Didática
+7
MINGO
Alex Guimaraes
lcalazans
Fá Mendonça
LuCaSbass
Daniel
Claudio
11 participantes
Página 1 de 1
Didática
Prezados,
Os posts abaixo fazem parte do material que pertencia ao antigo tópico único que representava a área Didática, e para preservar seu conteúdo foram todos reunidos aqui neste novo post.
Os posts abaixo fazem parte do material que pertencia ao antigo tópico único que representava a área Didática, e para preservar seu conteúdo foram todos reunidos aqui neste novo post.
Última edição por ClaudioBass em Qui maio 21, 2009 7:19 am, editado 4 vez(es)
____________________________
[ ]s Cláudio -- Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Didática
Já tinha passado o olho nesse material desde o FCC, mas só hj resolvi começar a estudá-lo.
Os tons maiores eu consigo acompanhar tranquilamente praticamente qualquer música, agora os menores eu estava encontrando certa dificuldade e resolvi estudar um pouco mais.
Deixo minhas primeiras impressões do estudo que fiz agorinha. Não estudei tudo ainda.
Até onde vi já me esclareceu muita coisa, mesmo no que eu já sabia fazer, pois passei a entender o que descobri sozinho, mesmo sem saber o nome.
Graus, modos, intervalos, etc. isso tudo toma uma outra importância quando se entende o por quê de cada um.
Ainda não tenho capacidade de solar me aventurando nessas escalas, mas se alguém puder dar dicas, principalmente quanto aos tons menores, agradeço.
Os tons maiores eu consigo acompanhar tranquilamente praticamente qualquer música, agora os menores eu estava encontrando certa dificuldade e resolvi estudar um pouco mais.
Deixo minhas primeiras impressões do estudo que fiz agorinha. Não estudei tudo ainda.
Até onde vi já me esclareceu muita coisa, mesmo no que eu já sabia fazer, pois passei a entender o que descobri sozinho, mesmo sem saber o nome.
Graus, modos, intervalos, etc. isso tudo toma uma outra importância quando se entende o por quê de cada um.
Ainda não tenho capacidade de solar me aventurando nessas escalas, mas se alguém puder dar dicas, principalmente quanto aos tons menores, agradeço.
Daniel- Membro
- Mensagens : 5329
Localização : BR
Re: Didática
Algumas dicas interessantes para improvisos:
- Em acordes no tipo xMaj7 ou x7M, é melhor pensar no modo lídio que no jônio, já que o lídio possui a 4ª aumentada que soa melhor que a justa... você pode pensar também na escala maior da quinta justa. Exemplo: no acorde Cmaj7 vc utiliza sol maior(que é equivalente a dó lídio)
- Em acordes xm7 é melhor utilizar o modo dórico ao eólio ou ao frígio, por ter a sexta maior. Você também pode pensar na escala maior da sétima(são equivalentes). Exemplo: em Em7, vc utiliza ré maior(equivalente a mi dórico)
- Em acordes do tipo xSus4, utilize a escala maior da 4ª. Exemplo: no acorde Csus4 vc utiliza a escala de fá maior, no Gbsus4 vc utiliza si maior.
- Em acordes do tipo x7(9), utilize a escala alterada da quarta aumentada ou a menor melódica da quinta justa(são equivalentes). Exemplo: no acorde Eb7(9), vc usa lá alterada ou Bb menor melódica.
- Em acordes do tipo x7(b9), utilize a menor harmonica da quarta justa. Exemplo: Em E7(b9), se utiliza lá menor harmonico.
- Em acordes diminutos pode se usar 4 tríades maiores, provenientes da escala diminuta. São as triades da sétima maior, nona, quarta justa e quinta aumentada. Exemplo: em Cº, utilize as tríades de B, D, F e Ab.
- Em acordes xAlt, além da escala alterada pode-se usar a diminuta e a pentatonica da terça menor. Exemplo: Em Aalt, utilize a escala de lá diminuto e a pentatonica de dó menor.
com essas dicas e mais algumas ai de cima já da pra começar a fazer algumas frases bem interessantes....
- Em acordes no tipo xMaj7 ou x7M, é melhor pensar no modo lídio que no jônio, já que o lídio possui a 4ª aumentada que soa melhor que a justa... você pode pensar também na escala maior da quinta justa. Exemplo: no acorde Cmaj7 vc utiliza sol maior(que é equivalente a dó lídio)
- Em acordes xm7 é melhor utilizar o modo dórico ao eólio ou ao frígio, por ter a sexta maior. Você também pode pensar na escala maior da sétima(são equivalentes). Exemplo: em Em7, vc utiliza ré maior(equivalente a mi dórico)
- Em acordes do tipo xSus4, utilize a escala maior da 4ª. Exemplo: no acorde Csus4 vc utiliza a escala de fá maior, no Gbsus4 vc utiliza si maior.
- Em acordes do tipo x7(9), utilize a escala alterada da quarta aumentada ou a menor melódica da quinta justa(são equivalentes). Exemplo: no acorde Eb7(9), vc usa lá alterada ou Bb menor melódica.
- Em acordes do tipo x7(b9), utilize a menor harmonica da quarta justa. Exemplo: Em E7(b9), se utiliza lá menor harmonico.
- Em acordes diminutos pode se usar 4 tríades maiores, provenientes da escala diminuta. São as triades da sétima maior, nona, quarta justa e quinta aumentada. Exemplo: em Cº, utilize as tríades de B, D, F e Ab.
- Em acordes xAlt, além da escala alterada pode-se usar a diminuta e a pentatonica da terça menor. Exemplo: Em Aalt, utilize a escala de lá diminuto e a pentatonica de dó menor.
com essas dicas e mais algumas ai de cima já da pra começar a fazer algumas frases bem interessantes....
Última edição por LuCaSBass em Seg Fev 02, 2009 8:57 pm, editado 1 vez(es)
____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Didática
LuCaSBass escreveu:você pode pensar também na escala maior da quinta justa. Exemplo: no acorde Cmaj7 vc utiliza fá maior(que é equivalente a dó lídio)
Você não quis dizer quarta justa?
Dó lídio significa a escala de Sol maior começando do quarto grau...
Num acorde de C7M, se você pensar em Fá maior é bom evitar a utilização da 4 Justa dessa tonalidade ( Bb ), pois essa é a única nota que difere entre as duas escalas.
Obs.: A nota deve ser EVITADA, isso, em momento algum, significa que ela não possa ser usada...
____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alFáce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Re: Didática
Não, quis dizer quinta justa mesmo, mas do acorde. Se é C7M é pra pensar em sol maior(sol é a quinta de dó)... Não faria sentido pensar em fá ate pq a quarta justa fica feio pra caramba em acorde maior!
____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Didática
Entao no seu exemplo tem um problema quanto você diz FÁ maior, deveria ser SOL maior, que aí sim, o Dó seria Lídio!
Entendeu o que estou dizendo?
LuCaSBass escreveu:no acorde Cmaj7 vc utiliza fá maior(que é equivalente a dó lídio)
Entendeu o que estou dizendo?
____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alFáce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Re: Didática
Ah sim, eu escrevi errado heheh
ja corrigi la!
ja corrigi la!
____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Didática
Agora sim!
Tudo faz sentido, a luz se acendeu!!!!
Tudo faz sentido, a luz se acendeu!!!!
____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alFáce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Re: Didática
pergunta de novato... tablatura: qdo tem nº acima de 4 o que quer dizer ?
lcalazans- Membro
- Mensagens : 456
Localização : Santos
Re: Didática
lcalazans escreveu:pergunta de novato... tablatura: qdo tem nº acima de 4 o que quer dizer ?
As tablaturas trazem o N° da casa onde vc vai prender a corda, e não o N° do dedo que vai prende-la.
Espero ter sanado a tua dúvida.
____________________________
Mãe é Mãe, Vaca é Vaca...
Alex Guimaraes- Membro
- Mensagens : 997
Localização : Rio de Janeiro
Re: Didática
lcalazans escreveu:pergunta de novato... tablatura: qdo tem nº acima de 4 o que quer dizer ?
Isso aí, o allex falou tudo.
Se tem 4, vc deve apertar a quarta casa daquela corda. Se tem 10, aperta a décima casa. Bons estudos.
Daniel- Membro
- Mensagens : 5329
Localização : BR
didatica
Gostaria de agradecer ao Claudio e o pessoal do forum pela disponibilização do material.......esta sendo muito util.....!!!!
alguém conhece algum dicionário de acordes para baixo?
abrç...
www.radioguerrilha.com
alguém conhece algum dicionário de acordes para baixo?
abrç...
www.radioguerrilha.com
MINGO- Membro
- Mensagens : 590
Localização : são paulo
Re: Didática
MINGO escreveu:alguém conhece algum dicionário de acordes para baixo?
Cara, existe o do Ebinho Cardoso para baixo de 6 cordas que é bem completo, mas este aqui é uma alternativa gratuita que ajuda bastante também:
http://www.bryanrtylermusic.com/chordfingeringcharts.html
____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Didática
LuCaSBass escreveu:MINGO escreveu:alguém conhece algum dicionário de acordes para baixo?
Cara, existe o do Ebinho Cardoso para baixo de 6 cordas que é bem completo, mas este aqui é uma alternativa gratuita que ajuda bastante também:
http://www.bryanrtylermusic.com/chordfingeringcharts.html
valeu pela dica...vou dar uma olhada....porém meu baixo é de quatro cordas....acredito que será mais dificil encontrar material especifico......
abrç..
www.radioguerrilha.com
MINGO- Membro
- Mensagens : 590
Localização : são paulo
Re: Didática
Esse ajuda quem tem baixo de 4 cordas tbm. Existe esse livro que é para 4 cordas:
http://freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=38596145052HJD8RVF
Porém, acho que se vc estudar harmonia da pra aprender isso sem gastar 30 reais... pra montar acordes é preciso saber quais os graus mais importantes e que caracterizam o acorde, porque precisamos suprir algumas notas. Mas mesmo assim, o livro parece ser interessante!
http://freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=38596145052HJD8RVF
Porém, acho que se vc estudar harmonia da pra aprender isso sem gastar 30 reais... pra montar acordes é preciso saber quais os graus mais importantes e que caracterizam o acorde, porque precisamos suprir algumas notas. Mas mesmo assim, o livro parece ser interessante!
____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Didática
LuCaSBass escreveu:Esse ajuda quem tem baixo de 4 cordas tbm. Existe esse livro que é para 4 cordas:
http://freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=38596145052HJD8RVF
Porém, acho que se vc estudar harmonia da pra aprender isso sem gastar 30 reais... pra montar acordes é preciso saber quais os graus mais importantes e que caracterizam o acorde, porque precisamos suprir algumas notas. Mas mesmo assim, o livro parece ser interessante!
Valeu pela atenção, parece ser bem interessante esse livro, as vezes fico até considerando a possibilidade de passar para um baixo de 5 cordas, porém testei apenas uma vez, e por pouco tempo, a principio não curti, mais nem deu tempo para adptação.......
vi que vc tem um bb615...estou querendo pegar um bb614....achei ele muito versatil...
abrç.
www.radioguerrilha.com
MINGO- Membro
- Mensagens : 590
Localização : são paulo
Re: Didática
+ uma de novato....
O que significa a letra "H" em uma tablatura....?
O que significa a letra "H" em uma tablatura....?
*-* Rafinha *-*- Membro
- Mensagens : 174
Localização : Itu
Re: Didática
*-* Rafinha *-* escreveu:+ uma de novato....
O que significa a letra "H" em uma tablatura....?
Hammer on
____________________________
Sem anistia...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Didática
Ai galera to com uma duvida ..
estou começando a estudar partitura ..
ai queira saber qual seria a métrica, unidade de tempo e de compasso de 2/4?
Vlw galera ..Abraço
estou começando a estudar partitura ..
ai queira saber qual seria a métrica, unidade de tempo e de compasso de 2/4?
Vlw galera ..Abraço
____________________________
Condor Club #025
Anderson Sousa- Membro
- Mensagens : 9
Localização : Luziânia
Re: Didática
2/4 compasso biário
UC/UT
2/4
UC: Unidade de Compasso, indica quantos tempos deverá ter o campasso (no caso aí 2). A nota que preenche sozinha todo um compasso é também conhecida como unidade de compasso.
2 é a unidade de compasso( dois tempos no caso do binário), e a nota que preenche todo o com passo nesse caso é a mínima.
UT: Unidade de Tempo, indica a figura escolhida para valer 1 tempo.
(no caso 4)
4 é a unidade de tempo que é o número que representa a semínima.
UC/UT
2/4
UC: Unidade de Compasso, indica quantos tempos deverá ter o campasso (no caso aí 2). A nota que preenche sozinha todo um compasso é também conhecida como unidade de compasso.
2 é a unidade de compasso( dois tempos no caso do binário), e a nota que preenche todo o com passo nesse caso é a mínima.
UT: Unidade de Tempo, indica a figura escolhida para valer 1 tempo.
(no caso 4)
4 é a unidade de tempo que é o número que representa a semínima.
____________________________
Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Re: Didática
A e outra, o número inferior (UT)´corresponde as notas:
1 = semibreve
2 = mínima
4 = semínima
8 = colcheia
16 = semicicheia
32 = fusa
64 = semifusa
1 = semibreve
2 = mínima
4 = semínima
8 = colcheia
16 = semicicheia
32 = fusa
64 = semifusa
____________________________
Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Anderson Sousa- Membro
- Mensagens : 9
Localização : Luziânia
Tópicos semelhantes
» Estrutura Didática
» Alguem com boa didatica, por favor...
» Sobre a Área Didática...
» Criação de um tópico fixo em Didática.
» Alguem com boa didatica, por favor...
» Sobre a Área Didática...
» Criação de um tópico fixo em Didática.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos