Dúvida sobre captadores Soap Bar
+11
ct.colela
rtrevisan
Cayo Castro
Paulo Penna
Achiles
Gomba
basslave
wellrod
Drigo
allexcosta
fredao
15 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre captadores Soap Bar
Olá galera do Fórum contrabaixobr! Gostaria de pedir a vcs informações sobre caps soapbar; eu li em algum lugar que eles são chamados assim apenas por causa da forma parecida com uma barra de sabão, porém eu gostaria de saber se eles têm uma sonoridade específica (Jazz, Precision ou Music Man). O meu baixo, um Strinberg clb-25a, tem um captador assim, mas até hoje não consegui discernir o timbre do bicho até hj.
Grato!
Grato!
fredao- Membro
Re: Dúvida sobre captadores Soap Bar
Caps soapbar tem som de caps soapbar, simples assim...
allexcosta escreveu:Caps soapbar tem som de caps soapbar, simples assim...
ok, mas este som se aproxima destes timbres "tradicionais" (jazz, mm, pb) ou não?
fredao- Membro
Cada de um de nós ouve de uma forma...
Pra mim o jazz do braço solado se aproxima do PB, e pra você?
Pra mim o jazz do braço solado se aproxima do PB, e pra você?
bem, sinceramente a minha noção sobre o soapbar instalado em meu baixo não se compara a algum dos timbres já citados, mas eu achava que isso poderia se dar por causa da qualidade duvidosa do cap...
Para mim o jazz do braço solado, q é uma combinação possível no meu baixo, tem um som gravão, mas não tão definido quanto um PB.
grato pela resposta!
Para mim o jazz do braço solado, q é uma combinação possível no meu baixo, tem um som gravão, mas não tão definido quanto um PB.
grato pela resposta!
fredao- Membro
Eu tenho um Yamaha TRB1005. Eu tenho a impressão q quando uso só a captação do braço, consigo "tirar" um pouco do timbre do Precision. Outro dia deixei só o captador da ponte, e disseram a seguinte sandice: "Puts, vc está tirando som de Music Man". Na minha opinião, uma coisa é uma coisa, e outra coiisa é outra coisa; mas como tem gosto p/ tudo nessa Terra.
Drigo- Membro
Drigo escreveu:Eu tenho um Yamaha TRB1005. Eu tenho a impressão q quando uso só a captação do braço, consigo "tirar" um pouco do timbre do Precision. Outro dia deixei só o captador da ponte, e disseram a seguinte sandice: "Puts, vc está tirando som de Music Man". Na minha opinião, uma coisa é uma coisa, e outra coiisa é outra coisa; mas como tem gosto p/ tudo nessa Terra.
pois é, eu tbm achava q o som do meu cap soap bar seria o de um music man, mas no ultimo sabado testei um music man com mais atenção e percebi a diferença dos timbres!
fredao- Membro
fredao escreveu:pois é, eu tbm achava q o som do meu cap soap bar seria o de um music man, mas no ultimo sabado testei um music man com mais atenção e percebi a diferença dos timbres!
A posição do captador é tão ou mais importante no resultado final do som do baixo do que o tipo de captador. Desencane um pouco de procurar som de um baixo em outro baixo. O que você está dizendo é o equivalente a: "comi uma manga esperando que ela tivesse gosto de abacaxi e pra minha grande surpresa ela tinha gosto de manga". Entende?
allexcosta escreveu:fredao escreveu:pois é, eu tbm achava q o som do meu cap soap bar seria o de um music man, mas no ultimo sabado testei um music man com mais atenção e percebi a diferença dos timbres!
A posição do captador é tão ou mais importante no resultado final do som do baixo do que o tipo de captador. Desencane um pouco de procurar som de um baixo em outro baixo. O que você está dizendo é o equivalente a: "comi uma manga esperando que ela tivesse gosto de abacaxi e pra minha grande surpresa ela tinha gosto de manga". Entende?
kkkkkkkkkkkkkk
claro, mas foi só pq depois bateu a dúvida do q o soapbar era!
ah, a posição do soap bar é na ponte mesmo, semelhante a um music man tradicional.
mas agora já está td resolvido.
sei q soapbar é soapbar!
fredao- Membro
fredao escreveu:ah, a posição do soap bar é na ponte mesmo, semelhante a um music man tradicional.
Semelhante não é igual... Um Fender Jazz 60's é semelhante a um Fender Jazz 70's e soam bem diferentes. Sabe por que? Posição do captador da ponte, que difere alguns míseros milímetros de um baixo pra o outro. O segredo do som MusicMan está, entre outras coisas, relacionado à posição do captador, conhecido como "MusicMan's sweet spot". Meça e veja...
é simples então...
fender é fender e soapbar é soapbar...
fender é fender e soapbar é soapbar...
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
allexcosta escreveu:fredao escreveu:ah, a posição do soap bar é na ponte mesmo, semelhante a um music man tradicional.
Semelhante não é igual... Um Fender Jazz 60's é semelhante a um Fender Jazz 70's e soam bem diferentes. Sabe por que? Posição do captador da ponte, que difere alguns míseros milímetros de um baixo pra o outro. O segredo do som MusicMan está, entre outras coisas, relacionado à posição do captador, conhecido como "MusicMan's sweet spot". Meça e veja...
ah sim!
fico agradecido pelas informações, mto obrigado!
fredao- Membro
Tem que ver tbm que esse cap do strinberg é um humbuck estilo music man, mas deve ter uma só bobina, por que só vai dois fios. Não dá pra ter uma boa base de comparação com outros modelos.
Teu baixo não tem um soapbar não, ein. É um single travestido de humbucker e tem um J no braço. E a posição dele não é a mesma da dos music man. Muito menos a qualidade.
Gomba escreveu:Teu baixo não tem um soapbar não, ein. É um single travestido de humbucker e tem um J no braço. E a posição dele não é a mesma da dos music man. Muito menos a qualidade.
vc já teve este baixo? eu sempre achei o som do cap da ponte (o tal "humbucker") sem presença, pois o cap do braço (um single) fala bem mais! mas me diz aí, é por experiência própria q vc diz q o cap dele é um single travestido?
fredao- Membro
Eu tenho um Clb25a. Eu sempre usei o captador da ponte sem problemas. O timbre do captador do braço é muito feio. E eu conheço a eletrônica do meu instrumento.
nossa! em todo este tempo de fórum não tinha achado alguém q tivesse esse baixo!
vou trocar umas idéias contigo via MP!
vou trocar umas idéias contigo via MP!
fredao- Membro
Eu sei de mais 4 pessoas que tem. Eu, Mateus Bass, uma menina que nunca mais vi, um outro cara que nao lembro o nome; e agora você.
Soapbar é só o formato do cap,internemente ele pode ser staked,side by side,single ou precision.Bartolini e EMG usam muito estes fomatos.
Achiles- Eterno Colaborador
só a título de curiosidade, pra mim o jb com captação somente do braço soa mais como o pbass 50. è mais graves e mais embolado que o do pbass splitcoil.
Paulo Penna- Membro
Eu tenho um Tagima B4 com caps SoapBar, e deixo o knob no meio pq acho que se escolher o do braço o som fica embolado e se escolher o da ponte o som fica meio "peidado". Se é que vcs me entenderam...
Tava até pensando em trocar os caps... mas acho que o problema e com o baixo todo... hahahhaa
Tava até pensando em trocar os caps... mas acho que o problema e com o baixo todo... hahahhaa
Upando... (sorry)
O CLB25A não tem humbucker? Explica melhor esse "travestido", por favor.
Grato.
Gomba escreveu:Teu baixo não tem um soapbar não, ein. É um single travestido de humbucker e tem um J no braço. E a posição dele não é a mesma da dos music man. Muito menos a qualidade.
O CLB25A não tem humbucker? Explica melhor esse "travestido", por favor.
Grato.
rtrevisan- Membro
Olha, eu nao sei porque nunca abri o captador. Mas pelo som dele, ele parece um single enrolado do tamanho de um humbucker...
nao é single nao gombaGomba escreveu:Olha, eu nao sei porque nunca abri o captador. Mas pelo som dele, ele parece um single enrolado do tamanho de um humbucker...
faça um teste deixe ele ligado e bata uma peça de metal e veja onde estao as duas bobinas
Gomba escreveu:Olha, eu nao sei porque nunca abri o captador. Mas pelo som dele, ele parece um single enrolado do tamanho de um humbucker...
Coloque uma folha de papel e esfregue um bombril em cima. Isso te dirá qual a configuração dos magnetos.
Já temos até experiências aqui à la Mundo de Beackman!
Obrigado pelo esclarecimento!
Obrigado pelo esclarecimento!
rtrevisan- Membro
Pessoal, e qual é a origem dos soapbars?
Por exemplo:
Sabemos que os captadores jazz bass nasceram obviamente do fender jazz bass
E o captador music man do mesmo music man
Precision do Precision
e por aí vai..
então, qual o baixo/empresa que deu início aos modelos soapbar?
seriam os Yamaha, Ibanez?
Por exemplo:
Sabemos que os captadores jazz bass nasceram obviamente do fender jazz bass
E o captador music man do mesmo music man
Precision do Precision
e por aí vai..
então, qual o baixo/empresa que deu início aos modelos soapbar?
seriam os Yamaha, Ibanez?
jaderbarbosa- Membro
^music man ou melhor leo fender
jaderbarbosa escreveu:então, qual o baixo/empresa que deu início aos modelos soapbar?
Alembic
camaradas só para enriquecer a discussão sobre esse tipo de caps, tenho um baixo com um soapbar instalado como ja há muito discutido nesse forum um bass precisa de um caps que dê privilégio a sua construção, no meu bass testei dois modelos de soapbar o emg 40dc som robotizado e nao acentuou em nada a construção, o basslines active Phase II, som pancada, com ele instalado mais o pré robsound, alcanço graves aveludados, medios anasalados e agudos azedos tipo marcus miller kkkkkkk bom mas tudo tb depende do gosto do baixista ai vai uma foto do bass com os caps citados
enderbass- Membro
allexcosta escreveu:jaderbarbosa escreveu:então, qual o baixo/empresa que deu início aos modelos soapbar?
Alembic
Obrigado Alex!
jaderbarbosa- Membro
e com relação ao tamanho dos caps soapbar gente. meu bass é um Tagima Millenium 5 cordas. os caps dele são 3x11. existe um padrão com relação a tamanhos??
Tomatebassman- Membro
soap bar com certeza e referente ao seu formato. fato. agora o que tem lá dentro é mais complicado um pouco, pode ter um estilo precision(vide os emgs) , o tamanho e quantidade de imas, bitola de fio e dimensão da bobina, pode ser um jazz bass duplo, então fica bem complicado definir seu timbre caracteristico, ainda mais se for xing ling. sem preconceito.
joseluiz.avilajr- Membro