Direct Box
+48
Israel Almeida
LBorges
Thiago Candido
Nando Medeiros
ManiacBiffs
fheliojr
netobatista
joabi
abel
cvmoretti
fschmidt
Leo Limabass
DavidBohnke
samuel luz
SENA_ROSA
Yngway
Daniel
Jhun
Thales_Sr
Normando Neto
Rico
Schafe
Jackson
Gomba
edu_carvalho
Daniel Magalhães
Gabriel Magno
Kemuel Kesley
korg
Lapetina
Rafael FindanS
LuCaSbass
Fernando Zadá
Maurício_Expressão
DeathCoreBass
Claudio Jardim
Andrezinho
steba
DenisLM
Nando Vasques
GusVCD
Boss2K
Binão
URSOBHZ
Ricardo
Alexandre Lima (MioJ0)
allexcosta
Marck
52 participantes
Página 2 de 4
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Direct Box
Aproveitando o topico queria saber sobre algumas funções encontradas em DirectBox's...
Esses dias toquei com um bem simples...Tinha apenas uma chave seletora (GROUND vs LIFT)
Alguem saberia explicar? Como li logo acima acho que esta relacionado a ruido...
Exato? Mas como assim?
Abração
Esses dias toquei com um bem simples...Tinha apenas uma chave seletora (GROUND vs LIFT)
Alguem saberia explicar? Como li logo acima acho que esta relacionado a ruido...
Exato? Mas como assim?
Abração
essa chave permite vc fazer o sinal passar pelo DI sem o "terra" estar conectado ao terra original do sinal, literalmente isolados. Voce pode conseguir isso usando um trafo 1:1 na saída por exemplo, onde o primário e o secundário são isolados.
Já na outra posição, a referência dos terras é o mesmo.
Isso serve pra evitar loop de terra em algumas conexões, que podem resultar em chiados ou outros incovenientes...
Já na outra posição, a referência dos terras é o mesmo.
Isso serve pra evitar loop de terra em algumas conexões, que podem resultar em chiados ou outros incovenientes...
Rafael FindanS escreveu:Um dúvida: oque é a ligação POST?
POST é pós e PRE é antes.
Funciona mais ou menos assim,
a POST já vem com o sinal modificado, ou seja, o sinal do seu baixo entra no amplificador, pedal, etc, passa pelos controles de bass, mid, treble, etc, e vai para a saída.
a PRE o sinal que entra no amplificador, pedal, etc, vai direto para a saída, não sofrendo alterações pelos controles...
Espero ter ajudado.
Fender American Standard Jazz Bass '08 - Hartke LH500 + Marshall MBC 115 - Hartke Bass Attack VXL - Boss GEB-7 -]Clube Hartke #032 - Clube Fender] #040 - Clube Roland Boss] #009
Gabriel Magno- Membro
O bom é ter um baixo de qualidade, pq 90% dos casos o baixo vai direto para a mesa de som através de um DI, não vejo pra que ter um exelente amp no palco se ele só te servirá como rertorno, a não ser que use um amp de 1000w e esquece PA... mais dessa forma o palco ficará horrível, vai cobri todo mundo, consequentemente vão pedir mais retorno e por ai vai... só tende a piorar!
Uma boa solução é microfonar o amp como já citaram, mas qual microfone usar? existe algum especifico ou usa microfone de Bumbo?
Uma boa solução é microfonar o amp como já citaram, mas qual microfone usar? existe algum especifico ou usa microfone de Bumbo?
Clube dos Amantes de Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #25
Daniel Magalhães- Membro
Daniel, não acho que ter um Abom Ampli no Palco não sirva de muito por ser só o retorno.
Nada como tocar com um ampli bom e sentir o som com qualidade (ao menos pra mim)
Em relação ao PA já é outra história.
Minha Teoria é: Tenha um bom técnico de som. Confie nele e entregue nas maõs de DEUS.
Porque se o cara fizer besteira....
Nada como tocar com um ampli bom e sentir o som com qualidade (ao menos pra mim)
Minha Teoria é: Tenha um bom técnico de som. Confie nele e entregue nas maõs de DEUS.
Fala Binão! claro, tem não tem coisa melhor que tocar em um amp de qualidade, mas o ideal seria ter esse som maravilhoso nos PA's também, se microfonam as guitarras, porque não o baixo?
O que quis dizer é, invista em seu equipamento pessoal, compre um bom baixo, se precisar compre pedais de qualidade, eq, pre, comp... e não investir fortunas em um amp que na hora do vamo ver, só te servira como retorno, enquanto o público escutará uma massa de grave sem definição alguma, é o que acontece nos lugares onde já fui... não da pra entender nada que o baixista ta fazendo... uma pena!
O que quis dizer é, invista em seu equipamento pessoal, compre um bom baixo, se precisar compre pedais de qualidade, eq, pre, comp... e não investir fortunas em um amp que na hora do vamo ver, só te servira como retorno, enquanto o público escutará uma massa de grave sem definição alguma, é o que acontece nos lugares onde já fui... não da pra entender nada que o baixista ta fazendo... uma pena!
Clube dos Amantes de Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #25
Daniel Magalhães- Membro
Binão escreveu:Daniel, não acho que ter um Abom Ampli no Palco não sirva de muito por ser só o retorno.
(2)
edu_carvalho- Membro
Isso é muito relativo.Daniel Magalhães escreveu:O bom é ter um baixo de qualidade, pq 90% dos casos o baixo vai direto para a mesa de som através de um DI, não vejo pra que ter um exelente amp no palco se ele só te servirá como rertorno
Seu timbre pode derivar de um otimo baixo em especial associado a combinação de alguns efeitos ou prés distintos ou de um pré que determinado amp possui e nesse caso vc irá usar o DI desse seu amp. E ai ? deixou de ser desnecessário. Nesse caso basta vc levar uma caixa pequena para ja ter seu retorno específico com o SEU timbre, além de mandar pronto pro PA.
Por ex: amo meus baixos de paixão e o som deles, mas adoro quando estão plugados em um GK. Puxo o DI do GK em post pra mesa e ainda uso as caixas nele como retorno.
Até porque, vamos combinar, ter um retorno com péssimo som ou com som nada a ver com a música, não é nada legal num show
Tem gente que prefere assim. Vc pode usar o conhecido SM57 ou um senheiser MD421 ou outro mic , de preferência de diafragma largo, principalmente se vc usar baixo de 5 cordas ou necessitar timbres bem mais graves.Daniel Magalhães escreveu:Uma boa solução é microfonar o amp como já citaram, mas qual microfone usar? existe algum especifico ou usa microfone de Bumbo?
Pode combinar também, tipo usar um AKG D112 (mais usual para bumbo) junto com um SM57 ou outro.
O céu é o limite
Direct Box
Eaee gallera!
A algum tempo atraz eu póstei um tópic aqui no fórum com a mesma duvida,demos altas voltas,falamos um monte de coisa mais minha duvida mesmo não fui solucionada e o topico foi excluido =/
O Direct box serve só como um Y? que apenas divide o sinal e reduz ruido? ou o sinal balanceado que vai pra mesa sovre alteração de equalização do cubo? o sinal e linkado? se eu pegar e cortar o volume do cubo,la na frente continua saindo? se eu arregaçar o agudo no maximo,la na frente vai sair com o agudo arregaçado tbm?
A algum tempo atraz eu póstei um tópic aqui no fórum com a mesma duvida,demos altas voltas,falamos um monte de coisa mais minha duvida mesmo não fui solucionada e o topico foi excluido =/
O Direct box serve só como um Y? que apenas divide o sinal e reduz ruido? ou o sinal balanceado que vai pra mesa sovre alteração de equalização do cubo? o sinal e linkado? se eu pegar e cortar o volume do cubo,la na frente continua saindo? se eu arregaçar o agudo no maximo,la na frente vai sair com o agudo arregaçado tbm?
O Direct Box regula a impedância do baixo pro canal xlr. E tem um paralelo pra você usar com um amp.
Você pluga a direct box no amp, e não o contrário. Pras mudanças ne equalização funcionarem na mesa, o baixo na entrada do amp, e a saída do amp na direct box.
E eu não sei como funciona se você enviar dois sinais por uma mesma direct box, mas na dúvida, recomendo não tentar.
Entendeu tudo ou quer que eu explique melhor?
Você pluga a direct box no amp, e não o contrário. Pras mudanças ne equalização funcionarem na mesa, o baixo na entrada do amp, e a saída do amp na direct box.
E eu não sei como funciona se você enviar dois sinais por uma mesma direct box, mas na dúvida, recomendo não tentar.
Entendeu tudo ou quer que eu explique melhor?
ok,ok acho que entendi.. mais qual seria uma boa maneira de eu ter um "controle" do timbre la da frente? pq tipo,meu pai mache com essas paradas de regulagem de som,é musico a 28 anos e tal,quase nunca ele pode,mais quando da ele sempre vai assistir os shows e as veses chega na berinha do palco e fala com o maluco da mesa e ele sempre lopra,não sei se pq o cara acha que ta dando palpite de mais,que chega querendo mecher na regulagem,mais e o tecnico da banda,acompanha agente pra isso,e tambem o meu timbre pessual... poo as veses eu to vendo que o som da frete num ta aquela coisa e não tenho nem como mudar alguma coisinha na eq... e os carinhas enchem o saco quando peço pra passar linha.. poo pq que ngm gosta de linha? pq todo mundo quer DI? pq ngm pergunta a opnião do musico relativo as timbres? pooo guitarra e mole,o guitarrista da minha banda coloca o marshall em cima do case la,microfona,pronto o timbre dele e garantido.. o baixista que se lasque :@
ee poo ligar:
baixo = amp = di = mesa,dá certo?
qual outra maneira de fazer com que o timbre do meu cubo saia la na fente? sem ser microfonação?
essas directs que ja vem no cubo,atraz..,sofrem alteração de eq do mesmo?
qual outra maneira de fazer com que o timbre do meu cubo saia la na fente? sem ser microfonação?
Sim os direct out dos amps sofrem as alterações de todo o preamp (ganho, eq. e efeitos).
Eu vou te dizer que eu sofria com isso de técnicos antas que não entendem nada de audio (aka. mesários).
Aí eu ando com um pedal equalizador. Deixo o cara fazer as merdas dele e corrijo depois no eq.
A ligação fica assim:
Como eu uso transmissor wireless na maioria das vezes, eu vou lá na frente e ouço como tá o baixo e depois faço as correções no equalizador. Aí no amp eu desfaço as correções pro som não ficar uma viagem.
Eu evito discutir ou dar opinião pros operadores. A maioria tem um ego inflado e se acha o maioral no que tá fazendo... E se você não concorda, eles quase te comem vivo.
Eu vou te dizer que eu sofria com isso de técnicos antas que não entendem nada de audio (aka. mesários).
Aí eu ando com um pedal equalizador. Deixo o cara fazer as merdas dele e corrijo depois no eq.
A ligação fica assim:
Como eu uso transmissor wireless na maioria das vezes, eu vou lá na frente e ouço como tá o baixo e depois faço as correções no equalizador. Aí no amp eu desfaço as correções pro som não ficar uma viagem.
Eu evito discutir ou dar opinião pros operadores. A maioria tem um ego inflado e se acha o maioral no que tá fazendo... E se você não concorda, eles quase te comem vivo.
Marck escreveu:ee poo ligar:
O DI fica ENTRE o baixo e o amp, e leva um sinal balanceado para a mesa.
Você pode usar a saída direct out do seu amp, e caso ele tenha o botão pré/post: pré significa que o sinal para a mesa não sofrerá ação do equalizador do amp; já a opção post significa que o sinal será enviado após o processamento do equalizador do amp.
Você também pode microfonar o seu amp.
Mas, de todas as formas, o som do PA nunca vai ser o som do seu amp...
Uma dica: tenta caprichar um pouquinho mais no português, isso contribuirá para o melhor entendimento do texto
Jackson- Membro
Uma dica: tenta caprichar um pouquinho mais no português, isso contribuirá para o melhor entendimento do texto
KKK ok,desculpe qualquer coisa aee, esses Mensageiros instantaneos viciam agente com essas girias e vocabulários sem acento ...
pooo dá raiva,eu sempre pessoa pra alguem passar o baixo pra mim.. pra eu escutar lá em baixo... antes de eu saber que os caras me enganavão a respeito do direct box... diziam que era tudo linkado... que tudo que eu mechia no amp ia pra frente,até o dia que eu pensei "ué,mais vai e volta pelo mesmo cabo (?)" Todas as cagadas que o cara fazia que eu tentava consertar so ficava no som de palco,la em baixo continuava uma m****.. eu ficava felizão com o timbre e no final do show sempre vinha um e falava que o baixo tava mal regulado.. e eu crente que era cmg.. e não era com o
Baixo = Cubo (em linha) = Mesa
Tão fácil,mais não,o povo quer complicar... e f**** com a vida do músico....
E se você não concorda, eles quase te comem vivo.
o problema não é esse,o problema e o cara sacanear com o som.. aqui na região tem uns 2 carinhas que ja marcaram a minha cara,por ir argumentar alguma coisa.. quando eu chego na festa e vejo que e ele que vai colocar o som da até vontade cortar o baixo da mesa,esguelar o cubo,mete ele la na frente e ter so meu cubo nessa m****! (sim,espirito puunk \,,/)
desculpem os palavroes,e que poo sinceramente,da raiva.. :@
e então,afinal! Tirando microfonação e linha! há outro método? dew ter controle da equalização e timbre do cubo do som que vai pro P.A?
como assim "o cubo do som que vai pro PA"?
Você pode tentar algum pré-amplificador ou um sinal que saia depois do pré do teu próprio cubo, assim tu vai ter mais controles sobre o timbre que vai ir para mesa, ou ainda um pedal equalizador.
mas sempre vai passar pela EQ da mesa de som...
Você pode tentar algum pré-amplificador ou um sinal que saia depois do pré do teu próprio cubo, assim tu vai ter mais controles sobre o timbre que vai ir para mesa, ou ainda um pedal equalizador.
mas sempre vai passar pela EQ da mesa de som...
pro seu som sair no PA ele tem que chegar de alguma forma na mesa de som, seja microfonando o cubo ou um direct box, fora isso acho q só ligando o baixo direto la...Marck escreveu:e então,afinal! Tirando microfonação e linha! há outro método?
sim,claro... mais eu digo.. pra eu ter um tipo de controle da eq que vai pra frente,os caras do som sempre fodem com o meu timbre... e eles ficam boladinhos quando agente pede pra passar linha ou microfonar.. tinha que ter um jeito de meter a linha do cubo no DI Sem ele ver HAUEHAUAHE
sim,sim.. mais aee se eu tiver um sinal ja com timbre definido talvez o cara faça menos m****... poo tem que passar direct do cubo,assim seria o certo.. o timbre do cubo ir pra frente,como se fosse um GK gigante misturado com os outros instrumentos.. saca?mas sempre vai passar pela EQ da mesa de som...
usando um pré-ampificador on-board (no baixo) ou em forma de pedal praticamente da na mesma.
defina a equalização no pré e deixe o cubo flat
defina a equalização no pré e deixe o cubo flat
Não resolve 100%, mas eu só uso o amp microfonado. É claro que o operador pode fazer besteira, mas em geral, você já conhece teu som, equaliza teu amp, e o cara quando escuta o que tá saindo no P.A pouco vai mexer. Fora isso, você pode (se for MUITO necessário) dar aquela reguladinha a mais na hora do show.
Qual o motivo de você não querer microfonar?
Qual o motivo de você não querer microfonar?
Rico- Eterno Colaborador
não e eu microfonar.. e que tipoo.. quando eu chego pra tocar,geralmente os caras ja deixam tudo montado.. DI passado cubo montadinho... e talz.. ele não gostam de microfonar,deve ser medo de eu aumentar demais o som de palco,sei la.. ai ele(s) ficam com todo o controle da bagaça,e sempre fodem com o meu timbre :@
Marck escreveu:A algum tempo atraz eu póstei um tópic aqui no fórum com a mesma duvida,demos altas voltas,falamos um monte de coisa mais minha duvida mesmo não fui solucionada e o topico foi excluido =/
Excluído por que motivo?
Seu tópico não é esse não?
http://bass.forumeiros.com/amplificadores-monitoracao-f17/direct-box-t5064.htm
Gomba: interessante esse seu esquema de "querer ficar dono" do timbre do baixo no PA.
Faz sentido o uso do equalizador nessa sua forma e realmente para um baixo sem usar cabo o esquema pode funcionar, pois você pode ir lá para o lugar do público durante a passagem de som.
Mas inda assim o técnico de som pode mexer durante o show no timbre, depois da passagem de som.
Para mim, a única forma de conseguir ter um certo controle do timbre do baixo no PA é ficar amigo do técnico de som e dar uma camiseta da banda para ele no final do show se o som do baixo ficar legal...
Faz sentido o uso do equalizador nessa sua forma e realmente para um baixo sem usar cabo o esquema pode funcionar, pois você pode ir lá para o lugar do público durante a passagem de som.
Mas inda assim o técnico de som pode mexer durante o show no timbre, depois da passagem de som.
Para mim, a única forma de conseguir ter um certo controle do timbre do baixo no PA é ficar amigo do técnico de som e dar uma camiseta da banda para ele no final do show se o som do baixo ficar legal...
sim,eu procurei ele,pra postar as mensagens nele,mais ele não apaareceu la em "topicos supervisionados" achei que alguem tivesse excluido-o.Seu tópico não é esse não?
^ Tranquilo... E eu achei que você tinha procurado...
Oi, galera,
Aproveitando o tópico, gostaria de tirar algumas dúvidas que me surgiram na última apresentação de minha banda...
É o seguinte: meu equipamento básico é um baixo passivo (Yamaha BB414) e um combo Hartke 2155 (200watts, eq de 10 bandas, compressor, dois prés, sendo um valve outro solid).
Fui passar o som com a banda e tive grande dificuldade em equalizar o baixo no PA, mantendo a qualidade do retorno do meu amp. Fiz assim: primeiro liguei o baixo direto no amp e fiz minha pré-eq. Depois peguei o cabo que liga no PA com o técnico de som e espetei na saída "send" do amp (Hartke HA2000 não tem saída line ou XLR). O resultado foi que ficou rachando no PA. Os médios e agudos estavam até ok, mas os graves e sub, horríveis... Bom, o técnico, que também era dono do som, era um cara acessível, mas não entende muito do assunto e não soube me dizer o que estava errado, então fomos tentando resolver juntos...
Pra começar pedi para tirar graves na mesa. Ele tirou tudo e não resolveu. O guitarrista sugeriu reduzir médios... Tirou tudo e deu na mesma... Pedi para dar uma olhada no EQ do PA... Tava "smile" , com os subs e graves topados em cima... Pedi para diminuir e o cara até me deixou fazer pessoalmente... Beleza. Reduzi as primeiras faixas e um pouco dos agudos também. Melhorou, mas não resolveu, ainda tava rachado e sem definição... Parti pro meu amp/eq e fui tirando no equalizador. Como o falante é de 15 e bem grave, normalmente já deixo os subs e graves ou flat ou um pouco abaixo.
Pra resumir, tive de tirar tudo, ou quase, no eq do Hartke nas primeiras faixas e ainda reduzir os prés para o 2 para poder conseguir um som decente no PA. Aí fiquei com outro problema: com tanta redução o volume do combo ficou muito baixo e meu retorno foi pro espaço...
A esta altura já estávamos todos cansados e loucos pra ir para casa, afinal ainda íamos tocar na mesma noite (já eram 19:00). Minha última tentativa foi ligar o baixo direto na mesa pra ver o resultado...
Melhorou muito, mas o cara não sabia como me dar o retorno do baixo pra minha caixa. Disse que só podia me dar um retorno com o som todo mixado, o que não me pareceu bom...
Num último lampejo resolvi ligar o baixo na entrada ativa do Amp, pois sabia que aquilo atenuaria um pouco o sinal... Foi o que me salvou... Assim pude aumentar os prés até entre 3 e 4 e ter um pouco de retorno (normalmente uso entre 5 e 6), mas o equalizador tive de deixar lá embaixo ainda...
Como podem ver, apanhei bastante pois foi a primeira vez que toquei tanto com o baixo como com o Hartke num som maior, com PA. Depois desse "perrengue" resolvi comprar um D.I. (o cara do som não tinha) e aí entram minhas consultas para vocês:
1 - Primeiro, gostaria que analisassem o ocorrido e me dissessem o que fiz de errado e o que poderia ter feito com o que dispunha para ter um resultado melhor.
2 - Estou com pouca grana para investir, então não dá pra comprar nada top. Minhas opções estão entre: cabo XLR + DI passivo Landscape HB1 ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155603464-landscape-hb1-direct-box-passive-_JM ) novo ou behringer Ultra-di Di 400p usado ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-160198977-direct-box-passivo-ultra-di-di-400p-behringer-r50-a-vista-_JM ). Tem outras opções no ML ( http://lista.mercadolivre.com.br/direct-box ), mas de marcas que não conheço. Alguma sugestão numa faixa de preço semelhante?
3 - Outra opção: Behringher V-Tone ADI + fonte + cabo XLR.
Minha principal dúvidas é se vale a pena gastar mais no ADI para poder ter controle sobre o som que vai para o PA ou se é melhor economizar comprando um DI passivo simples já que o som do PA sempre vai depender do técnico?
Outra dúvida: no caso do ADI, o som que vai sair do OUT que vai pro amp vai estar pré-amplificado/equalizado ou vai estar flat? No caso de não ser flat vou ter de desligar o eq do amp para não ter duas equalizações sobrepostas, certo? E quanto ao pré do Hartke, como ficaria? bastaria eu ligar a saída do ADI na entrada ativa do amp?
Desde já, obrigado e desculpem o post loooongoooo...
PS: Já ia esquecendo. Naquela confusão tentei o compressor, também, que normalmente não uso, mas não foi de grande valia...
Aproveitando o tópico, gostaria de tirar algumas dúvidas que me surgiram na última apresentação de minha banda...
É o seguinte: meu equipamento básico é um baixo passivo (Yamaha BB414) e um combo Hartke 2155 (200watts, eq de 10 bandas, compressor, dois prés, sendo um valve outro solid).
Fui passar o som com a banda e tive grande dificuldade em equalizar o baixo no PA, mantendo a qualidade do retorno do meu amp. Fiz assim: primeiro liguei o baixo direto no amp e fiz minha pré-eq. Depois peguei o cabo que liga no PA com o técnico de som e espetei na saída "send" do amp (Hartke HA2000 não tem saída line ou XLR). O resultado foi que ficou rachando no PA. Os médios e agudos estavam até ok, mas os graves e sub, horríveis... Bom, o técnico, que também era dono do som, era um cara acessível, mas não entende muito do assunto e não soube me dizer o que estava errado, então fomos tentando resolver juntos...
Pra começar pedi para tirar graves na mesa. Ele tirou tudo e não resolveu. O guitarrista sugeriu reduzir médios... Tirou tudo e deu na mesma... Pedi para dar uma olhada no EQ do PA... Tava "smile" , com os subs e graves topados em cima... Pedi para diminuir e o cara até me deixou fazer pessoalmente... Beleza. Reduzi as primeiras faixas e um pouco dos agudos também. Melhorou, mas não resolveu, ainda tava rachado e sem definição... Parti pro meu amp/eq e fui tirando no equalizador. Como o falante é de 15 e bem grave, normalmente já deixo os subs e graves ou flat ou um pouco abaixo.
Pra resumir, tive de tirar tudo, ou quase, no eq do Hartke nas primeiras faixas e ainda reduzir os prés para o 2 para poder conseguir um som decente no PA. Aí fiquei com outro problema: com tanta redução o volume do combo ficou muito baixo e meu retorno foi pro espaço...
A esta altura já estávamos todos cansados e loucos pra ir para casa, afinal ainda íamos tocar na mesma noite (já eram 19:00). Minha última tentativa foi ligar o baixo direto na mesa pra ver o resultado...
Melhorou muito, mas o cara não sabia como me dar o retorno do baixo pra minha caixa. Disse que só podia me dar um retorno com o som todo mixado, o que não me pareceu bom...
Num último lampejo resolvi ligar o baixo na entrada ativa do Amp, pois sabia que aquilo atenuaria um pouco o sinal... Foi o que me salvou... Assim pude aumentar os prés até entre 3 e 4 e ter um pouco de retorno (normalmente uso entre 5 e 6), mas o equalizador tive de deixar lá embaixo ainda...
Como podem ver, apanhei bastante pois foi a primeira vez que toquei tanto com o baixo como com o Hartke num som maior, com PA. Depois desse "perrengue" resolvi comprar um D.I. (o cara do som não tinha) e aí entram minhas consultas para vocês:
1 - Primeiro, gostaria que analisassem o ocorrido e me dissessem o que fiz de errado e o que poderia ter feito com o que dispunha para ter um resultado melhor.
2 - Estou com pouca grana para investir, então não dá pra comprar nada top. Minhas opções estão entre: cabo XLR + DI passivo Landscape HB1 ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155603464-landscape-hb1-direct-box-passive-_JM ) novo ou behringer Ultra-di Di 400p usado ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-160198977-direct-box-passivo-ultra-di-di-400p-behringer-r50-a-vista-_JM ). Tem outras opções no ML ( http://lista.mercadolivre.com.br/direct-box ), mas de marcas que não conheço. Alguma sugestão numa faixa de preço semelhante?
3 - Outra opção: Behringher V-Tone ADI + fonte + cabo XLR.
Minha principal dúvidas é se vale a pena gastar mais no ADI para poder ter controle sobre o som que vai para o PA ou se é melhor economizar comprando um DI passivo simples já que o som do PA sempre vai depender do técnico?
Outra dúvida: no caso do ADI, o som que vai sair do OUT que vai pro amp vai estar pré-amplificado/equalizado ou vai estar flat? No caso de não ser flat vou ter de desligar o eq do amp para não ter duas equalizações sobrepostas, certo? E quanto ao pré do Hartke, como ficaria? bastaria eu ligar a saída do ADI na entrada ativa do amp?
Desde já, obrigado e desculpem o post loooongoooo...
PS: Já ia esquecendo. Naquela confusão tentei o compressor, também, que normalmente não uso, mas não foi de grande valia...
Última edição por Normando Neto em Qui Nov 11, 2010 8:33 pm, editado 1 vez(es)
Normando Neto- Membro
^eu partiria para um direct passivo ou ativo, mas sem pré, se tu quiser usar o pré do hartke ligue ele na saída send
se vc usar o adi, a eq vai servir para as 2 saidas, mas eu não vejo problema em usar 2 eqs sobrepostas, pode até ser bom...
se vc usar o adi, a eq vai servir para as 2 saidas, mas eu não vejo problema em usar 2 eqs sobrepostas, pode até ser bom...
JUNTEI OS DOIS TÓPICOS, JÁ QUE ESTAVAM COM O MESMO NOME, MESMO ASSUNTO E MESMO DONO.
Normando, ter um bom direct box é fundamental nessas horas.
No mais, o problema ali era basicamente dos equipamentos de audio do local. Ele não devia estar usando crossover, então tava jogando frequencias graves e subgraves pras caixas de agudo. Isso 'racha' mesmo. O ganho do seu canal podia também estar mais alto do que o recomendado. A equalização tava completamente equivocada. O ideal é ter um sistema o mais flat possível, com crossovers e você usa os equalizadores apenas pra alinhar as frequencias que podem estar sobrando no local.
Na minha opinião você tá muito bem servido de equipamentos, não necessitando de nenhum pré-amp ou algo do gênero. Você pode usar o pré-amp do Hartke e jogar o sinal pra DI via o send do seu amp. No mais, você tá bem servido de equipamentos.
No mais, o problema ali era basicamente dos equipamentos de audio do local. Ele não devia estar usando crossover, então tava jogando frequencias graves e subgraves pras caixas de agudo. Isso 'racha' mesmo. O ganho do seu canal podia também estar mais alto do que o recomendado. A equalização tava completamente equivocada. O ideal é ter um sistema o mais flat possível, com crossovers e você usa os equalizadores apenas pra alinhar as frequencias que podem estar sobrando no local.
Na minha opinião você tá muito bem servido de equipamentos, não necessitando de nenhum pré-amp ou algo do gênero. Você pode usar o pré-amp do Hartke e jogar o sinal pra DI via o send do seu amp. No mais, você tá bem servido de equipamentos.
Sei que pode ser uma pergunta idiota,mais você olhou o botão de ganho do send?talvez seu amp não tenha,mais uma vez,euusei um marshall,e tive que ligar send,e ele tinha um botão de volume do send... como se fosse uma regulagem do ganho do som que vai ou deveria ir pros pedais,nesse caso,com pedais,se ele estiver no maximo,eu nunca percewbi diferença significativa,porém usando nessa condição de ir pra mesa,talvez pode ter sido isso.. nunca usei hartke,nãoi sei se ele tem essa função de controlar o volume do send... mais nessas condições eu mandaria na mesa uma via do send baixinha e microfonaria tbm,tendo 2 vias de baixo....
Obrigado, Schafe, Gomba e Marck...
Marck, o amp do meu combo não tem botão para atenuação do sinal, infelizmente. Aliás, essa é mais uma dúvida minha, devo dar preferência a DI's que tenham esse recurso? Encontrei uns que atenuam 20db direto, outros em passos de 10db e um que atenua 20 e 40db. Essa funcionalidade é importante?
Dou preferência a DI's passivos. Não gosto de depender de baterias.
Gomba, pelo que você falou eu posso ligar a DI/DB na saída send do amp e daí pra mesa, certo? Então beleza, não preciso de DI ativo, mais caro, nem de comprar uma fonte estabilizada...
Agora, quanto ao cabo XLR: é interessante ter dois cabos, um canon/canon e um canon/P10? No caso do canon/P10, as mesas vão receber o sinal balanceado nesta entrada (se o cabo estiver correto, claro)? E se eu ligar o cabo canon/P10, balanceado, numa dessas mesas baratas que não têm o recurso o que acontece com o sinal?
Mais uma coisa, quanto aos modelos que citei, especialmente o Landscape e o Behringher, vocês conhecem/recomendam algum? Algum problema ou risco em comprar um DI passivo usado (o Behringher)?
Mais uma vez obrigado a todos.
Marck, o amp do meu combo não tem botão para atenuação do sinal, infelizmente. Aliás, essa é mais uma dúvida minha, devo dar preferência a DI's que tenham esse recurso? Encontrei uns que atenuam 20db direto, outros em passos de 10db e um que atenua 20 e 40db. Essa funcionalidade é importante?
Dou preferência a DI's passivos. Não gosto de depender de baterias.
Gomba, pelo que você falou eu posso ligar a DI/DB na saída send do amp e daí pra mesa, certo? Então beleza, não preciso de DI ativo, mais caro, nem de comprar uma fonte estabilizada...
Agora, quanto ao cabo XLR: é interessante ter dois cabos, um canon/canon e um canon/P10? No caso do canon/P10, as mesas vão receber o sinal balanceado nesta entrada (se o cabo estiver correto, claro)? E se eu ligar o cabo canon/P10, balanceado, numa dessas mesas baratas que não têm o recurso o que acontece com o sinal?
Mais uma coisa, quanto aos modelos que citei, especialmente o Landscape e o Behringher, vocês conhecem/recomendam algum? Algum problema ou risco em comprar um DI passivo usado (o Behringher)?
Mais uma vez obrigado a todos.
Normando Neto- Membro
Sim, porque aí você pode usar seu amp como pre-amp e equalizador.Normando Neto escreveu:Gomba, pelo que você falou eu posso ligar a DI/DB na saída send do amp e daí pra mesa, certo?
Olha, normalmente os locais tem esses cabos, mas se você espera tocar em wattsom de 8 canais, não é necessário você ter um xlr-p10, simplesmente mande o sinal do send direto por um cabo comum. Algumas dessas messas, apesar de não terem o XLR, normalmente tem as entradas p10 trs (p10 estéreo, balanceado). Nesses casos pode ser interessante pra você é um xlr-p10trs, ou um simples adaptador xlr fêmea-p10trs macho. Se for xlr-p10 mono, o sinal não vem balanceadoNormando Neto escreveu:Agora, quanto ao cabo XLR: é interessante ter dois cabos, um canon/canon e um canon/P10? No caso do canon/P10, as mesas vão receber o sinal balanceado nesta entrada (se o cabo estiver correto, claro)? E se eu ligar o cabo canon/P10, balanceado, numa dessas mesas baratas que não têm o recurso o que acontece com o sinal?
Da Behringer eu só usei a DI100, que é ativa, mas ela tem um recurso interessante: se o canal tiver com o phantom power ligado, ela desliga a bateria e se alimenta pelos 48v jogados pela mesa...Normando Neto escreveu:Mais uma coisa, quanto aos modelos que citei, especialmente o Landscape e o Behringher, vocês conhecem/recomendam algum? Algum problema ou risco em comprar um DI passivo usado (o Behringher)?
As da Landscape eu não conheço, mas eles tem uns produtos interessantes.
Gomba escreveu:Da Behringer eu só usei a DI100, que é ativa, mas ela tem um recurso interessante: se o canal tiver com o phantom power ligado, ela desliga a bateria e se alimenta pelos 48v jogados pela mesa...Normando Neto escreveu:Mais uma coisa, quanto aos modelos que citei, especialmente o Landscape e o Behringher, vocês conhecem/recomendam algum? Algum problema ou risco em comprar um DI passivo usado (o Behringher)?
As da Landscape eu não conheço, mas eles tem uns produtos interessantes.
o Sansamp (que tem um DI embutido) pode funcionar da mesma forma! (acho que o MXR Bass DI também)
^
Pô, não sabia dessa. Mas é uma solução bem interessante pra você não morrer em muita grana com baterias.
Pô, não sabia dessa. Mas é uma solução bem interessante pra você não morrer em muita grana com baterias.
Olha, não é que esteja fazendo propaganda, mas o Hartke Bass Attack VXL me resolveu os seguintes problemas>
- O problema> Quando ia fazer shows grandes, acontecia esses desencontros com alguns caras que faziam o som de rodeios, festas de cidades e etc. Geralmente uma boa conversa ja era o suficiente, mas ainda assim havia alguns que nao tem conversa. Ou voce encontrava um DI zuadasso, ou como foi citado, configuracao porca do baixo para a saida do PA.
A Solucao> Esse pedal ai da Hartke, assim como outros similares, tem uma regulagem bacana (pena nao ter a regulagem do medio), assim vc nao fica refem do cara da mesa, e pode dar um pequeno config ali mesmo proximo a voce.
- O problema> Quando fazia apresentacoes em pequenas casas de shows e barzinhos, as vezes nem sabia o que esperar quando o dono do bar dizia que tinha o amp do baixo, assim para evitar a fadiga de levar o set mega blaster (ampli + caixas) eu acabava aceitando tocar com o que tinha por la, loteria total.
- A Solucao> Esse pedalzinho ai pode ate dar uma boa consertada naquele amp torto (ate watterson ciclotron fica legal, kkk), e voce nem precisa carregar aquele p*** set pesado que nao vai nem passar do volume 2...
Pode ate parecer meio \todos seus problemas acabaram, mas encontrei bastante utilidade pra essa coisa ae.
Ps. Desculpem-me pela falta da acentuacao, eh que meu teclado desconfigurou.
- O problema> Quando ia fazer shows grandes, acontecia esses desencontros com alguns caras que faziam o som de rodeios, festas de cidades e etc. Geralmente uma boa conversa ja era o suficiente, mas ainda assim havia alguns que nao tem conversa. Ou voce encontrava um DI zuadasso, ou como foi citado, configuracao porca do baixo para a saida do PA.
A Solucao> Esse pedal ai da Hartke, assim como outros similares, tem uma regulagem bacana (pena nao ter a regulagem do medio), assim vc nao fica refem do cara da mesa, e pode dar um pequeno config ali mesmo proximo a voce.
- O problema> Quando fazia apresentacoes em pequenas casas de shows e barzinhos, as vezes nem sabia o que esperar quando o dono do bar dizia que tinha o amp do baixo, assim para evitar a fadiga de levar o set mega blaster (ampli + caixas) eu acabava aceitando tocar com o que tinha por la, loteria total.
- A Solucao> Esse pedalzinho ai pode ate dar uma boa consertada naquele amp torto (ate watterson ciclotron fica legal, kkk), e voce nem precisa carregar aquele p*** set pesado que nao vai nem passar do volume 2...
Pode ate parecer meio \todos seus problemas acabaram, mas encontrei bastante utilidade pra essa coisa ae.
Ps. Desculpem-me pela falta da acentuacao, eh que meu teclado desconfigurou.
Baixo em boas condições, Compressor, Equalizer/Pré e DI = kit de sobrevivência do baixista em equipos desconhecidos.
Daniel- Membro
Daniel escreveu:Baixo em boas condições, Compressor, Equalizer/Pré e DI = kit de sobrevivência do baixista em equipos desconhecidos.
Isso sem falar da malinha de primeiros socorros...
eu encontrei no ML um direct passivo da Whirlwind: IMP2, é um ótimo direct e tu não precisa se preocupar com baterias ou phantom power, normalmente eu falo pro pessoal da equipe de som q tenho ele e eles pedem pra mim colocar no lugar do deles...
Esses caras de som geralmente são bem babacas,e como o gomba disse,se acham o maioral naquilo que estão fazendo..o problema é quando se trata do SEU Som,o négocio,é não arrumar briga,e achar um jeito de conseguir ficar com o SEU timbre,sem o cara do som fica putinho,reclamando,vc correndo o risco de ele f**** com o som da sua banda....
Valeu, Schafe.
Andei pesquisando bastante e já estava entre essa DI e a da EAM, uma nacional muito bem falada e um pouco mais barata.
A IMP2 tem em algumas lojas também, só um pouquinho mais cara que no ML: Eimusica (R$208,20), Lumixpro,(R$203,70), Showpoint (R$207,90)...
Ainda tô na dúvida se compensa pagar mais pela Whirlwind, já que falam muito bem da EAM, que inclusive tem atenuação até 40db em passos de 10db...
Andei pesquisando bastante e já estava entre essa DI e a da EAM, uma nacional muito bem falada e um pouco mais barata.
A IMP2 tem em algumas lojas também, só um pouquinho mais cara que no ML: Eimusica (R$208,20), Lumixpro,(R$203,70), Showpoint (R$207,90)...
Ainda tô na dúvida se compensa pagar mais pela Whirlwind, já que falam muito bem da EAM, que inclusive tem atenuação até 40db em passos de 10db...
Normando Neto- Membro
Cara,se eu fosse você,eu compraria um BDI.. Alem de ser seu Direct Box,ainda simula amplificador (pelomenos o GDI Simula).. Ou seja vc vai fazer a parada do jeito que o via*** do som quer,e ter um somlegal no P.A (90% das veses).
Marck, pelas mensagens tu ta realmente irritado com o pessoal do som, tenta ir mais com calma, as vezes o som esta ruim por falta ou precariedade de equipamento, ou ainda falta de tempo pra regular o mesmo, nem todos os operadores de audio são ruins, muitas vezes eles podem te salvar ou salvar o teu som!!!
Schafe escreveu:Marck, pelas mensagens tu ta realmente irritado com o pessoal do som, tenta ir mais com calma, as vezes o som esta ruim por falta ou precariedade de equipamento, ou ainda falta de tempo pra regular o mesmo, nem todos os operadores de audio são ruins, muitas vezes eles podem te salvar ou salvar o teu som!!!
Sábias palavras...
Brigar com pessoal do som não adianta nada, só prejudica. No frigir dos ovos o que vai sair na frente é do jeitinho que o técnico quer, sua opinião não vai influenciar em nada. Se você se irritar ele vai colocar seu baixo bem alto no retorno e tirar da frente. E vai assistir o show todo rindo da sua cara (é claro que nem todos fazem isso, mas já vi muitos com décadas de experiência e trabalhando em banda grande fazerem).
Tenho a impressão de o problema do Marck começa na assinatura dele. Som de baixo se sente E se ouve...
Já trabalhei como técnico de som algumas vezes e se algum músico chegasse irritado assim, xingando assim na gig ia sair mais irritado ainda, te garanto...
Não é preconceito, mas eu já tive 14 anos e sei que com essa idade a gente sabe tudo sobre tudo, até chegar aos 18-20 e se dar conta que não sabe de nada.
Enfim, acho que o Marck tá precisando de uma namorada...
Última edição por allexcosta em Dom Jun 24, 2012 10:43 pm, editado 1 vez(es)
Schafe escreveu:(...)nem todos os operadores de audio são ruins, muitas vezes eles podem te salvar ou salvar o teu som!!!
Fato! Eu já aprendi mais sobre baixo com operadores de áudio (bons) do que com outros baixistas.
O cara é mala? Na passagem de som ele é daqueles que te interrompe na segunda nota e diz que tá bom? Paga uma cerveja pra ele, fala que o vocal tá ficando ótimo e tem confiança no trabalho dele. Atenção 99% garantida na passagem de som.
Esse é dos bons... Passagem de som é pra ver o ganho de entrada na mesa, conexões, ruídos, cabos, etc...
Ele vai timbrar e mixar com a banda tocando junta...
allexcosta escreveu:Esse é dos bons... Passagem de som é pra ver o ganho de entrada na mesa, conexões, ruídos, cabos, etc...
Ele vai timbrar e mixar com a banda tocando junta...
Eu generalizei o termo
É que já vi muito "mesário" que na hora de equalizar se baseava no princípio "tá sentido a porrada no peito, tá bom".
Cara, uma vez eu fui tocar, ai bele,o cara equalizou o baixo tocando sozinho.. mas,até ai,tudo bem... so que o agudo ficopu no talo.. arregaçado mesmo.. e poo eu nem tinha falado nada... ai eu falei.. poo o som que ta aque em cima,é o mesmo que ta no P.A? Pq se for,tem como da mais um grave e tirar um pouco de agudo?... pooo o baixo tava ate doendo no ouvido... de tanto agudo e médio saturado... ai o cara... "Não poo relaxa,baixo é SUB-GRAVE,aqui em cima não tem sub-grave,la em baixo tem..." Que eu saiba.. sub grave é nuance.... baixo não é sub grave,certo? mais eu nem discuti,concordei,e devo ter me passado por burrro,ou não....Yngway escreveu: "tá sentido a porrada no peito, tá bom".
allexcosta escreveu:Enfim, acho que o Marck tá precisando de uma namorada...
ééér... tbm acho.... ficar "pegando" mulé num dá futuro não... [risos]
Mais sei la quanto ao cara dosom,algumas coisas me deixam realmente puto... mais assim,meu pai me deu uma ideia,que ele faz até hoje as veses... quando for tocar,vai pelomenos ums ou duas horas antes.. monta a SUA mesa,SEU Pedestal,Com SEUS cabos,emfim tudo SEU..... e regula tudo na SUA MESA,como se num tivesse ngm no som.... depois pega e manda os masters da mesa,pro cara só jogar pro p.a.... ai você regula tudo.... não sei,meu pai num é adolecente mais,consegue colocar moral em cima do cara,talvez ele ainda encha a por** do saco,quando descobrir que eu tenho 14 anos --' (aieumandoeleirsefuder)
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4