Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tutorial: Blindando um Jazz Bass

+23
wessker
GusVCD
Danuco
benedettiluthier
Proença
Renato
MarcelBass
korg
Thales_Sr
Antonio_Ramone
Moshe Bar Elohim
Luthier
Wotan
Daniel
Caranga
allexcosta
bruno nunes
Mauricio Luiz Bertola
PFKAU
Claudio
Frank
Jfactor
Alencar
27 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Tutorial: Blindando um Jazz Bass - Página 2 Empty Re: Tutorial: Blindando um Jazz Bass

Mensagem por jhugor Sex maio 04, 2012 9:03 am

Luthier escreveu:
Caranga escreveu:Olá Pessoal blz,depois de ler este tópico e comprei o material necessário e resolvi Eu mesmo por a mão na massa,graças as dicas de Vcs ai, e agora sim o meu Sx ta perfeito pra captação passivo com ruído bem minimo, que é totalmente toleravél,Obrigado pela dicas e segue umas fotos da blindagem,Obrigado pela dicas.

Fala Caranga,

Seu serviço ficou excelente, mas um detalhe importante, é soldar cada parte da fita de cobre à sua adjacente, pra garantir a eficiência, como na foto abaixo:
Tutorial: Blindando um Jazz Bass - Página 2 257084453_V5aUR-M-1
Vejam aqui algumas fotos do processo passo a passo, tiradas pelo meu amigo Pedro Wood, dono da Wood, na minha oficina.

Eu prefiro blindar direto os captadores, ao invés de blindar seus pockets. Ficam assim:
Tutorial: Blindando um Jazz Bass - Página 2 255599961_mFJtc-M-1

Nesse caso, são captadores DiMarzio que foram instalados num SX.
Repare que foi colocado um fio extra (aterramento), soldado diretamente à fita de cobre que envolve as bobinas.
Mais fotos desse serviço podem ser vistas aqui.

Abraço!

um espetáculo

me ajudou muito!

obrigado

Clubes: MG#068, Gospel#168, Cort#101.
jhugor
jhugor
Membro

https://www.facebook.com.br/rapinabrasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial: Blindando um Jazz Bass - Página 2 Empty Re: Tutorial: Blindando um Jazz Bass

Mensagem por humbertoweiss Qua Jul 25, 2012 2:13 pm

Frank escreveu:Materiais:
- Ferro de solda
- Solda
- Um parafuso
- Fios
- Folha auto-adesiva de alumínio ou cobre. Pode-se usar também daquele papel aluminio que se usa na cozinha, mas ele perde o poder de blindagem com o tempo e depois de um tempo tem que ser trocado. Há casos polêmicos de luthiers que usaram papel de chocolate hersheys, mas não sei se dá resultado. Eu usei alumínio deses que vem no rolo, mas ele é apenas plástico envolto em alumínio e com o tempo oxida. Se puder, compre a fita de aluminio que custa de 25 a 30 reais o rolo de 5cm x 5m.

Como fazer:

Primeiro você tira as cordas, os escudo e os captadores, solta os fios do captador da ponte e o baixo vai ficar assim:
Tutorial: Blindando um Jazz Bass - Página 2 Dsc05710

Depois cubra toda a cavidade do baixo e o escudo com papel aluminio, mas tem que ficar bem coberto e deixar um pouco de papel sobrando para os lados para poder fazer contato com a tampa do circuito. Nessa parte você pode usar cola branca pra ajudar a fixar o aluminio, mas não se preocupe, de qualquer modo ele se molda bem à cavidade.

Tutorial: Blindando um Jazz Bass - Página 2 Dsc05711

Tutorial: Blindando um Jazz Bass - Página 2 Dsc05712

Depois você solta os fios ground dos potenciometos, deixa apenas um ligado na carcaça do potenciometro do meio e liga junto os seguintes fios: o fio que vem da ponte, os ground dos captadores, o ground do jack e o fio que vc deixou ligado no potenciometro. Todos esses fios devem ser ligados juntos e parafusados no corpo do braço pra fazer contato com a blindagem (eu usei um terminal pra facilitar - o parafuso deve ser de rosca soberba, se estiver difícil parafusar no corpo do baixo, faça um pequeno buraco com um prego para parafuso entrar mais facil)

Tutorial: Blindando um Jazz Bass - Página 2 Dsc05713

Reparem os fios ligados juntos: O branco do jack, o amarelo do captador da ponte, o preto da carcaça do potenciometro do meio, O vermelho do captador do braço e o preto que vem da ponte. Todos estao ligados ao fio verde que se liga ao terminal que é parafusado no baixo.

Depois é só fechar o baixo e curtir o redução dos ruídos. Se os ruídos aumentarem pode alguma coisa em curto, você pode ter soldado algum fio errado ou pode ter esquecido de soldar algo.

PS: Antes de fazer isto é recomendável entender como funciona a parte elétrica do baixo.

Dicas do ClaudioBass:
1 - Ao invés de alumínio, tente usar folhas de cobre dupla face. Experimentei blindagem com as duas, e a folha de cobre deu melhor resultado.
2 - Sempre que possível, envolva individualmente cada fio da parte elétrica com folha de cobre. Isso também ajuda muito!

Frank preciso q vc me fale o negocio é que meu baixo é um Tagima Memphis Tb540e ele n tem esse escudo ai só tem um acesso pra bateria e tbm um acesso pros circuitos dae eu não sei como faser nele você poderia me dizer???

humbertoweiss
Membro

Mensagem por Mbass Sáb Ago 04, 2012 1:54 pm

Boa tarde galera! estou postando pela 1ª vez e tenho acompanhado o assunto à respeito da blindagem dos baixos e da dificuldade em se executar o serviço com folha de cobre por ser dificil encontrar o material.
Pois bem, sou do Rio de Janeiro mas estou em SP e consegui achar a dita folha, não adesiva, e comprei mais do que o suficiente para o meu uso e a quem interessar podemos negociar.
Obs. Minha intenção não é lucrar mas sim recuperar o que gastei e ajudar o pessoal.

Mbass
Membro

Mensagem por Convidado Qua Dez 23, 2015 10:27 pm

Fala ai galera.

Estou precisando de uma ajuda neste asunto de blindagem. Como sou novato no contrabaixo e também no forum, me perdoem se a pergunta for obvia.

Um dia toquei no bass attack de um conhecido e gostei do resultado. Dai fui la e comprei um pra mim. Só que quando ligo aparece esse efeito que todos comentam da interferência quando tiro as mãos das cordas. No entanto, quando ligo sem o pedal, não dá essa interferência.

Bem, olhando pelo lado da eletrônica, da mesma forma que um amplificador energiza o circuito do baixo, o pedal tb. A diferenção (obvio) é que cada um trata o sinal para uma finalidade. Jatestei com power click e o resultado é o memso (sem o pedal não da ruido e com pedal tem o ruido).

A questão é a seguinte, será que o problema é no baixo ou no pedal. Ou então o circuito do bass attack que proporciona esse efeito no baixo? Será que se colocar um outro pedal (tipo equalizer) antes do bass attack resolve meu problema? Da uma força ai, pq queria evitar de blindar o baixo agora porque ta na garantia, mas se não tiver jeito e faço (só não da pra ficar com uma caixa de abelha).

Tem outro fato interessante, com o baixolão, não tem esse problema. Que coisa ein!!!...

Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo