Abafamento das Cordas com Esponja
+10
Boss2K
malka_aff
EricoAlencastro
Mauricio Luiz Bertola
bobsnunhes
Guilé
Cantão
Daniel
RFFanBR
Rafael FindanS
14 participantes
Página 1 de 1
Abafamento das Cordas com Esponja
Então, já tinha ouvido falar sobre o uso da esponjinha pra abafar as cordas, ou como "abafador de pobre" hehe
Aproveitei que estava estudando umas levadas de Reggae, e fiz um teste. É só colocar um pedaço de esponja entre o captador da ponte e a ponte. O lance do abafador é vc poder manter a técnica de mão direita normalmente, sem ter que abafar as cordas pra chegar na sonoridade sem sustain que se busca com a técnica de palm mute (abafamento com a mao direita sobre as cordas)
Achei bem legal o resultado, pra mim um timbre ótimo pra se usar em Reggae ou em grooves old-school, Jamersonianos rsrsrs, e onde mais se tiver vontade... Espero que ajude alguém que tem curiosidade de saber se o "truque esponjinha presta" hehe
Desculpa aí, o ambiente tá meio esfumaçado, mas eu tava tocando Reggae
Aproveitei que estava estudando umas levadas de Reggae, e fiz um teste. É só colocar um pedaço de esponja entre o captador da ponte e a ponte. O lance do abafador é vc poder manter a técnica de mão direita normalmente, sem ter que abafar as cordas pra chegar na sonoridade sem sustain que se busca com a técnica de palm mute (abafamento com a mao direita sobre as cordas)
Achei bem legal o resultado, pra mim um timbre ótimo pra se usar em Reggae ou em grooves old-school, Jamersonianos rsrsrs, e onde mais se tiver vontade... Espero que ajude alguém que tem curiosidade de saber se o "truque esponjinha presta" hehe
Desculpa aí, o ambiente tá meio esfumaçado, mas eu tava tocando Reggae
Convidado- Convidado
Rafael FindanS- Membro
Re: Abafamento das Cordas com Esponja
Eu aqui me batendo com a palm-mute.
Pow, resolvido meu problema!
Grande Sá!!
Pow, resolvido meu problema!
Grande Sá!!
Eu coloquei um no meu precision recentemente. Não é tão largo quanto esse aí, e eu coloquei mais na ponte ainda, pra abafar só um pouco.
A minha espuma é bem parecida com essa do Bass Whisperer que aparece aos 3:30 e em alguns outros baixos dele na sequência:
Eu coloquei um no meu precision recentemente. Não é tão largo quanto esse aí, e eu coloquei mais na ponte ainda, pra abafar só um pouco.
A minha espuma é bem parecida com essa do Bass Whisperer que aparece aos 3:30 e em alguns outros baixos dele na sequência:
Última edição por Daniel em Qua Nov 10, 2010 10:59 am, editado 2 vez(es)
Daniel- Membro
Muito bom Sá....eita fumaceira...KKKKKkkkk...
Cantão- Moderador
Boa Daniel!
Então, eu peguei a esponja que tinha aqui mesmo... Claro que o ideal é ser menor, e se possível menos esquisita hehe
A que vc usa é preta? O Friedland cortou ela praticamente da largura de um captador jazz, né?
Então, eu peguei a esponja que tinha aqui mesmo... Claro que o ideal é ser menor, e se possível menos esquisita hehe
A que vc usa é preta? O Friedland cortou ela praticamente da largura de um captador jazz, né?
Convidado- Convidado
^
A que uso é cinza escuro, acho que veio em um eletrodoméstico ou algo que comprei e resolvi guardar.
Eu cortei fina assim tb, um pouco menos comprida que a dele.
A que uso é cinza escuro, acho que veio em um eletrodoméstico ou algo que comprei e resolvi guardar.
Daniel- Membro
Será q acho dessas espumas no e-bay ???
Convidado- Convidado
Daniel- Membro
uiaa ficou muito bom esse abafamento !!! a parte da fumaça to dentro !!!!
bobsnunhes- Membro
bobsnunhes escreveu:uiaa ficou muito bom esse abafamento !!! a parte da fumaça to dentro !!!!
Ihhh Sá....te complicou agora !!!! Q parada é essa do cara tá dentro na hora da fumaça??? Q charuto é esse nego véio ??? Andou botando cinza do clodovil no teu cachimbo ???
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Que nada rapá, usei um pouco do pó de pirlimpimpim que veio no meu Fender! Quem quiser tem de sobra aqui!!
Que nada rapá, usei um pouco do pó de pirlimpimpim que veio no meu Fender! Quem quiser tem de sobra aqui!!
Convidado- Convidado
Daniel escreveu:
A esponja ou o fazedor de fumaça?
Convidado- Convidado
Sá Reston escreveu:Daniel escreveu:
A esponja ou o fazedor de fumaça?
Pq vc acha que o Bass Whisperer é zen daquele jeito? Os profissionais vão logo de tóra!! kkkkkkkkk
Daniel- Membro
JAH RASTAFARÍÍÍ...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Pô, fui pegar o baixo pra estudar agora e tive que trocar a esponja, ela tava horrível, olha só como ficou:
Convidado- Convidado
^Pinga colírio nela que resolve Sá....ou então óculos escuro...rsrsrs.
Cantão- Moderador
Hehehe, essa do bob esponja foi boa!
AHuAhuAHUAh
bobsnunhes- Membro
Eu fiquei maluco vendo o Klaus Voormann tocando num Precision lindo com a esponja nas gravações do cd do John Lennon Plastic Ono Band.
A faixa Hold On tem uma linha super simples e muuuuito bonita.
Grande abraço a todos
A faixa Hold On tem uma linha super simples e muuuuito bonita.
Grande abraço a todos
EricoAlencastro- Membro
ressuscitando aqui!
Qual tipo de esponja é usado "profissionalmente"?? ou seja, se a fender, ou a ernieball ou a dunlop fosse vender um "bass mute sponge" (Esponja de emudecer o baixo, para o Chefe2mil, que é contra inglês ), como seria mais ou menos?
medidas, densidade, esse tipo de coisa que difere uma esponja da outra e tal.
To precisando de um bass mute pro meu Gianoca 5 cordas, até consigo tocar com a mão mutando ele, mas é muito chato, como é uma música inteira assim, quero usar a esponjinha. Alguma dica galerinha?
Ou qualquer tranqueira que eu enfiar ali ja ta bom?
Qual tipo de esponja é usado "profissionalmente"?? ou seja, se a fender, ou a ernieball ou a dunlop fosse vender um "bass mute sponge" (Esponja de emudecer o baixo, para o Chefe2mil, que é contra inglês ), como seria mais ou menos?
medidas, densidade, esse tipo de coisa que difere uma esponja da outra e tal.
To precisando de um bass mute pro meu Gianoca 5 cordas, até consigo tocar com a mão mutando ele, mas é muito chato, como é uma música inteira assim, quero usar a esponjinha. Alguma dica galerinha?
Ou qualquer tranqueira que eu enfiar ali ja ta bom?
^Cara, apenas experimente e sinta qual a que mais te agrada. Eu já experimentei uma bem macia, como as esponjas de cozinha e achei legal.
Acho que fica legar se vc cortar um pedaço exato e fixar à frente da ponte com uma fita "double-face"
Acho que fica legar se vc cortar um pedaço exato e fixar à frente da ponte com uma fita "double-face"
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
não quero fixar, Bertola, quero tirar e por antes e depois da música hehehe
malka_*gracinha*_aff.
Você também pode usar (do jeito que você gosta) a rolled tea towell
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/FWTz_vuWAWo?vq-hd1080" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Você também pode usar (do jeito que você gosta) a rolled tea towell
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/FWTz_vuWAWo?vq-hd1080" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Boss2K- Membro
malka_aff escreveu:...até consigo tocar com a mão mutando ele, mas é muito chato, como é uma música inteira assim, quero usar a esponjinha...
malka, não desperdice a oportunidade de vc relembrar ou aprimorar esta técnica, usando estes subterfúgios.
um amigo usou um plaquinha de EVA num precision dele, e o resultado sonoro disto foi bem legal.
fheliojr- Membro
ta loco fhelio, tocar um jazz blues de uns 7 minutos, curtindo o groove usando só o dedão na maioria do tempo, nananão, quero poder tocar com técnica de pizzicato normal, tenho que improvisar na música e ela é rapidinha, é melhor eu mutar com paninho e ficar livre pra groova, hehehehehe
Eu acho válido usar das "esponjinhas" pra quem precisa do som com menos sustain durante uma música inteira. Alguns baixos dos anos 60 vinham com elas de fábrica, não?
Stormbringer- Membro
Bom uma pequena ideia ou sugestão para os meus colegas da Clave de Fá que querem menos sustain nas notas.
Penso que abafando o som entre o captador e a ponte é o melhor local para o som que quero tirar mas depende do seu objetivo final.
Se for abafar só as notas soltas vai de xuxinha mesmo senão esponja ou outro material próximo a ponte.
A ideia ainda está grosseira mas um retoque aqui e ali ficará discreto no seu resultado final. Ainda estou nas descobertas mas percebi que quanto mais grossa for a tira e seu material mais abafado será o som (dããã)... Para retirar o abafador é rápido, basta um puxão para cima e pronto, você terá o timbre original do baixo :-D
Pode isso Arnaldo ou Victor Wooten?
Copyright @ Ricardo Rony
Penso que abafando o som entre o captador e a ponte é o melhor local para o som que quero tirar mas depende do seu objetivo final.
Se for abafar só as notas soltas vai de xuxinha mesmo senão esponja ou outro material próximo a ponte.
A ideia ainda está grosseira mas um retoque aqui e ali ficará discreto no seu resultado final. Ainda estou nas descobertas mas percebi que quanto mais grossa for a tira e seu material mais abafado será o som (dããã)... Para retirar o abafador é rápido, basta um puxão para cima e pronto, você terá o timbre original do baixo :-D
Pode isso Arnaldo ou Victor Wooten?
Copyright @ Ricardo Rony
ricardorony.boliveira- Membro
^é tipo o q o Garfield demosntrou, aqui:
fheliojr- Membro
Hehehe, beleza Hélio MAS o meu é de cima para baixo, se você me entende... e favor moderador não apagar os meus posts por favor, democracia de direito, VOCÊ me entendeu... QUEM SAI PERDENDO SÃO TODOS NÓS, perde a credebilidade
Galera testar com esponjas, isopor e etc (espessura, largura, profundidade)... fica a dica desse humilde amante do som.
Galera testar com esponjas, isopor e etc (espessura, largura, profundidade)... fica a dica desse humilde amante do som.
ricardorony.boliveira- Membro
ricardorony.boliveira escreveu:Hehehe, beleza Hélio MAS o meu é de cima para baixo, se você me entende...
é, eu vi. o seu é signature edition.
fheliojr- Membro
Revivendo topico ae galera.
eu estou utilizando no meu precision um pedaço de espuma que vem na caixinha de captadores.
Cortei ela na espessura de um cap jazz. e funcinou legal. ( colocado bem pertinho da ponte nem da pra nota direito que ha uma espuminha la rs!! )
Fca a dica ae!
eu estou utilizando no meu precision um pedaço de espuma que vem na caixinha de captadores.
Cortei ela na espessura de um cap jazz. e funcinou legal. ( colocado bem pertinho da ponte nem da pra nota direito que ha uma espuminha la rs!! )
Fca a dica ae!
Mutley- Membro