Problema na Tarraxa
+8
Pedroswaldo
Moshe Bar Elohim
siodoni
Cantão
Rafhabass
JohnnyBass
Zarra
Caiomaiabass
12 participantes
Página 1 de 1
Problema na Tarraxa
Olá, gostaria da ajuda de vocês.
É o seguinte, eu comprei um baixolão Strinberg ba450 faz 2 dias. Ao chegar em casa e afinar o instrumento, reparei que a Tarracha da corda sol estava bem mais dura que as outras para girar e quando chegava na afinação certa estava quase travando de tão duro.. depois de afinar muitas vezes pois as cordas são novas e eu estou tocando quase que o dia inteiro, fui tentar afinar e antes de chegar na afinação correta a Tarracha fez um barulho estalado e alto e a afinação voltou para o que estava antes.. quando tentei novamente afinar aconteceu a mesma coisa, e depois a mesma coisa... Na segunda feira vou levar na loja para trocar o baixo mas gostaria de saber o que poderia ter causado isso e como eu poderia resolver?
Fico grato com a ajuda de vocês, bom natal.
É o seguinte, eu comprei um baixolão Strinberg ba450 faz 2 dias. Ao chegar em casa e afinar o instrumento, reparei que a Tarracha da corda sol estava bem mais dura que as outras para girar e quando chegava na afinação certa estava quase travando de tão duro.. depois de afinar muitas vezes pois as cordas são novas e eu estou tocando quase que o dia inteiro, fui tentar afinar e antes de chegar na afinação correta a Tarracha fez um barulho estalado e alto e a afinação voltou para o que estava antes.. quando tentei novamente afinar aconteceu a mesma coisa, e depois a mesma coisa... Na segunda feira vou levar na loja para trocar o baixo mas gostaria de saber o que poderia ter causado isso e como eu poderia resolver?
Fico grato com a ajuda de vocês, bom natal.
Caiomaiabass- Membro
Re: Problema na Tarraxa
Caio, isso aconteceu comigo recentemente com a tarraxa da corda mi no meu acústico. O que acontece é que provavelmente vc ao trocar as cordas deve ter enrolado a corda sol muito próxima da madeira, o que faz com que o atrito fique muito grande e aí o parafuso da tarraxa não tem força pra virar a engrenagem, fazendo com que ele "perca" a volta escapando da engrenagem (por isso faz o barulho). Isso ocorreu principalmente porque meu baixo é um pouco menor que 3/4 e a corda que eu tinha era pra 4/4, sendo que ficava muita corda enrolada na tarraxa.
No meu caso, eu tive de trocar a tarraxa... a minha sorte é que eu levei pro Fernando Fonterrada trocar as cordas pra mim, então ele já fez o serviço na sequência (excelente como sempre, por sinal)...
Se vc tiver a chance de trocar o instrumento é melhor, mas antes tente desenrolar boa parte da corda (soltando a afinação, não com a mão) e reenrolar até a afinação normal. Quando estiver afinando de novo, vá guiando a corda pra que ela se enrole uniformemente na tarraxa, e observe se não tem nenhuma parte em atrito com a cravelheira do baixo.
Não sei se consegui explicar direito, mas qq coisa é só gritar aqui...
Bom natal!
No meu caso, eu tive de trocar a tarraxa... a minha sorte é que eu levei pro Fernando Fonterrada trocar as cordas pra mim, então ele já fez o serviço na sequência (excelente como sempre, por sinal)...
Se vc tiver a chance de trocar o instrumento é melhor, mas antes tente desenrolar boa parte da corda (soltando a afinação, não com a mão) e reenrolar até a afinação normal. Quando estiver afinando de novo, vá guiando a corda pra que ela se enrole uniformemente na tarraxa, e observe se não tem nenhuma parte em atrito com a cravelheira do baixo.
Não sei se consegui explicar direito, mas qq coisa é só gritar aqui...
Bom natal!
Zarra- Membro
comprou o baixolão faz 2 dias? se preocupa com isso não! leva la e pede um novo alegando o ocorrido! queimar a mufa com um strimberg não compensa!
JohnnyBass- Membro
Cara, eu só vi isso acontecer com uns intrumentos bizarros
Essas coisas acontecem , infelizmente aconteceu com você , pode ser defeito de fabricação , ainda mais com baixolão , que tem uma grande tensão nas
cordas ,e os caras pôe essas tarraxas pequenas , o certo era elas aguentarem o tranco né...mais de boa , leva lá e troca...abraço.
cordas ,e os caras pôe essas tarraxas pequenas , o certo era elas aguentarem o tranco né...mais de boa , leva lá e troca...abraço.
Cantão- Moderador
Aconteceu o mesmo problema com a TARRAXA do baixolão Strinberg de 5 cordas de um amigo meu, ele levou na loja e trocaram por outro baixo numa boa.
Beleza, amanhã estou indo lá na loja trocar o baixo, obrigado pela ajuda de vocês! Abraço, boa virada de ano!
Caiomaiabass- Membro
Como disseram, também acho que você deve trocar todo o instrumento e aproveitar que ainda está na garantia. Pode ser que seja o problema que o Zarra descreveu. Já peguei baixo e guitarra com este tipo de problema e resolveu fazendo o seguinte: essas tarrachas tem parafusos para regular a resistência do giro, para não ocorrer de se esbarrar nas tarrachas e desafinar o instrumento. Só que as vezes eles mandam muito apertadas ou muito frouxas da fábrica. Com uma chave philips você mesmo pode ajustar a resistência da pressão das tarrachas. Clique na foto abaixo e veja ampliado:
Outra coisa muito bo a de fazer é LUBRIFICAR a tarraXa (marece coisa de MiGuXo...).
Recomendo grafite em pó. Vende em supermercados, lojas de material de construção, papelaria, etc....
Fica uma beleza depois...
Recomendo grafite em pó. Vende em supermercados, lojas de material de construção, papelaria, etc....
Fica uma beleza depois...
Tá na garantia? Troca o Baixolão... Nem mexe em nada.
É, eu nem vou mexer em nada, já fui na loja e vou trocar o baixolão. O problema vai ser o tempo que vou ficar sem ele, o cara da loja disse que nessa época do ano eles demoram a mandar os baixos. Justo nas férias, meus amigos todos me esperando pra fazer uma banda acústica...
Valeu aê a ajuda de vocês, abraço!
Valeu aê a ajuda de vocês, abraço!
Caiomaiabass- Membro
Eu acabei de trocar as cordas do meu squier PB. Com a tarraxa da D tbm ta acontecendo isso, mas esse problema acabou de aparecer, nunca tive problemas com ela antes. O mais provavel e que eu precise lubrificar a peca? Em caso afirmativo, como devo proceder pra nao acabar fazendo m$%&?
matheussfp- Membro
Lubrifique com óleo de maquina, só não derramar muito.
Christian- Membro
ta perfeito agora, brigadao
matheussfp- Membro
Isso acontece quando uma arruela de material plástico bem fininha quebra e sai da tarraxa. O certo é trocar a tarraxa ou recolocar essa arruela com um plástico mais nobre. Esse plástico ajuda na rotação da peça móvel da tarraxa. E esse defeito é bem comum. Lubrificar ajuda, mas não resolve totalmente o problema.