Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como tirar musica de ouvido sem o instrumento em mao ?

+19
wellrod
siodoni
José Carlos
edumalta
Gomba
Kelvin Queiroz
sales100
lcalazans
RFFanBR
Amagomes
KIQ
rodsom
Guilherme Lizardo
Wotan
Bhernardo
Yngway
allexcosta
Thales_Sr
juniorbass
23 participantes

Ir para baixo

Como tirar musica de ouvido sem o instrumento em mao ? Empty Como tirar musica de ouvido sem o instrumento em mao ?

Mensagem por juniorbass Seg Nov 01, 2010 9:29 pm

oi pessoal quero saber como tirar as notas do baixo de ouvido tipo ouvir e dizer que notas sao sem o instrumento em mao so de ouvir grato a todos ...........
juniorbass
juniorbass
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Como tirar musica de ouvido sem o instrumento em mao ? Empty Re: Como tirar musica de ouvido sem o instrumento em mao ?

Mensagem por Thales_Sr Seg Nov 01, 2010 9:50 pm

Ih rapaz, só com muuuita prática...
Eu consigo tirar a linha mas sem saber exatamente quais notas são.... Ou seja, sei os intervalos, mas preciso pegar no instrumento pra saber a nota inicial.

Moderador

Como tirar musica de ouvido sem o instrumento em mao ? Empty Re: Como tirar musica de ouvido sem o instrumento em mao ?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 01, 2010 9:57 pm

Passo a passo:

1 - Procure um professor bom.
2 - Fale assim pra ele: "Me ensine percepção e treinamento de ouvido"
3 - Espere alguns anos.

Boa sorte.

Administrador

Mensagem por Yngway Seg Nov 01, 2010 9:58 pm

Eu tenho algumas músicas-chave na cabeça. Sempre que preciso comparo o que eu ouvi com as músicas que já sei as notas.

Mas mesmo assim é algo que leva tempo pra pegar. E treino, muito treino.

Não lembro quem foi (Allex Costa eu acho) que postou um site bem bacana pra treinar ouvido.

www.ouvidoabsoluto.com.br

Membro

http://www.urlturismo.com.br

Mensagem por Bhernardo Seg Nov 01, 2010 10:47 pm

Cara, o ideal pra tirar uma música "de ouvido" é tar com o baixo na mão e ouvindo a música, trecho por trecho. Se quiser algo além disso, só do jeito que o Alex falou mesmo
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagem por Wotan Seg Nov 01, 2010 10:58 pm

juniorbass escreveu:oi pessoal quero saber como tirar as notas do baixo de ouvido tipo ouvir e dizer que notas sao sem o instrumento em mao so de ouvir grato a todos ...........
Não existe uma fórmula, uma receita de bolo para isso junior.
Depende de muito treinamento, talvez por anos e também do talento de cada um, de ter um ouvido absoluto.
Meu filho, que é músico erudito, consegue identificar as notas até em buzina de carros na rua, coisa que eu creio, jamais conseguirei.

Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagem por Guilherme Lizardo Ter Nov 02, 2010 2:42 am

completando o Alex:

3 - Alguns BONS anos

Membro

Mensagem por rodsom Ter Nov 02, 2010 2:05 pm

no meu caso eu ja nasci com isso,mas tem alguns macetes pra treinar.
tente começar decorando a afinaçao do baixo, o tom de cada corda.
depois tente decorar cada nota da corda mi, faça o mesmo com a corda la e assim por diante.
depois escolha algumas musicas que entrem facil na cabeça e tente decorar o tom.
dai pra frente vc mesmo vai desenvolvendo suas tecnicas.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagem por KIQ Ter Nov 02, 2010 2:19 pm

Eu sempre tiro o "esboço" das musicas, a caminho do trabalho ou em outro lugar ... ai quando pego o instrumento, já sei o caminho a seguir, aí é só limpar e pronto!
KIQ
KIQ
Membro

Mensagem por Amagomes Ter Nov 02, 2010 3:33 pm

KIQ escreveu:Eu sempre tiro o "esboço" das musicas, a caminho do trabalho ou em outro lugar ... ai quando pego o instrumento, já sei o caminho a seguir, aí é só limpar e pronto!

(2)

Sem o instrumento em mãos , é por aí... com muuuuuuuita prática e conhecimento de harmonia, que vai familiarizar o seu ouvido com o som dos acordes, cadências, clichês...quando vc ouvir, como disse o nosso amigo, já sabe o caminho a seguir, mas, tudo dependerá do seu ouvido e percepção.

Última edição por Amagomes em Ter Nov 02, 2010 7:21 pm, editado 1 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagem por KIQ Ter Nov 02, 2010 7:14 pm

^ Exato ... eu sou fraco em teoria, mas graças ao bom Deus tenho um ouvido que não me deixou na mão ainda!

A não ser que seja algo mais complexo, como um Dream Theater da vida ai ... fritações e tal ... ai preciso da velha e boa tablatura pra limpar!
KIQ
KIQ
Membro

Mensagem por Amagomes Ter Nov 02, 2010 7:29 pm

Há coisa de uns...20 anos, eu fui fazer uma gig com uma cantora e no ensaio vi o Maestro e tecladista da banda colocar uma fita cassete com uma música do Tom Jobim, não lembro qual era, mas não era das mais conhecidas, sentar em uma cadeira com um caderno e um lápis e após a música tocar ,acho que... duas vezes, estava toda cifrada, certinha no caderno do cara... ele nem tinha tirado o teclado do case... . Eu pensei: "eu nunca vou conseguir fazer isso...". Hoje, pra mim é super normal , mas depois de muitos anos de "janela", estudo,bailes , bares e agora, igrejas, acompanhando todo o tipo de som e de cantores que muitas vezes confundem tom com oitava... além do abençoado ouvido que Deus me deu. Em suma: Prática.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagem por RFFanBR Ter Nov 02, 2010 7:32 pm

Pois é

O segredo do sucesso: Prática e seguir as dicas do pessoal aí, de outro jeito, só se já nasceu sabendo Very Happy

Membro

http://www.theelvenstarship.com

Mensagem por lcalazans Qui Nov 04, 2010 2:00 pm

Seguindo a dica do Alex, acho q dá p começar sozinho com métodos de percepção, para depois contratar um professor, conforme abaixo :

EAR TRAINING - Carl Schroeder - Joe Elliott - Keith Wyatt The Complete Guide for All Musicians

ULTIMATE EARTRAINING FOR GUITAR AND BASS - Gary Willis

Para mim o melhor de todos esses é o Jamey Aebersold's Jazz Ear Training que aliás é facilmente encontrável na web.

Abs!

Membro

Mensagem por juniorbass Qui Nov 04, 2010 3:11 pm

valeu galera pela ajuda e vamos groovar rsrsrsrs claps
juniorbass
juniorbass
Membro

Mensagem por sales100 Ter Nov 09, 2010 9:28 pm

Uma coisa muito importante q ainda não foi dita é q vc precisa ir evoluindo aos poucos nesse esquema de percepção. Muitas vezes acontece deum iniciante tentar tirar uma musica de ouvido, não conseguir de jeito nenhum, ficar frustrado e ir pras tablaturas e guitar pro da vida (aconteceu comigo a muito tempo uhhuauhhuahau) isso é mais natural do q parece.

Oq funcionou comigo q eu indico é:
1. Estude intervalos, não só teoria mas pratica tb, procure reconhecer os principais intervalos faça referencia com musicas por ex:

Parabens pra vc: Para . bens pra vc! (o ponto quer dizer q do "para" pro "bens" ) existe um intervalo de 2a maior

2. Quanto mais teoria vc estudar melhor, principalmente harmonia, escalas e tals

3. Não se preucupe em reconhecer a nota exata, reconheça as distancias entre elas (intervalos), depois basta descobrir qual o tom e pronto, com o tempo vc reconhecerá o tom quase q imediatamente

4.Treino mais muito treino
sales100
sales100
Membro

Mensagem por Kelvin Queiroz Qua Mar 23, 2011 8:04 pm

Isso não se chama ter ouvido absoluto? Quer dizer, isso não é um dom?
Kelvin Queiroz
Kelvin Queiroz
Membro

Mensagem por Gomba Qua Mar 23, 2011 8:55 pm

Mais ou menos. É possível praticar...
Gomba
Gomba
Membro

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Mensagem por edumalta Qua Mar 23, 2011 9:10 pm

Pessoal, sem querer desviar o tópico. Mas assisti na TV na semana passsada um programa chamado Os Super Humanos de Stan Lee, passa na Discovery.

Um pianista que toca tudo o que ouve. Ele pode ouvir a música mais complexa e em seguida pode executar com 99,8% de precisão e o melhor, ele jamais esquecerá o que tocou. ë conhecido também como Jukebox Humana.
O nome dele é Leslie Lemke

Isso tem um motivo, ele sofre de Síndrome de Savant.

Mas ele não precisa de um instrumento e nem estudar absolutamente nada mencionado até aqui.

Resolvi comentar, apenas para conhecer esse talento.

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagem por José Carlos Qua Mar 23, 2011 11:47 pm

Kelvin Queiroz escreveu:Isso não se chama ter ouvido absoluto? Quer dizer, isso não é um dom?

O dom todos tem, basta trabalhá-lo.. assim como a capacidade de fazer música.
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagem por Guilherme Lizardo Qui Mar 24, 2011 1:01 am

eu estou vendo este site: Ouvido Absoluto

não sei se é bom... engraçado é aquela históroa do Hermeto Pascoal..
ele estava em um avião.. e queria.. que o avião descesse por que uma das turbinas do avião estava em F e a outra turbina estava em F# hahahahaha
ele queria que sincronizasse as turbinas ou descia do avião hahahaha

não sei se é mito ou verdade lol!

Membro

Mensagem por siodoni Qui Mar 24, 2011 1:27 am

Solução tabajara http://bass.forumeiros.com/t2096-nanopiano-para-celular?highlight=nanopiano
siodoni
siodoni
Membro

http://www.siodoni.com.br

Mensagem por wellrod Qui Mar 24, 2011 10:56 am

Invisible Bass:

Como tirar musica de ouvido sem o instrumento em mao ? L_64e7db5a27a64bf4980b46ce43e0a551

Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Mensagem por edumalta Qui Mar 24, 2011 11:36 am

O Paul faz assim:

Como tirar musica de ouvido sem o instrumento em mao ? Beatles-rock-band-03g

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagem por gobatto Qui Mar 24, 2011 12:08 pm

O poderoso chefão faz assim:

Como tirar musica de ouvido sem o instrumento em mao ? VitoAirBass-190x240

Guia prático:
Como tirar musica de ouvido sem o instrumento em mao ? Af52a4752e1f-xl
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por luizribeiro Qua Abr 13, 2011 3:37 am

Eu tenho ouvido absoluto e nem tudo são flores. Obvio que facilita muito em um monte de coisas. Mas eu tenho dificuldades em ouvir acordes. Ao invez de ouvir um C7 por exemplo eu escuto C E G Bb. É estranho explicar mas meu ouvido quebrar uma sequência de acordes em várias melodias.
Wotan seu filho também tem ouvido absoluto!
Outro problema é que com a idade ouvido absoluto vai "desafinando". Sem contar que 99% de toda música ao vivo tem algum problema de afinação e me incomoda um pouco. Sem contar que tocar música atonal (tipo schoenberg) me dá um nó na cabeça.
Voltando a pergunta do amigo sobre como conseguir tirar uma sem ter o instrumento.
Solfejo na cabeça. Estude por 2 anos solfejo diariamente. 30 minutos. Você nunca vai ter ouvido absoluto, isso de fato é um dom (pode ser uma maldição em muitas situações), mas você pode desenvolver um ouvido relativo tão excelente que você reconhecera intervalos sem o menor problema. Talvez você não vá tirar a música na tonalidade certa, mas ai é só transpor depois.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por Convidado Qua Abr 13, 2011 3:49 am

Guilherme Lizardo escreveu:por que uma das turbinas do avião estava em F e a outra turbina estava em F# hahahahaha
ele queria que sincronizasse as turbinas ou descia do avião hahahaha

Acho que o Hermeto ia curtir mais uma em F e a outra em F# hehe

Convidado
Convidado

Mensagem por Renato Leite Qua Abr 13, 2011 5:33 am

ahhaahah eu ia falar exatamente isso... talvez ele se incomodasse se as turbinas estivessem em unissono.

respondendo ao tópico:
Cara, tendo ouvido absoluto ou não qualquer músico vai ter inumeras vantagens estudando percepção.

Com muito estudo você aprende a ouvir:

1)
intervalos, isso ajuda porque voce ouve a relação entre as notas que o baixista tocou.

2) cadencias, assim voce ouve em qual grau do campo hamonico a musica está.

3) acordes, assi voce sabe qual é a construção dos acordes onde provavelmente o baixista criou a linha.

4)inversoes de acordes, voce ouve que o baixo não esta na tonica.

5) ritmo, ouve poucas vezes para ter que sacar qual é a figura que o baixista está fazendo.

Quando tenho muitas musicas para tirar eu nem pego na baixo. É papel e caneta, saio escrevendo todas as cifras e partituras. Depois, no show, eu toco lendo. Não da para decorar 50 musicas em uma semana, e se for musica chata eu só ouçø uma vez para escrever. Depois é leitura pura hahaha.

Claro que se a musica for dificil isso não rola. Ai tem que dar umas conferidas no baixo.
Renato Leite
Renato Leite
Membro

https://http:www.renatoleitebass.com

Mensagem por luizribeiro Qui Abr 14, 2011 2:31 am

Renato, na realidade eu não sei qual o propósito de alguem com ouvido absoluto estudar percepção musical. Inclusive eu e todos meu colegas que temos ouvido absoluto somos dispensados das aulas de solfejo e ditado. Claro que temos aulas de harmonia e assim entendemos as funções hamornicas de cada acorde.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por Henrique Alencar Qui Abr 14, 2011 2:32 pm

Olha, para tirar música de ouvido sem o instrumento, com já falaram é preciso muita prática, para mim o 1º ponto é, você consegue cantar a linha de baixa que quer tirar? Acho que depois de você ter noção de qual é a linha do baixo, gravada na memória chega a hora de passar pro instrumento, vai demorar para você conseguir passar o que ta na mente direto pro instrumento mas com o tempo vai facilitando, a questão do ouvido absoluto acho desnecessária, pois basta saber o tom da música e pensar em graus, pois aí voc~e poderá tocar com qualquer cantor e tocar a música em qualquer tom.

Um bom exercício é tirar músicas de rádio, sintonize em alguma e vai tocando tuda que passar, isso te ajuda a sua percepção, e depois de tempo fazendo isso, pode tentar tirar a linha do baixo sem o instrumento´.

Membro

http://rickalencar.blogspot.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo