Iniciante no baixo - Dúvida cifras.
+14
allexcosta
CG
ricardo_hiendl
Moisés Simeão
ayrton_bass
fmt90
Renan Catito
G. Kanazawa
Nekron#
Amagomes
The Viper
TullioBass
Fabio Motta
André Carvalho
18 participantes
Página 1 de 1
Iniciante no baixo - Dúvida cifras.
Pessoal boa noite.
Eu estou iniciando no baixo, andei tirando uns sons, mas por tablaturas, um pouco fácil mas as músicas que eu quero são poucas. Tenho algumas dúvidas referente a cifras, por exemplo, Matanza - Meio Psicopata:
Essa cifra é de guitarra. Qual seria o significado de A5 e C5? Pelo que entendi é a corda (A/C) e a casa (5) é certo isso? Pois no caso eu teria que adaptar essa cifra para o baixo correto?
Desculpe a minha ignorância, mas to com esse baixo a 1 semana, não to com R$ pra conseguir um professor e meio que gosto de aprender as coisas sozinho.
Obrigado pela atenção.
Eu estou iniciando no baixo, andei tirando uns sons, mas por tablaturas, um pouco fácil mas as músicas que eu quero são poucas. Tenho algumas dúvidas referente a cifras, por exemplo, Matanza - Meio Psicopata:
A5 C5
Estava parado, bebendo cerveja, sozinho na porta do bar
Essa cifra é de guitarra. Qual seria o significado de A5 e C5? Pelo que entendi é a corda (A/C) e a casa (5) é certo isso? Pois no caso eu teria que adaptar essa cifra para o baixo correto?
Desculpe a minha ignorância, mas to com esse baixo a 1 semana, não to com R$ pra conseguir um professor e meio que gosto de aprender as coisas sozinho.
Obrigado pela atenção.
André Carvalho- Membro
Re: Iniciante no baixo - Dúvida cifras.
Rsss...se está pedindo ajuda não está aprendendo as coisas sozinho, não acha?
Em relação à sua dúvida, eu acho que A5 e C5 seriam power acordes para guitarra, ou seja toca-se a tônica + a sua respectiva 5ª, num riff só...
Mas com certeza alguém vai saber te explicar melhor do que eu...abraços e seja bem vindo ao fórum.
Em relação à sua dúvida, eu acho que A5 e C5 seriam power acordes para guitarra, ou seja toca-se a tônica + a sua respectiva 5ª, num riff só...
Mas com certeza alguém vai saber te explicar melhor do que eu...abraços e seja bem vindo ao fórum.
Fabio Motta- Membro
Tem como postar parte da cifra em questão?
André Carvalho escreveu:
, por exemplo, Matanza - Meio Psicopata:A5 C5
Obrigado pela atenção.
Matanza é f***!!!
Clube Pedaleiras e Efeitos Digitais #001 - Clube Rock/Metal #022 - Clube Washburn #006 - Clube Nerds, Geeks e Afins #018 - Clube 5 ou mais Cordas #001
André Carvalho escreveu:Pessoal boa noite.Essa cifra é de guitarra. Qual seria o significado de A5 e C5? Pelo que entendi é a corda (A/C) e a casa (5) é certo isso? Pois no caso eu teria que adaptar essa cifra para o baixo correto?A5 C5
Obrigado pela atenção.
André, bom dia, seja bem vindo.
Vamos por partes:
1- Não existe "cifra de baixo" ou "cifra de guitarra" ou de qq outro instrumento. Uma cifra indica, o acorde que deve ser tocado naquele momento e de acordo com a necessidade, seu conhecimento e o instrumento que estiver tocando vc escolhe como tocará aquele acorde, a ordem das notas e talz...
2- Não é muito comum cifrar desta forma (A5...) porque o 5º grau do campo harmônico é subentendido como parte do acorde é só é sinalizado na cifra se houver alteração, ou seja , subida ou descida. Ex: A7(#5) - onde se lê: Lá com sétima e quinta aumentada , ou Am7(b5) - Lá menor com sétima e quinta diminuta.
3- Ao se fazer um arranjo, aí sim, é mais comum vc encontrar este tipo de cifragem,quando o arranjador quer sinalizar um "power chord", ou seja, um acorde "rockenroll", com guitarra distorcida(ou não),por exemplo, ou mesmo no baixo. O cara cifra "A5", indicando que aquele acorde deve ter somente estas duas notas, Lá ("A"-1º grau) e Mi ("E" 5º grau), resumindo, aquele clássico acorde com o indicador na 5 casa da sexta corda e o anular na sétima casa da quinta corda .
É claro que há muito mais coisas, existem várias maneiras de se escrever uma cifra, vc precisa conhecer harmonia e talz, mas espero que esta pequena explicação tenha ajudado neste caso...
Última edição por Amagomes em Sáb Out 16, 2010 12:22 pm, editado 1 vez(es)
Amagomes- Membro
Amagomes escreveu:André Carvalho escreveu:Pessoal boa noite.Essa cifra é de guitarra. Qual seria o significado de A5 e C5? Pelo que entendi é a corda (A/C) e a casa (5) é certo isso? Pois no caso eu teria que adaptar essa cifra para o baixo correto?A5 C5
Obrigado pela atenção.
André, bom dia, seja bem vindo.
Vamos por partes:
1- Não existe "cifra de baixo" ou "cifra de guitarra" ou de qq outro instrumento. Uma cifra indica, o acorde que deve ser tocado naquele momento e de acordo com a necessidade, seu conhecimento e o instrumento que estiver tocando vc escolhe como tocará aquele acorde, a ordem das notas e talz...
2- Não é muito comum cifrar desta forma (A5...) porque o 5º grau do campo harmônico é subentendido como parte do acorde é só é sinalizado na cifra se houver alteração, ou seja , subida ou descida. Ex: A7(#5) - onde se lê: Lá com sétima e quinta aumentada , ou Am7(b5) - Lá menor com sétima e quinta diminuta.
3- Ao se fazer um arranjo, aí sim, é mais comum vc encontrar este tipo de cifragem,quando o arranjador quer sinalizar um "power chord", ou seja, um acorde "rockenroll", com guitarra distorcida(ou não) ou mesmo baixo. O cara cifra "A5", indicando que aquele acorde deve ter somente estas duas notas, Lá ("A"-1º grau) e Mi ("E" 5º grau), resumindo, aquele clássico acorde com o indicador na 5 casa da sexta corda e o anular na sétima casa da quinta corda .
É claro que há muito mais coisas, existem várias maneiras de se escrever uma cifra, vc precisa conhecer harmonia e talz, mas espero que esta pequena explicação tenha ajudado neste caso...
nossa, o cara queria um pao e ganhou um banquete
mas, já disseram o que vc precisava, vc vai tocar A depois C, é só ouvir a musica pra pegar o tempo.
Nekron#- Membro
dependendo nem precisa fazer o power chord, vai de tonica mesmo.
Certeza, vale ressaltar isso. Nem sempre os power chords ficam muuuito legais no baixo.G. Kanazawa escreveu:dependendo nem precisa fazer o power chord, vai de tonica mesmo.
Renan Catito- Membro
O melhor nesse momento é ver se o baixista que toca na musica faz power chords ou toca somente a tonica! Mas, geralmente, nesse caso e, conhecendo Matanza, ele toca somente a tonica!
tbm acho q tu vai tocar só a tonica.
ayrton_bass- Membro
aahh.. esse topico não devia estar na seção Técnica & Teoria?
ayrton_bass- Membro
Aew, essa videoaula talvez te ajude!
https://www.youtube.com/watch?v=kbVYgbZ67vY&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=kbVYgbZ67vY&feature=related
Primeiro passo, você precisa decorar as notas no braço do baixo.
Saiba todas as regiões do braço onde tem as notas Dó / Ré / Mi etc...
Estude escalas maiores e menores.
Não sei se você aprendeu, as letras simbolizam as notas musicais:
C: Dó
D: Ré
E: Mi
F: Fá
G: Sol
A: Lá
B: Si
Existem variações de acordes, como maior, menor, etc...
A cifra só te dá uma base de qual é o acorde principal em determinada parte da música. Começar usando apenas a tônica é a maneira mais simples e mais facil de aprender.
Estude escalas, escute a musica... Existem varias maneiras de tocar a mesma música. Existem as notas corretas pra tocar num acorde de Am, ou qualquer outro.
Ouvidão é o mais importante.
abs.
Saiba todas as regiões do braço onde tem as notas Dó / Ré / Mi etc...
Estude escalas maiores e menores.
Não sei se você aprendeu, as letras simbolizam as notas musicais:
C: Dó
D: Ré
E: Mi
F: Fá
G: Sol
A: Lá
B: Si
Existem variações de acordes, como maior, menor, etc...
A cifra só te dá uma base de qual é o acorde principal em determinada parte da música. Começar usando apenas a tônica é a maneira mais simples e mais facil de aprender.
Estude escalas, escute a musica... Existem varias maneiras de tocar a mesma música. Existem as notas corretas pra tocar num acorde de Am, ou qualquer outro.
Ouvidão é o mais importante.
abs.
ricardo_hiendl- Membro
Ricardo, essa foi a desenterrada...
Faz um ano que o cara não entra no fórum
André Carvalho
Registrado dia : 08/10/2010
Última visita : Sex 15 Out 2010, 10:32
Faz um ano que o cara não entra no fórum
André Carvalho
Registrado dia : 08/10/2010
Rsrsrs... é verdade.
É que apareceu no topo aqui pra mim, por causa do post do Moisés. Eu não tinha visto a data.
É que apareceu no topo aqui pra mim, por causa do post do Moisés. Eu não tinha visto a data.
ricardo_hiendl- Membro
CG escreveu:Faz um ano que o cara não entra no fórum (...)
allexcosta escreveu:CG escreveu:Faz um ano que o cara não entra no fórum (...)
Tá bom Tio... quase 11 meses.
CG escreveu:Última visita : Sex 15 Out 2010, 10:32
CG escreveu:Tá bom Tio... quase 11 meses.
Fail novamente, um ano e 11 meses... Isso e culpa da VW e da Toyota que me deixam abilolado aqui.
Hehehehe. Isso é troll !!!!
Datena: me ajuda aí!!
alguém resolve essa encrenca? a tal nota com o baixo em não sei que nota dos violonistas:
G/B
ou
A/C# e assim por diante..
o baixo toca o G na primeira nota ou o B?
e na segunda nota, o baixo é o A ou o C#?
alguém resolve essa encrenca? a tal nota com o baixo em não sei que nota dos violonistas:
G/B
ou
Colono- Membro
G/B é a inversão da escala de G (Sol) começando por B (Si)
A/C# é a inversão da escala de A (Lá) começando por C# (dó sustenido)
Na verdade seria montar o acorde usando a primeira nota da inversão e não do acorde normal.
Para o baixo, normalmente quer dizer que você tem que tocar o da direita (B, C#) pois lemos Sol com baixo em Sí (G/B ) ou Lá com baixo em dó sustenido (A/C#). Mas nada impede você de tocar escala, arpejo, mudar as inversões, etc.
A/C# é a inversão da escala de A (Lá) começando por C# (dó sustenido)
Na verdade seria montar o acorde usando a primeira nota da inversão e não do acorde normal.
Para o baixo, normalmente quer dizer que você tem que tocar o da direita (B, C#) pois lemos Sol com baixo em Sí (G/B ) ou Lá com baixo em dó sustenido (A/C#). Mas nada impede você de tocar escala, arpejo, mudar as inversões, etc.
brucce- Síndico
Os dois casos são acordes de 1a inversão, ou seja, fundamental (tônica) com baixo em terça. Além deste tem acordes com 2a (baixo em quinta) e 3a inversão (baixo em sétima).Colono escreveu:Datena: me ajuda aí!!
G/B
ou
webercar- Membro
vcs são fo**
Muito obrigado pessoal!
Muito obrigado pessoal!
Colono- Membro