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Mensagem por LuCaSbass Sáb Jan 17, 2009 9:33 am

OLa pessoal... to quase acertando para ficar com um Condor Ag5000 de 5 cordas, e estava pensando, se eu realmente fechar negocio, em colocar afinação EADGC, como no baixo de 6 mas tirando o sizão... Qual o procedimento que devo fazer pra fazer isso direito? Alem de mecher no tensor, sera que precisarei trocar o nut? Vou fazer todo o serviço em luthier, mas ja queria ter uma ideia de gastos(os luthiers daqui de brasilia sao muito careiros!)
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Mensagem por allexcosta Sáb Jan 17, 2009 11:41 am

Lucas, jah fiz isso com ajuste minimo de tensor e sem trocar o nut, mas isso depende do baixo. Acho q vc deviar tentar sozinho primeiro. Use o guia do Gary Willis pra ajuste de tensor. Se nao ficar legal, leve no luthier...

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Mensagem por Jackson Sáb Jan 17, 2009 12:10 pm

LuCaSBass escreveu:OLa pessoal... to quase acertando para ficar com um Condor Ag5000 de 5 cordas, e estava pensando, se eu realmente fechar negocio, em colocar afinação EADGC, como no baixo de 6 mas tirando o sizão... Qual o procedimento que devo fazer pra fazer isso direito? Alem de mecher no tensor, sera que precisarei trocar o nut? Vou fazer todo o serviço em luthier, mas ja queria ter uma ideia de gastos(os luthiers daqui de brasilia sao muito careiros!)
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uso assim no cheruti e só regulei a ponte! Uma dica, vc pode usar um jogo de 4 cordas normal, e complementar a dó comprando uma ré ou uma lá de guitarra (se vc usar 0.040 ou 0.045).
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Mensagem por LuCaSbass Sáb Jan 17, 2009 12:27 pm

Jackson escreveu:uso assim no cheruti e só regulei a ponte! Uma dica, vc pode usar um jogo de 4 cordas normal, e complementar a dó comprando uma ré ou uma lá de guitarra (se vc usar 0.040 ou 0.045).
hmm, sera q isso da certo cara? pq a escala do condor é longa, 24 trastes... sera q nao forçaria demais a corda de guit nao?

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Mensagem por Jackson Sáb Jan 17, 2009 1:18 pm

LuCaSBass escreveu:
hmm, sera q isso da certo cara? pq a escala do condor é longa, 24 trastes... sera q nao forçaria demais a corda de guit nao?

cara por isso eu uso a ré da guitarra, pq eu afino um tom abaixo (dó) e ela não fica tão esticada, mas a maioria das pessoas usa a corda lá da guitarra (geralmente baixistas q usam 6 cordas q acabam arrebentando a dó e não querem comprar um jogo novo), só q eles afinam 1 tom e meio acima, somado à distância maior do braço, a corda fica muito esticada.

lá no FCC tem um tópico que um cara fez todo um cálculo com a tensão que a corda sofre na guitarra e no baixo.... a conclusão dele é q dá pra usar de boa. Se vc tiver acesso a uma corda de guitarra, pode medir pra ver se alcança a tarraxa do seu baixo.
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Mensagem por villain Sáb Jan 17, 2009 7:21 pm

Lucas, tenho algumas cordas de guitarra avulsas aqui... Decide direitinho qual vai usar e pode passar aqui em casa e pegar!

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Mensagem por Convidado Ter Jan 04, 2011 11:14 am

Dando um up nesse tópico, aqui já está meio que tudo explicado pra quem quiser fazer ou tiver dúvidas se rola ou não... E muita gente tem interesse nessa possibilidade de afinação.

Eu voltei a usar e estou curtindo muito :-)

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Mensagem por Fernando Zadá Ter Jan 04, 2011 12:31 pm

No Ding pelo comprimento da B acho que nem rola.
Ou pego um Ding de 6 cordas ou vou ter que me render a um de 6 normal pra aplacar a GAS.
Toda vez que vejo um pedaço daquele workshop do Nico fico doido por um de 6!
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Mensagem por Yngway Ter Jan 04, 2011 12:38 pm

Eu sempre quis fazer isso, mas o preço do jogo de cordas me desestimulava.

Será que não existe algum jogo de 5 com essa configuração já?

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Mensagem por LuCaSbass Ter Jan 04, 2011 1:03 pm

^Tem gente que usa um jogo de 4 cordas e mais uma corda de guitarra(lá ou ré)... eu to afim de testar esse "método" pra ver se da certo hehe

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Mensagem por Convidado Ter Jan 04, 2011 1:32 pm

Pra quem tem dois 5 cordas, e um com a afinação padrão, é só comprar um jogo de 6 cordas e um de 4 hehehe Se bobear sai mais barato que 2 de 5 (se os dois estivessem com B E A D G)...

Comprei uma Daddario 0.35 hoje que tá rolando bonito junto com o jogo 0.45... Tinha uma Giannini 0.32 na loja que é uma boa pra quem quer experimentar com uma corda mais barata antes de mudar definitivamente.

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Mensagem por DUDUBASS Ter Jan 04, 2011 2:15 pm

Sá Reston escreveu:Pra quem tem dois 5 cordas, e um com a afinação padrão, é só comprar um jogo de 6 cordas e um de 4 hehehe Se bobear sai mais barato que 2 de 5 (se os dois estivessem com B E A D G)...

Comprei uma Daddario 0.35 hoje que tá rolando bonito junto com o jogo 0.45... Tinha uma Giannini 0.32 na loja que é uma boa pra quem quer experimentar com uma corda mais barata antes de mudar definitivamente.

A daddario faz um encordoamento com bitolas 0.35(G) 0.55(D) 0.75(A) 0.95(E) http://store.daddario.com/category/145932/EXL180_Long_Scale_35-95

Será que a daddario faz a C 0.35? ou será que é a mesma corda dessa afinação extra light em G?

dei uma pesquisada no site e acho que é a mesma corda, com a afinação em G ela fica com uma tensão de 11,66 KG
Já a 0.32 em C fica com 17,64 KG, então a 0.35 em C deve ficar com uns 19 a 20 kg.

Sá, que loja é essa? preciso dessas cordas avulsas e tá difícil de encontrar até pelo ebay.



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Mensagem por Convidado Ter Jan 04, 2011 2:51 pm

Comprei na Sonic Som, mas Daddario 0.32 não tinha...

Tinha duas 0.35 que eu tasquei e a Gianinni 0.32.

Na Musical Carioca costuma ter sempre tb, e acho que eles vendem pela internet.

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Mensagem por DUDUBASS Ter Jan 04, 2011 2:56 pm

^^ Blz, vou ver aqui no site. up

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Mensagem por Convidado Ter Jan 04, 2011 2:59 pm

DUDUBASS escreveu: Já a 0.32 em C fica com 17,64 KG, então a 0.35 em C deve ficar com uns 19 a 20 kg.


É a G 0.35 mesmo... Essa tensão é muito alta?

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Mensagem por DUDUBASS Ter Jan 04, 2011 3:16 pm

A tensão normal da daddario pra um G escala padrão 34" é de uns 19 Kg, com este G 0.35 é de 11,66 Kg, ou seja, bem leve, a tensão do C 0.32 é de cerca de 17,64 Kg e com a corda G 0.35 afinada em C, ou seja 2,5 tons acima deve dar uma tensão talvez até um pouco acima de 20 Kg.

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Mensagem por Convidado Ter Jan 04, 2011 3:18 pm

Implicações disso?

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Mensagem por DUDUBASS Ter Jan 04, 2011 3:24 pm

Sá Reston escreveu:Implicações disso?

Cara, eu acho que só a questão da tocabilidade mesmo que fica um pouco mais pesada, e talvez uma mexida no tensor(acho que nem precisa), no mais, um encordoamento mais pesado(considerando a mesma marca e tipo de corda) fica mais tenso e aceita também uma ação mais baixa na regulagem.

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Mensagem por Convidado Ter Jan 04, 2011 3:26 pm

Valeu Dudu, obrigadaço! up


Última edição por Sá Reston em Ter Jan 04, 2011 11:38 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por LuCaSbass Ter Jan 04, 2011 5:57 pm

Vcs são dose, ficam atiçando a GAS alheia... acabei de comprar um jogo 4 cordas e vou comprar uma de guitarra avulsa quando chegar aqui... vou testar no M. Zaga(o com trastes)... Escondido

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Mensagem por DUDUBASS Ter Jan 04, 2011 11:32 pm

LuCaSbass escreveu:Vcs são dose, ficam atiçando a GAS alheia... acabei de comprar um jogo 4 cordas e vou comprar uma de guitarra avulsa quando chegar aqui... vou testar no M. Zaga(o com trastes)... Escondido

E com certeza vai ficar pancada.... playing

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Mensagem por LuCaSbass Qua Jan 05, 2011 9:34 pm

^E ficou mesmo!
Coloquei umas NIG(cancelei aquelas compra por medo da corda de guitarra dar problema) pra testar. Ficou bem legal! Daqui uns dias eu peço umas cordas que preste no eBay, mas por enquanto ta servindo...
Agora é estudar pra não dar nó na cabeça, até pq vou deixar o fretless com a sizona hehe

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Mensagem por Convidado Qua Jan 05, 2011 9:39 pm

Que maneiro!!! Very Happy

LuCaSbass escreveu:Agora é estudar pra não dar nó na cabeça, até pq vou deixar o fretless com a sizona hehe

Cara, to na mesma. Quero outro cinco cordas, e vou deixar ele na afinação padrão pra qdo rolar alguma gravação... To tentando nao correr atrás de um de 6 de novo, mas tá difícil hehehe

Por enquanto caí dentro nas tríades em todos os tons e nas 3 posições usando só as cordas agudas... Acordes e arpejando. Tá dando um gás, além de gravar umas harmonas e solar usando só a corda C pra ir mapeando... Difícil, mas divertido hehehehe

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Mensagem por LuCaSbass Qua Jan 05, 2011 9:52 pm

Pois e! to com as tardes livres essa semana, vou dar um gas nisso ai... mas nao posso deixar o fretless de lado que tenho ensaios com ele esse fim de semana e gravação no outro Razz

ps.: bom que vou usar bastante o loop pra estudar isso ai e o oitavador quando precisar de alguma coisa mais grave hehe


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Mensagem por Convidado Qua Jan 05, 2011 9:54 pm

Boa!!

Bicho, preciso de um Loop pra estudar... Acabo programando umas harmonas no Reason, mas com um loop fica muito rápido... E ainda estuda os acordes de uma vez! Very Happy

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Mensagem por LuCaSbass Qua Jan 05, 2011 10:09 pm

^Exato! Na verdade a vontade de colocar EADGC foi pra estudar harmonia... to sem nenhum instrumento harmonico aqui(vendi meu violão a um tempo atrás)...
Agora é debulhar a apostila do Jorge!!


ps.: Compra o loop logo, pensa num trem que vicia hehe

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Mensagem por Convidado Qui Jan 06, 2011 9:07 pm

Assim que tiver algum vou correr atrás de um Loop Station...

E que vontade de ter 24 trastes! mad

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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 08, 2011 11:22 am

Vocês já ouviram o Matthew Garrison que tem um Fodera modelo dele com essa afinação?
Interessante o som dele!



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Mensagem por Gomba Sáb Jan 08, 2011 11:28 am

E o Wooten usa ADGC naquele vídeo do Amazing Grace.
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Mensagem por Convidado Sáb Jan 08, 2011 11:37 am

Zadá, dá uma sacada nesse cara aqui, o Janek Gwizdala... Ele tb usa um Fodera com essa afinação, procura as coisas dele (videos, discos, aulas, etc...) acho que vc vai curtir muito.




Última edição por Sá Reston em Sáb Jan 08, 2011 12:04 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 08, 2011 11:54 am

Não faz isso não minha GAS por um 6 cordas ta quase pior que a pelo Aguilar!!
Rsss
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Mensagem por Gomba Sáb Jan 08, 2011 11:56 am

^

Já pensou em botar no dingwall fretless essa EADGC ?
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Mensagem por Convidado Sáb Jan 08, 2011 12:05 pm

^

No Ding nao rola por conta do comprimento das cordas... E fretless, imagina a confusão!! hehehehe

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Mensagem por Gomba Sáb Jan 08, 2011 12:15 pm

^

Será que nao tem encordoamentos com a E pra 36" pol? Aquele Anthony Jackson nao usa um baixo com esse tamanho de escala?

Ou você diz que cada distância entre os trastes ja é calculada pra afinação de tal corda, de modo que uma E no lugar de uma B vá soar desafinada? Eu acho que não ein. O calculo se dá pra escala, e qualquer corda que você coloque em qualquer escala que seja, vai ter a afinação correta...
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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 08, 2011 1:11 pm

^também acho mas deve dar um nó animal
Prefiro pegar um Ding de 6!!
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Mensagem por DenisLM Sáb Jan 08, 2011 2:20 pm

nunca entendi o real objetivo dessa afinação... Pergunta
já que um baixo de 6 supre justamente isso!
a não ser que queira aproveitar um baixo de 5 para explorar possibilidades como se fosse um de 6...
scratch weed
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Mensagem por Convidado Sáb Jan 08, 2011 2:21 pm

DenisLM escreveu: na não ser que queira aproveitar um baixo de 5 para explorar possibilidades como se fosse um de 6...

Entendeu sim... Very Happy

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Mensagem por LuCaSbass Sáb Jan 08, 2011 2:27 pm

^Exato.
Na verdade eu sempre quis ter um de 6, mas salvo raras exceções nunca me adaptei bem a nenhum pelo tamanho do braço, ai essa é uma alternativa hehe
Perguntaram isso pro Janek Gwizdala no Talkbass e ele falou exatamente o que eu acho:
"for me the six string is really about something else besides the bass. I feel like I have a bass in my hands when I play the 5, and even more so when I play a 4. "

To amadurencendo a ideia também de mais pra frente colocar uma Hipshot Xtender na Mi, ai ficaria bem legal!

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Mensagem por Convidado Sáb Jan 08, 2011 2:29 pm

^ Hehehe inclusive eu já perguntei sobre isso pra ele lá no TB

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Mensagem por DenisLM Sáb Jan 08, 2011 2:34 pm

eu pelomenos adoro a tocabilidade que os 4 cordas proporcionam (sempre com x-tender), e se for pra ir pra 5, vou logo pra 6! que amplia totalmente as possibilidades!
passei anos só tocando em 6 cordas é fácil se acostumar! só é mais complexo os slap/pluck/palheta na minha opinião, de resto...
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Mensagem por LuCaSbass Sáb Jan 08, 2011 2:36 pm

E também, fazendo as contas aqui, usar essa afinação em um Jazz Bass de 20 trastes(meu caso) só adiciona mais algumas notas... aqui chega somente até lá bemol, então seria "equivalente" a um 4 cordas com 25 trastes hehe
Mas a dozinha traz bem mais definição pra fazer acordes também!

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Mensagem por Gomba Sáb Jan 08, 2011 2:38 pm

Cara, eu teria um 5c EADGC fretless (na evrdade vou ter, só falta a grana pra deixar o strinberg no luthier pra fazer todas as modificações necessárias e pra comprar um PU novo pra ele). Acho um 6c fretless exagerado, uma vez que IMO, a B num 6c fretless é totalmente useless..
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Mensagem por LuCaSbass Sáb Jan 08, 2011 2:39 pm

DenisLM escreveu:eu pelomenos adoro a tocabilidade que os 4 cordas proporcionam (sempre com x-tender), e se for pra ir pra 5, vou logo pra 6! que amplia totalmente as possibilidades!
passei anos só tocando em 6 cordas é fácil se acostumar! só é mais complexo os slap/pluck/palheta na minha opinião, de resto...
Eu ja tive um 6 cordas a um tempo atrás... Mas nunca me adaptei a maioria dos 6 cordas... um Yamaha TRB ou outro até que vai, mas depende da série também... Nem Fodera achei tão legal assim a tocabilidade(testei aquele do Ney Conceição e um Anthony Jackson).... Mas em compensação gostei do Cort A6... mas se eu comprar mais um baixo me expulsam de casa What a Face

Além do mais, tenho 2 baixos de 6 cordas, melhor fazer isso que to fazendo mesmo hehe

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Mensagem por Gomba Sáb Jan 08, 2011 2:40 pm

LuCaSbass escreveu:E também, fazendo as contas aqui, usar essa afinação em um Jazz Bass de 20 trastes(meu caso) só adiciona mais algumas notas... aqui chega somente até lá bemol, então seria "equivalente" a um 4 cordas com 25 trastes hehe
Mas a dozinha traz bem mais definição pra fazer acordes também!

Em qualquer baixo uma corda a mais só acrescenta, na teoria, mais 5 casas... A diferença é isso aí que você falou. Você tem mais corda pra solo em maos (sem precisar is quase na ponte pra tocar algo mais agudo) e mais corda pra acordes tb...
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Mensagem por DenisLM Sáb Jan 08, 2011 2:45 pm

Gomba escreveu:Cara, eu teria um 5c EADGC fretless (na evrdade vou ter, só falta a grana pra deixar o strinberg no luthier pra fazer todas as modificações necessárias e pra comprar um PU novo pra ele). Acho um 6c fretless exagerado, uma vez que IMO, a B num 6c fretless é totalmente useless..
o Bzão fretless é totalmente from hell! Twisted Evil
tive um 6c fretless! é bom viu! Very Happy
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Mensagem por LuCaSbass Sáb Jan 08, 2011 2:47 pm

^Também acho! Por isso que deixei o fretless "normal"... e também eu penso que a dó é mais útil num com trastes, por conta dos acordes mesmo... da pra fazer acordes bem completos, que num fretless com certeza teria algum problema de afinação

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Mensagem por Gomba Sáb Jan 08, 2011 2:52 pm

^

Mas aí com trastes eu prefiro um 6c mesmo. Quiça um 7c. Eu vou deixar meu fretless EADGC mais pra solo...
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Mensagem por Convidado Sáb Jan 08, 2011 2:53 pm

Gomba escreveu:^

Mas aí com trastes eu prefiro um 6c mesmo. Quiça um 7c. Eu vou deixar meu fretless EADGC mais pra solo...

Aí até com 4 cordas dá hehehe Deixa ele A D G C, fretless...

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Mensagem por Gomba Sáb Jan 08, 2011 2:59 pm

^

De fato, mas eu não tenho um 4c "sobrando" nem dinheiro pra um, infelizmente.

O que tenho é um Strinberg de 5c parado, com uma escala rosewood linda, implorando pra perder seus trastes, porque como diz o Claudião, se traste fosse bom não teria esse nome. What a Face
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Mensagem por LuCaSbass Sáb Jan 08, 2011 6:42 pm

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