Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para que servem as escalas?

+7
allexcosta
ark racing
Filipe Castro
Eliezer (Zé)
DUDUBASS
NETOULTRA
Jordan de Sá Queiroz
11 participantes

Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Para que servem as escalas?

Mensagem por Jordan de Sá Queiroz Dom Jan 02, 2011 2:56 am

Oi pessoal, alguns dias atrás eu estava treinando umas escalas que eu vi em uma apostila aqui no fórum disponível para download, então eu comecei a praticar. Mas depois me veio a seguinte pergunta: “Para que servem as escalas?”.
Eu sei que através delas podemos improvisar solos...e...acho que é somente isso até onde eu sei sobre escalas, por enquanto eu não conheço muito esses tipos de coisas.
Para que elas servem? (sim, pode parecer uma pergunta bem... sem noção, mas é verdade, eu não entendo disso)Embarassed
Agradeço desde já
Smile
Jordan de Sá Queiroz
Jordan de Sá Queiroz
Membro

Mensagens : 73
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por NETOULTRA Dom Jan 02, 2011 10:04 am

Um bom domínio sobre as escalas vai te ajudar na hora de tirar musicas de ouvido, te da um noção de quais caminhos a música pode seguir. Servem também para montar conduções e levadas e como voce falou útil para solos e impróvidos.

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por DUDUBASS Dom Jan 02, 2011 11:08 am

Lembre-se que as escalas tem que estar associadas a: Tonalidade, Campo Harmônico e Acordes, pense em um conjunto de informações e não em uma escala solta no espaço. Não encurte caminhos, estude para ter um conhecimento que te dê informações e não mais dúvidas.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por Eliezer (Zé) Dom Jan 02, 2011 1:31 pm

Exato, pois tudo está relacionado, nada é "solto" e sem propósito em música...
As escalas são, junto aos intervalos, os alicerces de tudo na teoria musical moderna que usamos. Ignorá-los é como querer construir uma casa começando pelo teto. Não vai haver sustentação.
A relação é: os intervalos, que são a real base de tudo, formam as escalas. A partir delas, podemos formar campos harmônicos, modos, solos, levadas e etc. Mas veja só, antes de tudo, vêm os intervalos.
O ideal é não "queimar etapas" no aprendizado (coisa que eu fiz no início e me arrependo) e ir progressivamente nos assuntos, primeiro o estudo de intervalos, depois as escalas maior e menores, depois campo harmônico, daí os modos... aí as coisas começam a fazer sentido, pois será melhor até pra relacionar uma coisa com a outra e ficar menos perdido, pois um assunto se sguirá ao anterior e todos guardam relações entre si... Fazendo isso a coisa começa a "descomplicar", tudo faz sentido.
É uma recomendação que que já ouvi de muito músico bom. E por eu ter ignorado isso no começo, sofri depois pra aprender, pois chegava pra tocar e às vezes ficava perdido sem saber usar direito as escalas, porque não conhecia alguns fundamentos...

Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por Filipe Castro Dom Jan 02, 2011 3:27 pm

Escalas são materia prima musical. Além de ótimas ferramentas para estudar técnica.

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por Eliezer (Zé) Dom Jan 02, 2011 7:39 pm

Por coincidência, estava olhando aqui o método do Dan Dean e tem uma passagem em que ele escreve: "desenvolver uma linha do baixo sólida requer, do baixista, um bom domínio das escalas (maior, menor, diminuto, aumentado, tom, etc.) e modos. É importante conhecer estas escalas, modos e intervalos que são verdadeiras "ferramentas" que o baixista usa em seu trabalho."

Eu não teria dito melhor, o cara explicou tudo...
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por Jordan de Sá Queiroz Seg Jan 03, 2011 12:39 am

Valeu Smile
Agradeço pelas respostas Wink

____________________________

"The instrument doesn't do the musician, but the musician does the instrument"
Jordan de Sá Queiroz
Jordan de Sá Queiroz
Membro

Mensagens : 73
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por ark racing Sáb Nov 15, 2014 8:48 am

Cara tenho muitas duvidas também, a minha maior é a seguinte: toco baixo de 4 cordas, logo as seguintes são, G, D, A, E. Porém se eu tiver por exemplo que tocar a nota B (si) de uma determinada musica, sei que nas quatro cordas, tenho a nota B (si), qual B devo tocar, lógico que pelo timbre saberei, mas oque regulamenta isso, sei que existe o tom da música, mas como funciona isso?
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 15, 2014 8:55 am

ark racing escreveu:mas oque regulamenta isso

Absolutamente nada além da escolha do baixista em questão, a não ser que seja uma peça erudita onde está bem escrito qual nota deve ser tocada, por escolha do compositor.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por ark racing Sáb Nov 15, 2014 10:01 am

Agora, complicou mesmo. Pois eu achava que deveria ser tocado apenas, as notas da escala referente ao tom da musica.
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 15, 2014 10:07 am

ark racing escreveu:Agora, complicou mesmo. Pois eu achava que deveria ser tocado apenas, as notas da escala referente ao tom da  musica.  

Não foi isso que você perguntou acima. Você perguntou se qualquer B pode ser tocado quando a nota em questão é B.

Mas sobre sua nova dúvida: em teoria, qualquer nota pode ser tocada a qualquer momento. A música não tem a mínima obrigação de obedecer a convenções de escalas. Antes de existirem escalas, já existia a música. Os animais e a natureza fazem música todos os dias.

Mas existem padrões aceitos desse lado do mundo e que são ensinados nas escolas de música. Normalmente as pessoas sentem certo desconforto quando você sai muito desses padrões, portanto, se é sua intenção tocar música comum que as rádios e artistas do Ocidente tocam todos os dias, você precisa conhecer as convenções de tonalidade, notas, escalas, harmonia, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por ark racing Sáb Nov 15, 2014 11:15 am

Cara, é muito complexo. Pois se vc começa a estudar alguma disciplina, tem que existir conceitos e bases baseado num porque, concorda?
Ou nada faz sentido algum.
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 15, 2014 11:55 am

ark racing escreveu:Cara, é muito complexo. Pois se vc começa a estudar alguma disciplina, tem que existir conceitos e bases baseado num porque, concorda?
Ou nada faz sentido algum.

Música não é disciplina, é arte.

Mas o homem moderno criou conceitos e regras que permitem que a pessoa interessada em fazer música para um público ocidental tenha determinadas ferramentas à mão e possa se expressar de maneira mais fácil.

E essas regras são sim, uma disciplina.

Deu pra entender?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por ark racing Sáb Nov 15, 2014 4:05 pm

Não, e não concordo com sua interpretação.
Toda arte, requer disciplina em diversos segmentos, seja ela qual for.
O homem que faz musica, não faz só para o público do ocidente, ele faz arte, pois arte é mundial como a musica.
Música é disciplina sim, e curricular sim em varias escolas.
Regras não são disciplina, elas regulamentam a disciplina em questão.
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por fgbass Sáb Nov 15, 2014 5:00 pm

Entao tocar notas outside vai contra as "regras" e nao pode ser feito de maneira nenhuma? Fala isso pro Holdsworth...
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por ark racing Sáb Nov 15, 2014 8:34 pm

Bom isso quem tá falando e vc. O questionamento não é esse.
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por SILVIAO Sáb Nov 15, 2014 9:11 pm

Ark Racing use o B que voce achar melhor,o seu Ouvido é o melhor juiz.Abraço
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por ark racing Sáb Nov 15, 2014 9:56 pm

Silvio, a questão é: quando se vai tocar a musica de alguém, ou de alguma banda, agente tenta tocar o mais parecido possível com a musica concorda?
Porém sou iniciante, é tenho muitas dúvidas. Fiz uma pergunta, acho que é até simples, para quem já toca há muito tempo.
Só que ninguém me respondeu, ou seja me falaram um monte e me deixaram mais perdido ainda.
A minha duvida é : as musicas são feitas em cima de determinados tons correto?
Tenho que usar as notas da escala, referente ao tom da música?
Ex tom C tenho que usar a escala de C também?
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 15, 2014 11:21 pm

ark racing escreveu:quando se vai tocar a musica de alguém, ou de alguma banda, agente tenta tocar o mais parecido possível com a musica concorda?

Não. De forma alguma... A não ser que você toque em uma banda cover. Observe:

https://www.youtube.com/watch?v=eJDfGDs-DJs

https://www.youtube.com/watch?v=rmSAdfd5E2I

ark racing escreveu:Porém sou iniciante, é tenho muitas dúvidas. Fiz uma pergunta, acho que é até simples, para quem já toca há muito tempo.
Só que ninguém me respondeu, ou seja me falaram um monte e me deixaram mais perdido ainda.

O problema é que você só está enxergando preto e branco e ignorando os tons de cinza. Quem toca há algum tempo entende que as regras são simples ferramentas.

ark racing escreveu:A minha duvida é : as musicas são feitas em cima de determinados tons correto?

A maioria das que tocam nas rádios Brasileiras, sim...

ark racing escreveu:Tenho que usar as notas da escala, referente ao tom da música?
Ex tom C tenho que usar a escala de C também?

Não, você não tem, mas se usar, o público médio Ocidental sentirá pouco desconforto.

Ouça os seguintes solos, onde o músico sai completamente da escala e diga o que acha.

https://www.youtube.com/watch?v=SGl0UnnLlgY


Última edição por allexcosta em Dom Nov 16, 2014 7:51 am, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por joabi Sáb Nov 15, 2014 11:49 pm


ark racing, o que está sendo falado aqui é que não existe uma regra universal a ser seguida, que funcione para tudo.

Se você está tocando o B numa música do U2, sim, será adequado seguir uma escala e respeitar umas regrinhas. Se você estiver tocando uma música do John MacLaughlin sua música estará muito mais livre de regras. Um camponês búlgaro provavelmente nem saberá o que é um B, e ainda assim cantará melodias que farão seu ouvido ocidental doer.

As regras musicais geralmente apareceram depois, tentando formalizar algo que já era praticado a séculos e mesmo assim não se aplicam a tudo o que existe.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por cardozo Dom Nov 16, 2014 3:28 am

Ark,

De forma simples e para o tipo de música que gostamos, sim. A regra geral é se manter dentro da escala, porém, nada impede que outras notas ou mesmo oitavas não possam ser usadas.

Quanto ao tom da música, isto está diretamente associado à harmonia, que você verá mais tarde. De forma prática, você precisa tentar escutar a música como um todo, sem separar os instrumentos e tentando entender as mudanças de tonalidade (ou altura) que ocorrem. Dentre as tonalidades usadas, normalmente aquela de repouso é chamada de Tom da música.

Acho que é isto... Wink

Abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por ark racing Qui Nov 27, 2014 12:26 pm

Bom, será que o caminho mais correto de tocar a musica de alguém, para fazer um acompanhamento , a um violão ou guitarra, seria por meio dos arpejos? cifras de guitarra = aos arpejos do baixo?
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por allexcosta Qui Nov 27, 2014 12:30 pm

ark racing escreveu:Bom, será que o  caminho mais correto de tocar a musica de alguém, para fazer um acompanhamento , a um violão ou guitarra, seria  por meio dos arpejos? cifras de guitarra = aos arpejos do baixo?

Não existe caminho mais correto.

Baixo é tocado em linhas, que podem ou não obedecer a escalas e arpejos.

Quando você vai criar uma linha, escuta a música sem baixo, prestando atenção aos outros instrumentos e cantarola no seu ouvido mental algo agradável que vai soar bem com os outros instrumentos. Depois você tira essa idéia no baixo. Eventualmente esses processos se tornam simultâneos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por cardozo Qui Nov 27, 2014 1:11 pm

Alex,

Se pensarmos nas escalas como frases, as notas da escala seriam as palavras dela, correto?

Ou

Escalas são atalhos consagrados, de bom gosto, que podem ser usadas em diversas situações. Para iniciantes como eu, o difícil é concatenar a situação e a escala ideal a ser utilizada.

Muito boa a sua dica.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Para que servem as escalas? Empty Re: Para que servem as escalas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos