EMG serie TW - como nivelar single e double coil?
4 participantes
Página 1 de 1
EMG serie TW - como nivelar single e double coil?
Galera da eletronica:
apesar de adorar o som dos captadores 40TW que tenho no meu Wood, uma coisa sempre me incomodou: quando troco de bobina simples pra dupla, o sinal vem 6dB mais alto! É muita coisa!!
Na tentativa de equilibrar as coisas, achei duas soluções: uma profissional(muito cara) e outra amadora (beeem mais barata):
profissional: já mandei um email para a EMG perguntando se eles me venderiam e mandariam o acessório PA2 sem a chave, pois além de precisa de 1 para cada captador, ele tem que caber na agora bem apertada cavidade (opa, cavidade de familia!!) do instrumento. Como o booster ficaria somente na rota da bobina dupla, não precisaria de chave liga e desliga também. com MUUUUITA sorte gasto ai uns 300 reais!!!
amadora: bom, aí tamos na parte que gosto: gambiarra barratinha! Achei um esquema pra botar um resistor de 10k em serie (isso mesmo?) com um de 15k pra atenuar o sinal. O documento que achei refere-se ao EMG 89 TW, que é pra guitarra, mas eles tem funcionamento idêntico. Porém queria que me confirmassem o seguinte:
1- este circuito atenua perto dos seus 6dB? Mais? Menos? Alguma idéia?
2- estaria esta adaptação adequada aos captadores para baixo? Nâo sei se poderia ter alguma implicação diferente, mas é bom perguntar, né....
Bom, nessa eu gasto aí uns 2 a 3 reais contando com o pingo de solda.
Por qual decidir então?
Link pra EMG PA2:
http://www.emginc.com/products/index/135/142/4
o PDF com a alteração (a minha,na verdade, ficaria na chave, pois não usei este potenciometro que vem com o cap):
http://www.talkbass.com/forum/attachment.php?attachmentid=47632&d=1166504191
apesar de adorar o som dos captadores 40TW que tenho no meu Wood, uma coisa sempre me incomodou: quando troco de bobina simples pra dupla, o sinal vem 6dB mais alto! É muita coisa!!
Na tentativa de equilibrar as coisas, achei duas soluções: uma profissional(muito cara) e outra amadora (beeem mais barata):
profissional: já mandei um email para a EMG perguntando se eles me venderiam e mandariam o acessório PA2 sem a chave, pois além de precisa de 1 para cada captador, ele tem que caber na agora bem apertada cavidade (opa, cavidade de familia!!) do instrumento. Como o booster ficaria somente na rota da bobina dupla, não precisaria de chave liga e desliga também. com MUUUUITA sorte gasto ai uns 300 reais!!!
amadora: bom, aí tamos na parte que gosto: gambiarra barratinha! Achei um esquema pra botar um resistor de 10k em serie (isso mesmo?) com um de 15k pra atenuar o sinal. O documento que achei refere-se ao EMG 89 TW, que é pra guitarra, mas eles tem funcionamento idêntico. Porém queria que me confirmassem o seguinte:
1- este circuito atenua perto dos seus 6dB? Mais? Menos? Alguma idéia?
2- estaria esta adaptação adequada aos captadores para baixo? Nâo sei se poderia ter alguma implicação diferente, mas é bom perguntar, né....
Bom, nessa eu gasto aí uns 2 a 3 reais contando com o pingo de solda.
Por qual decidir então?
Link pra EMG PA2:
http://www.emginc.com/products/index/135/142/4
o PDF com a alteração (a minha,na verdade, ficaria na chave, pois não usei este potenciometro que vem com o cap):
http://www.talkbass.com/forum/attachment.php?attachmentid=47632&d=1166504191
Re: EMG serie TW - como nivelar single e double coil?
a mais barata resolve o problema
ct.colela- FCBR-CT
depois eu li direito, essa ligação faz reduzir 0,4vdc do circuito e é assinado pela propria EMG.
Agora, tem alguma coisa especial noa resistor? Filme de metal 0.25W, conforme falam no talkbass resolve, ne?
Agora, tem alguma coisa especial noa resistor? Filme de metal 0.25W, conforme falam no talkbass resolve, ne?
Engraçado falar que reduz 0,4 v DC...
Então, isso aí faz um divisor resistivo que deve resolver seu problema sim. Se você ainda achar que precisa atenuar um pouco mais, troca o de 10k por 12k.
Então, isso aí faz um divisor resistivo que deve resolver seu problema sim. Se você ainda achar que precisa atenuar um pouco mais, troca o de 10k por 12k.
Não, isso mesmo... Filme de metal 1/4W tá perfeito.Agora, tem alguma coisa especial noa resistor? Filme de metal 0.25W, conforme falam no talkbass resolve, ne?
eheh... vai q tem alguma guitarra com ALTERNADOR por ai, né?
Amanha vou comprar ESSE TANTO DE PEÇAS e farei a alteração. Mas acho que o double um pouco mais alto é desejavel, mas não 7 dB a mais!
Amanha vou comprar ESSE TANTO DE PEÇAS e farei a alteração. Mas acho que o double um pouco mais alto é desejavel, mas não 7 dB a mais!
Thales_Sr escreveu:Engraçado falar que reduz 0,4 v DC...
Então, isso aí faz um divisor resistivo que deve resolver seu problema sim. Se você ainda achar que precisa atenuar um pouco mais, troca o de 10k por 12k.Não, isso mesmo... Filme de metal 1/4W tá perfeito.Agora, tem alguma coisa especial noa resistor? Filme de metal 0.25W, conforme falam no talkbass resolve, ne?
Cara, aqui na cidade nã otem NENHUM lugar com resistor de 1/4, só 1/8. Há alguma alteração de valores possivel pra usar os de 1/8 ou não serviria mesmo?
Pode usar 1/8.
hj fiz a devida correção. utilizei 10 e 12k ao inves de 10 e 15. achei que em termos de sinal ficou legal.
Porem achei a diferença de timbre muito sutil na ponte. A captação do braço ficou legal, até passa por um precision!
Agora, apesar de simples,é pra quem gosta. TEnho tido cadav ez menso paciencia pra soldar....
Porem achei a diferença de timbre muito sutil na ponte. A captação do braço ficou legal, até passa por um precision!
Agora, apesar de simples,é pra quem gosta. TEnho tido cadav ez menso paciencia pra soldar....
Aproveitando o tópico: falei com o John East sobre o MM Retro e ele apontou como desvantagem o fato do circuito original da MM fazer essa compensação de volume na mudança de configuração do pickup (series - single - parallel) e o dele não.
Será que dá pra fazer esse tipo de adaptação usando um pickup Nordstrand MM5.2 ou 5.3 ligados no MM-Retro? E será que altera demais o timbre?
Será que dá pra fazer esse tipo de adaptação usando um pickup Nordstrand MM5.2 ou 5.3 ligados no MM-Retro? E será que altera demais o timbre?
Carlão- Membro