Giannini Stratosonic AE08B: Mito ou Mentira?
+143
Robson2001
arturbmallmann
Waltinho Nolasco
Willian Casagrande
jimmis
Leo_CBGB
gfassuncao
Claudio Jardim
Porrobertus
Jean Buzzello
joabi
Coder
Mauricio Mendes
rafael.nery.712
Jeferson Torres
marcelo.faleiro.7
Jazztone
pedrohenrique.astronauta
johnnywolf
Fabio Motta
golivax
raphael.drt
emanuelneto
Esdras164
Juninho Sampaio
alexandre.leindecker.9
fabio887
felipe magalhaes
flucca82
DigoPJBass
Thiago Candido
DUDUBASS
Victor matheus wooten
ricardo albuquerque
luque.diaz.3
erikcmw
bruno.dagostino
frederico.monteiromotta
pellegrinilucas
JOANNITTI BASS
galegonobaixo
afonsodecampos
pjcalama
stéfano
siodoni
LeoSP
oguerino
sgarbi
luiztebet
BigBoy
Macarrão
Rico
pherde
SHIP ROOM ESTUDIO
Bruno A. L. Veloso
edumoraes
paulocalama
RodrigoBR
bassist666
basslave
BrenoBassist
pereira48
Masteles
ct.colela
André Souza
FernandoLima
Wbirth
Zubrycky
HOTA
wolfman
Gregorio Sousa Matos
jeremias freitas
wsacco
Rauser
claytonbass
TullioBass
AlexTerencio
Tio Battuh
Caio Trolezi
Áureo Lopes
sandro_vie
djmmaster
@dioniziorios
lucabori
Henrique791
*JAPA* PICKER BASS
luizclaudiobarboza
norberto sodre
Aldo MF
walldynamus
Micoco
valmir
LFBruschi
GusVCD
CG
SILVIAO
wlobyt
Boss2K
Christian Campos
villain
brunnopx
Rex
felipebarba
Vitor Pesce
Eduardo Chaves
jp salgado
URSOBHZ
Cantão
patrickqueres
Thales_Sr
Marcelo_Queiroz
Amagomes
Moshe Bar Elohim
fred carvalho
KuzuharaBass
Rafael_Esp
Daniel
saymon v
Antonio_Ramone
LuCaSbass
Göltork
Wotan
Rdg Bass
JoseRech
Renato
Alencar
TúlioJB
Guilé
André Ribeiro
Dene
Galdino
Mauricio Luiz Bertola
Maurício_Expressão
allexcosta
Ivanov_br
Licas
Claudio
Angelo Portugal
Vefer
Jackson
Gabriel Oliveira
Frank
Glauco
147 participantes
Página 8 de 20
Página 8 de 20 • 1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 14 ... 20
Re: Giannini Stratosonic AE08B: Mito ou Mentira?
O captador do braço não parece um seymour duncan, pode ser um gotoh, um dimarzio ou um schaler.
Olha o preço que estão pedindo neste aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225321952-baixo-giannini-stratosonic-anos-7377-fender-custom-shop-60-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225321952-baixo-giannini-stratosonic-anos-7377-fender-custom-shop-60-_JM
edumoraes- Membro
é esse ai eu ja vi, muito show tb e é um legitimo de 73-77
mas ja tenho um southern cross com escala escura e queria agora um com escala clara
e se fosse um dos lendarios de 70 eu ficaria mais feliz ainda
mas to na duvida se este é mesmo de 70:
os pots brancos conferem
o ressalto entre o braço e o head confere
as madeiras parecem de boa qualidade como os 70
mas as tarrachas obviamente não são as cromadas
o logo tambem naõ sei
pra arrematar por 1200 só se for um dos lendarios 73-77 mesmo
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223984874-baixo-giannini-1973-conservadissimoreliquia-_JM
mas ja tenho um southern cross com escala escura e queria agora um com escala clara
e se fosse um dos lendarios de 70 eu ficaria mais feliz ainda
mas to na duvida se este é mesmo de 70:
os pots brancos conferem
o ressalto entre o braço e o head confere
as madeiras parecem de boa qualidade como os 70
mas as tarrachas obviamente não são as cromadas
o logo tambem naõ sei
pra arrematar por 1200 só se for um dos lendarios 73-77 mesmo
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223984874-baixo-giannini-1973-conservadissimoreliquia-_JM
paulocalama- Membro
ah e ele parece ter as emendas no headstock tb como os de 73-77
o que ta me confundindo são as tarrachas mesmo que não são as cromadas
será que nenhum giannini dos 73-77 saiu com essas tarrachas??
ou elas podem ter sido trocadas???
e a furação do captador do braço tb parece que era o de 2 furos dos de 76
mas como foram trocados mantiveram os 2 furos externos mais os 4 parafusos de fixação do "novo captador"
SOCORRO!
Maurício?!
Bertolaaaaaaaaa!!??
o que ta me confundindo são as tarrachas mesmo que não são as cromadas
será que nenhum giannini dos 73-77 saiu com essas tarrachas??
ou elas podem ter sido trocadas???
e a furação do captador do braço tb parece que era o de 2 furos dos de 76
mas como foram trocados mantiveram os 2 furos externos mais os 4 parafusos de fixação do "novo captador"
SOCORRO!
Maurício?!
Bertolaaaaaaaaa!!??
paulocalama- Membro
O baixo é original sem duvida , mas o ano com certeza não é 1973.
Pelo decalque do headstock + as marcações "bolinha" na escala ele
é 1978 a 1986. Tive 3 Giannini strato e 2 deles eram iguais a este.
O captador do braço não é original , de resto esta tudo em ordem.
Alias , eu tenho os 2 covers dos pick-ups originais ( as duas latinhas que protegem os captadores) que eu retirei do meu 2° stratosonic bass antes de vende-lo em 1984. Estou vendendo e eles estão absolutamente novos sem nenhuma marca , risco ou ferrugem . quem se interessar pode me contatar.
Quanto ao baixo , é original sim. Mas vale lembrar que no mercado livre tem muito pilantra e muita gente que nem sabe o que esta vendendo. Vejo muito Giannini anos 90 sendo vendidos como sendo 80 e até 70...as vezes é sacanagem e outras vezes o coitado foi também ludibriado e apenas repete o que lhe disseram...
Pelo decalque do headstock + as marcações "bolinha" na escala ele
é 1978 a 1986. Tive 3 Giannini strato e 2 deles eram iguais a este.
O captador do braço não é original , de resto esta tudo em ordem.
Alias , eu tenho os 2 covers dos pick-ups originais ( as duas latinhas que protegem os captadores) que eu retirei do meu 2° stratosonic bass antes de vende-lo em 1984. Estou vendendo e eles estão absolutamente novos sem nenhuma marca , risco ou ferrugem . quem se interessar pode me contatar.
Quanto ao baixo , é original sim. Mas vale lembrar que no mercado livre tem muito pilantra e muita gente que nem sabe o que esta vendendo. Vejo muito Giannini anos 90 sendo vendidos como sendo 80 e até 70...as vezes é sacanagem e outras vezes o coitado foi também ludibriado e apenas repete o que lhe disseram...
bassist666- Membro
Ah sim desculpe , outro detalhe que sempre passa despercebido é o pick-guard.
Esses baixos Giannini não possuíam escudo sanduíche . O escudo era de acrílico branco leitoso. O escudo sanduíche só foi introduzido se não me engano no começo dos anos 90. Portanto qualquer baixo com as mesmas
características deste anunciado que possuir escudo sanduíche já não é original.
Esses baixos Giannini não possuíam escudo sanduíche . O escudo era de acrílico branco leitoso. O escudo sanduíche só foi introduzido se não me engano no começo dos anos 90. Portanto qualquer baixo com as mesmas
características deste anunciado que possuir escudo sanduíche já não é original.
bassist666- Membro
brigado bassist 666
1 - então se for mesmo da década de 80 seria antes de 81 , pois não tem atras do head stock os dizeres da madeira climatizada e segundo o estudo do Mauricio só a partir de 81 se iniciou esse escrito atras do head???
2 - e quanto ao sobressalto atras na junção do braço se ele tem não pode ser o braço da década de 80 pois segundo o catalogo da giannini que o Mauricio expôs, nenhum tinha o sobressalto?????
3 - o logo e as tarraxas sim parecem ser da decada de 80, mas levando em conta as afirmações 1 e 2 ele tem que ser antes de 81 ou seja ele pode ser entre 78-80, anos que pelo catalogo da giannini, não foram produzidos????
caraca, quanto mais eu vejo as fotos do baixo e leio o post do maurício, mais me confundo...
se alguem puder ajudar agradeço, pois estou indo hoje a noite ve-lo pessoalmente
abrços
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223985418-baixo-giannini-1973-conservadissimoreliquia-_JM
1 - então se for mesmo da década de 80 seria antes de 81 , pois não tem atras do head stock os dizeres da madeira climatizada e segundo o estudo do Mauricio só a partir de 81 se iniciou esse escrito atras do head???
2 - e quanto ao sobressalto atras na junção do braço se ele tem não pode ser o braço da década de 80 pois segundo o catalogo da giannini que o Mauricio expôs, nenhum tinha o sobressalto?????
3 - o logo e as tarraxas sim parecem ser da decada de 80, mas levando em conta as afirmações 1 e 2 ele tem que ser antes de 81 ou seja ele pode ser entre 78-80, anos que pelo catalogo da giannini, não foram produzidos????
caraca, quanto mais eu vejo as fotos do baixo e leio o post do maurício, mais me confundo...
se alguem puder ajudar agradeço, pois estou indo hoje a noite ve-lo pessoalmente
abrços
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223985418-baixo-giannini-1973-conservadissimoreliquia-_JM
paulocalama- Membro
putz... sobressalto foi boa
ressalto atras do head na junção com o braço...
hehehehe
desaculpem
ressalto atras do head na junção com o braço...
hehehehe
desaculpem
paulocalama- Membro
ah e outra coisa intrigante esquci de mencionar
4- os knobs brancos tb segundo o abc da giannini numerados de 1 a 10 só se usou na decada de 70
4- os knobs brancos tb segundo o abc da giannini numerados de 1 a 10 só se usou na decada de 70
paulocalama- Membro
Na verdade não. O 2° stratosonic que eu tive foi comprado no Mappin da Praça Ramos de Azevedo em SP exatamente no dia 22 de Dezembro de 1981.
Portanto o ano de fabricação era mesmo 81 ( Levando em conta que na época , praticamente não havia concorrência , a Giannini vendia tudo que era produzido sem muito esforço)O braço era exatamente assim ( como o da foto)
Este baixo foi vendido em Outubro de 1984. Em Fevereiro de 1986 comprei um 3° Stratosonic na loja LEIMAR que ficava na rua Bandeirantes no bairro da LUZ em SP. Este baixo foi fabricado em 1985 e era exatamente igual ao 1981 que havia vendido quase dois anos antes.
Esta inscrição com os dizeres sobre madeira climatizada foi com certeza após 1986 , porque até ali não havia nada decalcado atrás do headstock.
Os botões ( V/V/T) dos Stratosonics eram mesmo brancos e com números , iguais aos da guitarra stratosonic , isso deve , com certeza hein, ter mudado tempos após 1986.Na época outros amigos meus também possuíam baixos Stratosonics Giannini e era comum ficarmos comparando as peças , acabamento , etc...
Esse baixo do ML é original excepto pelo captador do braço e talvez ( na verdade não dá pra ver direito) o pick guard que não parece ser de acrílico como os originais.
Portanto o ano de fabricação era mesmo 81 ( Levando em conta que na época , praticamente não havia concorrência , a Giannini vendia tudo que era produzido sem muito esforço)O braço era exatamente assim ( como o da foto)
Este baixo foi vendido em Outubro de 1984. Em Fevereiro de 1986 comprei um 3° Stratosonic na loja LEIMAR que ficava na rua Bandeirantes no bairro da LUZ em SP. Este baixo foi fabricado em 1985 e era exatamente igual ao 1981 que havia vendido quase dois anos antes.
Esta inscrição com os dizeres sobre madeira climatizada foi com certeza após 1986 , porque até ali não havia nada decalcado atrás do headstock.
Os botões ( V/V/T) dos Stratosonics eram mesmo brancos e com números , iguais aos da guitarra stratosonic , isso deve , com certeza hein, ter mudado tempos após 1986.Na época outros amigos meus também possuíam baixos Stratosonics Giannini e era comum ficarmos comparando as peças , acabamento , etc...
Esse baixo do ML é original excepto pelo captador do braço e talvez ( na verdade não dá pra ver direito) o pick guard que não parece ser de acrílico como os originais.
bassist666- Membro
entendi, entao esse bass pode ser de 80-86
provavelmente 83, e o cara errou e colocou 73 hehehehehe
bom eu vou la testa-lo mais tarde, mas esse preço ta salgado por ser decada de 80, certo???
quanto seria o justo uns 800 reais???
obrigado bassist666
provavelmente 83, e o cara errou e colocou 73 hehehehehe
bom eu vou la testa-lo mais tarde, mas esse preço ta salgado por ser decada de 80, certo???
quanto seria o justo uns 800 reais???
obrigado bassist666
paulocalama- Membro
^Cara, esse preço aí é absurdo para esse baixo.
Tenho quase certeza de que esse é dos anos 80, e não de 73 como o dono apregoa. Mas quem sabe mais que eu sobre esses Gianócas é o Xará Expressão.
Tenho quase certeza de que esse é dos anos 80, e não de 73 como o dono apregoa. Mas quem sabe mais que eu sobre esses Gianócas é o Xará Expressão.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
brigado pela dica meu conterrâneo de Niterói Mauricio bertola
é o lance é ir la testar o bass e oferecer 800 pilas
abraço
abraço
paulocalama- Membro
Em 73 os Stratosonics não tinham o braço em maple com marcação bola. Eram quase todos em rosewood e marcações em madrepérola retangular e as tarraxas não eram tipo" trevo " e sim achatadas ( bem feias por sinal )
Eram na prática uma cópia dos Fenders 73/74. Vou ver se acho alguma foto destes baixos .Inclusive o corpo destes Giannini 73 / 74 / 75 até 77 eram mais " slab" bass , com o shape do corpo mais recortado que estes da década de 80 , ou seja tinham um perfil mais quadrado mais próximo de um Jazz Bass portanto.Os da década de 80 eram mais arredondados e finos que os 70´s.
Esse anunciado pode ser 79 a 86 , 73 nunca.
Uma mancada bem grave da Giannini foi não ter adotado um padrão de "serial number" como qualquer fabricante estrangeiro.
Um numero de série facilitaria muito a identificação e prejudicaria as falsificações que na realidade são adaptações grosseiras e sem nenhum critério.
Eram na prática uma cópia dos Fenders 73/74. Vou ver se acho alguma foto destes baixos .Inclusive o corpo destes Giannini 73 / 74 / 75 até 77 eram mais " slab" bass , com o shape do corpo mais recortado que estes da década de 80 , ou seja tinham um perfil mais quadrado mais próximo de um Jazz Bass portanto.Os da década de 80 eram mais arredondados e finos que os 70´s.
Esse anunciado pode ser 79 a 86 , 73 nunca.
Uma mancada bem grave da Giannini foi não ter adotado um padrão de "serial number" como qualquer fabricante estrangeiro.
Um numero de série facilitaria muito a identificação e prejudicaria as falsificações que na realidade são adaptações grosseiras e sem nenhum critério.
bassist666- Membro
Prá quem quer ter uma boa referência , porém confusa , pode consultar o site da GIANNINI e clicar em" CATALOGOS ANTIGOS" no lado esquerdo da página.
Digo confusa porque até a própria Giannini se confunde com os anos dos catalogos.
Tem um Stratosonic bass 1973 / 1977 constando no catalogo 84/86 . Porém se você for em " Catalogo de instrumentos musicais e eletrônica-1973-1977" você vai encontrar o baixo como realmente era na década de 70, exatamente com a descrição que fiz acima.
Depois vá para " Folhetos- baixos ( linha AE0) - 1980
Aqui você encontra o baixo exatamente igual a este anunciado.
Ah sim .. O site é : www.giannini.com.br
Espero ter ajudado a elucidar estes mistérios!!!
Digo confusa porque até a própria Giannini se confunde com os anos dos catalogos.
Tem um Stratosonic bass 1973 / 1977 constando no catalogo 84/86 . Porém se você for em " Catalogo de instrumentos musicais e eletrônica-1973-1977" você vai encontrar o baixo como realmente era na década de 70, exatamente com a descrição que fiz acima.
Depois vá para " Folhetos- baixos ( linha AE0) - 1980
Aqui você encontra o baixo exatamente igual a este anunciado.
Ah sim .. O site é : www.giannini.com.br
Espero ter ajudado a elucidar estes mistérios!!!
bassist666- Membro
é ficou claríssimo que este é um giannini entre 78 - 86, não tendo como precisar o ano, a não ser que se conheça o primeiro dono, o grande diferencial é testar ele e se curtir o som oferecer 800 pilas que seria um preço justo pelo ano
ou vc acha que ele vale mais que 800 bassist666?
obrigado pelas informações e pelo site
abraço
ou vc acha que ele vale mais que 800 bassist666?
obrigado pelas informações e pelo site
abraço
paulocalama- Membro
O primeiro baixo anunciado é realmente dos anos 70. É só olhar a tarraxa blindada, o headstock sem ressalto atrás e com emendas e a corda mi desalinhada. Além é lógico da marcação quadrada no braço:
Nesse primeiro baixo, o escudo não é original. E provavelmente foi pintado novamente.
Já esse segundo baixo é dos anos 80 pois a tarraxa não é blindada, o headstock, é maior e tem o ressalto traseiro do headstock, além de ter a corda mi alinhada.
Portanto esse é dos anos 80:
Nesse primeiro baixo, o escudo não é original. E provavelmente foi pintado novamente.
Já esse segundo baixo é dos anos 80 pois a tarraxa não é blindada, o headstock, é maior e tem o ressalto traseiro do headstock, além de ter a corda mi alinhada.
Portanto esse é dos anos 80:
é olhando o site melhor agora a partir de 84 eles ja são diferentes mesmo
este deve ser 1980 ate 1983 mesmo
pq 78 e 79 nem são citados e não da pra saber se foram produzidos ou não nessa época
este deve ser 1980 ate 1983 mesmo
pq 78 e 79 nem são citados e não da pra saber se foram produzidos ou não nessa época
paulocalama- Membro
1984 ja tem o logo e a mão diferente como esse aqui
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219154942-baixo-giannini-1984-jazz-bass-stratosonic-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219154942-baixo-giannini-1984-jazz-bass-stratosonic-_JM
paulocalama- Membro
Esse baixo não é 1984.
Ele é mais recente , não sei ao certo mas já década de 90.
Estes são vendidos a rodo como se fossem 80´s e já os vi até como 70´s, acreditem.
Estes vem escrito " madeira climatizada" atrás do head.
Os A08B nunca saíram de linha nem nos piores momentos da Giannini , é que nos catálogos eles só são citados quando os modelos eram modificados
por exemplo 73 até 77 o modelo permaneceu inalterado , em 78 mudaram as tarraxas e o tipo do braço que passou a ser exclusivamente maple e com marcação em bolinhas o que durou até 86. Prá falar a verdade dai prá frente esses baixos nunca mais foram os mesmos.
O head stock e o logo foram trocados após esta época provavelmente por exigência da Fender . A Giannini pagava royalties para produzir cópias das Stratocaster , telecaster , Jazz bass e Jaguar aqui no Brasil.
Estes são vendidos a rodo como se fossem 80´s e já os vi até como 70´s, acreditem.
Os A08B nunca saíram de linha nem nos piores momentos da Giannini , é que nos catálogos eles só são citados quando os modelos eram modificados
por exemplo 73 até 77 o modelo permaneceu inalterado , em 78 mudaram as tarraxas e o tipo do braço que passou a ser exclusivamente maple e com marcação em bolinhas o que durou até 86. Prá falar a verdade dai prá frente esses baixos nunca mais foram os mesmos.
O head stock e o logo foram trocados após esta época provavelmente por exigência da Fender . A Giannini pagava royalties para produzir cópias das Stratocaster , telecaster , Jazz bass e Jaguar aqui no Brasil.
bassist666- Membro
bassist666
ta dando aula de giannini, demais cara, muito obrigado
estou indo nesse momento ver o baixo, ontem não deu
ja ja conto se arrematei ou não
bassist ate quanto vc acha justo pagar neste giannini???800?? 900 reais???
to falndo o com escala em maple de 78-86
abraço
ta dando aula de giannini, demais cara, muito obrigado
estou indo nesse momento ver o baixo, ontem não deu
ja ja conto se arrematei ou não
bassist ate quanto vc acha justo pagar neste giannini???800?? 900 reais???
to falndo o com escala em maple de 78-86
abraço
paulocalama- Membro
Na boa "papa-goiaba" (que é de Nikity City sabe, rs...), com essa grana tu compra um bom SX SJB75 que é melhor que esse Gianóca aí....paulocalama escreveu:brigado pela dica meu conterrâneo de Niterói Mauricio bertola
abraço
Em tempo. A Giannini nunca usou bôrdo (maple) em braços. Apenas pau-marfim, mogno e peroba-clara...bassist666 escreveu:Esse baixo não é 1984.
É verdade Bertola , e o corpo era de caixeta. quando comprei meu 1° Fender em 1990
pude comparar pois ainda tinha um Strato 85 comprado em FEV de 86. O Giannini era bem ruim...em comparação lógico...
Também acho que um SX é bem melhor e tem muito mais qualidade.
O que acontece com os Giannini ( antigos) é que existe uma certa nostalgia
e também uma questão meio mitologica de achar que estes instrumentos eram bons prá caramba e coisa e tal. A verdade é que quem viveu esta época sabe que não tinhamos outra opção. Era Giannini ( que ao menos eram cópias das Fenders e Gibsons) ou Rei Tonante ( eu tive uma )ou Finch que não era muito diferente das Gianninis.Ainda em 84/85 surgiu a Dolphin que era mais bem acabada que as outras e por ai vai...
Mas na verdade foram muito poucos os instrumentos da Giannini , e durante um período muito curto de tempo , que realmente valiam a pena.
pude comparar pois ainda tinha um Strato 85 comprado em FEV de 86. O Giannini era bem ruim...em comparação lógico...
Também acho que um SX é bem melhor e tem muito mais qualidade.
O que acontece com os Giannini ( antigos) é que existe uma certa nostalgia
e também uma questão meio mitologica de achar que estes instrumentos eram bons prá caramba e coisa e tal. A verdade é que quem viveu esta época sabe que não tinhamos outra opção. Era Giannini ( que ao menos eram cópias das Fenders e Gibsons) ou Rei Tonante ( eu tive uma )ou Finch que não era muito diferente das Gianninis.Ainda em 84/85 surgiu a Dolphin que era mais bem acabada que as outras e por ai vai...
Mas na verdade foram muito poucos os instrumentos da Giannini , e durante um período muito curto de tempo , que realmente valiam a pena.
bassist666- Membro
Quanto mais eu olho este post minha GAS aumenta por um desses. já vi vários aqui na minha região e alguns a venda mas nunca parei para analisá-los. Agora usarei olhos biônicos. kkkk
Bruno A. L. Veloso - msn: brunoalveloso@hotmail.com - TWITTER @brunoalveloso - Clube dos baixista da Bahia, meu rei!!! # 001 / Clube Cort #58 / Clube dos amantes só das 4 cordas #42
Bruno A. L. Veloso- Membro
po berrtola papa goiba ...heheheheh
seguinte - eu tenho um southern cross , q tbem foi feito pela giannini na época (93-95), licenciado pela fender, que é um bom baixo, coloquei capitação fender custom shop ficou de mais o som , ele é bem acabado e com boas madeiras
esta gianoca não tem o mesmo padrão dos soutern cross de construção???
valeu meu querido
fort abraço a todods pelas dicas obrigfado
seguinte - eu tenho um southern cross , q tbem foi feito pela giannini na época (93-95), licenciado pela fender, que é um bom baixo, coloquei capitação fender custom shop ficou de mais o som , ele é bem acabado e com boas madeiras
valeu meu querido
paulocalama- Membro
Não. A linha "Southern Cross" era "à parte" na linha de produção da Giannini.paulocalama escreveu:po berrtola papa goiba ...heheheheh
valeu meu querido
Abçs
interessante , então o southern cross tb é um top da giannini?
e comparando o southern cross com os gianninis de 73-77??
o o que vc me diz???
em relação a construção e madeira , acabamento etc...
qual é melhor??
a proposito bertola qual sua idade e onde vc estudou em nikity??
abração
o o que vc me diz???
qual é melhor??
abração
paulocalama- Membro
Não tem nada à ver um com o outro. As madeiras e métodos de construção são distintos. Digamos que os Gianninis AE08B "originais" fossem um instrumento "baseado" em um baixo Fender Jazz Bass, enquanto os "Southern Cross" eram uma "versão" do mesmo baixo. Nada mais. A qualidade dos AE08B era errática e o controle de qualidade, inexistente. Os "Southern Cross" atendiam a padrões mínimos exigidos por contrato, embora usassem madeiras distintas dos Fenders americanos.
Tenho uns 49 anos. Estudei História na UFF nos anos 80 (e colaborei com "A Maldita"). Eu não sou de Niterói (sou da Tijuca, mas morei em vários lugares do Brasil), mas "adotei" a cidade pois minha filha nasceu lá. Trabalho lá e em São Gonçalo também, como Professor Universitário e Coordenador de Curso, sendo luthier e baixista da banda "Os Biltres" nas "horas vagas"
Tenho uns 49 anos. Estudei História na UFF nos anos 80 (e colaborei com "A Maldita"). Eu não sou de Niterói (sou da Tijuca, mas morei em vários lugares do Brasil), mas "adotei" a cidade pois minha filha nasceu lá. Trabalho lá e em São Gonçalo também, como Professor Universitário e Coordenador de Curso, sendo luthier e baixista da banda "Os Biltres" nas "horas vagas"
paulocalama escreveu:interessante , então o southern cross tb é um top da giannini?
o o que vc me diz???
qual é melhor??
abração
Como eu tenho um Giannini Stratosonic AE08B 1976 e um Fender Southern Cross 1995 acho que posso responder essa pergunta, apesar de não ser o Bertola.
Em relação ao acabamento, a pintura original do Giannini é bem mais bem feita e bonita que o do SC. Mas o Giannini é de Laca (resina duco) e outro é de poliuretano, então terá significativas mudanças mesmo.
Os cromados do Giannini também estão muito mais brilhantes e bonitos que o do SC apesar de ser 21 anos mais velho.
O peso do Giannini é 4,1 Kg e do SC é 4,9 kg. Pode parecer pouco 800g, mas na prática o Giannini parece uma pluma em relação ao SC.
Já o encaixe braço corpo, o SC é bem melhor e mais bem construído que o Giannini. Não vejo diferença construtiva (em termos dimensionais) do SC para um Fender Americano. Já o Giannini tem cordas desalinhas no headstock, não tem a curvatura da escala que o Fender tem e os encaixes não são perfeitos como são no SC. O headstock é feito de 3 pedaços de madeira qualquer e é normal apresentarem coloração e direção dos veios da madeira bem diferentes.
Quanto ao tipo de madeiras usadas nos 2 baixos: SC tem corpo de cedro e do Giannini é de Caxeta. O braço do AE08B é super fino e confortável. De todos Fender que tenho, o SC é o que tem o braço mais grosso (até mais que um Precision, por exemplo).
O distanciamento das cordas do SC é padrão Fender. Já o AE08B tem menor distância entre as cordas. Tanto no nut quanto na ponte.
Ambos hardware são ruins. O maior problema é a falta de linearidade do pot dos Giannini. O volume vem direto do 9 para o 10. Não é gradativo desde o 0 (zero).
Gosto muito mais do som original do AE08B que do SC. Tem muito mais peso e sustein as cordas 1 e 2 (sol e ré). O som das cordas 3 e 4 são bem equivalentes.
Não gostei do som dos pick-ups originais do SC: embolados, sem brilho, sem sustein e sem personalidade de Fender de verdade.
Era muito ruim de som original desse SC na minha opinião. Troquei por Fender Custom Shop 60's e a mudança de som foi incrível. O baixo passou a ter som de Fender verdadeiro, sem fazer feio para um Fender Jazz Bass 1983 (Fullerton Era) por exemplo.
Já uma vez troquei o pick-up do Giannini AE08B por pick-ups Fender Original para ver como ficavam e o som ficou horrível.
O Giannini tem que ficar original para ter um som verdadeiro, bonito e levemente distorcido lembrando bastante Fender Jazz Bass dos anos 70.
Foi uma surpresa pois se o baixo já tinha um som lendário eu pensei que colocar pick-up Fender nele fosse transformá-lo numa máquina de graves, o que, não se confirmou. Ficou muito parecido com o som original do SC que eu detestei, ou até pior. Voltei rapidinho para os pick-ups originais.
Para mim, se achar um Giannini AE08B de 1973 a 1977 original, compre sem pensar. O grande problema é que são raríssimos baixos desses anos, originais e em bom estado. São muito difíceis de aparecer e normalmente quando aparecem estão totalmente modificados e detonados.
Já um SC, apesar de terem sido fabricados somente 200 peças, vivem aparecendo toda semana no Mercado Livre. Já ví 12 à venda numa única semana. Aliás, em um ano aparecem uns 500 ou mais dos 200 à venda.... E ai que mora o perigo. Acho que quase todo baixo Jazz Bass dos anos 90 o pessoal coloca decalque Fender Southern Cross neles...
Foram feitas 5.000 guitarras e aparece 1 ou outra por ano. Mas baixos Southern Cross aparecem aos montes...
maurício expressão
cara eu tenho um souther cross, que peguei de um senhor q era o único dono e me disse que tinha comprado em 93, o baixo perto de um fender americano realmente fica deixando pouco a desejar em acabamento para o americano( com o mexicano eu acho pau a pau), tb
tambem coloquei fender custom shop 60 e ele ficou com o som do jaco... realmente de todos os baixo que tenho ele é o mais grosso e obraço tem o formato do braço do precision mesmo, e não de jazz bass,
o ex-dono raspou a inscrição made in brazil que fica na parte anterior do head, mais mesmo assim da pra ler,
pelo outro topico que vc orientou eu tenho quase certeza q ele é legitimo, com o chifre desalinhado do escudo, as inscrições, o peso, o tensor que se acessa pelo escudo, depois vou postar uma foto pra vc por favor me confirmar se é legitimo
muito obrigado mauricio expressão
um abração pra vc
cara eu tenho um souther cross, que peguei de um senhor q era o único dono e me disse que tinha comprado em 93, o baixo perto de um fender americano realmente fica deixando pouco a desejar em acabamento para o americano( com o mexicano eu acho pau a pau), tb
tambem coloquei fender custom shop 60 e ele ficou com o som do jaco... realmente de todos os baixo que tenho ele é o mais grosso e obraço tem o formato do braço do precision mesmo, e não de jazz bass,
o ex-dono raspou a inscrição made in brazil que fica na parte anterior do head, mais mesmo assim da pra ler,
pelo outro topico que vc orientou eu tenho quase certeza q ele é legitimo, com o chifre desalinhado do escudo, as inscrições, o peso, o tensor que se acessa pelo escudo, depois vou postar uma foto pra vc por favor me confirmar se é legitimo
muito obrigado mauricio expressão
um abração pra vc
paulocalama- Membro
legal bertola
eu tenho 40 anos nascido na tijuca , mas cresci em niteroi de onde sai em 1998 para ribeirão preto(sp), morei tb em barretos e agora estou no litoral norte- são sebastião, alias bem perto do mauricio expressão, desde 2004, ja moro aqui, estou radicado na cidade super feliz de morar por aqui, comprei minha casa aqui... finquei o pé mesmo nesta cidade
abraço
eu tenho 40 anos nascido na tijuca , mas cresci em niteroi de onde sai em 1998 para ribeirão preto(sp), morei tb em barretos e agora estou no litoral norte- são sebastião, alias bem perto do mauricio expressão, desde 2004, ja moro aqui, estou radicado na cidade super feliz de morar por aqui, comprei minha casa aqui... finquei o pé mesmo nesta cidade
abraço
paulocalama- Membro
eu tenho 40 anos nascido na tijuca
Também nasci na Tijuca!!
Também nasci na Tijuca!!
Mauricio Luiz Bertola escreveu:eu tenho 40 anos nascido na tijuca
Também nasci na Tijuca!!
Me too
Vamos montar um clube ?
(Baixista tijucanos que tal ?)
SHIP ROOM ESTUDIO escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:eu tenho 40 anos nascido na tijuca
Também nasci na Tijuca!!
Me too
Vamos montar um clube ?
(Baixista tijucanos que tal ?)
mauricio expressão e mauricio bertola, por favor mais uma dica pra mim
este baixo é um southern cross legitimo????????????????
obrigaduuuuuuuuu
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227288490-jazz-bass-fender-southern-cross-_JM
este baixo é um southern cross legitimo????????????????
obrigaduuuuuuuuu
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227288490-jazz-bass-fender-southern-cross-_JM
paulocalama- Membro
Não dá pra ver muito bem não...
As fotos estão bem desfocadas... Está até difícil de ver.
De ver detalhes então...
Mas, apesar de não ter o Made in Brazil abaixo da palavra Jazz Bass, as tarraxas são de Fender Southern Cross e tem a inscrição atrás do headstock.
Essa cor não existe de baixo Fender Southern Cross, então pode ser que tenha sido raspado a tinta original e envernizado.
O escudo também não é original.
Enfim: é um baixo bem mexido e difícil de constatar originalidade a primeira vista.
Mas me parece que inicialmente esse baixo era um Fender Southern Cross mesmo.
De ver detalhes então...
Mas, apesar de não ter o Made in Brazil abaixo da palavra Jazz Bass, as tarraxas são de Fender Southern Cross e tem a inscrição atrás do headstock.
Essa cor não existe de baixo Fender Southern Cross, então pode ser que tenha sido raspado a tinta original e envernizado.
O escudo também não é original.
Enfim: é um baixo bem mexido e difícil de constatar originalidade a primeira vista.
Mas me parece que inicialmente esse baixo era um Fender Southern Cross mesmo.
pois é expressão, foi o q pensei, pois apesar de ter sido raspado a tinta do corpo que era vermelha e passado verniz e ainda trocado o escudo, da pra ver q o made in brazil foi raspado e o famoso desalinhamento do chifre com o escudo esta nitido
muito obrigado
muito obrigado
paulocalama- Membro
Bertola ou Maurício, ou membros que sejam tão bons quanto os dois, acabei de adquirir esse baixo e fiquei curioso com o braço muito fino na medida que chegava perto do headstock, li as especificações dos catálogos e explicações que o Bertola postou e fiquei um pouco encucado, principalmente com o que ele postou na página 5 do manual do AE08B que diz que tem bolinha preta no modelo de escala branca, sem binding, corda desalinhada (E) e braço bem fino na altura do capotraste. Características que batem com o baixo aqui e que pode ser visto nas fotos abaixo. Alias medindo a largura do braço com uma régua grudada no capotraste verifiquei uma largura de aproximadamente 3,6 cm, enquanto que na casa 20 a largura deu aproximadamente 6 cm. Digo aproximadamente pois medi com essas réguas de 20 cm de escola. Talvez com um paquímetro consiga uma medida exata.
Mas como pode-se perceber o "luthier" que mexeu nesse baixo fez um trabalho de péssima qualidade, pintou o braço e o headstock de maneira horrível. Quer dizer, nada de marca, modelo ou qualquer tipo de infromação. A escala ao menos se salvou. O que eu achei bom foi a suavidade e a firmeza que tive ao tocar quando testei, a captação, mesmo não sendo original, estava ao menos decente.
Minha dúvida é: será que é um Giannini? e se for será que é um modelo AE08B de alguma época? mesmo não sendo um AE08B, de que ano aproximadamente seria?
Grato se o pessoal pudesse esclarecer minhas dúvidas!
Mas como pode-se perceber o "luthier" que mexeu nesse baixo fez um trabalho de péssima qualidade, pintou o braço e o headstock de maneira horrível. Quer dizer, nada de marca, modelo ou qualquer tipo de infromação. A escala ao menos se salvou. O que eu achei bom foi a suavidade e a firmeza que tive ao tocar quando testei, a captação, mesmo não sendo original, estava ao menos decente.
Minha dúvida é: será que é um Giannini? e se for será que é um modelo AE08B de alguma época? mesmo não sendo um AE08B, de que ano aproximadamente seria?
Grato se o pessoal pudesse esclarecer minhas dúvidas!
pherde- Membro
Tá parecendo um corpo de Giannini dos anos 80, com um braço qualquer (de marca indefinida), ou "mexido"
Aliás, me desculpem , mas o acabamento desse braço é horrivel...
Sempre ouví uns baita sons dos gianninis antigos, e nem tão antigos assim... Tenho um "formigão" que comprei há uns 2 anos, só para ensaiar, e considero que tem um som bastante bom. Infelizmente, o mesmo não se pode dizer do acabamento, corte, design, peso e etc...
Prá quem curte rock bicho-grilo como eu, valem as referências: Mutantes ao Vivo e o Terço. Grandes sons de giannini, que não deixam nada a dever às bandas gringas da mesma época, com seus Fenders USA...
É uma pena que a Giannini não tenha sabido crescer. É claro que isso tem a ver também com os modelos econômicos do nosso país em plena ditadura, mas ninguém pode negar, que quando a Giannini teve seus 800 funcionários, em pleno auge, devia ter no máximo um luthier. Basta observar a inexistência do controle de qualidade. Um vexame...
Sempre ouví uns baita sons dos gianninis antigos, e nem tão antigos assim... Tenho um "formigão" que comprei há uns 2 anos, só para ensaiar, e considero que tem um som bastante bom. Infelizmente, o mesmo não se pode dizer do acabamento, corte, design, peso e etc...
Prá quem curte rock bicho-grilo como eu, valem as referências: Mutantes ao Vivo e o Terço. Grandes sons de giannini, que não deixam nada a dever às bandas gringas da mesma época, com seus Fenders USA...
É uma pena que a Giannini não tenha sabido crescer. É claro que isso tem a ver também com os modelos econômicos do nosso país em plena ditadura, mas ninguém pode negar, que quando a Giannini teve seus 800 funcionários, em pleno auge, devia ter no máximo um luthier. Basta observar a inexistência do controle de qualidade. Um vexame...
Rico- Eterno Colaborador
Cara, parece que foi colocada uma folha de mogno sobre o headstock do baixo.
Parece uma restauração feita por alguém sem experiência em restaurar instrumento.
O desalinhamento da corda E é típico dos baixos de 1973 a 1977. As tarraxas não são as típicas de 1973 a 1977.
O chifres do corpo mais arredondado também podem ser do AE09B de 1973 a 1977. Mas a cor não é original.
Mas é muito difícil saber, a real origem de um baixo tão alterado como esse.
Parece uma restauração feita por alguém sem experiência em restaurar instrumento.
O desalinhamento da corda E é típico dos baixos de 1973 a 1977. As tarraxas não são as típicas de 1973 a 1977.
O chifres do corpo mais arredondado também podem ser do AE09B de 1973 a 1977. Mas a cor não é original.
Mas é muito difícil saber, a real origem de um baixo tão alterado como esse.
Quanto mais eu vejo ou ouço falar sobre esse Gianninis, mais raiva eu tenho da fábrica, que era muito superior a qualquer uma no Brasil na mesma época... Os caras tinham tudo. Hardware de primeira, funcionários prá caramba, e no entanto, os instrumentos eram usinados com um tesourão de jardinagem... O meu formigão, por exemplo, tem o center block cortado na diagonal. É uma piada de mau gosto no ramo da luthieria...
Hoje, qualquer asiático dá pau nesses Gianninis. O problema deles é aquele hardware lixão que eles usam, por exemplo. Aquelas tarrachas modelo borboleta deformada... Cuz credo!!!!
Hoje, qualquer asiático dá pau nesses Gianninis. O problema deles é aquele hardware lixão que eles usam, por exemplo. Aquelas tarrachas modelo borboleta deformada... Cuz credo!!!!
Rico- Eterno Colaborador
Rico, comparar um hardware do final dos anos 60 e início dos anos 70 com os hardware de hoje em dia é covardia...
Lógico que hoje, qualquer asiático é bem melhor... Mas tem que ser mesmo.
É o mesmo que comparar um carro asiático popular com um fusca!
Esses anos todos, fez com que tecnologicamente, um hardware seja muito mais barato e melhor que a 40 anos.
Não existia Router CNC 5 eixos nos anos 70 como tem hoje.
Por isso a qualidade variava tanto.
Lógico que hoje, qualquer asiático é bem melhor... Mas tem que ser mesmo.
É o mesmo que comparar um carro asiático popular com um fusca!
Esses anos todos, fez com que tecnologicamente, um hardware seja muito mais barato e melhor que a 40 anos.
Não existia Router CNC 5 eixos nos anos 70 como tem hoje.
Por isso a qualidade variava tanto.
Uma coisa que deve ser levada em conta sobre a indústria asiática de modo geral ( Em especial a japonesa ) é que a escassez de recursos naturais obrigou as empresas de lá a serem mais eficientes.
Vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Toyotismo
Vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Toyotismo
Eu acho que não me expliquei bem: Eu acho o hardware dos antigos Gianninis muito superior as coisas que acompanham hoje, os asiáticos, que por sua vez são muito superiores em acabamento. Hoje, você pode comprar (dependendo do instrumento, lógico!) um baixo modelo JB e gastar uns trocados num upgrade que vai deixar o instrumento muito bom. Não dava para fazer isso nos Gianninis, pois o hardware deles era muito legal, mas o peso, o acabamento e os diversos erros na hora de confeccionar o instrumento, comprometiam diretamente a performance dos mesmos. Essa foi a minha bronca com a Giannini, desde sempre.
Rico- Eterno Colaborador
Entendo Rico a sua opinião e a respeito.
Mas uma coisa que acontece com a Giannini é que como ela faz instrumentos desde a entrada (instrumentos para estudantes) até instrumentos profissionais, a gama de qualidade é muito variável.
Se uma pessoa diz que tem um violão Giannini, eu penso: pode ser um instrumento muito ruim (para estudante) ou pode ser um tremendo de um violão, pois luthieres consagrados já fizeram instrumentos nessa fábrica.
O mesmo acontece com baixos vendidos até 2006.
Existia uma linha (De Luxe feito pelo Josino) que custava por volta de R$ 3.500 e tinha baixos idênticos (na cor, na forma e no modelo, mas sem o "De Luxe") que eram vendidos em loja por R$ 1.200 feitos na linha normal de produção.
Hoje, infelizmente, os instrumentos elétricos são todos importados (a menos da Guitarra Craviola, que o Frejat usa, e que é fabricada sob encomenda).
Mas existem violões da série Lutheria (que podem chegar a R$ 10.000) e os violões de qualidade mais baixa para o mercado das lojas de departamento.
Mas uma coisa que acontece com a Giannini é que como ela faz instrumentos desde a entrada (instrumentos para estudantes) até instrumentos profissionais, a gama de qualidade é muito variável.
Se uma pessoa diz que tem um violão Giannini, eu penso: pode ser um instrumento muito ruim (para estudante) ou pode ser um tremendo de um violão, pois luthieres consagrados já fizeram instrumentos nessa fábrica.
O mesmo acontece com baixos vendidos até 2006.
Existia uma linha (De Luxe feito pelo Josino) que custava por volta de R$ 3.500 e tinha baixos idênticos (na cor, na forma e no modelo, mas sem o "De Luxe") que eram vendidos em loja por R$ 1.200 feitos na linha normal de produção.
Hoje, infelizmente, os instrumentos elétricos são todos importados (a menos da Guitarra Craviola, que o Frejat usa, e que é fabricada sob encomenda).
Mas existem violões da série Lutheria (que podem chegar a R$ 10.000) e os violões de qualidade mais baixa para o mercado das lojas de departamento.
Pessoal, eu acompanhei o tópico desde o começo. Observei os detalhes, anos, modelos, cores, particularidades, enfim. Só que desde o começo eu venho com uma dúvida. Existe uma banda brasileira chamada O Terço, e na capa do disco Criaturas da Noite, lançado em 1975, tem a imagem de um AE08B. Por tudo o que foi dito até aqui, esse baixo seria um 80...83, salvo detalhe das tarrachas. Mas vale observar que todo o resto do instrumento não confere com os detalhes que foram ditos pertencer à "safra boa"dos AE08B. Eu tenho um baixo idêntico a esse da foto, mas com tarrachas abertas, e nele inclusive tem os furos das capas de captadores e ponte cromadas.
Vale considerar que o disco foi lançado em 1975, então o baixo pode ter sido construído pelo menos em 1974.
Vale considerar que o disco foi lançado em 1975, então o baixo pode ter sido construído pelo menos em 1974.
Macarrão- Membro
Só um parenteses:
Essa banda é muito legal!!!
Essa banda é muito legal!!!
BigBoy- Membro
Página 8 de 20 • 1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 14 ... 20