Pedais Analógicos vs Digital
+18
Eduardo Chaves
cristianosantos
JAZZigo
korg
Rdg Bass
Daniel
DenisLM
Bandeira
gobatto
Lapetina
Geo
DeathCoreBass
GusVCD
gmv bass
Vacc
Thales_Sr
Ricardo
Issamu
22 participantes
Página 1 de 1
Pedais Analógicos vs Digital
Olá pessoal, estive procurando no fórum sobre essa questão mas não encontrei nada. Sempre que vejo dicussões sobre pedal a maioria prefere os efeitos analógicos. Mas qual seria a diferença dos resultados desses dois tipos de pedais? O analógico é realmente superior ao digitais?
Valeu!
Valeu!
Gospel Club #042
Blues Club #048
Issamu- Membro
Re: Pedais Analógicos vs Digital
Esse tópico levanta essa discussão:
http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/pedaleiras-boss-x-analogicos-t530.htm?highlight=analogicos+digitais
http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/pedaleiras-boss-x-analogicos-t530.htm?highlight=analogicos+digitais
Dá uma coceira na mão pra apagar tópicos assim...
Os analógicos vieram primeiro, pois eletrônica digital é bem mais complexa, e os primeiros pedais eram circuitos relativamente simples.
Porém, não tem essa de "analógico é bom/digital é ruim".
No início, quando os primeiros pedais/pedaleiras digitais começaram a aparecer, os processadores não eram tão potentes e obviamente a qualidade era inferior à maioria dos analógicos. Porém, hoje em dia a tecnologia evoluiu muito e é possível ver gente de renome no mundo da música fazendo gravações usando simuladores de amplis, plugins virtuais e efeitos digitais, sem qualquer tipo de preconceito.
Os analógicos vieram primeiro, pois eletrônica digital é bem mais complexa, e os primeiros pedais eram circuitos relativamente simples.
Porém, não tem essa de "analógico é bom/digital é ruim".
No início, quando os primeiros pedais/pedaleiras digitais começaram a aparecer, os processadores não eram tão potentes e obviamente a qualidade era inferior à maioria dos analógicos. Porém, hoje em dia a tecnologia evoluiu muito e é possível ver gente de renome no mundo da música fazendo gravações usando simuladores de amplis, plugins virtuais e efeitos digitais, sem qualquer tipo de preconceito.
Ja tive muitos pedais analogicos (a lista e gigante) e adorava seu timbre.
Ultimamente, tenho usado so a line 6 m13.
Me supriu completamente ao vivo e no estudio, a ponto de eu vender todos os meus pedais.
Ultimamente, tenho usado so a line 6 m13.
Me supriu completamente ao vivo e no estudio, a ponto de eu vender todos os meus pedais.
Vacc- Membro
Obrigado a todos pelas respostas!
Me desculpe por criar um tópico repetido, vou procurar com mais atenção nas próximas vezes que eu for criar um tópico.
Abraço a todos!
Me desculpe por criar um tópico repetido, vou procurar com mais atenção nas próximas vezes que eu for criar um tópico.
Abraço a todos!
Gospel Club #042
Blues Club #048
Issamu- Membro
prefiro os analogicos
conservam o timbre original do instrumento( mas nem todos)
o som fica menos " colorido"com os analogicos
mas vai do gosto de cada um
mas vai do gosto de cada um
gmv bass- Membro
prefiro os analogicos
conservam o timbre original do instrumento
Então não usa pedal que fica mais conservado ainda...
Creio q o pessoal reclama mais em relação a se manter o Low End do sinal, e tbm se ter o som mais original do baixo vindo por trás do efeito...
Devem ter coisas novas (digitais) de qualidade, mas apenas as mais "caras"... Pedais digitais dos mais simples e baratinhos realmente já tive vários e não me agradaram muito... em contra partida já utilizei pedais mais simples analógicos e tinham um som muito bom, como os Olivers (q aparentemente são réplicas nacionais dos Boss).
Devem ter coisas novas (digitais) de qualidade, mas apenas as mais "caras"... Pedais digitais dos mais simples e baratinhos realmente já tive vários e não me agradaram muito... em contra partida já utilizei pedais mais simples analógicos e tinham um som muito bom, como os Olivers (q aparentemente são réplicas nacionais dos Boss).
Creio q o pessoal reclama mais em relação a se manter o Low End do sinal, e tbm se ter o som mais original do baixo vindo por trás do efeito...
Isso não é merito de ser digital ou não...
Thales_Sr escreveu:prefiro os analogicos
conservam o timbre original do instrumento
Então não usa pedal que fica mais conservado ainda...
auhuhuahhaauahua....Thales..e f*** rs. hauhahuua..
nada barato é bom.. estas porcarias de "zoom quinhentos e qualquer número" e aqueles "feijãozinho azul de marca que vcs já conhecem", não passa de porcarias digitais inúteis e obsoletas, agora existem pedais digitais com muita propriedade, mas não custam menos de r$ 1000,00 como a line six pod xt, a boss gt 6b entre outras.
eu joguei no lixo um zoom quinhentos e nao lembro mais o numero, que eu ganhei de aniversario dos caras da banda pq fiquei com vergonha de anunciar pra vender e alguem ver hahah imagina a reputação onde vai essa hora... hehehhe
eu joguei no lixo um zoom quinhentos e nao lembro mais o numero, que eu ganhei de aniversario dos caras da banda pq fiquei com vergonha de anunciar pra vender e alguem ver hahah imagina a reputação onde vai essa hora... hehehhe
Geo- Membro
Geo escreveu: ... eu joguei no lixo um zoom quinhentos e nao lembro mais o numero, que eu ganhei de aniversario dos caras da banda pq fiquei com vergonha de anunciar pra vender e alguem ver hahah imagina a reputação onde vai essa hora... hehehhe
rapaz!
espero que isso tenha sido uma brincadeira!
caso não .
lamentavel!
seria muito mais digno vender ou dar para um iniciante!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
meu eu joguei fora mesmo, nao tenho coragem de dar muito menos de vender algo tao ruim pra alguem, nem memso iniciantes merecem este lixo...
Geo- Membro
Bem,
não vou comentar nada a respeito.
se você acha que fez o certo beleza!
não vou comentar nada a respeito.
se você acha que fez o certo beleza!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
gobatto- Eterno Colaborador
enfim, realmente vai de cada um...
eu já tive uma Zoom 506II , uma Boss GT6B e agora tou nos pedais individuais, uns digitais outros analógicos, e sem dúvidas o som que eu tiro hoje é bem melhor, mas essas duas pedaleiras anteriores eu não conheceria nada de efeitos... acho que elas foram fundamentais para a "formação"...
Não sabe brincar!
^[2]
se o cara quer começar a se aventurar nos efeitos, uma pedaleira digital ajuda sim a ter uma ideia de como seria o efeito almejado.
quando peguei meu korg pandora (efeitos, simulador de amps, cabinetes, bateria, etc) também tinha esse objetivo.
Acabei pegando depois um compressor e um chorus, além de um preamp valvulado, e hj tenho qualidade e mais opçoes de regulagem direto no amp, coisa que a pedaleira normalmente não tem (apesar de atenderem muito bem na gravação).
Ainda penso em pegar um reverb e talvez um oitavador ou filter (os dois ultimos com bem menos GAS, pois usaria muito pouco).
quando peguei meu korg pandora (efeitos, simulador de amps, cabinetes, bateria, etc) também tinha esse objetivo.
Acabei pegando depois um compressor e um chorus, além de um preamp valvulado, e hj tenho qualidade e mais opçoes de regulagem direto no amp, coisa que a pedaleira normalmente não tem (apesar de atenderem muito bem na gravação).
Ainda penso em pegar um reverb e talvez um oitavador ou filter (os dois ultimos com bem menos GAS, pois usaria muito pouco).
Daniel- Membro
gobatto escreveu:
Não sabe brincar!
^[2]
auhhauhahauhauahuahua....so risada mesmo.
Abraço...
Geo escreveu:meu eu joguei fora mesmo, nao tenho coragem de dar muito menos de vender algo tao ruim pra alguem, nem memso iniciantes merecem este lixo...
Lamentável!
Na verdade é o contrário ne... muita gente reclama dos digitais por justamente NÃO mudar o timbre, como delay por exemplo. Um delay analógico tem aquela perda das altas. Imagine os antigos de fita então. Os digitais pessoal reclama que fica muito hi-fi rsgmv bass escreveu:prefiro os analogicos
"Flanger? ah eu prefiro o flanger BF-2, acho mais orgânico do que um Stereo Mistress". Na boa ? te garanto que maioria que fala isso é mais por achismo do que efetivamente por ter experimentado vários, claro, tem suas exceções, tem gente que realmente testou, comparou, analisou, viu pros e contras. O Jazz é um deles, experimenta de tudo quanto é pedal e, obviamente, fala com propriedade, mas dentro do som que ele curte, do timbre que ele tem como ideal para ele.
Mas tem o modismo do "analógico" também, perseguido principalmetne por guitarristas. E esse papo de que analógico não colore, viagem total. É justamente o "colorir" do analógico que o torna interessante rsrsrs
Ou será que as pessoas gostam de valvulados porque são fiéis!? Nada distorce mais um sinal do que uma válvula (e não estou falando de distorção de metaleiros não, mas sim de "alterar" o sinal original).
+1 Nada melhor do que um multiefeitos digital, barato, pra quem quer começar no mundo dos efeitos começar a entender o que é o que e como reage com seu instrumento, pegada, etc. Depois parte pros pedais de mais qualidade (e caros), mas já sabendo o que quer.Daniel escreveu:se o cara quer começar a se aventurar nos efeitos, uma pedaleira digital ajuda sim a ter uma ideia de como seria o efeito almejado.
Discordo totalmente. Existem pedais bons e baratos e outros bons e caros. E isso vale pra analógico e para digitais. E também existem os caros e ruins de ambos rsrsGeo escreveu:nada barato é bom.. (...) agora existem pedais digitais com muita propriedade, mas não custam menos de r$ 1000,00 como a line six pod xt, a boss gt 6b entre outras.
Um Boss PH-3 por exemplo é um excelente phaser, assim como o EHX Stereo Mistress, com um otimo chorus e um flanger bacana, ambos digitais e ambos abaixo de R$400,00. São MUITO bons. Um T.c. Electronics Nova Delay ou um Boss DD-20 , são ótimos delays , são digitais e na casa de R$800,00 e R$650 respectivamente. Quer um delay super honesto e baratíssimo? o Ibanez DE-7 ! Som muito bacana, tem mil ajustes, simula tape delay muito bem e vc compra por R$200,00 usado. E digital.
E pedaleiras também! Nunca tive, mas falam muito bem da Zoom B2.1u! Vc compra por quanto? uns R$400 usado? Pra usar efeito uma vez ou outra no baixo, porque não?
Como bem falou o pessoal, lamentável. Pode não ser bom pra vc, mas vc perdeu uma otima oportunidade de doar para um iniciante que curta efeitos começar a aprender. Ou por exemplo pra quem dá aulas, emprestar para os alunos começarem a conhecer melhor os equipamentos disponiveis, terem a chance de "brincar" um pouco e abrir a mente.Geo escreveu:eu joguei no lixo um zoom quinhentos e nao lembro mais o numero
Bom pessoal, segurei-me o quanto pude. Não sou muito chegado neste tipo de tópico e nem queria comentar, mas, sem querer polemizar, aí vai minha opinião:
Testem lado-a-lado um BF-2B (analógico) e um BF-3 (digital) e me digam qual deles tem o flanger mais bonito.
Testem lado-a-lado um CE-2B (analógico) e um CEB-3 (digital) e me digam qual deles tem o chorus mais bonito.
Me digam pelo menos uma marca de chorus, flanger, phaser, octave, delay etc. digital que soe melhor que seu correspondente analógico. Ressalto: estou falando em QUALIDADE DE SOM.
Houve uma época (anos 80) em que se pensou que, quanto mais hi-fi o som, melhor... foi o boom do digital. Dos anos 90 prá cá, pouco a pouco a frieza estéril do digital vem cedendo lugar novamente ao circuito analógico, com seu timbre retrô, vintage, lo-fi, mais natural.
Na verdade, só não tolero efeito gerado digitalmente para modelar/simular o genuíno analógico. Por que recorrer a imitações se os originais estão aí, à disposição?!
Utilizo e até gosto de pedais digitais, quando, a despeito da qualidade de som do efeito em si, eles oferecem algo que não é possível para os analógicos, como, por exemplo, o recurso Stereo Pan do BF-3, a geração de oitavas up e down simultâneas e a polifonia do EHX Micro POG, os pitch shifters em geral etc.
Também recorro aos efeitos digitais, quando a utilização dos seus correspondentes analógicos é inviável ou muito complicada, como no caso dos reverbs. Prefiro o mini Malekko Chicklet Reverb (digital) ao gigantesco Demeter RVB-1 Reverbulator (analog spring reverb) na minha pedalboard.
Já tive um Zoom 506B e também acho que pode ser muito útil para quem está começando no baixo ou quer ter noção do que os efeitos podem oferecer.
Testem lado-a-lado um BF-2B (analógico) e um BF-3 (digital) e me digam qual deles tem o flanger mais bonito.
Testem lado-a-lado um CE-2B (analógico) e um CEB-3 (digital) e me digam qual deles tem o chorus mais bonito.
Me digam pelo menos uma marca de chorus, flanger, phaser, octave, delay etc. digital que soe melhor que seu correspondente analógico. Ressalto: estou falando em QUALIDADE DE SOM.
Houve uma época (anos 80) em que se pensou que, quanto mais hi-fi o som, melhor... foi o boom do digital. Dos anos 90 prá cá, pouco a pouco a frieza estéril do digital vem cedendo lugar novamente ao circuito analógico, com seu timbre retrô, vintage, lo-fi, mais natural.
Na verdade, só não tolero efeito gerado digitalmente para modelar/simular o genuíno analógico. Por que recorrer a imitações se os originais estão aí, à disposição?!
Utilizo e até gosto de pedais digitais, quando, a despeito da qualidade de som do efeito em si, eles oferecem algo que não é possível para os analógicos, como, por exemplo, o recurso Stereo Pan do BF-3, a geração de oitavas up e down simultâneas e a polifonia do EHX Micro POG, os pitch shifters em geral etc.
Também recorro aos efeitos digitais, quando a utilização dos seus correspondentes analógicos é inviável ou muito complicada, como no caso dos reverbs. Prefiro o mini Malekko Chicklet Reverb (digital) ao gigantesco Demeter RVB-1 Reverbulator (analog spring reverb) na minha pedalboard.
Já tive um Zoom 506B e também acho que pode ser muito útil para quem está começando no baixo ou quer ter noção do que os efeitos podem oferecer.
JAZZigo escreveu:
+1
Sou prova viva disso.
Geo escreveu:meu eu joguei fora mesmo, nao tenho coragem de dar muito menos de vender algo tao ruim pra alguem, nem memso iniciantes merecem este lixo...
Tem muito tempo? heheh! Derrepente dá pra voltar atrás! huahuahua! Lixo não é igual descarga né?! Uma vez puxada nunca mais volta!
Ai galera, vamos respeitar a opinião do amigo Geo... cada um faz o q sua consciência lhe condiz (mesmo qd parece q a mesma saiu de férias sem aviso prévio... ).
po galera, todo mundo já teve um momento de raiva com alguma coisa, deu vontade de quebrar (alguns podem até ter quebrado mesmo), ou jogar fora.
o cara jogou fora o dele. fazer o q? prejuízo dele mesmo.
t+
o cara jogou fora o dele. fazer o q? prejuízo dele mesmo.
t+
Daniel- Membro
hahahahahahahahahah boaa!! apoio voce!
eu faria a mesma coisa. ja eram ruins na época que foram lançadas!
limanegative13- Membro
Eu tinha uma 506II, vendi por 150 reais ela, fazem uns 2 anos! Vcs nao tem noção como fiquei feliz quando me livrei daquela tranqueira.. hehe
O próximo que eu vou mandar passear é o BDI 21.. Só não mandei ainda porque ainda uso ele como direct box.. hehe
O próximo que eu vou mandar passear é o BDI 21.. Só não mandei ainda porque ainda uso ele como direct box.. hehe
Licas- Membro
IMHO jogar algo no lixo é responsabilidade e prejuízo próprio
mas jogar um presente no lixo assim é meio complicado pra mim.
mas jogar um presente no lixo assim é meio complicado pra mim.
Lapetina- Membro
Desculpem ressuscitar o tópico, mas pelo que eu li aqui é mais indicado começar nos efeitos com "pedaleira" do que fazer set de pedais, correto?
To querendo começar nesse mundo dos efeitos e estou em duvida sobre a Boss me20b ou a Boss me50b...
Alguem ai ja tocou numa? Seria uma boa pra eu começar?
Agradeço a ajuda!
To querendo começar nesse mundo dos efeitos e estou em duvida sobre a Boss me20b ou a Boss me50b...
Alguem ai ja tocou numa? Seria uma boa pra eu começar?
Agradeço a ajuda!
leandrosf89- Membro
Acabei de ver que a Me50b seria mais vantagem pra mim através desse tópico..
http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/pedal-boss-me-20b-t4463.htm
Pretendo usar ela em gravação...
Alguem ai poderia responder se a diferença dela (me50b) pra pedais individuais é tão gritante assim?
http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/pedal-boss-me-20b-t4463.htm
Pretendo usar ela em gravação...
Alguem ai poderia responder se a diferença dela (me50b) pra pedais individuais é tão gritante assim?
leandrosf89- Membro
^ Talvez você que esteja começando agora não sinta tanta a diferença...
Essas coisas surgem conforme você vai "treinando" seu ouvido pra essas coisas.
A pedaleira é interessante pra você conhecer o que faz cada efeito, as possibilidades de regulagens e misturas, etc...
A pedaleira é interessante pra você conhecer o que faz cada efeito, as possibilidades de regulagens e misturas, etc...
pra começar eu iria numa bem simples. zoom, behringer ou outra dessas de entrada.
A BOSS, KORG, LINE 6, tem pedaleiras mais tops e caras.
Daniel- Membro
gobatto escreveu:^ Talvez você que esteja começando agora não sinta tanta a diferença...
Acho que aconteceria isso mesmo...Seria uma experiência!
Valeu pela ajuda cara....
leandrosf89- Membro
Daniel escreveu:pra começar eu iria numa bem simples. zoom, behringer ou outra dessas de entrada.
É que ouvi falar mal dessas marcas ai cara.. To com receio de comprar coisa dessas marcas e depois ter que vender de graças que nem fiz com um Bdi que comprei...
E se começasse com uma Boss me50b? Tem um amigo vendendo ela aqui por 700, usada... Ta caro?
leandrosf89- Membro
Compare com o preço de uma nova e outras usadas, via ML, etc.
Daniel- Membro
para grvação acho melhor gravar limpo e colocar os efeitos por plugins
Lapetina- Membro
Eu entrei nessa de pedaleira digital. Uma basicona Digitech BP80. Foi barata, e tem sido um bom aprendizado e ainda não sei utilizar 25% dos recursos dela.
Eu vejo com simpatia esse tipo de equipamento (Zoom, Digitech BP, Line6, etc), mesmo existindo opções infinitamente melhores que eles.
Ser "tudo em 1" lhe permite ver o que lhe agrada e o que vc detesta. Quais combinações ficam legais e quais ficam horriveis..., dando-lhe substrato para escolher os pedais/efeitos que você vai utilizar regularmente.
Sem falar na opção de permitir o uso de fone de ouvido, ter afinador, bateria eletrônica....
As mais elaboradas eu acredito que tenham mais qualidade que essas mais simples, e podem ser uma boa opção para quem toca "de tudo e em todo lugar", em projetos bem distintos um dos outros ou simplesmente onde levar um set de pedais analógicos "de responsa" pode ser um risco!!
Quando minha tecnica evolouir (e precisa evoluir MUITO) ai sim poderei "ver" as limitações da BP80 e escolher se quero pedais e quais serão.
No momento quero um bom pré, que será utilizado com ela (alternado - ou não - com o meu Yamaha NE1).
Sobre jogar fora um equipo desses: se para uns é lixo, para outros pode ser uma felicidade só. Alguém já viu a cara de felicidade do sujeito que, juntando $$ e segurando todos os gastos, compre seu primeiro carro usado (mesmo que BEM USADO)? É por ai.....
Eu vejo com simpatia esse tipo de equipamento (Zoom, Digitech BP, Line6, etc), mesmo existindo opções infinitamente melhores que eles.
Ser "tudo em 1" lhe permite ver o que lhe agrada e o que vc detesta. Quais combinações ficam legais e quais ficam horriveis..., dando-lhe substrato para escolher os pedais/efeitos que você vai utilizar regularmente.
Sem falar na opção de permitir o uso de fone de ouvido, ter afinador, bateria eletrônica....
As mais elaboradas eu acredito que tenham mais qualidade que essas mais simples, e podem ser uma boa opção para quem toca "de tudo e em todo lugar", em projetos bem distintos um dos outros ou simplesmente onde levar um set de pedais analógicos "de responsa" pode ser um risco!!
Quando minha tecnica evolouir (e precisa evoluir MUITO) ai sim poderei "ver" as limitações da BP80 e escolher se quero pedais e quais serão.
No momento quero um bom pré, que será utilizado com ela (alternado - ou não - com o meu Yamaha NE1).
Sobre jogar fora um equipo desses: se para uns é lixo, para outros pode ser uma felicidade só. Alguém já viu a cara de felicidade do sujeito que, juntando $$ e segurando todos os gastos, compre seu primeiro carro usado (mesmo que BEM USADO)? É por ai.....
URSOBHZ- Membro
[2]Lapetina escreveu:para grvação acho melhor gravar limpo e colocar os efeitos por plugins
Melhor do que usar efeitos meia-boca, alto nível de ruído e que comem o som do seu baixo!
JAZZigo escreveu:[2]Lapetina escreveu:para grvação acho melhor gravar limpo e colocar os efeitos por plugins
Melhor do que usar efeitos meia-boca, alto nível de ruído e que comem o som do seu baixo!
Ah é?...
Como é esse eskema ai Lapetina ou jazzigo?
to comprando pra gravar
leandrosf89- Membro
simples, plugue seu baixo num DI bacana e mande para seu gravador/DAW.
Depois de gravado, faça insert de plugins de efeitos no canal do baixo. Existem tanto efeitos discretos, como um plugin de reverb, outro de delay, outro de chorus, etc., ou simplesmente coloque um Guitar Rig por exemplo que já tem tudo.
Ai mexa no som a vontade.
bons experimentos!
Depois de gravado, faça insert de plugins de efeitos no canal do baixo. Existem tanto efeitos discretos, como um plugin de reverb, outro de delay, outro de chorus, etc., ou simplesmente coloque um Guitar Rig por exemplo que já tem tudo.
bons experimentos!
korg escreveu:simples, plugue seu baixo num DI bacana e mande para seu gravador/DAW.
bons experimentos!
Oh, show de bola... Vou ver isso no estudio onde vou gravar...
leandrosf89- Membro
JAZZigo escreveu:[2]Lapetina escreveu:para grvação acho melhor gravar limpo e colocar os efeitos por plugins
JAZZigo, qd vc grava, tem hábito de usar os seus pedais, ou ainda assim prefere utilizar plugins mesmo?
Boa pergunta... Tb queria saber isso...
leandrosf89- Membro
Gus, você sabe que sou adepto dos efeitos analógicos, portanto, a resposta é a seguinte: Minha preferência é pelos pedais, claro, se forem de boa qualidade, mas tudo depende! Depende das circunstâncias da gravação (sobretudo, no quesito horas de estúdio), do contexto do baixo dentro da música, do tipo de efeito e da qualidade de som do pedal ou do plugin. Em geral, prefiro os overdrive/distortion/fuzz, synth, ring modulator via pedal e microfonados. Os octave, envelope filter e delay, também via pedal, em linha ou microfonados. Já as modulações (chorus/flanger/phaser/tremolo), se a qualidade de som e dos recursos de stereo/pan dos plugins for legal, por que não usá-los?! Equalizer, reverber e compressor podem ser dos módulos no rack.GusVCD escreveu:JAZZigo escreveu:[2]Lapetina escreveu:para grvação acho melhor gravar limpo e colocar os efeitos por plugins
JAZZigo, qd vc grava, tem hábito de usar os seus pedais, ou ainda assim prefere utilizar plugins mesmo?