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Ligação em Série/Paralelo num Jazz Bass

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Mensagem por cvmoretti Sex 24 Fev 2012, 17:57

Dá pra fazer essa ligação com uma chave 3 p 2?
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Mensagem por oribeiro Sáb 09 Jun 2012, 12:22

Oi! Alguém aí pode me esclarecer uma dúvida?? Vi em alguns esquemáticos que, ao mudar para ligação em série, os dois captadores funcionam com o mesmo botão de volume. Em outros os captadores ficam com volumes independentes. Afinal, como realmente fica? Para ficar com volumes independentes é necessário algum captador específico? Abraços a todos.
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Mensagem por Thales_Sr Sáb 09 Jun 2012, 13:29

Em paralelo, os captadores ficam com volumes independentes. Ao chavear para série, o volume da ponte para de atuar, e o do braço vira um volume master.

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Mensagem por sgarbi Seg 11 Jun 2012, 17:18

Eu tenho um baixo com push-bull para paralelo, e é exatamente isso que acontece Thales. Um dos botões para de ter função, um volume passa a controlar os dois e o som fica mais encorpado.
É um efeito interessante, mas nada que um pedal equalizador pré-programado não o faça.

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Mensagem por AdrianoNK7 Qui 05 Jul 2012, 11:10

ola amigos, gostaria de saber a opinião de vocês ,no meu caso tenho um Bass PJ = [ Cap. precision + Cap. jazz Bass ] , estava pensando em colocar uma chave push pull para fazer essa ligação Serie/paralelo ,na verdade só quero fazer por curiosidade mesmo, pois adoro o som desses caps. individualmente mais quero saber como ficaria o som deles dois juntos .O cap precision ja é um "tapa no ouvido" "bass lines SPB3" + o cap da ponte tbm é ótimo para dar brilho as notas médias e agudas "Cabrera Jazz Bass Hot Tone" , todo mundo só fala em fazer isso em um jazz bass J/J ,mais até agora não ouvi ninguém falar em fazer isso em um PJ . quero saber como ficaria o resultado hehe ^^

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e ai ? oq acharam da ideia ? xD
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Mensagem por CG Qui 05 Jul 2012, 11:54

Não sei se daria certo já que o captador J é single o o captador P é Split.

Só tem um jeito de saber, teste aí e conte para a gente como ficou.

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Mensagem por AdrianoNK7 Qui 05 Jul 2012, 12:01

Entendi ,bem de qualquer forma vou testar ,o meu medo é de queimar o captador ou sei lá estourar a bobina/rolamento de um deles (não sei como se chama ao certo) =/
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Mensagem por CG Qui 05 Jul 2012, 12:07

AdrianoNK7 escreveu:Entendi ,bem de qualquer forma vou testar ,o meu medo é de queimar o captador ou sei lá estourar a bobina/rolamento de um deles (não sei como se chama ao certo) =/

A chance disso acontecer é minima, desde que a pessoa que faça essa ligação saiba o que está fazendo.

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Mensagem por AdrianoNK7 Qui 05 Jul 2012, 12:19

bem, a base da ligação q vou levar para o luthier é esta aki

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=jass_bass_sp

pois axo que não existe esquema dessa ligação para um PJ ,ou axo tbm que ninguém tentou fazer isso ainda né rs
vou ser o pioneiro haha
lol!
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Mensagem por Thales_Sr Qui 05 Jul 2012, 12:52

A ligação JJ e PJ é exatamente a mesma, o que importa pra fazer a ligação é só fio e não formato de captador...

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Mensagem por AdrianoNK7 Qui 05 Jul 2012, 12:57

Obirigado pela dica Thales , vou agora msmo comprar esse pot push pull ,só tem mais um detalhe , como é potenciômetro de volume , não me lembro ao certo se é modelo KA ou KB que se usa =o
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Mensagem por marcelo.r.desouza.5 Qua 22 Abr 2015, 21:05

Bom amigos, tenho um Yamaha RBX 170 e um TBM5 ... A uns meses atrás coloquei esse Switch de série paralelo no meu Yamaha (J/P) e eu recomendo ! Ficou muito bacana o timbre do yamaha, e pretendo fazer o mesmo no meu TBM 5 ! Só ressalto que quando a gente ativa o modo de captação em Série (no caso de contrabaixo passivo) um dos volumes deixa de funcionar ! Mais é bem bacana a ligação, dá um booster bacana no Médio Grave ! What a Face

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Mensagem por marcelo.r.desouza.5 Qua 22 Abr 2015, 21:07

É ... Acabei de ver que vou ganhar o prêmio de coveiro do fórum ! Hahaha notme facepalm

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Mensagem por PéDIPano Sex 11 Set 2015, 23:12

Cambraia escreveu:Tópico bem a calhar,acabei de fazer isso no meu!  
Em relação a montagem, não há nada muito complicado, apenas tome cuidado com os excessos de solda e com os aterramentos pois a ligação em série dá um ganho maior e,conseqüentemente, maior ruído.
Em relação ao timbre, é um timbre bem mais gordo, como pode-se ver no vídeo. Porém, passa longe de ser versátil como a ligação convencional(em paralelo). Uma outra coisa que notei é que a inserção da chave, pelo menos no meu caso, alterou um pouco a resposta em frequência do circuito original(em paralelo), tirando um pouco de agudo e adicionando médio-grave, o que eu achei um ponto negativo dessa modificação visto que o timbre perdeu um pouco de brilho.

De qualquer forma, se for pra fazer em casa, recomendo que façam essa modificação,testem e vejam o que acham, afinal, você poderá voltar ao circuito original facilmente se não gostar do resultado. Se for levar pra luthier, não recomendo pois no caso de não gostar você terá que pagar de novo pelo serviço.

Qualquer dúvida tô ae!
Abraço!


Olá pessoal, mais alguém teve o mesmo problema que o Cambraia?
Essa modificação parece muito interessante para variedades de tons em um mesmo contrabaixo...


marcelo.r.desouza.5 escreveu:É ... Acabei de ver que vou ganhar o prêmio de coveiro do fórum ! Hahaha notme facepalm

Acho que vou te dar uma ajudinha...  notme

Outras perguntas:
1 - Uma vez ligado em série, funcionará tipo um humbucker, assim não havendo assim o chiado dos captadores single-coil???

Como só reviver um post é sacanagem, vou tentar acrescentar informações úteis que encontrei para os próximos incautos...
Artigo sobre e mais algumas modificações no site da PremierGuitar:
http://www.premierguitar.com/articles/Cheap_and_Easy_Bass_Mods
Vídeo no Youtube, demonstrando algumas possibilidades da ligação (foi o único que encontrei):
https://www.youtube.com/watch?v=oTtATuzJI64
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Mensagem por Raul S. Sáb 12 Set 2015, 00:53

PéDIPano escreveu:1 - Uma vez ligado em série, funcionará tipo um humbucker, assim não havendo assim o chiado dos captadores single-coil???
Não. Os humbuckers possuem duas bobinas (coils) uma ao lado da outra com polaridade invertida (fora de fase), independentemente de serem ligadas em série ou em paralelo, e é isso que elimina a interferência.
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Mensagem por PéDIPano Sáb 12 Set 2015, 17:35

PéDIPano escreveu:Olá pessoal, mais alguém teve o mesmo problema que o Cambraia?
Essa modificação parece muito interessante para variedades de tons em um mesmo contrabaixo...

Pessoal, vou dar meus 5centavos sobre o problema do Cambraia, e se alguém puder me dizer se existe possibilidade de estar correto (ou errado), favor avisar... Ouvimos falar muito no caso de pedais sobre os sitemas Bypass ou TrueBypass, que teria o intuito de regular a passagem do som, quando o efeito está ligado ou desligado

Se minhas leituras estiverem corretas, no caso de Bypass, o som passa pelo circuito do pedal mesmo quando o efeito está desligado, o que "poude" roubar um pouco do tom do instrumento. Já o TrueBypass, faz com que o som passe quando desligado por fora do circuito do pedal, o que além de não roubar do tom do instrumento, permite que o instrumento funcione se o pedal ficar sem bateria (o que não importa neste caso de sistema passivo de ligação em série). O TrueBypass e o Bypass podem ser chaveados por uma chave DPDT.

Neste caso, a chave DPDT no sistema do Cambraia roubou um pouco do tom, pois o o som ainda passava um pouco pelo sistema em série?
Estou no caminho certo, ou falando bobeira?


Raul S. escreveu:
PéDIPano escreveu:1 - Uma vez ligado em série, funcionará tipo um humbucker, assim não havendo assim o chiado dos captadores single-coil???
Não. Os humbuckers possuem duas bobinas (coils) uma ao lado da outra com polaridade invertida (fora de fase), independentemente de serem ligadas em série ou em paralelo, e é isso que elimina a interferência.

Mas Raul S., eu não digo eliminação de interferências, e sim o chiado típico de captadores single-coil. O pessoal fala sobre os chiados dos single-coils quando o TONE está todo ou parcialmente aberto e um captador está mais favorecido no volume que o outro. Quando os dois estão com o mesmo volume, o chiado some. Daí o que sobrar não é chiado, mas sim ruído (de interferências, rádios, monitores, redes elétricas, etc...)...
Não sei se citar os humbuckers foi ideal, pois eles realmente eliminam muita coisa do som, acho que tanto os chiados quanto os ruídos...
Estou certo, ou falando bobeira?


Última edição por PéDIPano em Sáb 12 Set 2015, 23:35, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editei quanto ao bypass, com mais leituras cheguei a outras conclusões.)
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Mensagem por Raul S. Dom 13 Set 2015, 03:31

PéDIPano escreveu:Mas Raul S., eu não digo eliminação de interferências, e sim o chiado típico de captadores single-coil. O pessoal fala sobre os chiados dos single-coils quando o TONE está todo ou parcialmente aberto e um captador está mais favorecido no volume que o outro. Quando os dois estão com o mesmo volume, o chiado some. Daí o que sobrar não é chiado, mas sim ruído (de interferências, rádios, monitores, redes elétricas, etc...)...
Não sei se citar os humbuckers foi ideal, pois eles realmente eliminam muita coisa do som, acho que tanto os chiados quanto os ruídos...
Estou certo, ou falando bobeira?
Entendi o que disse, mas chiado é uma inteferência normal, no sentido de ruído indesejável; não estou falando do captador pegar AM/FM nem nada disso. Em essência, um single coil vai sempre ter o ruído simplesmente por conta do campo magnético, pois ele não é 100% limpo, é uma transformação da vibração mecânica em um sinal elétrico, que é depois amplificado; então esse ruído "natural" é amplificado também. A inversão dos polos magnéticos e a variação da fase elétrica de um hambucker têm como função exatamente a anulação do ruído (interferência ou o nome que quiser dar), por isso "hum" (zumbido, ruído) "buck" (opor-se, resistir, ou "cancelar" adaptando ao tema); e ambas as bobinas (coils) dele perdem esse chiado independente delas (entre si) serem ligadas em paralelo ou em série.


Última edição por Raul S. em Dom 13 Set 2015, 16:21, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção de grafia.)
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Mensagem por PéDIPano Dom 13 Set 2015, 16:16

Raul S. escreveu:
PéDIPano escreveu:Mas Raul S., eu não digo eliminação de interferências, e sim o chiado típico de captadores single-coil. O pessoal fala sobre os chiados dos single-coils quando o TONE está todo ou parcialmente aberto e um captador está mais favorecido no volume que o outro. Quando os dois estão com o mesmo volume, o chiado some. Daí o que sobrar não é chiado, mas sim ruído (de interferências, rádios, monitores, redes elétricas, etc...)...
Não sei se citar os humbuckers foi ideal, pois eles realmente eliminam muita coisa do som, acho que tanto os chiados quanto os ruídos...
Estou certo, ou falando bobeira?
Entendi o que disse, mas chiado é uma inteferência normal, no sentido de ruído indesejável; não estou falando do captador pegar AM/FM nem nada disso. Em essência, um single coil vai sempre ter o ruído simplesmente por conta do campo magnético, pois ele não é 100% limpo, é uma transformação da vibração mecânica em um sinal elétrico, que é depois amplificado; então esse ruído "natural" é amplificado também. A inversão dos polos magnéticos e a variação da fase elétrica de um hambucker têm como função exatamente a anulação do ruído (interferência ou o nome que quiser dar), por isso "hum" (zumbido, ruído) "buker" (opor-se, resistir, ou "cancelar" adaptando ao tema); e ambas as bobinas (coils) dele perdem esse chiado independente delas (entre si) serem ligadas em paralelo ou em série.

Valeu Raul S.. up
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Mensagem por Daniel Dom 18 Out 2015, 12:53

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Mensagem por marcelosz Seg 21 Dez 2015, 16:50

Pessoal,
Com base num post anterior (que citava o "Cheap and Easy Bass mods da Premier Guitar), um diagrama bem simples para ligação série / paralelo (figura da esquerda).

Gostaria de fazer esse mod no meu SX JB, mas os caps que uso são Dimarzio Ultra Jazz, daqueles que vem com 4 fios. Nesse caso, como ficaria a ligação? Alguém saberia me dizer/mostrar?

O diagrama que veio com o kit Dimarzio mostra apenas como fazer usando 2 push/pull. Gostaria de, se possível, usar apenas 1 push-pull.
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Mensagem por marcelosz Qua 23 Dez 2015, 10:42

Bom, só pra constar aqui... consegui fazer a modificação!!! O diagrama da Dimarzio viaja na maionese... Eles tratam da ligação série/paralelo das bobinas de cada captador, usando portanto 2 push-pull... Não é o mod que se usa normalmente.

Fiz com base no diagrama da Seymour Duncan: (não tenho permissão pra postar links....). Só que o push-pull ficou no Master Tone. Aproveitei e fiz aterramento das cavidades, troquei o jack por um SwitchCraft e o capacitor por um PIO .047uF da Emerson Custom. O push-pull foi um Alpha 500K "A"  (mantive os outros pots originais do SX, que são 500K "B").

Conforme foi dito aqui, nesse diagrama o controle de volume do Bridge "para de funcionar". Não é um problema, obviamente se deve ao fato de estar lidando com "2 captadores num só". Bom que acaba ganhando um "master volume".

Postarei fotos e um videozinho em breve. Em tempo: o som do bass em série ficou com aquele punch bom de ouvir, mais gordo, mais definido. Valeu à pena me aventurar e fazer o mod, o resultado foi 10! Very Happy
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Mensagem por fheliojr Qui 24 Dez 2015, 16:05

marcelosz escreveu:...(não tenho permissão pra postar links....)...

como assim?
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Mensagem por marcelosz Sáb 26 Dez 2015, 19:54

O fórum não me permite colocar o endereço do link para a página.... Talvez pq seja usuário novato?
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Mensagem por Edu Sáb 30 Dez 2017, 08:22

Cambraia escreveu:Tópico bem a calhar,acabei de fazer isso no meu!
Em relação a montagem, não há nada muito complicado, apenas tome cuidado com os excessos de solda e com os aterramentos pois a ligação em série dá um ganho maior e,conseqüentemente, maior ruído.
Em relação ao timbre, é um timbre bem mais gordo, como pode-se ver no vídeo. Porém, passa longe de ser versátil como a ligação convencional(em paralelo). Uma outra coisa que notei é que a inserção da chave, pelo menos no meu caso, alterou um pouco a resposta em frequência do circuito original(em paralelo), tirando um pouco de agudo e adicionando médio-grave, o que eu achei um ponto negativo dessa modificação visto que o timbre perdeu um pouco de brilho.

De qualquer forma, se for pra fazer em casa, recomendo que façam essa modificação,testem e vejam o que acham, afinal, você poderá voltar ao circuito original facilmente se não gostar do resultado. Se for levar pra luthier, não recomendo pois no caso de não gostar você terá que pagar de novo pelo serviço.

Qualquer dúvida tô ae!
Abraço!

Exatamente, fiquei até decepcionado com o ruído que o jazz bass "ganhou" de brinde. Não sei se houve excesso de solda, houve com certeza um aumento na fiação e o acréscimo da chave (não sei se ela em si pode contribuir também com o ruído), o caso é que o jazz bass ficou com um som mais "duro" no modo paralelo e no modo série ficou uma massa sonora bastante escura.
Não vou dizer que não é funcional, mas o baixo que é blindado e era absolutamente silencioso agora chia um pouco em paralelo e BERRA em série.
Não sei se é sempre assim quando fazem essa ligação ou se errei algo, mas recomendo que pensem bem antes de fazer e de preferência testem antes de furar o instrumento.

Mais alguém notou mudança do timbre original e aumento de ruído????
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Mensagem por JAZZigo Dom 31 Dez 2017, 02:32

^
Pois é. Por que alguém quereria conectar em série os captadores de um J-Bass? Qual seria a vantagem? Não vejo prós, apenas contras.
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Mensagem por Edu Dom 31 Dez 2017, 08:14

Eu fiz por curiosidade, pra saber como ficava. Posso dizer q os prós são: aumento considerável de volume (como se o baixo ganhasse um pré) e mudança de timbre em um toque (embora esse timbre escuro se atinja fechando um pouco o tone há um acréscimo de "corpo" que não tem em paralelo). É pouca vantagem.

Vejo utilidade em fretless, pois não curto muito fretless agudo ou com o som muito magro, desde q os caps sejam silenciosos e no próprio jazz bass que fiz, era puxado pro agudo e tinha o som bastante estalado (tipo de baixo de metaleiro), agora no modo série soa como o baixo de um acompanhamento de teclado, algo mais moderno e encorpado, tipo um bass collection.

Não usei fios blindados (talvez isso aumente o ruído). Os potenciômetros estão com a carcaça (a porca) encostada na folha de cobre, não soldei um fio deles pra folha. Estão aterrados entre si.

O grande inconveniente é que agora se eu tiro a mão das cordas ele chia. Antes não fazia ou se fazia era imperceptível ao ouvido. Imagina fazer isso em captador ruidoso... Fica inviável
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Mensagem por allexcosta Dom 31 Dez 2017, 08:26

JAZZigo escreveu:Pois é. Por que alguém quereria conectar em série os captadores de um J-Bass? Qual seria a vantagem? Não vejo prós, apenas contras.

Muita gente gosta. Fica bem diferente e gosto, como sabemos, é pessoal.
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Mensagem por JAZZigo Dom 31 Dez 2017, 11:17

^
Evidente. IMHO, a conexão em série de bobinas em um dual ou split coil é uma opção muito interessante, mas pegar o sinal na saída de um captador e mandá-lo na entrada de outro, ou seja, em sweet spots distintos, é querer matar o som de um Jazz Bass.
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Mensagem por Edu Dom 31 Dez 2017, 13:01

o som fica como descrevi. Eu acredito que quem tenha esse tipo de ligação use como uma carta na manga, como se tirasse um coelho da cartola, ou um baixo dentro de outro baixo.
Do contrário (usar a ligação em série o tempo todo) só posso imaginar que o façam ao ficar mais satisfeitos com um timbre mais "duro" e escuro. Alguns baixos soam de forma muito limpa, clínica, ou muito abertos, muito agudo, sem peso, enfim, pra esses casos se acha uma solução prática como essa, até por ali também, porque em série dá ruído pra caramba.

Estou pensando em fazer essa ligação no fretless, mas to com receio da chiadeira que pode ficar, tornando a ligação inútil num estúdio
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Mensagem por Zéff Qui 18 Ago 2022, 17:59

Olá pessoal!

Há alguma forma de soldar p/ que fique sempre em série? Sem a necessidade de adicionar o S1, por exemplo?
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Mensagem por patriciofernandes Qui 18 Ago 2022, 18:18

Tem. Mas você fica sem poder usar os captadores separados
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Mensagem por Antunesbass Sex 19 Ago 2022, 06:37

Que outro modelo de baixo o som é mais parecido com essa ligação em série? Musicman?
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Mensagem por JAZZigo Sex 19 Ago 2022, 13:17

Antunesbass escreveu:Que  outro modelo de baixo o som é mais parecido com essa ligação em série?  Musicman?
Ao conectar os captadores em série, você obtém mais ganho, um boostzinho de médio-graves, um corte nos agudos, mas o baixo continua com som de Jazz Bass, nada a ver com Music Man.

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Ligação em Série/Paralelo num Jazz Bass - Página 2 Empty Re: Ligação em Série/Paralelo num Jazz Bass

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex 19 Ago 2022, 14:55

Antunesbass escreveu:Que  outro modelo de baixo o som é mais parecido com essa ligação em série?  Musicman?


Uma observação. O Stingray, originalmente, possui os captadores ligados em paralelo.
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Ligação em Série/Paralelo num Jazz Bass - Página 2 Empty Re: Ligação em Série/Paralelo num Jazz Bass

Mensagem por Zéff Seg 22 Ago 2022, 21:17

Zéff escreveu:Olá pessoal!

Há alguma forma de soldar p/ que fique sempre em série? Sem a necessidade de adicionar o S1, por exemplo?

Alguém sabe como fazer, por favor?

Achei alguns diagramas, mas não tenho certeza.
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Mensagem por JAZZigo Seg 22 Ago 2022, 22:31

Não entendi o que você quer dizer com "adicionar o S1", mas segue abaixo o esquema da Seymour Duncan, com utilização de um pot com push/pull switch:

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Mensagem por Zéff Seg 22 Ago 2022, 22:42

JAZZigo escreveu:Não entendi o que você quer dizer com "adicionar o S1", mas segue abaixo o esquema da Seymour Duncan, com utilização de um pot com push/pull switch:

Ligação em Série/Paralelo num Jazz Bass - Página 2 3811917

Obrigado pela atenção, mas a minha dúvida é como fazer a ligação em série sem ter o push/pull switch. Ou seja, que ele fique sempre "em série".
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Mensagem por JAZZigo Ter 23 Ago 2022, 07:21

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Muito simples: conecte os captadores em série, juntando o positivo (hot) de um captador com o negativo do outro e isóle-os. Com os fios que restam, finalize o esquema com a utilização de apenas um pot, exatamente como em um P Bass.

P.S.: Em outras palavras, pense nos captadores Jazz Bass como se fossem as bobinas de um P Bass.

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