Instrumento que se afina sozinho
+15
HAS
BassBoy
Gabriel Simões
bruno nunes
Jackson
VictorLuigi
allexcosta
Gabriel Oliveira
Osmar Oliveira
TúlioJB
Silaum
Thales_Sr
Claudio
Rafael_Esp
jiroumaru
19 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Instrumento que se afina sozinho
Se quiserem pulem até 3:00, aí vocês vão ver o que interessa.
Sei que é uma guitarra, mas achei relevante colocar na seção de lutheria.
Essas guitarras da Gibson já existem faz um tempo, essa é a segunda geração das Robot Guitars.
Será que vão fazer baixos assim?
Sei que é uma guitarra, mas achei relevante colocar na seção de lutheria.
Essas guitarras da Gibson já existem faz um tempo, essa é a segunda geração das Robot Guitars.
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru- Membro
Re: Instrumento que se afina sozinho
Cara, que legal!!!!
Nunca tinha visto... achei muito legal!!!
Nunca tinha visto... achei muito legal!!!
Clube Cort - #006
"Sem música para decorar, tempo é só a monotonia de prazos de entregas e contas à pagar." - Frank Zappa
Rafael_Esp- Membro
jiroumaru escreveu:
Honestamente, espero que não... tanta tecnologia detona o "romantismo".
Essa tecnologia é interessante sim, legalzinha etc, mas meu lado conservador torce o nariz pra isso!
Claudio- Membro
Compartilho dessa visão, mas parando pra pensar, é uma forma de se utilizar tecnologia para a evolução do instrumento.
Se eu fosse um guitarrista profissional e precisasse mudar frequentemente de afinação eu gostaria de ter esse recurso, fora que a chance de se ter o instrumento desafinado chega a quase zero.
Se eu fosse um guitarrista profissional e precisasse mudar frequentemente de afinação eu gostaria de ter esse recurso, fora que a chance de se ter o instrumento desafinado chega a quase zero.
jiroumaru- Membro
Essa guitarra já existe faz tempo, a Gibson Robot...
Cara, boa pra uma tarracha dessas quebrar e você ficar meses esperando outra chegar, e pagar o preço de uma guitarra numa tarracha...
Não é melhor continuar do jeito que tá mesmo?
Cara, boa pra uma tarracha dessas quebrar e você ficar meses esperando outra chegar, e pagar o preço de uma guitarra numa tarracha...
Não é melhor continuar do jeito que tá mesmo?
Thales_Sr- Moderador
ClaudioBass escreveu:jiroumaru escreveu:
Honestamente, espero que não... tanta tecnologia detona o "romantismo".
Essa tecnologia é interessante sim, legalzinha etc, mas meu lado conservador torce o nariz pra isso!
concordo com o ClaudioBass prefiro da forma que esta... que seria bom ia, quebraria um galho bom...
mas sou mas como sempre foi
Clube SX #023
Clube Cort #008
Gopesl Club #011
Silaum- Membro
Acho que toda tecnologia vem pra somar!
Também gosto do jeito que tá mas ver a evolução dos instrumentos é legal!
Também gosto do jeito que tá mas ver a evolução dos instrumentos é legal!
TúlioJB- Membro
Eu achei bem interessante. Quando essa técnica evoluir mais e ficar acessível, talvez seja interessante adquirir um intrumento assim; mas por enquanto acho que não vale a pena. Sem contar que esse sistema não lhe permite afinações híbridas, pelo que eu vi, né? Ele apenas afina a guitarra de forma padrão e alguns semitons para cima e para baixo.
Condor Club #008 - Fender Club #009 - Giannini Club #004 - Gallien Krueger Club #020 - S.Martyn Club #007
Osmar Oliveira- Membro
Afinações híbridas? Acho que rola sim... já vi ela afinada em Drop D.
Isso jah existe ha muito tempo, a Fender tem uma tambem, q afina sozinha, vem com simulacoes de violao, de telecaster, um monte de coisa. Sinceramente, qdo eu vejo isso penso assim: "Mais uma coisa pra quebrar..."
Fender VG Stratocaster:
Fender VG Stratocaster:
Acho que a tecnologia sempre ajuda, mas tem limite.
Por exemplo, um baixo da yamaha que´é de plastico e tem várias simulações.
Eu toquei em um uma vez e não me agradou, é um exemplo que eu acho que a tecnologia não agregou.
E sei lá... essas coisas de instrumento que afina sozinho parece coisa da polishop...
Por exemplo, um baixo da yamaha que´é de plastico e tem várias simulações.
Eu toquei em um uma vez e não me agradou, é um exemplo que eu acho que a tecnologia não agregou.
E sei lá... essas coisas de instrumento que afina sozinho parece coisa da polishop...
VictorLuigi- Membro
VictorLuigi escreveu:parece coisa da polishop...
Eu acho massa os produtos da Polishop!!!
TúlioJB- Membro
TúlioJB escreveu:VictorLuigi escreveu:parece coisa da polishop...
Eu acho massa os produtos da Polishop!!!
Ah sim.
Só pra deixar claro, nada contra os philips juicer wallita e rotomatic's da vida.
Digo pelo lado mirabolante da idéia, que não é de todo o mal... Mas pra mim não faz falta!
Rsss
VictorLuigi- Membro
eu não curto essas coisas, mas reconheço que sou meio que paradoxal, gosto de contrabaixo elétrico e não curto inovações hehehe
bom, acho q o futuro é esse mesmo, a guitarra e o baixo elétrico estão durando até muito tempo...... num mundo que tudo muda num piscar de olhos...
quanto à resistência, o mesmo aconteceu com o Piano na época do Órgão e do Cravo, com os Sintetizadores, com a Guitarra, Baixo Elétrico, tem acontecido ainda com o Variax.... agora chegou a nossa hora de sermos tradicionais e torcer o nariz como diz o ClaudioBass hehe
bom, acho q o futuro é esse mesmo, a guitarra e o baixo elétrico estão durando até muito tempo...... num mundo que tudo muda num piscar de olhos...
quanto à resistência, o mesmo aconteceu com o Piano na época do Órgão e do Cravo, com os Sintetizadores, com a Guitarra, Baixo Elétrico, tem acontecido ainda com o Variax.... agora chegou a nossa hora de sermos tradicionais e torcer o nariz como diz o ClaudioBass hehe
Jackson- Membro
Imagina só aqueles guitarristas firulentos que gostam de ficar desafinando a guitarra propositalmente, pra tocar afinando durante os solos, só pra mostrar que é "o cara"...
Aí, o Roadie, sem querer e nenhuma má intenção, resolve entregar pro cara uma Gibson que afina sozinha.... imagina a cena... o boneco desafina a guitarra e ela afina sozinha, o cara desafina e a guitarra afina.
Até o Victor Wooten ia sofrer naquelas apresentações circenses em que ele adora desafinara o instrumento durante os solos.
Do jeito que essa coisa vai, não demora muito e vai aparecer uma empresa lançando um baixo com um dedo acoplado no formato do dedão dizendo que é um bass-auto-slapator-tabajara, pra facilitar a vida do baixista na hora dos slaps... e pra te convencer que o produto é bom, vão lançar um vídeo com um baixista dizendo que agora o grande lance é tocar baixo com 6 dedos!
Haja paciência hein?!? conservador e ranzinza assumido!
Aí, o Roadie, sem querer e nenhuma má intenção, resolve entregar pro cara uma Gibson que afina sozinha.... imagina a cena... o boneco desafina a guitarra e ela afina sozinha, o cara desafina e a guitarra afina.
Até o Victor Wooten ia sofrer naquelas apresentações circenses em que ele adora desafinara o instrumento durante os solos.
Do jeito que essa coisa vai, não demora muito e vai aparecer uma empresa lançando um baixo com um dedo acoplado no formato do dedão dizendo que é um bass-auto-slapator-tabajara, pra facilitar a vida do baixista na hora dos slaps... e pra te convencer que o produto é bom, vão lançar um vídeo com um baixista dizendo que agora o grande lance é tocar baixo com 6 dedos!
Haja paciência hein?!? conservador e ranzinza assumido!
Claudio- Membro
hehehehe...boa Claudio!
Agora, essa idéia do dedão automatico não é ruim não hein!
TúlioJB- Membro
allexcosta escreveu:Isso jah existe ha muito tempo, a Fender tem uma tambem, q afina sozinha, vem com simulacoes de violao, de telecaster, um monte de coisa. Sinceramente, qdo eu vejo isso penso assim: "Mais uma coisa pra quebrar..."
Esse sistema da Fender tem uma vantagem. Pelo jeito o sistema deles de afinação é puramente eletrônico (você ainda precisa afinar a tensão mecânica das cordas) e ele altera o som pelo circuito. O da Gibson tem um motor elétrico em cada tarracha, o que, como já foi mencionado, deve dar uma dor de cabeça quando quebra...
jiroumaru- Membro
TúlioJB escreveu:hehehehe...boa Claudio!
Pra qm tm medo do exame de toque e num c sente bem com um medico, quem sabe...ja vejo a propaganda:"...tudo na privacidade e conforto de seu lar..."
e eu tmbm acho q eh + uma coisa pra quebrar...
abraços...
Squier Club #002
bruno nunes- Membro
O mais legal é que a tecnologia para fazer esse sistema é bem simples ... as "partes" eletro/eletrônicas já estão no mercado faz tempo e existem zilhões de algorítmos de identificação de freq. fundamental mais do que aprovados.
Os engenheiros só demoraram para pensar em aplicar .... hehehehe
Ando pensando em montar, no fórum de luthieria, um DIY de autoafinador pra galera ... um pic ... 4 motores de passo ... algorítmo YIN ... controle não linear .... hehehehehe
Sobre a tecnologia ...
Sinceramente, acho algo fantástico ... e não sou saudosista, nem apaixonado por instrumentos vintage .... acho que tem muita coisa que soa melhor à moda antiga ... porém acho que muitas coisas evoluíram e continuam evoluindo de mãos dadas com a tecnologia e a pesquisa ...
Entre elas o desenvolvimento da luthieria à partir do uso de máquinas CRC (precisão, tocabilidade, beleza, ...), a evolução da captação magnética, sistemas elétricos, sistemas de afinação para instrumentos de corda (ex. buzz feiten, fanned fret), cordas melhores e de maior durabilidade, amplificadores mais leves, sistemas capazes de modelar equipamentos analógicos com uma fidelidade absurda ....
Poderia continuar durante boa parte da noite ... e não pararia de dar exemplos ainda mais legais...
Acho sim que sistemas como esse terão futuro .... ahhh, ninguém aqui gosta de ficar afinando instrumento ... seria perfeito ter um instrumento que se mantivesse sempre afinado ... acredito apenas vai demorar "a pegar" devido ao seu custo .... soluções melhores ainda virão (não associadas a captadores piezzo, por exemplo).
E sobre baixos? sigo a mesma linha ... nada de fender 52 nem ricken ..... meu negócio é tobias, jerzy drozd, sukop, fbass, nordstrand, wood, ... e um bom wt800 no final
Os engenheiros só demoraram para pensar em aplicar .... hehehehe
Ando pensando em montar, no fórum de luthieria, um DIY de autoafinador pra galera ... um pic ... 4 motores de passo ... algorítmo YIN ... controle não linear .... hehehehehe
Sobre a tecnologia ...
Sinceramente, acho algo fantástico ... e não sou saudosista, nem apaixonado por instrumentos vintage .... acho que tem muita coisa que soa melhor à moda antiga ... porém acho que muitas coisas evoluíram e continuam evoluindo de mãos dadas com a tecnologia e a pesquisa ...
Entre elas o desenvolvimento da luthieria à partir do uso de máquinas CRC (precisão, tocabilidade, beleza, ...), a evolução da captação magnética, sistemas elétricos, sistemas de afinação para instrumentos de corda (ex. buzz feiten, fanned fret), cordas melhores e de maior durabilidade, amplificadores mais leves, sistemas capazes de modelar equipamentos analógicos com uma fidelidade absurda ....
Poderia continuar durante boa parte da noite ... e não pararia de dar exemplos ainda mais legais...
Acho sim que sistemas como esse terão futuro .... ahhh, ninguém aqui gosta de ficar afinando instrumento ... seria perfeito ter um instrumento que se mantivesse sempre afinado ... acredito apenas vai demorar "a pegar" devido ao seu custo .... soluções melhores ainda virão (não associadas a captadores piezzo, por exemplo).
E sobre baixos? sigo a mesma linha ... nada de fender 52 nem ricken ..... meu negócio é tobias, jerzy drozd, sukop, fbass, nordstrand, wood, ... e um bom wt800 no final
Gabriel Simões- Membro
Gabriel Simões- Membro
Horrivel!!!
Isso só ajuda os novatos
Clube dos amantes só das 4 cordas #020 - Clube Tagima #039 - Clube do Rock/Metal #057 - Clube Cover #12 - Clube dos Nerds, Geeks e Afins #40 - Clube da Gauchada do Fórum # 13
HAS- Membro
Gabriel Simões escreveu:ahhh, ninguém aqui gosta de ficar afinando instrumento
eu gosto... faz parte da diversao. tambem sou muito aberto à tecnologia, mas instrumento que afina sozinho nao combinaria comigo nao.
rodsom- Membro
Ajuda a acomodar o ouvido dos novatos...HAS escreveu:Isso só ajuda os novatos
Raissa- Membro
E se quebra uma bixera dessa vai achar onde?! E deve custar o zoio da cara
basslave escreveu:E se quebra uma bixera dessa vai achar onde?! E deve custar o zoio da cara
Se for só o da cara, tá bom! Ainda é lucro...
Mas acho q vai custar algum outro "zoio" também...
Tô fora!
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro