando Zadá gosta desta mensagem
Já pensou em afinar ele em quartas como um contrabaixo? Rsssss
Fernando Zadá escreveu:Já pensou em afinar ele em quartas como um contrabaixo? Rsssss
Confesso que não, mas seria interessante pra sair da zona de conforto.
pedrohenrique.astronauta- Membro
EADGCF testa ai fica igual o contrabaixo.
Tudo simétrico. Se pegar um 6 cordas só soa uma quinta mais grave.....
quer dizer algumas.... rsssss
Perde umas cordas soltas em acordes básicos mas fica tudo bem simétrico.
Tudo simétrico. Se pegar um 6 cordas só soa uma quinta mais grave.....
quer dizer algumas.... rsssss
Perde umas cordas soltas em acordes básicos mas fica tudo bem simétrico.
Tá vendo, vcs já estão discutindo sobre equipamento, hehe.
Discussão sobre equipamento acho que é algo mais objetivo, discussão sobre música é algo muito subjetivo, envolve gosto musical e tal.
veja o rock que é um estilo que muitos aqui não gostam, eu acho The Who o máximo, e seu respectivo baixista John Entwistle, assunto que já deu muito pano pra manga, hehe.
Discussão sobre equipamento acho que é algo mais objetivo, discussão sobre música é algo muito subjetivo, envolve gosto musical e tal.
veja o rock que é um estilo que muitos aqui não gostam, eu acho The Who o máximo, e seu respectivo baixista John Entwistle, assunto que já deu muito pano pra manga, hehe.
HenriqueBessa gosta desta mensagem
Mulambo escreveu:Tá vendo, vcs já estão discutindo sobre equipamento, hehe.
Me desculpe mas afinação tem mais a ver com concepção do que com o equipamento em si.
Não abordei o modelo do equipamento nem tipo de cordas nem nada fui brincar sobre a concepção de afinação que a meu ver é algo musical e conceitual.
Complexo isso aqui.
rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem
Boa. Eu lembrava que tinha algo sobre esse assunto mas não exatamente qual tópico.
Estou até relendo.
Mas não é exclusivo daqui não eu já constatei isso em outros grupos de baixistas tipo whatsapp e afins.
Alguns pontos:
Nem todo dono de equipamento é músico.
É muito mais fácil você comprar um baixo que aprender a tocá-lo.
Só esses dois fatos já causam boa parte dessa discrepância estatística que observamos.
Só esses dois fatos já causam boa parte dessa discrepância estatística que observamos.
patrickqueres, bodhan, Fernando Zadá e rafael.buzzi.andrade gostam desta mensagem
é uma das minhas constatações também Allex e mesmo quem não é exatamente músico se bem estimulado poderia se conectar mais com o fazer, estudar e apreciar a música do que apenas ter instrumentos.
A música na vida das pessoas acontece de várias formas e uma pode ser só estar em contato mas para quem já tem um instrumento nada mais legal do que se conectar com o fazer.
Minha idéia é estimular mais o povo aqui a curtir mais esse lado que não precisa ser árduo, cada um pode levar ele no seu nível e se divertir tocando o que gostar ou o que consegue.
Entrei de novo numa jornada bem focado na parte didática e educacional acho que por isso to cutucando aqui.
A música na vida das pessoas acontece de várias formas e uma pode ser só estar em contato mas para quem já tem um instrumento nada mais legal do que se conectar com o fazer.
Minha idéia é estimular mais o povo aqui a curtir mais esse lado que não precisa ser árduo, cada um pode levar ele no seu nível e se divertir tocando o que gostar ou o que consegue.
Entrei de novo numa jornada bem focado na parte didática e educacional acho que por isso to cutucando aqui.
allexcosta escreveu:Alguns pontos:
Acredito que é por aí mesmo. Pra ter equipamento basta comprar. Agora, pra ser músico...
Por isso equipamento rende mais assunto. Envolve áudio, tecnologia, compra, consumo, marca, design, mercado, polêmicas. É um assunto mais geral, enquanto Música é mais assunto de músico.
Têm muito mais hobbysta e comprador do que músico mesmo, então equipamento tem mais assunto. E o próprio músico também gosta bastante de falar sobre equipamento. Aí soma as duas coisas e o assunto "Música" acaba levando esse 7x1.
Mas isso é em tudo quanto é lugar. No Youtube mesmo, os vídeos que mais bombam são sobre equipamento, e não sobre teoria ou técnica.
Jãozeiro- Membro
Mulambo escreveu:veja o rock que é um estilo que muitos aqui não gostam
Frequentaríamos nós dois o mesmo fórum?
Que eu saiba dos quase 30.000 membros registrados há 2 ou 3 que já demonstraram ter algum tipo de ressalva em relação ao rock.
Já comentários jocosos em relação a outros estilos existem aos borbotões e só não existem mais porque aqueles 2 ou 3 são relativamente vocais em relação a esses assuntos.
Em tempo e pela milésima vez: apesar de entender que me incluo entre esses 2 ou 3, é importante notar que eu nunca disse que não gostava de rock em si. Minhas críticas são relacionadas a comportamentos de fãs do gênero, sua atitude de superioridade, mitos e lendas sem sentido e alguns músicos expoentes do estilo que têm dificuldade em tocar coisas mais básicas e são endeusados. E não é nem o fato de serem endeusados, pois cada um endeusa quem quer, mas sim porque esse endeusamento muitas vezes prejudica o desenvolvimento do músico, que repete erros dos seus ídolos e tem dificuldade de evoluir no instrumento por achar que o errado é certo.
Fosse pelas estatísticas, o FCBR poderia até se chamar "Fórum Contrabaixo São Paulo e seletos convidados de outras regiões". E pessoas de SP invariavelmente gostam de rock.
Fernando Zadá escreveu:Os tópicos quer mais movimentam por aqui são na maioria sobre equipamentos e muito pouco se discute sobre música mesmo. Não canso de ver alguém postar um video bacana e os comentários girarem em torno do equipamento utilizado e do timbre mas raramente sobre os aspectos musicais.
da minha parte é por questão de
1) domínio do/interesse no assunto
2) não tenho a mesma linguagem e background musical da maioria esmagadora das outras pessoas daqui
onde eu mais vejo discussão sobre música, técnica e teoria hoje em dia: grupos de whatsapp de determinados cursos que comprei que oferecem isso do professor abrir grupo pros alunos
A partir dos 8 minutos:
luisporto gosta desta mensagem
Fernando Zadá escreveu:A partir dos 8 minutos:
é igualmente engraçado e patético essa galera que fica querendo ter o papel de "guardião do que é música de verdade". nao acho que esse lance é meramente frustraçao, tá mais pra frustração misturada com uma proporção igual ou maior de falta do que fazer.
mas... infelizmente essa galerinha é o que mais tem por aí, em qualquer grupinho possível. principalmente na internet.
a gente vai aprendendo.
Cara pior que conheço N músicos profissionais que ainda carregam esse dogmas:
Baixista de verdade toca 4 cordas
Até 5 cordas vai lá.....
Guitarrista brabo usa 0.10..
Batera de verdade não precisa de batera gigante (se bem que essa até concordo em parte! Rsss)
Baixo é direto no ampli não precisa de nada mais...
O meio musical mesmo o profissional ainda é cheio dessas pseudo análises e xaropices, infelizmente.
Baixista de verdade toca 4 cordas
Até 5 cordas vai lá.....
Guitarrista brabo usa 0.10..
Batera de verdade não precisa de batera gigante (se bem que essa até concordo em parte! Rsss)
Baixo é direto no ampli não precisa de nada mais...
O meio musical mesmo o profissional ainda é cheio dessas pseudo análises e xaropices, infelizmente.
o meio mais profissional realmente tem babaquice pra cacete. o que me lembra da história do lee sklar e seu "producer switch"...
KKkkkk
figuraça!!!!!!
figuraça!!!!!!
Fiquei pensando aqui, Zadá.
Um pouco além do que já comentaram, acho que é natural sermos atraído pelo que está mais à vista, né? Às vezes, pra algumas pessoas, isso pode ser suficiente naquele momento. E tá tudo bem, eu acho.
Acho que é a tal da "curva de aprendizagem".
Se aprofundar num tópico requer buscar e enxergar além do superficial, e isso exige mais experiência e conhecimento também.
Às vezes vejo vídeos e tópicos aqui que eu só consigo curtir e parabenizar o autor porque me faltam condições técnicas até mesmo pra entender o que, daquilo que estou lendo ou assistindo, eu posso me apropriar. Até que um dia eu sinto falta de alguma coisa, pra resolver uma situação qualquer, e volto correndo pra cá, procurar o que só então eu consigo enxergar pra buscar.
O importante é a informação estar disponível e acessível, eu acho.
Abraço.
Um pouco além do que já comentaram, acho que é natural sermos atraído pelo que está mais à vista, né? Às vezes, pra algumas pessoas, isso pode ser suficiente naquele momento. E tá tudo bem, eu acho.
Acho que é a tal da "curva de aprendizagem".
Se aprofundar num tópico requer buscar e enxergar além do superficial, e isso exige mais experiência e conhecimento também.
Às vezes vejo vídeos e tópicos aqui que eu só consigo curtir e parabenizar o autor porque me faltam condições técnicas até mesmo pra entender o que, daquilo que estou lendo ou assistindo, eu posso me apropriar. Até que um dia eu sinto falta de alguma coisa, pra resolver uma situação qualquer, e volto correndo pra cá, procurar o que só então eu consigo enxergar pra buscar.
O importante é a informação estar disponível e acessível, eu acho.
Abraço.