Bartolini X Seymour Duncan X EMG
+8
Dja
Alencar
danluccasta
JAZZigo
allexcosta
leandrosf89
SILVIAO
digasman
12 participantes
Página 1 de 1
Bartolini X Seymour Duncan X EMG
Fala galera!
No proximo mes estou montando mais um baixo com o meu luthier, provavelmente será um modelo MM (estava na duvida entre um warwick) e a parte que mais ta me preocupando é a escolha dos captadores. Tenho uma banda de funk rock e, a principio, o meu objetivo é alcançar um timbre o mais parecido possivel com o do Flea do Red Hor Chili Peppers. Sei que boa parte do timbre depende da pegada do musico e do resto do equipamento, mas queria saber de vcs qual desses captadores teria algo mais proximo do que eu procuro. Tipo, dos EMG eu percebi que o timbre é mais aveludado, mais solto, nos SD sinto mais peso nos graves, mas as vezes acho o som um pouco sujo 9pode ser impressão minha) e nos bartolinis os medios graves sãos destaques, mas sinto uma falta de graves potentes (não sei se foi a má equialização das demos q ouvi). Então, o que vocês me sugerem? E quanto a combinação? Caps passivos e circuito ativo ou caps ativos e circuito ativo?
Abraços e obrigado!
No proximo mes estou montando mais um baixo com o meu luthier, provavelmente será um modelo MM (estava na duvida entre um warwick) e a parte que mais ta me preocupando é a escolha dos captadores. Tenho uma banda de funk rock e, a principio, o meu objetivo é alcançar um timbre o mais parecido possivel com o do Flea do Red Hor Chili Peppers. Sei que boa parte do timbre depende da pegada do musico e do resto do equipamento, mas queria saber de vcs qual desses captadores teria algo mais proximo do que eu procuro. Tipo, dos EMG eu percebi que o timbre é mais aveludado, mais solto, nos SD sinto mais peso nos graves, mas as vezes acho o som um pouco sujo 9pode ser impressão minha) e nos bartolinis os medios graves sãos destaques, mas sinto uma falta de graves potentes (não sei se foi a má equialização das demos q ouvi). Então, o que vocês me sugerem? E quanto a combinação? Caps passivos e circuito ativo ou caps ativos e circuito ativo?
Abraços e obrigado!
digasman- Membro
Re: Bartolini X Seymour Duncan X EMG
seymor Duncan porque eu conheço e uso!mas todos são de boa qualidade , atente para as diferenças entre modelos de uma mesma marca ok!!Em tempo as madeiras influenciam muito no timbre desejado!
SILVIAO- Membro
Então SILVIAO, em relação à madeira, vou pegar as mais leves possiveis, meu atual baixo acabou ficando com um neck dive horrivel, acho que limita bastante a minha agilidade e fiquei meio traumatizado com isso. To dando uma pesquisada nos SD como vc me sugeriu, to curtindo os timbres. Achei um cap interessante no site da bartolini, o modelo MM42CBJD3 Quad Coil, nunca tinha visto desses. Isso quer dizer q possui 4 bobinas?? http://www.bestbassgear.com/bartolini-mm-pickups.htm
digasman- Membro
O Modulus que o Flea usava era bartolini, não? Tira como base... Mas também acho que vc não irá conseguir tirar "aquele" som sem um pré ou equalizador...
leandrosf89- Membro
digasman escreveu:Achei um cap interessante no site da bartolini, o modelo MM42CBJD3 Quad Coil, nunca tinha visto desses. Isso quer dizer q possui 4 bobinas??
Exato, dá uma lida aí que dá pra entender essa história de coil...
http://www.nordstrandpickups.com/bass-pickups/modern/
Tenho um Bartolini MM42CBJD3 Quad Coil instalado no meu MusicMan Stingray Fretless e utilizo o controle de "Blend" para fazê-lo funcionar como 2 bobinas split coil em paralelo balanceáveis.allexcosta escreveu:digasman escreveu:Achei um cap interessante no site da bartolini, o modelo MM42CBJD3 Quad Coil, nunca tinha visto desses. Isso quer dizer q possui 4 bobinas??
No meu Warmoth Custom Deluxe 5, tenho o Nordstrand MM5.4 Quad Coil e utilizo uma mini toggle switch para fazê-lo funcionar como 2 bobinas split coil em paralelo ou isoladas, além de uma segunda toggle switch, para isolá-lo, desativá-lo ou conectá-lo em paralelo com o segundo captador, o Bartolini 58S (P Style).
JAZZigo escreveu:Tenho um Bartolini MM42CBJD3 Quad Coil instalado no meu MusicMan Stingray Fretless e utilizo o controle de "Blend" para fazê-lo funcionar como 2 bobinas split coil em paralelo balanceáveis.allexcosta escreveu:digasman escreveu:Achei um cap interessante no site da bartolini, o modelo MM42CBJD3 Quad Coil, nunca tinha visto desses. Isso quer dizer q possui 4 bobinas??
No meu Warmoth Custom Deluxe 5, tenho o Nordstrand MM5.4 Quad Coil e utilizo uma mini toggle switch para fazê-lo funcionar como 2 bobinas split coil em paralelo ou isoladas, além de uma segunda toggle switch, para isolá-lo, desativá-lo ou conectá-lo em paralelo com o segundo captador, o Bartolini 58S (P Style).
Cara, vc tem algum material gravado com esse cap bartolini Quad Coil?? Se tiver, posta ai pra eu dar uma conferida no som. Se tiver algum bass com SD, posta o audio tbm. Valeu!
digasman- Membro
^
Não tenho nada gravado com esses dois baixos, mas talvez você encontre alguma demo do Bartolini Quad Coil no YouTube, no TalkBass, sei lá!
Já passei da fase da captação ativa, dos EMG e dos Seymour Duncan BassLines. Hoje, minhas marcas preferidas de captadores são Bartolini, Nordstrand, Lindy Fralin, Delano e Häussel.
Não tenho nada gravado com esses dois baixos, mas talvez você encontre alguma demo do Bartolini Quad Coil no YouTube, no TalkBass, sei lá!
Já passei da fase da captação ativa, dos EMG e dos Seymour Duncan BassLines. Hoje, minhas marcas preferidas de captadores são Bartolini, Nordstrand, Lindy Fralin, Delano e Häussel.
Pro tipo de som que vc leva acho q vc ia preferir o seymour, ou emg o bartolini tem um som mais fechado, o emg um som mais pro agudo bem aberto.
o SD ta mais pro meio termo ta mais pro emg mas tem um som com mais medios e é mais agressivo, pra vibe que vc comentou acho q seria mais a sua onda
o SD ta mais pro meio termo ta mais pro emg mas tem um som com mais medios e é mais agressivo, pra vibe que vc comentou acho q seria mais a sua onda
danluccasta- Membro
Tenho um cada federal por captadores bartoline.... curto de mais!
Realmente, os timbres dos bartolines são bastante limpos, pelo menos eu achei. Porem não achei os graves deles tão destacados como ouvi nos SD. Alguem ai tem algo gravado com bartolines ou SD? O que tem no youtube é muito pouco. Abraços!
PS: Parece que os EMG foram excluidos do papo, rsrs
PS: Parece que os EMG foram excluidos do papo, rsrs
digasman- Membro
realmente o segredo é saber referente ao timbre que vc busca, o baixo tbm tem que ser bom (acabamento, madeira, ferragens).
eu uso um SMB5a no bass e falo, é mto bom MESMO.
Dja- Membro
Dja escreveu:realmente o segredo é saber referente ao timbre que vc busca, o baixo tbm tem que ser bom (acabamento, madeira, ferragens).
Vc usa nesse Tagima B4 da foto?
digasman- Membro
^B5 na verdade
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Opss, eh mesmo, rsrsr.
digasman- Membro
Alguem poderia me dizer o nome do modelo dos Bartolinis que são modelo jazz bass, mas tem bobina individual por corda?
e se esse modelo existe para baixos de 5 cordas!
aguardo resposta ou no topic ou por mp!
thx!
thx!
JohnnyBass- Membro
Não achou essa informação no site deles?
gobatto- Eterno Colaborador
São os modelos 9W4 e 9W4J Quadracoil, sendo o 9W4J o top de linha da Bartolini em matéria de Jazz Bass pickups. Aparentemente são considerados captadores vintage e estão fora de produção. Acredito que a Bartolini não chegou a produzir quadracoils para baixos de 5 cordas.JohnnyBass escreveu:Alguem poderia me dizer o nome do modelo dos Bartolinis que são modelo jazz bass, mas tem bobina individual por corda?
thx!
^ Porque ai seriam Pentacoils!
gobatto- Eterno Colaborador
KKKKK é verdade!!!gobatto escreveu:^ Porque ai seriam Pentacoils!
e talvez por isso o projeto tenha sido engavetado!!!
JAZZigo escreveu:São os modelos 9W4 e 9W4J Quadracoil, sendo o 9W4J o top de linha da Bartolini em matéria de Jazz Bass pickups. Aparentemente são considerados captadores vintage e estão fora de produção. Acredito que a Bartolini não chegou a produzir quadracoils para baixos de 5 cordas.JohnnyBass escreveu:Alguem poderia me dizer o nome do modelo dos Bartolinis que são modelo jazz bass, mas tem bobina individual por corda?
thx!
Quanto aos Quadracoils da bartolini, é caracteristico o timbre vintage para os modelos hambucker tbm?
Ou tem uma timbragem mais agressiva?
digasman- Membro
e tem algum captador de alguma marca que funciona de forma penta-coil ( pois estou fazendo um 5 cordas custom ) pois a idéia é um baixo com roncado sem ser anasalado!
em termos de madeira e modelo ja foram selecionados!
o circuito até o momento estou decidido por um EMG mas não gosto dos caps EMG ( por questões fisicas --> sou fisico, dos caps ativos os unicos que realmente me agradam são os bartolinnis e infelizmente não tem mais o quadra-coil, e nem um penta-coil ) teria algum cap ativo ou passivo preferencia passivo que seja penta-coil??
em termos de madeira e modelo ja foram selecionados!
o circuito até o momento estou decidido por um EMG mas não gosto dos caps EMG ( por questões fisicas --> sou fisico, dos caps ativos os unicos que realmente me agradam são os bartolinnis e infelizmente não tem mais o quadra-coil, e nem um penta-coil ) teria algum cap ativo ou passivo preferencia passivo que seja penta-coil??
JohnnyBass- Membro
^
Opa, Johnny!
Desculpe, mas você está enganado, pois atualmente a Bartolini produz duas séries de captadores: a Classic Series (baseada nos captadores já consagrados) e a Original Series (captadores modificados ou com design da própria Bartolini). Em ambas, todos os modelos são passivos.
Os Bartolini Original Series modelos 59J1, 57J1, 59 e S72 possuem splitcoil hum-cancelling design, assim como os Classic Series modelos 57CBJD e 59CBJD.
A Nordstrand é outra grande marca e seu modelo NJ5S também é splitcoil e passivo.
Mais uma excelente opção: os alemães Delano modelos JMVC5FE e JC5HE, que são splitcoil e o JC5HE/D, que é um stackcoil (todos passivos).
Os quadracoils foram um dos primeiros tipos de captador fabricados pela Bartolini, ainda na primeira metade dos anos 70. Acho que desistiram e não sei o porquê. Também não conheço outro fabricante que produza captadores desse tipo, pentacoils ou com bobinas individuais para cada corda.
Opa, Johnny!
Desculpe, mas você está enganado, pois atualmente a Bartolini produz duas séries de captadores: a Classic Series (baseada nos captadores já consagrados) e a Original Series (captadores modificados ou com design da própria Bartolini). Em ambas, todos os modelos são passivos.
Os Bartolini Original Series modelos 59J1, 57J1, 59 e S72 possuem splitcoil hum-cancelling design, assim como os Classic Series modelos 57CBJD e 59CBJD.
A Nordstrand é outra grande marca e seu modelo NJ5S também é splitcoil e passivo.
Mais uma excelente opção: os alemães Delano modelos JMVC5FE e JC5HE, que são splitcoil e o JC5HE/D, que é um stackcoil (todos passivos).
Os quadracoils foram um dos primeiros tipos de captador fabricados pela Bartolini, ainda na primeira metade dos anos 70. Acho que desistiram e não sei o porquê. Também não conheço outro fabricante que produza captadores desse tipo, pentacoils ou com bobinas individuais para cada corda.
Como disse um luthier amigo meu! vou ter que abrir a minha fabrica de capatadores! huaieheaiuheaiu!
que chute nas .....! ahueihaeuheauiha!
entendi! opa! thx Jazzigo!
Vou ver e tentar testar alguns para ver qual que vai me dar o Roncado que quero!
se tiver alguma sugestão! sou todo ouvidos!
abraços!
que chute nas .....! ahueihaeuheauiha!
entendi! opa! thx Jazzigo!
Vou ver e tentar testar alguns para ver qual que vai me dar o Roncado que quero!
se tiver alguma sugestão! sou todo ouvidos!
abraços!
JohnnyBass- Membro
^
http://bass.forumeiros.com/pickups-eletronica-f18/24-reviews-of-replacement-pickups-for-jazz-bass-t6997.htm
Dê uma sacada neste tópico. Fala de reviews de captadores para Jazz Bass 4 cordas, mas pode ser uma boa referência!
http://bass.forumeiros.com/pickups-eletronica-f18/24-reviews-of-replacement-pickups-for-jazz-bass-t6997.htm
Dê uma sacada neste tópico. Fala de reviews de captadores para Jazz Bass 4 cordas, mas pode ser uma boa referência!
Alguem pode me passar mais informações sobre cap quadcoil? Tipo, se eles sçao mesmo top de linha, qual o timbre caracteristico e etc.
digasman- Membro
Bartolini JB Quadcoil 9W4.
André Monc- Membro