Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cordas "tapered"

5 participantes

Ir para baixo

Cordas "tapered" Empty Cordas "tapered"

Mensagem por Carlão Ter Jan 18, 2011 11:26 am

Salve galera. Eu estava vendo em um video do Ed Friedland, que ele testa o Fender American Standard Precision V, uma corda B é um tanto "diferente". Depois, vi no book Five String Bass, do Steve Bailey, um comentário sobre o mesmo tipo de corda.

Cordas "tapered" Strings

É a tal corda "tapered", na figura. Diz o Ed Friedland que esse tipo de corda ajuda a manter uma tensão melhor da corda B em baixos de 34'. O Steve Bailey também diz que prefere esse tipo de corda, que vibra melhor e tem "resposta mais rápida" (?!?!).

Alguém já comparou pra ver se isso procede mesmo ou é simplesmente opinião pessoal dos dois? E quais marcas e modelos de encordoamento oferecem essas cordas "tapered"?
Carlão
Carlão
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas "tapered" Empty Re: Cordas "tapered"

Mensagem por efs Sex Fev 18, 2011 8:07 pm

Quando eu comecei a tocar baixo, eu usava uma corda da GHS (acho que era a super steels, mas não lembro) que tinha esta construção tapered. Na prática, a terminação atrapalhava no ajuste de altura dos saddles, porque a parte fina ficava no apoio (e depois ela aumenta).
Recentemente, eu li sobre os benefícios deste tipo de corda para baixos string thru... Acho que deve ser mais fácil fazer a curva na ponte... Eu tenho um baixo deste tipo e pretendo testar assim que puder.
efs
efs
Membro

Mensagem por LuCaSbass Sex Fev 18, 2011 8:50 pm

Ja usei as cordas Sadowsky que são assim. Não sei se é pq as cordas são excelentes, mas gostei muito... mas pra saber a real diferença, acho que só com duas da mesma marca, mesma tensão e mesmo material, sendo uma tapered e outra não.

Membro

Mensagem por Laysson Sex Fev 18, 2011 9:09 pm

Quando comprei meu RBX 375 usado, ele veio com um jogo que acredito ser da Elixir (tavam com aquele desgaste de quando a nanoweb começa a desfiar), e vinha com essas cordas. Eu senti mais facilidade pra regulagem na hora de abaixar a altura. Isso por conta dessa parte baixa ter contato com o saddles fazendo a corda ter ação naturalmente mais baixa. Quando senti baixa demais, eu subi um pouco a ação.
Tentei encontrar esse tipo novamente mas não tive sucesso.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagem por JAZZigo Sáb Fev 19, 2011 12:13 am

Três dos meus baixos estão com cordas taper wound de marcas e tipos diferentes. As taper wound oferecem mais definição no ataque e no sustain, especialmente das cordas mais grossas, sobretudo da "Sizona". Recomendo para baixos de 5 ou mais cordas.

Neste, a parte tapered (núcleo exposto) possui comprimento ajustável em todas as cordas. Segundo a Rotosound, a distância entre o sadle e o início do winding (enrolamento) deve ser de 3mm a 9mm, sendo 6mm o ideal. O encordoamento ideal para baixos com ponte thru-body style, IMHO:
- RotoSound 99 RS995LD-G Electric Piano String Design Taper/Round Wound Stainless Steel Adjustable End Strings (45/65/85/105/130).
Cordas "tapered" 26000891
WARMOTH CUSTOM DELUXE G5 5 STRING BASS

Neste, somente a "Mizona" é tapared e mesmo assim, o núcleo não fica totalmente exposto:
- SIT TNR45105L Taper (on E) Round Wound Nickel Strings (45/65/85/105).
Cordas "tapered" 98029886
WARMOTH CUSTOM JAZZ BASS FRETLESS

E neste, as 4 cordas são tapared:
- La Bella SS40 Super Steps Extra Light Taper/Round Wound Graduated Stainless Steel Strings (40/60/75/95).
Cordas "tapered" 87126344
WARMOTH CUSTOM JAZZ BASS

FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo