Mini-aula sobre pizzicato de 3 dedos.
+16
arthur_21
*JAPA* PICKER BASS
LucasSapoh
Cantão
gobatto
rene0907
David
Bhernardo
Yngway
charlaortega
RonBass
NETOULTRA
wellrod
GilliamGatto
Edu Fettermann
Thiago Macedo Baumgarten
20 participantes
Página 1 de 1
Mini-aula sobre pizzicato de 3 dedos.
Olá, galera! Tudo bem?
Gravei um pequeno vídeo abordando o assunto de pizzicato de 3 dedos e queria compartilhá-lo com vocês!
https://www.youtube.com/watch?v=sBC7FCHu03I
Espero que gostem! : -)
Gravei um pequeno vídeo abordando o assunto de pizzicato de 3 dedos e queria compartilhá-lo com vocês!
https://www.youtube.com/watch?v=sBC7FCHu03I
Espero que gostem! : -)
Re: Mini-aula sobre pizzicato de 3 dedos.
Bem bacana, Thiago. Se aceita uma dica, de repente poderia fazer outro vídeo explicando o exercício em velocidades mais lentas, aumentando gradativamente. Mas ficou muito legal, parabéns pela iniciativa.
Muito legal sua iniciativa. Parabéns.
GilliamGatto- Membro
Já ate tentei essa técnica com os 3 dedos... mas o tempo sempre fica na minha cabeça como se eu estivesse galopando tipo "po co tó po co tó"... heheh aí deixei pra lá...
NETOULTRA- Membro
Pô, muito didático, parabéns!
Tô na espera de mais dicas
Tô na espera de mais dicas
Clube das 5 ou mais Cordas! #015 - Clube dos Sem Pedais/Pedaleiras #017 - Clube dos Nerds, Geeks e Afins #039 - Clube do Rock/Metal #061 - Clube dos Perdidos #??? (depende do humor do Guilé)
RonBass- Membro
Tenho o mesmo problema do pessoal do galope ae em cima... eu acentuo ou dou uma pausa... sei la... mais gostaria de aprender a tecnica!!!
^Pra parar de galopar tem que parar de pensar em Iron Maiden... é difícil pra caramba hehehe
Clube das 5 ou mais Cordas! #015 - Clube dos Sem Pedais/Pedaleiras #017 - Clube dos Nerds, Geeks e Afins #039 - Clube do Rock/Metal #061 - Clube dos Perdidos #??? (depende do humor do Guilé)
RonBass- Membro
RonBass escreveu:E o engraçado da história é que o Steve Harris só usa dois dedos...
Isso é o que ELE diz...
Pena que ainda não desenvolvi isso bem, mas é uma coisa na qual eu ja to investindo porque não to conseguindo muita velocidade com dois dedos.
Mas é claro que é muito legal aprender a técnica do jeito que você mostrou, principalmente pra tocar Iron \m/
Pena que ainda não desenvolvi isso bem, mas é uma coisa na qual eu ja to investindo porque não to conseguindo muita velocidade com dois dedos.
Mas é claro que é muito legal aprender a técnica do jeito que você mostrou, principalmente pra tocar Iron \m/
Bhernardo- Membro
Muito bom Thiago !!!!
Você focou justamente nos problemas que eu tenho ...
Vou entrar em contato com você pelo seu email ...
Abraço.
Você focou justamente nos problemas que eu tenho ...
Vou entrar em contato com você pelo seu email ...
Abraço.
David- Membro
Muito bom Thiago!
Como muitos aqui, tenho problema com galopadas também. Você teria alguma dica de como estudar corretamente a fim de dar mais atenção a esse "problema comum"?
Como muitos aqui, tenho problema com galopadas também. Você teria alguma dica de como estudar corretamente a fim de dar mais atenção a esse "problema comum"?
rene0907- Membro
^ O segredo é fortalecer o anelar.
Tentem tocar com 2 dedos apenas, o indicador+anelar ou meio+anelar.
Toquem outros exercícios, ou músicas que vocês já sabem desse jeito.
Tentem tocar com 2 dedos apenas, o indicador+anelar ou meio+anelar.
Toquem outros exercícios, ou músicas que vocês já sabem desse jeito.
gobatto- Eterno Colaborador
^Vou treinar o anelar!. Valew gobatto!
rene0907- Membro
Muito bom...
Cantão- Moderador
Agredicmentos + rene0907
Pessoal, obrigado pelos comentários! Fico feliz que tenham gostado! E valeu também pelos conselhos com relação aos exercícios, ficarei atento a isso nos próximos vídeos!
rene, o conselho que te dou é o seguinte, Quando você estiver com o seu ''click'' ligado, procure separar os tempos e compassos! Toque tudo de maneira lenta e constante... por exemplo: em vez de você ficar lá "3,2,1,3,2,1,3,2,1,3,2,1" Separe apenas 4 tempos e tente tocar ele da maneira mais uniforme possível! Fique atento a mudança dos dedos (acredito que seja uma das maiores dificuldades no início! Pelo menos, foi a minha!) ... O que acontece é que em cada tempo do compasso você começa com um dedo diferente na mão direita. Primeiro tempo = 3,2,1,3 <-> Segundo tempo = 2,1,3,2 <-> Terceiro tempo = 1,3,2,1 <-> E assim sucessivamente! Quando você tiver o domínio com o metrônomo, comece a estudar com baterias programadas (se você quiser depois, posso até escrever e postar aqui algumas levadas pra você ir estudando) A bateria já lhe traz mais algumas dificuldades por conta da caixa acentuando em lugares diferentes, a tendência é que você queira seguir esses acentos da caixa, então é importante se acostumar primeiro a ouvir a bateria e ao mesmo tempo focar em sua mão. Lógico que depois de um tempo tudo fica no automático, mas no início é muita coisa pra se preocupar, realmente!
Comece sempre com levadas simples, caixa no segundo e quarto tempo (cabeça) , caixa no contra (1o, 2o, 3o e 4o tempo) bumbo em semicolcheia mesmo e com o tempo vá desenvolvendo linhas de baterias mais complexas para estudar para que você crie a independência auditiva e motora da técnica! Qualquer dúvida, se eu puder ajudar, pode entrar em contato comigo pelo: thiagobonga@gmail.com ! Espero ter ajudado! obrigado a todos mais uma vez!
Abraços.
rene, o conselho que te dou é o seguinte, Quando você estiver com o seu ''click'' ligado, procure separar os tempos e compassos! Toque tudo de maneira lenta e constante... por exemplo: em vez de você ficar lá "3,2,1,3,2,1,3,2,1,3,2,1" Separe apenas 4 tempos e tente tocar ele da maneira mais uniforme possível! Fique atento a mudança dos dedos (acredito que seja uma das maiores dificuldades no início! Pelo menos, foi a minha!) ... O que acontece é que em cada tempo do compasso você começa com um dedo diferente na mão direita. Primeiro tempo = 3,2,1,3 <-> Segundo tempo = 2,1,3,2 <-> Terceiro tempo = 1,3,2,1 <-> E assim sucessivamente! Quando você tiver o domínio com o metrônomo, comece a estudar com baterias programadas (se você quiser depois, posso até escrever e postar aqui algumas levadas pra você ir estudando) A bateria já lhe traz mais algumas dificuldades por conta da caixa acentuando em lugares diferentes, a tendência é que você queira seguir esses acentos da caixa, então é importante se acostumar primeiro a ouvir a bateria e ao mesmo tempo focar em sua mão. Lógico que depois de um tempo tudo fica no automático, mas no início é muita coisa pra se preocupar, realmente!
Comece sempre com levadas simples, caixa no segundo e quarto tempo (cabeça) , caixa no contra (1o, 2o, 3o e 4o tempo) bumbo em semicolcheia mesmo e com o tempo vá desenvolvendo linhas de baterias mais complexas para estudar para que você crie a independência auditiva e motora da técnica! Qualquer dúvida, se eu puder ajudar, pode entrar em contato comigo pelo: thiagobonga@gmail.com ! Espero ter ajudado! obrigado a todos mais uma vez!
Abraços.
obs: A dica do gobatto tb foi muito bacana! Essa maneira de estudar ajuda bastante também!
Também sou adepto da tecnica de 3 dedos.
E realmente a cavalgada é o que atrapalha um pouco nesta técnica.
Para resolver esse problema , eu treinava em andamentos mais lentos (para que eu podesse prestar bastante atenção na velocidade) e ia aumentando o tempo do metrônomo aos poucos.
Essa técnica leva tempo até ser aperfeiçoada, talvez em um ano vocês estejam tocando com os 3 dedos sem NENHUMA cavalgada.
MAs para isso você tem que treinar bastante.
Treinem a uniformização assim:
Com a mão direita toque com os dedos :
1 e 3
2 e 3
para uniformizar a força dos seus dedos/fortalecer o anelar.
O dedo anelar é o "mais fraco" entre os três , logo , o segredo é fortifica-lo!
Saudações.
E realmente a cavalgada é o que atrapalha um pouco nesta técnica.
Para resolver esse problema , eu treinava em andamentos mais lentos (para que eu podesse prestar bastante atenção na velocidade) e ia aumentando o tempo do metrônomo aos poucos.
Essa técnica leva tempo até ser aperfeiçoada, talvez em um ano vocês estejam tocando com os 3 dedos sem NENHUMA cavalgada.
MAs para isso você tem que treinar bastante.
Treinem a uniformização assim:
Com a mão direita toque com os dedos :
1 e 3
2 e 3
para uniformizar a força dos seus dedos/fortalecer o anelar.
O dedo anelar é o "mais fraco" entre os três , logo , o segredo é fortifica-lo!
Saudações.
Eu estava tentando essa tecnica, mas quando eu passo para a corda Lá, ou as cordas debaixo (Ré e Sol), Meus dedos travam, não explicar não..... Maior doidera isso..... Só consigo fazer esta tecnica perfeitamente na cordas Mi.
*JAPA* PICKER BASS- Membro
Pode ser por causa da altura do dedão, onde você está apoiando ele?
Repare no vídeo que o dedão vai descendo junto dos outros dedos.
Repare no vídeo que o dedão vai descendo junto dos outros dedos.
Lucas,
Puts, Não sei se é isso, mas tem tudo a ver! Meu dedão fica estático apoiado no captador.
Vou tentar acompanhar o dedão junto com os outros 3 dedos.
Obrigado pela dica!
Puts, Não sei se é isso, mas tem tudo a ver! Meu dedão fica estático apoiado no captador.
Vou tentar acompanhar o dedão junto com os outros 3 dedos.
Obrigado pela dica!
^ Japa eu faço o seguinte, quando vou tocar a MI apoio no cap., na LA eu continuo no cap. mas uso a MI como amortecedor para os dedos, na RÉ apoio na MI e deixo a LA de amortecedor e na SOL apoio na LA deixando a RÉ de amortecedor.
Clube SX #77 / Clube do Rock/Metal #62 / Clube dos amantes só das 4 cordas #28
arthur_21- Membro
É justamente isso que eu faço, mas nao da muito certo. Pois quando eu uso ela de "amortecedor" o dedo perde velocidade e trava!
Essa tecnica de usar a corda de cima para "amortecer" funciona mais com 2 dedos, visto que com 2 dedos, minha mão não trava!
obs: Mas eu ainda prefiro a minha velha palheta...
Essa tecnica de usar a corda de cima para "amortecer" funciona mais com 2 dedos, visto que com 2 dedos, minha mão não trava!
Ja tentou sem apoiar em nada?
arthur_21- Membro
Então, vou tentar descer o dedão junto com os outros dedos, se nao der nada.... tento deixar a mão "voando" mas acho que nao vai dar certo, pela instabilidade que vai dar.
*JAPA* PICKER BASS escreveu:É justamente isso que eu faço, mas nao da muito certo. Pois quando eu uso ela de "amortecedor" o dedo perde velocidade e trava!
Vai ver é porque você acostumou a sempre tocar com o dedão no captador. Pelo menos comigo isso aconteceu, demorou um tempo até eu acostumar a descer o dedão.
Luanmn- Membro
quando to sentado fica ate que fácil tocar assim, porque apoio na parte de cima do corpo, agora, em pé nunca tentei.
arthur_21- Membro
Essa parte que eu falo de amortecer, funciona mais ou menos assim:
o dedão fica totalmente apoiado no captador, dai os 3 dedos que estão sendo usados que vao batendo na corda de cima as usando como "amortecedor"
não sei se deu para esclarecer.
o dedão fica totalmente apoiado no captador, dai os 3 dedos que estão sendo usados que vao batendo na corda de cima as usando como "amortecedor"
não sei se deu para esclarecer.
Entendo, mas da forma que disse também vou descendo os dedos.
Pega uns exercícios do Bass Fitness e faz eles, ajuda nesse negócio de ir descendo a mão enquanto toca.
Pega uns exercícios do Bass Fitness e faz eles, ajuda nesse negócio de ir descendo a mão enquanto toca.
arthur_21- Membro
Japa, tenta deixar a mão mais paralela com o corpo do baixo, a sua pegada vai mudar um pouco, vai da uns estalos, se não curtir, treina a mudança do dedão pelas cordas, meu professor sempre me disse "escolha sua preferida, mais saiba usar as duas pegadas"
xD
VLW
xD
VLW
Parabéns pela disposição! Excelente video! Mas os fail tracks no final deram um brilho a mais! KKKKKKKKKKKK
Como diria um amigo meu: Os pipocos e chiados dão mais realidade ao som!
Como diria um amigo meu: Os pipocos e chiados dão mais realidade ao som!
Eu faço exatamente como o Arthur disse.
Japa o negócio , é que você não irá conseguir de primeira.
Tem que treinar , treinar , treinar.
Daqui a um ano, se ainda não conseguir, continua treinado
Japa o negócio , é que você não irá conseguir de primeira.
Tem que treinar , treinar , treinar.
Daqui a um ano, se ainda não conseguir, continua treinado
Ótima iniciativa Thiago! Como essa técnica é essencial pros baixistas de Heavy Metal, também estou aqui treinando igual um doido pra tornar o anelar "utilizável" e destruir nas semicolcheias à 230bpm.
Convidado- Convidado
Massa Thiago dá pra começar a tocar uns Iron Maiden *----------*
Clube dos amantes só das 4 cordas #020 - Clube Tagima #039 - Clube do Rock/Metal #057 - Clube Cover #12 - Clube dos Nerds, Geeks e Afins #40 - Clube da Gauchada do Fórum # 13
HAS- Membro