Gravação no sonar com problemas
5 participantes
Página 1 de 1
Gravação no sonar com problemas
ola galera do forum, estou com um probleminha que esta tirando meu sono, comprei a pouco tempo atraz um placa de audio externa chamada Cakewalke UA4FX e estou fazendo pequenas gravações com ela, mas no momento da gravação da alguns estalos ou uma pequena travada que atrapalha a gravação, ou quando coloco algum audio pra gravar junto da a mesma coisa, eu uso o program Sonar 8, queria saber se tem alguma configuração que estou fazendo errado no sonar ou na placa, se puderam me dr uma força neste problema agradeço
Eliabass- Membro
Re: Gravação no sonar com problemas
Elias, faz muito tempo que não mexo no sonar ...
Você fala os dropout ?
Qual a configuração do seu PC ?
Qual o sistema operacinal ?
No momento da gravação, o grafico do uso do disco / processamento, fica na casa de quantos % ?
Você fala os dropout ?
Qual a configuração do seu PC ?
Qual o sistema operacinal ?
No momento da gravação, o grafico do uso do disco / processamento, fica na casa de quantos % ?
Dropout é quando o processador+cache não dão conta de gerenciar os sinais de entrada e processar plugins em tempo real... aí acontece o drupout, mas trava tudo e a gravação/reprodução pára!
Como citou o Alexandre, pra um disgnóstico mais preciso, é necessário saber detalhadamente a configuração da máquina.
Num primeiro momento, recomendo que procure no Sonar as configurações de tamanho de Buffer (tem isso aqui no Fórum... triplique o valor atual)... e também interrompa a execução de programas em background como anti-vírus e afins... evite ao máximo a concorrência de acesso à disco e memória quando estiver gravando!
Como citou o Alexandre, pra um disgnóstico mais preciso, é necessário saber detalhadamente a configuração da máquina.
Num primeiro momento, recomendo que procure no Sonar as configurações de tamanho de Buffer (tem isso aqui no Fórum... triplique o valor atual)... e também interrompa a execução de programas em background como anti-vírus e afins... evite ao máximo a concorrência de acesso à disco e memória quando estiver gravando!
Claudio- Membro
minha maquina é um notebook ( isso tem a ver ? ) Windowns 7, 4Gb de memoria , 320gb de HD, Processador Dual Core intel, tem que falar mais algo ? qualquer coisa so falar
Eliabass- Membro
Bem, com essa configuração você não deve ter problemas de dropout... dessa forma, verifique duas coisas:
1 - Aumente os valores de Buffers nas configurações de áudio do Sonar;
2 - Veja se existem muitos programas acessando a memória da máquina de forma concorrente, como anti-vírus e afins!
O disgnóstico "estalos com pequenas travadas", em 99% dos casos está relacionado ao tamanho do Buffer. Dá uma olhada na imagem do link abaixo:
http://www.ixbt.com/multimedia/creative/extigy/sonar-wdm.png
1 - Aumente os valores de Buffers nas configurações de áudio do Sonar;
2 - Veja se existem muitos programas acessando a memória da máquina de forma concorrente, como anti-vírus e afins!
O disgnóstico "estalos com pequenas travadas", em 99% dos casos está relacionado ao tamanho do Buffer. Dá uma olhada na imagem do link abaixo:
http://www.ixbt.com/multimedia/creative/extigy/sonar-wdm.png
Claudio- Membro
Help, Claudião!
Depois de preparar a máquina nova aqui (Core i7-950 + 6 Gb RAM + Intel DX58SO + Creative X-Fi + Delta-66), reinstalei os programas antigos sob o Windows 7 x64.
Instalei o Sonar 8.5, fiz os upgrades, instalei os plugins todos, fiz o reconhecimento deles no Sonar e fui testar a bagaça aqui!
Maior decepção! Pluguei a guitarrinha na Delta-66, coloquei os fones e comecei a gravar!
Quando cliquei no STOP, a track gravada ficou com a metade do tamanho e o som que saui dela foi a coisa mais estranha que eu já ouvi!
Como se tivesse esquecido trechos da gravação. Como se a cada segundo de gravação, 0,5 s tivesse sido apagado!
Tentei WASAPI e MME32 tb, sendo que este último foi o que apresentou o resultado menos pior.
Mudei o driver WDM pra ASIO, mas o Sonar diz que o ASIO4ALL está desconectado.
É muito estranho... Vou ver se acontece a mesma coisa no Acid Pro, mas isso é muito esquisito!
Depois de preparar a máquina nova aqui (Core i7-950 + 6 Gb RAM + Intel DX58SO + Creative X-Fi + Delta-66), reinstalei os programas antigos sob o Windows 7 x64.
Instalei o Sonar 8.5, fiz os upgrades, instalei os plugins todos, fiz o reconhecimento deles no Sonar e fui testar a bagaça aqui!
Maior decepção! Pluguei a guitarrinha na Delta-66, coloquei os fones e comecei a gravar!
Quando cliquei no STOP, a track gravada ficou com a metade do tamanho e o som que saui dela foi a coisa mais estranha que eu já ouvi!
Como se tivesse esquecido trechos da gravação. Como se a cada segundo de gravação, 0,5 s tivesse sido apagado!
Tentei WASAPI e MME32 tb, sendo que este último foi o que apresentou o resultado menos pior.
Mudei o driver WDM pra ASIO, mas o Sonar diz que o ASIO4ALL está desconectado.
É muito estranho... Vou ver se acontece a mesma coisa no Acid Pro, mas isso é muito esquisito!
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Andrezinho,
Na minha opinião, o problema está no conflito entre os drivers da X-Fi e Delta, causado pelo próprio Windows.
Como o Windows reconhece de forma nativa (plug and play) os periféricos da Creative, ele vai sempre tomar a X-Fi como device padrão para qualquer coisa relativa a áudio. Dessa forma, o Windows está forçando a barra para que a Delta utilize os drivers da Creative X-Fi, e oo resultado disso é essa coisa "torta" que você está ouvindo, e a instalação do ASIO foi a peça que faltava pra completar a bagunça!
Minha dica é: remova *todos* os drivers de áudio da sua máquina, inclusive o ASIO... em seguida, reinstale *somente* os drivers da Delta. Certifique-se em baixar os drivers da Delta que sejam compatíveis com o Windows 7-64, lá no site da M-Audio tem. Promova também uma limpeza no registro do Windows, remova tudo que tiver a palavra chave "Creative X-Fi"..., remova inclusive a própria placa X-Fi do slot... dê um boot na máquina e proceda com a nova instalação da Delta.
Depois me fala se funcionou!
Na minha opinião, o problema está no conflito entre os drivers da X-Fi e Delta, causado pelo próprio Windows.
Como o Windows reconhece de forma nativa (plug and play) os periféricos da Creative, ele vai sempre tomar a X-Fi como device padrão para qualquer coisa relativa a áudio. Dessa forma, o Windows está forçando a barra para que a Delta utilize os drivers da Creative X-Fi, e oo resultado disso é essa coisa "torta" que você está ouvindo, e a instalação do ASIO foi a peça que faltava pra completar a bagunça!
Minha dica é: remova *todos* os drivers de áudio da sua máquina, inclusive o ASIO... em seguida, reinstale *somente* os drivers da Delta. Certifique-se em baixar os drivers da Delta que sejam compatíveis com o Windows 7-64, lá no site da M-Audio tem. Promova também uma limpeza no registro do Windows, remova tudo que tiver a palavra chave "Creative X-Fi"..., remova inclusive a própria placa X-Fi do slot... dê um boot na máquina e proceda com a nova instalação da Delta.
Depois me fala se funcionou!
Claudio- Membro
É... Vou tentar fazer isso!
Mas o Acid Pro funcionou redondinho!
Se me encher muito o sacolé, vou ficar só com o Acid Pro e tentar fazer ele reconhecer os plugins todos...
Pobre sofre...
Se fosse rico, contratava um mané pra fazer pra mim!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas o Acid Pro funcionou redondinho!
Se me encher muito o sacolé, vou ficar só com o Acid Pro e tentar fazer ele reconhecer os plugins todos...
Pobre sofre...
Se fosse rico, contratava um mané pra fazer pra mim!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Não conheço nenhum mané que entenda de placas e interfaces de audio não...
Nisso tu tá certo, Gomba!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Andrezinho- Membro
E aí Andrezinho, conseguiu resolver o problema?
Claudio- Membro
Claudião! Eu desinstalei o ASIO4ALL e tentei novamente. Os problemas persistiram.
Vou tirar a placa de som, reinstalar os drivers da Delta 66 e ver o que acontece. Mas ela não joga som pras caixas...
Por enquanto o AcidPro 7 e o SoundForge 10 estão funcionando redondinhos com latência muito próxima de zero...
Vou tirar a placa de som, reinstalar os drivers da Delta 66 e ver o que acontece. Mas ela não joga som pras caixas...
Por enquanto o AcidPro 7 e o SoundForge 10 estão funcionando redondinhos com latência muito próxima de zero...
Andrezinho- Membro
^ Quando você terminar a reinstalação, rode o wave Profile do Sonar, faça o seguinte:
-- Na guia "General"
1 - Certifique-se que "Playback timing" e "Record timing" estão utilizando rigorosamente a mesma interface... se isso não acontecer, cmo certeza vai gerar latência e atrasos!
2 - Trabalhe com "Audio driver bit depth" em 24 bits, e marque 64-bits Double precision engine
3 - Em "Sampling rate" trabalhe com o valor 44100.
4 - Dimensione Buffer Size de acordo com o sugerido pelo botão Wave Profile.
-- Na guia "Advanced"
1 - Desmarque as opções Enable Read Caching e Enable Write Caching
2 - Em "Driver Mode", use MDW/KS, esse é o melhor padrão, bem superior ao ASIO.
3 - Marque a opção "Share drivers with others programs"
4 - Marque a opção "use multiprocessing engine" (pra um i7 isso é fundamental)
5 - Marque a opção "MMCSS (Windows Vista)"... isso faz com que o SO trabalhe a 64 bits.
6 - Desmarque a opção "Play effect tail after stopping"
7 - Marque a opção "Allways open all devices"
8 - Marque a opção "Remove DC-offset during record", para que o Sonar passe a filtrar os ruídos provenientes de energia elétrica.
9 - Em Synchronization, selecione a opção "Full Chase Lock".
Se depois desses 9 passos você continuar com problemas, então utilize este último recurso aqui:
- Em "Record pre-allocate file", entre com o valor 600. Isso fará com que o Sonar pré-aloque um arquivo WAVE com 10 minutos de duração no seu HD. Essa pré-alocação trabalha com espaços contíguos de blocos. Se isso resolver o seu problema, significa que o seu HD está altamente fragmentado, e necessita passar por um processo de desfragmentação.
Tenta essas coisas aí e depois me fala.
-- Na guia "General"
1 - Certifique-se que "Playback timing" e "Record timing" estão utilizando rigorosamente a mesma interface... se isso não acontecer, cmo certeza vai gerar latência e atrasos!
2 - Trabalhe com "Audio driver bit depth" em 24 bits, e marque 64-bits Double precision engine
3 - Em "Sampling rate" trabalhe com o valor 44100.
4 - Dimensione Buffer Size de acordo com o sugerido pelo botão Wave Profile.
-- Na guia "Advanced"
1 - Desmarque as opções Enable Read Caching e Enable Write Caching
2 - Em "Driver Mode", use MDW/KS, esse é o melhor padrão, bem superior ao ASIO.
3 - Marque a opção "Share drivers with others programs"
4 - Marque a opção "use multiprocessing engine" (pra um i7 isso é fundamental)
5 - Marque a opção "MMCSS (Windows Vista)"... isso faz com que o SO trabalhe a 64 bits.
6 - Desmarque a opção "Play effect tail after stopping"
7 - Marque a opção "Allways open all devices"
8 - Marque a opção "Remove DC-offset during record", para que o Sonar passe a filtrar os ruídos provenientes de energia elétrica.
9 - Em Synchronization, selecione a opção "Full Chase Lock".
Se depois desses 9 passos você continuar com problemas, então utilize este último recurso aqui:
- Em "Record pre-allocate file", entre com o valor 600. Isso fará com que o Sonar pré-aloque um arquivo WAVE com 10 minutos de duração no seu HD. Essa pré-alocação trabalha com espaços contíguos de blocos. Se isso resolver o seu problema, significa que o seu HD está altamente fragmentado, e necessita passar por um processo de desfragmentação.
Tenta essas coisas aí e depois me fala.
Claudio- Membro
Boa... Vou brincar disso amanhã de manhã quando estiver em casa.
as o HD não deve estar muito fragmentado não! Foi formatado e reinstalado a pouco tempo...
Tomara que agora funcione!
as o HD não deve estar muito fragmentado não! Foi formatado e reinstalado a pouco tempo...
Tomara que agora funcione!
Andrezinho- Membro
Apanhei, apanhei e apanhei...
Acabei desinstalando o Sonar e instalando de novo...
E o problema agora é outro: quando se tenta abrir qualquer arquivo vIa Sonar, ele TRAVA A MÁQUINA!!!
Congela tudo! Até pra rebootar, tem que desligar e religar no power...
Mó marrento esse troço de Sonar...
Acabei desinstalando o Sonar e instalando de novo...
E o problema agora é outro: quando se tenta abrir qualquer arquivo vIa Sonar, ele TRAVA A MÁQUINA!!!
Congela tudo! Até pra rebootar, tem que desligar e religar no power...
Mó marrento esse troço de Sonar...
Andrezinho- Membro
^ Andrezinho.... pelo quadro que você está pintando, acredito que seu problema é relativo a hardware mesmo, alguma incompatibilidade de hardware está causando essa confusão toda.
Desde a época de Cakewalk que já fiz zilhões de instalações de Sonar, e só tive problemas uma única vez numa máquina com processador AMD e placa de som on-board... essa deu trabalho, mas foi a única... tive que baixar o clock do processador na bios e desabilitar a placa on-board, e assim mesmo não ficou 100%.
Desde a época de Cakewalk que já fiz zilhões de instalações de Sonar, e só tive problemas uma única vez numa máquina com processador AMD e placa de som on-board... essa deu trabalho, mas foi a única... tive que baixar o clock do processador na bios e desabilitar a placa on-board, e assim mesmo não ficou 100%.
Claudio- Membro
Pô... Mó maldade com a minha pessoa!!!
Minha máquina até que nem é ruim... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hoje vou tentar instalar no notebook!
Engraçado é que no Acid Pro não acontece nada... Roda normalzinho!
Vou ver se brinco com as configurações aqui. O programa abre, mas não deixa abrir arquivo.
Será que é pq uso outro HD pra guardar os arquivos?
Minha máquina até que nem é ruim... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hoje vou tentar instalar no notebook!
Engraçado é que no Acid Pro não acontece nada... Roda normalzinho!
Vou ver se brinco com as configurações aqui. O programa abre, mas não deixa abrir arquivo.
Andrezinho- Membro
Andrezinho escreveu:
Não... essa inclusive é a forma mais correta de se trabalhar... programas num HD e arquivos de dados em outro... desde que, claro, os HDs sejam internos... USB não vale!
Claudio- Membro
É... São internos sim... Mas tenho um externo pra backup...
Andrezinho- Membro