Cliff Burton
+27
Zubrycky
Renato Aversari
HenriqueBessa
deathenrique
lucas.desf
Kobeh
Aguinaldo
Masteles
thorian-maskier
Shangraf
dinamite
Geo
Schafe
gobatto
MINGO
limanegative13
Lapetina
Maniaky
Glauco
Tiago Digestivo
César_RS
Edu Fettermann
Antonio_Ramone
PedroVictor
jiroumaru
Christian
Nando Medeiros
31 participantes
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Cliff Burton
Boa noite pessoal,
Bom, há algumas horas estou "passeando" pelo forum lendo sobre diversos assuntos, quando comecei ler sobre os baixistas e, para meu espanto, não encontrei se quer menção ao finado mas impressionante Cliff Burton.
Antes que me rotulem de "desculturado" hehehe, tenho muitas influencias, mas um baixistas que eu realmente admiro (entre vários outros) foi o melhor baixista do Metallica.
Penso ser impressionante várias criações que ele fez para musicas de um gênero bem "reto", quero dizer, quando a maioria das musicas de rock e heavy metal possuem apenas sequências de tônicas acompanhando a batida da musica, este criou levas interessantes e principalmente algumas musicas instrumentais do próprio Metallica como Orion e Anesthesia (Pulling Teeth) - obras, para mim, muito mais clássicas inspiradas no erudito do que no rock.
Infelizmente ele falecera cedo deixando pouco material, talves muitas coisas eu ainda não tenha encontrado.
Mas sem dúvidas o considero um "Gênio".
Espero que não me entendam como um obtuso aficcionado por Rock, mas este instrumentista tem o seu valor.
Assim, questiono:
1 - Apenas eu o considero um artista fora de série?
2 - Alguém tem/conhece mais materiais sobre ele além do Metallica?
3 - O que pensam sobre ele?
Muito obrigado.
Nando Medeiros
Bom, há algumas horas estou "passeando" pelo forum lendo sobre diversos assuntos, quando comecei ler sobre os baixistas e, para meu espanto, não encontrei se quer menção ao finado mas impressionante Cliff Burton.
Antes que me rotulem de "desculturado" hehehe, tenho muitas influencias, mas um baixistas que eu realmente admiro (entre vários outros) foi o melhor baixista do Metallica.
Penso ser impressionante várias criações que ele fez para musicas de um gênero bem "reto", quero dizer, quando a maioria das musicas de rock e heavy metal possuem apenas sequências de tônicas acompanhando a batida da musica, este criou levas interessantes e principalmente algumas musicas instrumentais do próprio Metallica como Orion e Anesthesia (Pulling Teeth) - obras, para mim, muito mais clássicas inspiradas no erudito do que no rock.
Infelizmente ele falecera cedo deixando pouco material, talves muitas coisas eu ainda não tenha encontrado.
Mas sem dúvidas o considero um "Gênio".
Espero que não me entendam como um obtuso aficcionado por Rock, mas este instrumentista tem o seu valor.
Assim, questiono:
1 - Apenas eu o considero um artista fora de série?
2 - Alguém tem/conhece mais materiais sobre ele além do Metallica?
3 - O que pensam sobre ele?
Muito obrigado.
Nando Medeiros
Última edição por Nando Medeiros em Seg Fev 01, 2010 10:54 am, editado 1 vez(es)
Nando Medeiros- Membro
Re: Cliff Burton
Cara possuo uma banda cover do Metallica onde tocamos muitas músicas da fase do Cliff, acredito que ele tenha sido um baixista fora de série pra época, hoje em dia eu acho que ele não se sairia bem, o pizzicato dele era fenomenal, super criativo, na verdade dos membros do Metallica na epoca era o que mais sabia de música.
Curiosidade
Ele era de uma banda chamada trauma isso em 82, quando o Hetfield e o Kirk estavam a procura de um "guitarrista" que tinha feito um solo no dia que ja era a Anesthesia, na verdade eles se surpreenderam que era o baixista e sem pestanejam começaram a persuadir ele a entrar pro Metallica...
MAs cara se voce não assistiu o video Cliff em all, procura ele porque tem fotos, videos raros, entrevista com ele... adoro o Som dele com o Rickenbaker e com aquele baixo aria pro signature CB
Merchan.....
nossa banda fez até uma sessão de fotos baseada em algumas fotos do Metallica, deixa eu dividir uma com você...
Curiosidade
Ele era de uma banda chamada trauma isso em 82, quando o Hetfield e o Kirk estavam a procura de um "guitarrista" que tinha feito um solo no dia que ja era a Anesthesia, na verdade eles se surpreenderam que era o baixista e sem pestanejam começaram a persuadir ele a entrar pro Metallica...
MAs cara se voce não assistiu o video Cliff em all, procura ele porque tem fotos, videos raros, entrevista com ele... adoro o Som dele com o Rickenbaker e com aquele baixo aria pro signature CB
Merchan.....
nossa banda fez até uma sessão de fotos baseada em algumas fotos do Metallica, deixa eu dividir uma com você...
Christian- Membro
Pois é amigo, eu não consegui assistir o video inteiro hehehe..
Olha, com todo respeito, mas não compartilho da sua ideia de que ele não se daria bem hoje, acredito que ele continua sendo impressionante hehehe e ainda tem espaço para essa vertente, mesmo no pizzicato não sei se tem MUITA gente como ele.
Bom, infelizmente eu nunca encontrei nada anterior ao Metallica, nunca encontrei nenhuma musica do Trauma...
E fico feliz em saber da sua banda.
Sucesso com ela Christian!! =P
Olha, com todo respeito, mas não compartilho da sua ideia de que ele não se daria bem hoje, acredito que ele continua sendo impressionante hehehe e ainda tem espaço para essa vertente, mesmo no pizzicato não sei se tem MUITA gente como ele.
Bom, infelizmente eu nunca encontrei nada anterior ao Metallica, nunca encontrei nenhuma musica do Trauma...
E fico feliz em saber da sua banda.
Sucesso com ela Christian!! =P
Nando Medeiros- Membro
Acho que o maior impacto que ele teve foi nas composições do Metallica e não necessariamente no baixo. Basta ver a diferença gritante do Kill'em All para o Ride the Lightning. Coincidentemente (?) o "And Justice For All" foi o último álbum com ares progressivos do Metallica e continha pedaços de material do Burton.
Os solos dele tipicamente eram carregados de drive e wah e a maioria das pessoas que escuta pensa que é uma guitarra. 90% das pessoas acha que a introdução de For Whom the Bell Tolls é uma guitarra por exemplo.
Gosto do Burton, foi um dos motivos que passei a prestar atenção no contrabaixo, a atitude dele no palco era única, imprimia muita velocidade usando os dedos, mas acho que a vida curta dele não nos deixou ver o que ele realmente poderia fazer com o baixo.
As linhas dele são interessantes, mas no geral é difícil escutar o baixo debaixo de tanta guitarra e bateria.
Respondendo mais diretamente às suas perguntas:
1- Acho ele muito bom, mas não diria excepcional.
2- Antes dele tocar no Metallica ele tocou numa banda chamada Trauma.
3- Um dos motivos pelo qual passei a prestar atenção no baixo, gosto muito do material dele.
Os solos dele tipicamente eram carregados de drive e wah e a maioria das pessoas que escuta pensa que é uma guitarra. 90% das pessoas acha que a introdução de For Whom the Bell Tolls é uma guitarra por exemplo.
Gosto do Burton, foi um dos motivos que passei a prestar atenção no contrabaixo, a atitude dele no palco era única, imprimia muita velocidade usando os dedos, mas acho que a vida curta dele não nos deixou ver o que ele realmente poderia fazer com o baixo.
As linhas dele são interessantes, mas no geral é difícil escutar o baixo debaixo de tanta guitarra e bateria.
Respondendo mais diretamente às suas perguntas:
1- Acho ele muito bom, mas não diria excepcional.
2- Antes dele tocar no Metallica ele tocou numa banda chamada Trauma.
3- Um dos motivos pelo qual passei a prestar atenção no baixo, gosto muito do material dele.
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru- Membro
Adoro o Burton mas achei ele um baixista limitado, no estilo dele ele comandava, fez escola. MAs hoje em dia é diferente cara existe baixistas fenomenais no Metal.
Steve DiGiorgio que colocar fretless no Metal não é pra qualquer um, e o caraa ser batido hoje em dia billy sheehan....
Steve DiGiorgio que colocar fretless no Metal não é pra qualquer um, e o caraa ser batido hoje em dia billy sheehan....
Christian- Membro
Bom, infelizmente tenho de concordar, talves tenha sido por falta de tempo ... que não tenha influenciado o instrumento. Mas de qualquer forma não o fez - uma revolução ou inovação.
As duas obras primas dele, as quais acho muito interessantes e inspiradoras (as quais já citei) acho muito bem construidas e ao meu ver, ao menos, percebo um "profundo" conhecimento musical e introdução de "intenções" clássicas no rock - este ultimo, sinceramente não vi novamente.
Christian:
Hehehehe, concordo com você,
mas pelo menos pra mim, ao meu mode de ver eles apresentam qualidades e essencias diferentes.
( O Sheehan é outro da minha lista de inspirações hehehe a qual incluo Nico Assumpção - obviamente, Cliff Buston e Geddy Lee - o quarteto que mais me inspira hehehe).
As duas obras primas dele, as quais acho muito interessantes e inspiradoras (as quais já citei) acho muito bem construidas e ao meu ver, ao menos, percebo um "profundo" conhecimento musical e introdução de "intenções" clássicas no rock - este ultimo, sinceramente não vi novamente.
Christian:
Hehehehe, concordo com você,
mas pelo menos pra mim, ao meu mode de ver eles apresentam qualidades e essencias diferentes.
( O Sheehan é outro da minha lista de inspirações hehehe a qual incluo Nico Assumpção - obviamente, Cliff Buston e Geddy Lee - o quarteto que mais me inspira hehehe).
Nando Medeiros- Membro
Vídeo pra animar a conversa:
jiroumaru- Membro
Por ser um grande fã de rock/metal eu não posso deixar de dar minha opinião sobre esse baixista que, pra mim foi um dos que mais inovaram.
Ele tocava do seu próprio jeito, usando efeitos que antes eram usados apenas na guitarra. Cliff deixou a marca dele, além de um som totalmente diferente para baixistas, a maneira de tocar usando frases bem inteligentes e não só a tônica como muitos baixistas de Metal. Para mim, um baixista excepcional.
Com certeza é uma grande influência para mim.
abç!
Ele tocava do seu próprio jeito, usando efeitos que antes eram usados apenas na guitarra. Cliff deixou a marca dele, além de um som totalmente diferente para baixistas, a maneira de tocar usando frases bem inteligentes e não só a tônica como muitos baixistas de Metal. Para mim, um baixista excepcional.
Com certeza é uma grande influência para mim.
abç!
PedroVictor- Membro
Obrigado Pedro =P
Concordo plenamente contigo!
Só, realmente eu acho que não houve tempo para mostrar tudo o que ele sabia .. e todas as sua musicalidade.
Infelizmente...
Concordo plenamente contigo!
Só, realmente eu acho que não houve tempo para mostrar tudo o que ele sabia .. e todas as sua musicalidade.
Infelizmente...
Nando Medeiros- Membro
O Cliff era sensacional um baixista fora de série. O próprio James disse em entrevista que sem ele o Metallica jamais teria chegado aonde chegou. Sem dúvida um dos baixistas mais expressivos do rock.
Cliff Burton Vive...
Cliff Burton Vive...
acho que o Cliff marcou presença na época porque tinha estilo proprio, se afastando um pouco das referências daqueles dias, que eram Geddy Lee e Steve Harris e também fugindo daquela coisa de "dum-dum-dum..." que eram os outros baixistas (vide Judas Priest e AC/DC).
Entretanto, para os dias de hoje, é dificil dizer como sua técnica evoluiria...
Hoje o metal tem grandes baixistas como Steve DiGiorgio e Sean Malone ... ou até mesmo o proprio Trujillo (vou ficar só nesses senão a lista vai ser extensa)
Assistindo os videos antigos do metallica, digo com toda sinceridade que não vejo nada de excepcional nele. Assim com também não vejo nada demais no Gene Simmons. Ou talvez seja só implicância minha.
Entretanto, para os dias de hoje, é dificil dizer como sua técnica evoluiria...
Hoje o metal tem grandes baixistas como Steve DiGiorgio e Sean Malone ... ou até mesmo o proprio Trujillo (vou ficar só nesses senão a lista vai ser extensa)
Assistindo os videos antigos do metallica, digo com toda sinceridade que não vejo nada de excepcional nele. Assim com também não vejo nada demais no Gene Simmons. Ou talvez seja só implicância minha.
Convidado- Convidado
Eu considero ele sim um baixista excepcional, assim como alguns outros dentro do rock/metal como o Geddy Lee ou john Myung do dream theater. Cliff buton conseguiu com poucos anos de trabalho o prestigio que outros levaram muito mais tempo para conseguir. (minha humilde opinião).
abç
abç
PedroVictor- Membro
Gosto muito da fase do Metallica com o Burton no baixo, acho as linhas do cara muito interessantes e com uma pegada animal. E acredito que se ele estivesse vivo até hoje, continuaria sendo um grande baixista.
Nando Medeiros escreveu:Antes que me rotulem de "desculturado" hehehe, tenho muitas influencias, mas um baixistas que eu realmente admiro (entre vários outros) é o primeiro baixista do Metallica.
O Cliff Burton não foi o primeiro baixista do Metallica. O primeiro foi o Ron Mcgovney:
Clube Cort #11
Clube Rock/Metal #021
César_RS- Membro
Sempre achei a pegada do Cliff animal, e seus timbres tb...com seu Aria pro e seu Rick....vai saber, hj o cara se estivesse no Metallica, faria muita diferença....fui muito fâ deles, fui no 10 show deles no Brasil, no Ibirapuera, e tava vazio, não era essa coisa comercial de hj....metallica p mim já acabou faz ´´e tempo...com todo respeito aos membros da banda e aos colegas aqui.
Glauco- Membro
Edu Fettermann escreveu:^ Nessa foto o Mustaine tá parecendo uma tia minha...
kkkkkkkkk
Mas falando sério, foi um grande baixista, infelizmente morreu muito cedo, em uma video o guitarrista kirk diz que ele(Cliff) tomou o lugar do kirk ou seja se ele não tivesse trocado de lugar ele ainda estaria vivo.
E aquela introdução do for whom the bell tolls é um arregaço(eu jurava que era uma guitarra, heheeh)
Maniaky- Membro
Cara, eu curto bastante as musicas do Metallica com o Cliff
mas acho o Trujillo MUITO superior!
na verdade acho o Trujillo un tanto quanto sobrenatural tocando!
impressionante!
se não tiverem assistido, vejam no youtube o video da seleção do baixista do metallica!
absurdo!
abç
mas acho o Trujillo MUITO superior!
na verdade acho o Trujillo un tanto quanto sobrenatural tocando!
impressionante!
se não tiverem assistido, vejam no youtube o video da seleção do baixista do metallica!
absurdo!
abç
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Ao ser superior .. eu não concordo não...
Até por que no mesmo video que tu fala ...
O James, o Lars e o Kirk comentam que escolheram o Trujilo exatamente por ter uma "vibração" e uma pegada que lembra-os o Cliff...
E outra, são estilos bem diferentes de tocar dos dois - Influencias.. composições... noção musical..
Eu acho.
Falow
Até por que no mesmo video que tu fala ...
O James, o Lars e o Kirk comentam que escolheram o Trujilo exatamente por ter uma "vibração" e uma pegada que lembra-os o Cliff...
E outra, são estilos bem diferentes de tocar dos dois - Influencias.. composições... noção musical..
Eu acho.
Falow
Nando Medeiros- Membro
No video, eles perguntam pro Robert, que musica ele iria tocar, ele responde fight fire with fire, e ai eles olham e veem que ele não esta com uma palheta na mão....eles se entreolham e mandam ver.......o Jason usava palheta.... acho que deu essa "sensação" que eles tiveram o cliff nao usava palheta, heheh
Maniaky- Membro
Sei não, acho que no Metallica ele realmente não seju superior
mas ouvindo ele no Infectous Grooves
da até medo!
mas ouvindo ele no Infectous Grooves
da até medo!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Curto muito o Trujilo. mas acho q ele combinava mais com o Suicidal Tendencies
limanegative13- Membro
cara olha a audição da escolha dos baixistas, no DVd, cara o trujillo é fora de serie, a combinação que ele faz, a escolha de repertorio, do baixo, o cara saca mesmo, desculpa mas aqueles outros baixistas no chão o Trujillo toca e muito...
Christian- Membro
outro dia vi esse documentário no multishow.
depois de terem escolhido o Trujilo, o Lars fala algo do tipo:
"Na época que vimos o Cliff tocar, tivemos certeza de ele teria que estar na banda. Mas, ironicamente, se ele aparecesse hoje, não teria tanta certeza de que seria o escolhido."
Eu, de certa forma, concordo com o Lars. Na epoca dele, Cliff se destacava, mas hoje em dia tem muito baixista de rock e heavy metal fazendo trabalhos muito interessantes.
Acho que as pessoas deviam analisar por esse angulo, senão esse tópico acaba ficando parecido com coisas do tipo "Randy Rhoads x Zakk Wylde"
"Na época que vimos o Cliff tocar, tivemos certeza de ele teria que estar na banda. Mas, ironicamente, se ele aparecesse hoje, não teria tanta certeza de que seria o escolhido."
Eu, de certa forma, concordo com o Lars. Na epoca dele, Cliff se destacava, mas hoje em dia tem muito baixista de rock e heavy metal fazendo trabalhos muito interessantes.
Acho que as pessoas deviam analisar por esse angulo, senão esse tópico acaba ficando parecido com coisas do tipo "Randy Rhoads x Zakk Wylde"
Convidado- Convidado
O Cliff marcou época, e deixou um trabalho bem bacana foi um dos que me influenciou a começar a tocar...fez muita falta, quem sabe o metallica não tivesse trilhado certos caminhos que trilhou, se ele não tivesse morrido.
Warwick Club #003
MINGO- Membro
Acho q esse omentário do Lars é coisa sazonal...HJ em dia, pro tipo de somq eles tão fazendo, talvez achem o trujilo mais encaixado....mas não vejo outro baixist ap p metallica nos anos 80...Agora...se o burton estivesse ai ainda...ai eu queria ver ....
Glauco- Membro
AlvinW escreveu:outro dia vi esse documentário no multishow.
Se não houvesse o Cliff, não haveria tantos baixistas de heavy metal fazendo trabalhos interessantes assim...
gobatto- Eterno Colaborador
gobatto escreveu:
Se não houvesse o Cliff, não haveria tantos baixistas de heavy metal fazendo trabalhos interessantes assim...
menos, ok?
daqui a pouco o Cliff Burton vai virar o Jaco Pastorius do Heavy :p
Convidado- Convidado
AlvinW escreveu:gobatto escreveu:
menos, ok?
+1 Geezer Butler, Lemmy Killmister, Geddy Lee e outros já fazem esse serviço...
jiroumaru- Membro
AlvinW escreveu:gobatto escreveu:
menos, ok?
como assim "daqui a pouco", ele é o Jaco do metal
(sem querer gerar confusão...)
Existem muitos baixistas bom no meio sim, mais até que os já citados.
Só acho que o comentário do Lars foi totalmente desnecessário.
Só acho que o comentário do Lars foi totalmente desnecessário.
gobatto- Eterno Colaborador
Christian escreveu:Cara possuo uma banda cover do Metallica onde tocamos muitas músicas da fase do Cliff, acredito que ele tenha sido um baixista fora de série pra época, hoje em dia eu acho que ele não se sairia bem, o pizzicato dele era fenomenal, super criativo, na verdade dos membros do Metallica na epoca era o que mais sabia de música.
bom, o cara esquece que se ele estivesse vivo teria evoluido também né..... ele morreu em 1986.... vc toca baixo desde quando ?? pense nisso de 86 pra cá o que ele teria aprendido ??
Geo- Membro
Isso cara, mas tem baixistas fora de sério hoje, realmente ele teria aprendido muitas coisas, na minha humilde e parca opinião ele não estaria tocando hoje, seria um produtor... é so olhar como depois dele o Metallica mudou o som, porque não sei, mas sempre tem músicas boas....
Christian- Membro
cliff = erudito
trujillo = groovero
completamente diferente os estilos, o cliff preencheu uma lacuna na epoca q o metallica era mto mais visceral, jovem....cliff p/mim é um deus do metal e é claro q a morte aumentou ainda mais a figura de "mito".
sou fã do trujillo tbm e do suicidal e infectious e acho q no quesito groove ele é mto melhor sim. o cliff mexia c/musica classica, nao tem como comparar....
só acho o trujillo com todo o groove q ele tem um tanto "desperdiçado" p/tocar um som mais duro como o do metallica, mas quem viu a audiçao sabe q ele procurou isso, ficou milionario, era o q ele queria. alem do mais, nas audiçoes ficou claro q ele era o melhor q tinha ali, teve uns até q deram fiasco tocando.
trujillo = groovero
completamente diferente os estilos, o cliff preencheu uma lacuna na epoca q o metallica era mto mais visceral, jovem....cliff p/mim é um deus do metal e é claro q a morte aumentou ainda mais a figura de "mito".
sou fã do trujillo tbm e do suicidal e infectious e acho q no quesito groove ele é mto melhor sim. o cliff mexia c/musica classica, nao tem como comparar....
só acho o trujillo com todo o groove q ele tem um tanto "desperdiçado" p/tocar um som mais duro como o do metallica, mas quem viu a audiçao sabe q ele procurou isso, ficou milionario, era o q ele queria. alem do mais, nas audiçoes ficou claro q ele era o melhor q tinha ali, teve uns até q deram fiasco tocando.
Para min , como todos já pensaram de algum músico que já morreu antigamente... se ele estivesse vivo hj , como ele estaria tocando?
Cliff era um baixista virtuoso , adorava música clássica e jazz...fez aula com um professor na area onde morava san francisco , abc o nome da escola... possivelmente este professor era bom , ele tocava se eu não me engando , aos 8 anos de idade contrabaixo acustico na teatro.
Resumindo, influenciado pelo lemmy , geezer ... tirou influecias para usar seus efeitos ,pedal de distorção big muff "SOVIETICO" (não é o big muff americano como quase todo mundo acha so pq ta no wikipedia) e wha da morley.
Ai que eu falo , as tecnicas do cliff , não eram slaps e nen tapping... ao menos nunca demonstrou ao vivo... O que ele fazia era solar mesmo no contra baixo... influeciado por guitarristas ...
Ele tinha um alto conhecimento de teoria musical , que até então deu aulas para o guitarrista base , James Hetfield em 1984.
quanto a baixista do heavy metal: sim , ele revolucionou o metallica , apos sua entrada na banda , o thrash metal no metallica nasceu! Quando saiu o album Master of Puppets , não teve duvidas....cliff era o mestre mesmo.
No album master of puppets , tem 2 musicas que se destacam a atuação do cliff... Orion "instrumental" , sua composição é impressionante....e inclusive tem um solo de baixo...
E a ultima musica , que a introdução é feita no baixo , 12 tracks gravadas em cima...
Então se cliff estivesse vivo hj? não sei responder... se ele aprimoraria suas tecnicas? Afinal nos anos 80 era um mundo , depois virou outro mundo ... musicalmente .... quem curte rock , metal ... death metal e por ai vai... sabe que nos anos 80 , sairam os melhores album da historia da musica "falo metal rock e etc..." E não se discute.
eu so queria escrever um pouco ahuuha, pq eu já fui muito vidrado no cliff, que pesquisei tanto , sei muita muita coisa sobre ele e etc...
Se quiserem perguntar....estou a disposição
abraços
Cliff era um baixista virtuoso , adorava música clássica e jazz...fez aula com um professor na area onde morava san francisco , abc o nome da escola... possivelmente este professor era bom , ele tocava se eu não me engando , aos 8 anos de idade contrabaixo acustico na teatro.
Resumindo, influenciado pelo lemmy , geezer ... tirou influecias para usar seus efeitos ,pedal de distorção big muff "SOVIETICO" (não é o big muff americano como quase todo mundo acha so pq ta no wikipedia) e wha da morley.
Ai que eu falo , as tecnicas do cliff , não eram slaps e nen tapping... ao menos nunca demonstrou ao vivo... O que ele fazia era solar mesmo no contra baixo... influeciado por guitarristas ...
Ele tinha um alto conhecimento de teoria musical , que até então deu aulas para o guitarrista base , James Hetfield em 1984.
quanto a baixista do heavy metal: sim , ele revolucionou o metallica , apos sua entrada na banda , o thrash metal no metallica nasceu! Quando saiu o album Master of Puppets , não teve duvidas....cliff era o mestre mesmo.
No album master of puppets , tem 2 musicas que se destacam a atuação do cliff... Orion "instrumental" , sua composição é impressionante....e inclusive tem um solo de baixo...
E a ultima musica , que a introdução é feita no baixo , 12 tracks gravadas em cima...
Então se cliff estivesse vivo hj? não sei responder... se ele aprimoraria suas tecnicas? Afinal nos anos 80 era um mundo , depois virou outro mundo ... musicalmente .... quem curte rock , metal ... death metal e por ai vai... sabe que nos anos 80 , sairam os melhores album da historia da musica "falo metal rock e etc..." E não se discute.
eu so queria escrever um pouco ahuuha, pq eu já fui muito vidrado no cliff, que pesquisei tanto , sei muita muita coisa sobre ele e etc...
Se quiserem perguntar....estou a disposição
abraços
dinamite- Membro
Sei que faz um tempo desse tópico mas...
Na minha opinião, o Cliff sempre foi endeusado, assim como outros nomes do metal que morreram cedo.
Nunca achei a técnica dele algo extraordinário ou criativo, para mim não passava de um baixista frustrado (que queria ser um guitarrista).
Eu, sempre tive essa opinião sobre ele, mesmo antes de começar a tocar baixo.
Então, com poucos meses tocando me desafiaram a tocar grande parte da música Orion, sinceramente, só tive dificuldade de ouvir, pois não gosto das composições dele.
Obviamente essa é uma opinião pessoal.
Na minha opinião, o Cliff sempre foi endeusado, assim como outros nomes do metal que morreram cedo.
Nunca achei a técnica dele algo extraordinário ou criativo, para mim não passava de um baixista frustrado (que queria ser um guitarrista).
Eu, sempre tive essa opinião sobre ele, mesmo antes de começar a tocar baixo.
Então, com poucos meses tocando me desafiaram a tocar grande parte da música Orion, sinceramente, só tive dificuldade de ouvir, pois não gosto das composições dele.
Obviamente essa é uma opinião pessoal.
Shangraf- Membro
Desculpem-me reviver o tópico...podem me dar o prêmio pá de ouro.
Realmente não acho ele um DEUS no baixo como a maioria dos metaleiros acha (eu por muito tempo achei isso), mas acho ele incrível compositor...
Para quem não sabe o Ride the Lightning, o ...And Justice For All e o Master of Puppets ele era o principal compositor...LECIONANDO algumas coisas para James (o próprio James diz que uma das maiores influências para ele em questão musical eram as idéias de Cliff).
Ele conseguia fazer linhas eruditas virarem metal com muita facilidade, e as músicas do Metallica que mais gosto são nessa linha...então por isso acho ele um músico incrivel.
Fora a carisma e humildade do cara!
1 - O considero muito mais um grande compositor do que um virtuoso
2 - Trauma e dizem ter umas musicas rolando por aí de trabalhos que ele estava fazendo...tanto que foram com trechos destes que criaram a To Live is To Die.
3 - O começo e o fim das melhores músicas do Metallica.
Realmente não acho ele um DEUS no baixo como a maioria dos metaleiros acha (eu por muito tempo achei isso), mas acho ele incrível compositor...
Para quem não sabe o Ride the Lightning, o ...And Justice For All e o Master of Puppets ele era o principal compositor...LECIONANDO algumas coisas para James (o próprio James diz que uma das maiores influências para ele em questão musical eram as idéias de Cliff).
Ele conseguia fazer linhas eruditas virarem metal com muita facilidade, e as músicas do Metallica que mais gosto são nessa linha...então por isso acho ele um músico incrivel.
Fora a carisma e humildade do cara!
1 - O considero muito mais um grande compositor do que um virtuoso
2 - Trauma e dizem ter umas musicas rolando por aí de trabalhos que ele estava fazendo...tanto que foram com trechos destes que criaram a To Live is To Die.
3 - O começo e o fim das melhores músicas do Metallica.
"Eu tenho certeza que é!! Cara visionário, audacioso... o Hans Donner do design baixístico!" edumerino sobre o designer do MM Bongo - Clube dos Nerds, Geeks e Afins #55 - Clube Ibanez #59
Myspace Grimriot # TNB Grimriot # Facebook Grimriot # Twitter Grimriot # Reverbnation Grimriot
Eu achava realmente impressionante a quantidade de dedos que ele tinha nos calos!
Vai ter a pegada forte assim lá no inferno!
Eu realmente não gosto da música do Metallica (aliás não gosto de heavy metal de qualquer espécie em geral, com pouquíssimas exceções), no entanto, Cliff Burton é realmente um dos mínimos que se destacam neste famigerado gênero musical ao lado de Steve Harris! (NMO)
Tenho amigos fanáticos por Metallica que endeusam apenas o mediano James Hetfield (que detesto especialmente pelo aspecto vocal ao vivo, exagerando nos jargões...a cada 1 palavra o cara repete 979658936 milhões de YEAH), para quem conheçe a história da banda, sabe-se que realemente depois de Burton a coisa mudou, e muito!
Finalizando, a linha de Seek And Destroy é uma das coisas mais "tesão" que já toquei na vida! Fantástica na minha opinião! Acho que é a única música do Metallica que realmente gosto! Perfeita para improvisar!
O modo como o Cliff trabalhava as oitavas era sobrenatural!
Vai ter a pegada forte assim lá no inferno!
Eu realmente não gosto da música do Metallica (aliás não gosto de heavy metal de qualquer espécie em geral, com pouquíssimas exceções), no entanto, Cliff Burton é realmente um dos mínimos que se destacam neste famigerado gênero musical ao lado de Steve Harris! (NMO)
Tenho amigos fanáticos por Metallica que endeusam apenas o mediano James Hetfield (que detesto especialmente pelo aspecto vocal ao vivo, exagerando nos jargões...a cada 1 palavra o cara repete 979658936 milhões de YEAH), para quem conheçe a história da banda, sabe-se que realemente depois de Burton a coisa mudou, e muito!
Finalizando, a linha de Seek And Destroy é uma das coisas mais "tesão" que já toquei na vida! Fantástica na minha opinião! Acho que é a única música do Metallica que realmente gosto! Perfeita para improvisar!
O modo como o Cliff trabalhava as oitavas era sobrenatural!
Quando eu tirei "Seek..." com a minha antiga banda aprendi muita coisa. As músicas dele são aquelas q ajudam um iniciante mais atento a aprender várias manhas pra tocar esse estilo de música (e até outros).
Mas ainda assim, não consigo concordar com certas afirmações. Uma vez vi em uma capa de uma famosa revista especializada em contra-baixo aonde dizia assim: "Tudo sobre Cliff Burton! O homem que revolucionou o contra-baixo no metal".
Não é bem assim... Antes dele vieram o Lemmy com o seu baixo distorcido, o Geezer Butler q fazia linhas espetaculares, o Steve Harris q tinha uma pegada, etc... E ainda tem os seus contemporâneos, como o Dave Ellefson do Megadeth e D.D. Verni do Overkill, q são ótimos baixistas de thrash metal, com linhas de baixo bem legais.
Quando eu tirei "Seek..." com a minha antiga banda aprendi muita coisa. As músicas dele são aquelas q ajudam um iniciante mais atento a aprender várias manhas pra tocar esse estilo de música (e até outros).
Mas ainda assim, não consigo concordar com certas afirmações. Uma vez vi em uma capa de uma famosa revista especializada em contra-baixo aonde dizia assim: "Tudo sobre Cliff Burton! O homem que revolucionou o contra-baixo no metal".
Não é bem assim... Antes dele vieram o Lemmy com o seu baixo distorcido, o Geezer Butler q fazia linhas espetaculares, o Steve Harris q tinha uma pegada, etc... E ainda tem os seus contemporâneos, como o Dave Ellefson do Megadeth e D.D. Verni do Overkill, q são ótimos baixistas de thrash metal, com linhas de baixo bem legais.
Kobeh- Membro
Mestre! sem mais
Acho o Cliff fantástico no etilo dele, ele é imbatível.
Acho o Cliff fantástico no etilo dele, ele é imbatível.
lucas.desf- Membro
Interessante!
Fazem 3 anos que criei esse tópico e ele ainda gera discussão...
Acho meio estranho, nem nunca foi minha intenção dizer que ele é um Deus ou o melhor dos melhores em qualquer quesito.
Mas, sempre que escuto as composições dele, penso em Bach, Beethoven... misturada com power acordes e uma bateria bem marcada, completamente heavy metal.
Depois de três anos, pensando sobre o tema, expandindo horizontes, novas músicas, novos músicos, estilos.
Acho que ele "revolucionou" a sua maneira, não acredito que o mundo seja completamente outro depois dele.
Mas que no pequeno mundo da música pesada e do erudito, conseguiu criar uma mistura interessante, que provavelmente poderia gerar frutos inacreditáveis, SE (e somente SE) ele ainda estivesse vivo para transformar sua interpretação destes gêneros em apenas uma linha musical.
Ainda hoje, aprendo bastante coisa sobre dois estilos que respeito e gosto bastante, ouvindo duas composições dele.
Anesthesia e Orion.
Principalmente Anesthesia eu entendo que o feeling também seja presente, não é apenas fritação.
E para quem diz que ele supostamente era um baixista frustado... não vejo dessa forma, ele sabia o que fazia e fazia por que gostava.
(prefiro essa versão dos fatos! hehehe)
Fazem 3 anos que criei esse tópico e ele ainda gera discussão...
Acho meio estranho, nem nunca foi minha intenção dizer que ele é um Deus ou o melhor dos melhores em qualquer quesito.
Mas, sempre que escuto as composições dele, penso em Bach, Beethoven... misturada com power acordes e uma bateria bem marcada, completamente heavy metal.
Depois de três anos, pensando sobre o tema, expandindo horizontes, novas músicas, novos músicos, estilos.
Acho que ele "revolucionou" a sua maneira, não acredito que o mundo seja completamente outro depois dele.
Mas que no pequeno mundo da música pesada e do erudito, conseguiu criar uma mistura interessante, que provavelmente poderia gerar frutos inacreditáveis, SE (e somente SE) ele ainda estivesse vivo para transformar sua interpretação destes gêneros em apenas uma linha musical.
Ainda hoje, aprendo bastante coisa sobre dois estilos que respeito e gosto bastante, ouvindo duas composições dele.
Anesthesia e Orion.
Principalmente Anesthesia eu entendo que o feeling também seja presente, não é apenas fritação.
E para quem diz que ele supostamente era um baixista frustado... não vejo dessa forma, ele sabia o que fazia e fazia por que gostava.
(prefiro essa versão dos fatos! hehehe)
Nando Medeiros- Membro
Ressuscitando o tópico,
hoje faz 31 anos do falecimento de Cliff Burton
hoje faz 31 anos do falecimento de Cliff Burton
deathenrique- Membro
Olha... não me considero fã dele, mas respeito muito o trabalho dele e como ele veio a fazer falta ao Metallica (Master of Puppets é um P... disco). Infelizmente nunca saberemos até onde iria o desenvolvimento dele como músico, do mesmo jeito que caras como Randy Roads e Chris Oliva.
Cliff é o cara que moldou a cara do Metallica antes de Hetfield se tornar definitivamente o responsável pelo som que a banda fez do ...And Justice For All em diante. Era o cara para o qual James olhava para o lado para saber se estava fazendo tudo certo, esperando por sua aprovação. Nunca foi nenhum mago da técnica, mas tinha virtudes que faltam a muitos baixistas: Musicalidade, feeling, criatividade e IDENTIDADE. A coisa que acho mais importante num músico e que penso ser aquilo que todo músico procura é a identidade. É ser reconhecido pelo som que se faz, e não pela aparência, porquê alguém viu que era você ou porque alguém disse que era você. É ser reconhecido por alguém nos primeiros segundos de uma música que este jamais ouviu e que não sabia qual banda estava tocando. Não que a técnica não seja importante, é lógico que é, mas a técnica é unicamente modo de expressão de algo, e a técnica que o mesmo possuía era suficiente para aquilo que queria expressar.
Cliff faz muita falta.
Cliff faz muita falta.
Renato Aversari- Membro
Hoje é 27 de setembro e, neste dia, há 34 anos atrás, a vida do grande Cliff Burton foi interrompida de forma trágica.
https://whiplash.net/materias/diaadia_mortes/324902-metallica.html
Deixo aqui alguns vídeos para celebrar a memória e a obra deste grande músico.
Análise da vida e obra de Cliff feita pelo Scott Devine (Scott's Bass Lessons)
"Orion" (Em uma versão com mais volume no baixo)
"The Call Of Ktulu" ao vivo em 1984 (Lyceum Theater, Londres, Inglaterra).
Análise musical a respeito do estilo de Cliff.
https://whiplash.net/materias/diaadia_mortes/324902-metallica.html
Deixo aqui alguns vídeos para celebrar a memória e a obra deste grande músico.
Análise da vida e obra de Cliff feita pelo Scott Devine (Scott's Bass Lessons)
"Orion" (Em uma versão com mais volume no baixo)
"The Call Of Ktulu" ao vivo em 1984 (Lyceum Theater, Londres, Inglaterra).
Análise musical a respeito do estilo de Cliff.
Laysson gosta desta mensagem
Não sei dizer se Burton revolucionou o contrabaixo enquanto instrumento (acho que não), nem o que teria sido se ele não tivesse nos deixados (mas poucos passam impunes ao tempo) mas quando ouço aqueles discos escuto ecos de muitas coisas que vieram antes dele: Lemmy, Harris, Simmons, Butler, Lee.. É inquestionável a importância do Cliff para o Metallica. Também é inegável que, dentro do Metal, ele ajudou sim a divulgar o contrabaixo cada vez que ia pra frente do palco e ligava seu Muff e seu Wah. A mim, causava espanto aquele banger com camiseta do Misfits - e isso foi suficiente para que eu o respeitasse. Abraço.
Laysson gosta desta mensagem
Eu achava o Burton um bom baixista de heavy , apenas isso , nada demais .
Descanse em paz e ele por ter morrido precocemente e com isso interferiu na musicalidade do estilo em que começou a virar moda a desaparecerem com os baixos nas mix . Traumas do Metallica .
Descanse em paz e ele por ter morrido precocemente e com isso interferiu na musicalidade do estilo em que começou a virar moda a desaparecerem com os baixos nas mix . Traumas do Metallica .
Página 1 de 2 • 1, 2