Chiado resolvido
+8
Thiago Almeida
allexcosta
deeecooo
Moshe Bar Elohim
cK
djmmaster
Cantão
basslave
12 participantes
Página 1 de 1
Chiado resolvido
O "mardito" baixo tava com um chiado que não parava, abria olhava e tava tudo OK, por acaso resolvi olhar o fio de aterramento que fica embaixo da ponte, e tava lá o problema. O sem vergonha do fio tava coberto com um negócio verde que impedia o contato com a ponte, depois de limpo acabou-se o chiado.
Só coloquei essa situação por que as vezes aparece esses chiados misteriosos, que nem com blindagem resolve.
Só coloquei essa situação por que as vezes aparece esses chiados misteriosos, que nem com blindagem resolve.
Re: Chiado resolvido
O que era o "negócio verde" zinabre ?
Cantão- Moderador
^Isso ai mesmo
Li esse post recentemente e fiquei curioso. Desmontei minha ponte e vi que o contato com o terra se dava apenas "por contato" mesmo. Nenhuma solda! E o fio estava "afundado" no verniz. Nem sei se tinha algum contato.
Então soldei o fio numa mola, tipo as molhas dos carrinhos da ponte, e deixei ela em pé dentro da cavidade de onde saia o fio. Agora essa mola fica fazendo pressão contra a parte inferior da ponte.
Então soldei o fio numa mola, tipo as molhas dos carrinhos da ponte, e deixei ela em pé dentro da cavidade de onde saia o fio. Agora essa mola fica fazendo pressão contra a parte inferior da ponte.
cK- Membro
Eu acho estranho zinabre neste tipo de ligação.basslave escreveu:^Isso ai mesmo
Posso estar enganado mas creio que isto (zinabre) se dá por fatores químicos quando de uma passagem expressiva de corrente elétrica por determinado condutor, o que não deveria acontecer num fio de aterramento da ponte. O que estaria causando esta passagem considerável de corrente entre o circuito do teu baixo e o seu corpo? Só por curiosidade revisaria o circuito e condições do amplificador e o aterramento da tomada que você usa.
Moshe Bar Elohim- Membro
Zinabre não tem a ver com umidade também?Moshe Bar Elohim escreveu:Eu acho estranho zinabre neste tipo de ligação.basslave escreveu:^Isso ai mesmo
Posso estar enganado mas creio que isto (zinabre) se dá por fatores químicos quando de uma passagem expressiva de corrente elétrica por determinado condutor, o que não deveria acontecer num fio de aterramento da ponte. O que estaria causando esta passagem considerável de corrente entre o circuito do teu baixo e o seu corpo? Só por curiosidade revisaria o circuito e condições do amplificador e o aterramento da tomada que você usa.
deeecooo- Membro
Sim. Azinhavre é a oxidação natural do cobre ou de ligas de cobre.deeecooo escreveu:Zinabre não tem a ver com umidade também?
allexcosta- Administrador
^Quando postei pensei/lembrei de eletrólise.
Tocava num baixo que, com as mãos nas cordas e ao microfone ao mesmo tempo, dava choque. Também quando encostava no guitarrista ou em alguém que segurava um microfone.
Por curiosidade peguei o multímetro e medi. Ponta de prova nas cordas e ponta no neutro da rede, resultado = 127V. Estava tocando diretamente na fase da rede com 4 condutores (pra não dizer cordas). Tocando assim por anos alguma fatalidade poderia ter ocorrido. Ignorantemente até trocamos os microfones Le Son SM-58 de alumínio por emborrachados para não dar choque. Mas depois corrigi o problema que estava no cubo que mandava a fase direto pra toda blindagem de cabos e peças. Aterrei-o.
Nos terminais de baterias automotivas também é possível observar este fenômeno zinabre/oxidação que se dá por eletrôlise.
Tocava num baixo que, com as mãos nas cordas e ao microfone ao mesmo tempo, dava choque. Também quando encostava no guitarrista ou em alguém que segurava um microfone.
Por curiosidade peguei o multímetro e medi. Ponta de prova nas cordas e ponta no neutro da rede, resultado = 127V. Estava tocando diretamente na fase da rede com 4 condutores (pra não dizer cordas). Tocando assim por anos alguma fatalidade poderia ter ocorrido. Ignorantemente até trocamos os microfones Le Son SM-58 de alumínio por emborrachados para não dar choque. Mas depois corrigi o problema que estava no cubo que mandava a fase direto pra toda blindagem de cabos e peças. Aterrei-o.
Nos terminais de baterias automotivas também é possível observar este fenômeno zinabre/oxidação que se dá por eletrôlise.
Moshe Bar Elohim- Membro
Ressucitando...
Como mencionado em outro tópico, adquiri um Squier CV 50 e veio com um chiado quando retiro a mão das cordas, ontem fiz a blindagem do baixo, e o chiado continuou, hoje vou retirar a ponte para verificar o contato entre o fio e ponte. Caso esteja ok, como posso diagnosticar se o problema e no potenciometro?
Como mencionado em outro tópico, adquiri um Squier CV 50 e veio com um chiado quando retiro a mão das cordas, ontem fiz a blindagem do baixo, e o chiado continuou, hoje vou retirar a ponte para verificar o contato entre o fio e ponte. Caso esteja ok, como posso diagnosticar se o problema e no potenciometro?
Thiago Almeida- Membro
meus problemas com chiado sempre tem a ver com o cabo captando interferencia... como nos ensaios com banda e shows eu toco com transmissor sem fio, o chiado some, eheheh.
Stormbringer- Membro
Mas nesse caso especifico, testei outro baixo nas mesmas condições: mesmo cabo e mesmo ampli, e o chiado é quase imperceptivel, pois tambem fiz a blindagem nele.
Thiago Almeida- Membro
Verifiquei o fio que faz contato com a ponte e está aparentemente normal. Também fiz a blindagem da cavidade do captador e do control plate com fita de cobre, mas o chiado continua ao tirar a mão das cordas. Resta tentar os potenciomentros. Sera que estará neles os problemas?
Thiago Almeida- Membro
E aí Thiago!
Cara, você conseguiu resolver o seu problema de chiado?
Estou para "re-montar" meu precision 51 e estou na fase de avaliação da melhor técnica de blindagem.
Abraço!
Cara, você conseguiu resolver o seu problema de chiado?
Estou para "re-montar" meu precision 51 e estou na fase de avaliação da melhor técnica de blindagem.
Abraço!
VictorLuigi- Membro
desculpe se vou ofender alguém mas ai vai.
blindagem não adianta nada, se deixar soldas malfeitas, fios oxidados/velho, captadores de péssima fabricação, etc...
uma boa parte elétrica resolve 90% dos problemas de ruido.
não estou incluindo a blindagem nesses 90% pois a blindagem é bem relativa e em muitos casos é só para o luthier faturar um pouco mais.
blindagem não adianta nada, se deixar soldas malfeitas, fios oxidados/velho, captadores de péssima fabricação, etc...
uma boa parte elétrica resolve 90% dos problemas de ruido.
não estou incluindo a blindagem nesses 90% pois a blindagem é bem relativa e em muitos casos é só para o luthier faturar um pouco mais.
joseluiz.avilajr- Membro
José Luiz a solda trincada influencia muito e o circuito deve ser feito com muito cuidado e com potenciometros de boa qualidade, mas com a blindagem ajuda sim, elimina aquele ruidinho chato.
talesbass- Membro
Victor ainda não resolvi 100% mas com as tentativas já deu uma melhorada. Vou trocar a fiação futuramente.
Thiago Almeida- Membro
Thiago, sobre a blindagem, estou pensando em como fazer (e se é necessário fazer) a blindagem do caminho por onde os fios passam por dentro do corpo do baixo.
Você chegou a investir nessa parte?
EDIT: Correção ortográfica
Você chegou a investir nessa parte?
EDIT: Correção ortográfica
VictorLuigi- Membro
talesbass escreveu:José Luiz a solda trincada influencia muito e o circuito deve ser feito com muito cuidado e com potenciometros de boa qualidade, mas com a blindagem ajuda sim, elimina aquele ruidinho chato.
o Único lugar que vale a pena blindar é a cavidade dos potenciometros. de resto se o cap for humbucher (exeto os de qualidade duvidosa) não tem chiado ou ruido.por isso não é necessário.
nos singles é mellhor blindar o cap por dentro da capa.
se blindar por dentro e por fora se torna redundante/inutil, somente para status ou gastar dinheiro.
veja bem estamos falando de captadores de uma qualidade decente.
quanto aos potenciomentros, se forem novos(o pot guardado na gaveta a 10 anos e nunca foi usado não vale como novo ) não tem muito problema claro que sua vida util pode ser diferente.
joseluiz.avilajr- Membro
E quando estamos falando de um precision 51, que usa um single coil sem capa? Qual seria a forma eficiente de fazer a blindagem?
VictorLuigi- Membro
Victor até tentei, mas não consegui. E muito estreito e não consegui ligar um lado a outro.
Thiago Almeida- Membro
VictorLuigi escreveu:E quando estamos falando de um precision 51, que usa um single coil sem capa? Qual seria a forma eficiente de fazer a blindagem?
eu acho melhor assim.
http://www.stewmac.com/tradesecrets/newsletter/ts0052/ts0052j.jpg
fica mais limpo. algumas marcas ja enviam seus caps assim.
quanto a blindagem do canal do fio, da pergunta de cima. não serve um cabo blindado?
acho mais facil.
joseluiz.avilajr- Membro