Nico Assumpção - 10 anos de saudade
+29
Marks
Cayo Castro
LFBruschi
AlbertoBass
GilliamGatto
Vasconcellosdecastro
Ivanov_br
Mago Mr. Bass
webercar
PauloBassPVH
Renato Leite
Rafael FindanS
SILVIAO
silvano bass
wellrod
J.Adalberto
Rafhabass
Dpaulo
everton_cn
Cantão
Claudio
Mateus Bass
Nando Vasques
Tarcísio Caetano
thgbass
LuCaSbass
allexcosta
DUDUBASS
cristianosantos
33 participantes
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Nico Assumpção - 10 anos de saudade
Pessoal, perdoem-me mas não poderia deixar de repassar esta homenagem.
Nico Assumpção se foi há 10 anos... 20 janeiro de 2001. Deixou uma obra inquestionável e saudade em todos nós: admiradores, fãs, amigos, familiares... A nossa homenagem.
http://www.nicoassumpcao.com.br/
Nico Assumpção se foi há 10 anos... 20 janeiro de 2001. Deixou uma obra inquestionável e saudade em todos nós: admiradores, fãs, amigos, familiares... A nossa homenagem.
http://www.nicoassumpcao.com.br/
Re: Nico Assumpção - 10 anos de saudade
O mestre dos mestres, grande Nico, há dez anos perdíamos um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos.
Lembro como se fosse hoje o dia em que tomei conhecimento do falecimento do grande mestre. Minha mãe lendo a revista veja, viu nas notas de falecimento que ele havia morrido e me ligou, estava trabalhando e tomei um susto naquele instante, naquele tempo o acesso às informações era bem mais restrito que hoje.
Também lembro como se fosse hoje a primeira vez que tomei conhecimento de Nico Assumpção. Costumava assistir/gravar em VHS shows em alguns programas de TV e assistia a um do João Bosco na extinta TV Manchete, quando o Nico entrou com o Marco Pereira pra tocar duas músicas, aquilo pra mim foi uma pancada, era um absurdo aquele cara tocando e como foi no finalzinho do programa, enquanto subiam os caracteres, estava eu ali querendo saber o nome do cara, daí surgem dois nomes sem dizer qual era o instrumento que cada um tocava e eu querendo saber quem era o baixista... hehehe
Grande mestre Nico Assumpção ....
Lembro como se fosse hoje o dia em que tomei conhecimento do falecimento do grande mestre. Minha mãe lendo a revista veja, viu nas notas de falecimento que ele havia morrido e me ligou, estava trabalhando e tomei um susto naquele instante, naquele tempo o acesso às informações era bem mais restrito que hoje.
Também lembro como se fosse hoje a primeira vez que tomei conhecimento de Nico Assumpção. Costumava assistir/gravar em VHS shows em alguns programas de TV e assistia a um do João Bosco na extinta TV Manchete, quando o Nico entrou com o Marco Pereira pra tocar duas músicas, aquilo pra mim foi uma pancada, era um absurdo aquele cara tocando e como foi no finalzinho do programa, enquanto subiam os caracteres, estava eu ali querendo saber o nome do cara, daí surgem dois nomes sem dizer qual era o instrumento que cada um tocava e eu querendo saber quem era o baixista... hehehe
Grande mestre Nico Assumpção ....
Última edição por DUDUBASS em Qui Jan 20, 2011 9:19 am, editado 2 vez(es)
A primeira vez que vi o Nico ao vivo foi em 1991, gravando o DVD do Larry Coryell. Foi um choque vê-lo tocar... Desde então fui a dois workshops e não há outra palavra pra descrevê-lo a não ser gênio.
Gênio total, para mim o maior contrabaixista de todos os tempos. Infelizmente não tive a oportunidade de ve-lo tocar, até pq na época que ele faleceu eu só tinha 11 anos e nem sabia o que era baixo...
Mas fica aqui minha pequena homenagem:
Mas fica aqui minha pequena homenagem:
Sugiro a moderação colocar uma pequena homenagem ao Nico durante esses proximos dias no cabeçalho do fórum... que acham?
^ Boa Lucas
Sendo possível recomendo aos moderas a homenagem na Home do Fórum.
Vlw
Vlw
Um pouco mais de Nico.
http://www.nicoassumpcao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60&Itemid=125
Pequeno preview:
Quase 10 anos depois, muitas homenagens foram feitas, mas como resumir Nico Assumpção? Talvez a resposta esteja no diálogo de João Bosco com um trombonista sueco, encantado com o solo da música "Holofotes" (CD Zona de Fronteira - 1991).
"Quem fez esse solo?" - perguntou o sueco surpreso. João Bosco imediatamente respondeu: "Foi o Nico, um baixista brasileiro."
Boa leitura.
http://www.nicoassumpcao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60&Itemid=125
Pequeno preview:
Quase 10 anos depois, muitas homenagens foram feitas, mas como resumir Nico Assumpção? Talvez a resposta esteja no diálogo de João Bosco com um trombonista sueco, encantado com o solo da música "Holofotes" (CD Zona de Fronteira - 1991).
"Quem fez esse solo?" - perguntou o sueco surpreso. João Bosco imediatamente respondeu: "Foi o Nico, um baixista brasileiro."
Boa leitura.
Última edição por cristianosantos em Qui Jan 20, 2011 12:22 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Correcao de links)
Na minha opinião, o maior contrabaixista de todos os tempos!
Grande Nico Assumpção, depois dele o baixo nunca foi o mesmo instrumento!
Um trechinho de um dos solos mais lindos na minha opinião, "Paca Tatu Cotia Não".
Grande Nico Assumpção, depois dele o baixo nunca foi o mesmo instrumento!
Um trechinho de um dos solos mais lindos na minha opinião, "Paca Tatu Cotia Não".
Última edição por thgbass em Qui Jan 20, 2011 11:24 am, editado 1 vez(es)
Tive o prazer de conversar com ele pessoalmente, lá pelos idos de 1995.
Eu trabalhava perto de um showbar, chamado, se não me engano, São Jorge - ficava na Rua Sergipe, Savassi.
Estava em uma lanchonete, quando um grande amigo baixista, de nome Gilberto Diniz, passou acompanhado do "sujeito".
Dei um grito, fui apresentado, conversamos e ganhei um autógrafo - se tivesse um scanner, postava para vocês.
Gente finíssima, super simples, acessível, disponível - conversou comigo como se fôssemos amigos há décadas...me deu esse autógrafo sem sequer ter sido pedido, mas como BOA PESSOA que era, percebeu nas entrelinhas a minha admiração pelo músico e, naquele momento, pela pessoa que eu estava conhecendo.
Que MÚSICO gente fina...
Eu trabalhava perto de um showbar, chamado, se não me engano, São Jorge - ficava na Rua Sergipe, Savassi.
Estava em uma lanchonete, quando um grande amigo baixista, de nome Gilberto Diniz, passou acompanhado do "sujeito".
Dei um grito, fui apresentado, conversamos e ganhei um autógrafo - se tivesse um scanner, postava para vocês.
Gente finíssima, super simples, acessível, disponível - conversou comigo como se fôssemos amigos há décadas...me deu esse autógrafo sem sequer ter sido pedido, mas como BOA PESSOA que era, percebeu nas entrelinhas a minha admiração pelo músico e, naquele momento, pela pessoa que eu estava conhecendo.
Que MÚSICO gente fina...
"Toma, que esta p**** não afina" (Sobre o baixo fretless) - Luizão Maia para o Arthur Maia.
Tarcísio Caetano- Membro
<iframe title="YouTube video player" class="youtube-player" type="text/html" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/qn1yZ7p-ZLI" frameborder="0" allowFullScreen></iframe>
Um tema com Victor Biglione q mostra toda a genialidade do Mestre e maior contrabaixista do Mundo em minha opiniao!
Um tema com Victor Biglione q mostra toda a genialidade do Mestre e maior contrabaixista do Mundo em minha opiniao!
Nando Vasques- Membro
Assisti seu workshop pelo youtube, não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas pelos videos, dá para notar que Nico era um baixista sem igual e revolucionário...
Grande mestre!
Grande mestre!
Mateus Bass- Membro
LuCaSbass escreveu:Sugiro a moderação colocar uma pequena homenagem ao Nico durante esses proximos dias no cabeçalho do fórum... que acham?
Agradeço aos moderas. Nada mais justo.cristianosantos escreveu:^ Boa Lucas
Vlw
As vezes me pego pensado como estaria o cenário do Contrabaixo brasileiro hoje se o Nico ainda estivesse vivo. Pelo o que conheci dele, ele curtiria bastante a idéia do nosso Fórum, e muito provavelmente iria aparecer por aqui.
Como disse o Zé Eduardo no show do Giffoni, "a presença do Nico ainda é algo muito forte, fica a sensação de que ele vai reaparecer a qualquer momento".
De fato foi "O Cara"...
Como disse o Zé Eduardo no show do Giffoni, "a presença do Nico ainda é algo muito forte, fica a sensação de que ele vai reaparecer a qualquer momento".
De fato foi "O Cara"...
Claudio- Membro
Se tem um cara que merece essa homenagem , taí...grande Nico ...como o Claudião disse...esse foi "O Cara"...
Cantão- Moderador
Show de bola !!!
Grande homenagem ! Akele livro Segredos da Improvisação é uma bíblia para o improviso no contrabaixo !!
Com esse monte de festival de contrabaixo rolando por aí , ele ia arrebentar ... a música brasileira estaria mais evidente !!
Grande homenagem ! Akele livro Segredos da Improvisação é uma bíblia para o improviso no contrabaixo !!
Com esse monte de festival de contrabaixo rolando por aí , ele ia arrebentar ... a música brasileira estaria mais evidente !!
Foi o cara que despertou o meu interesse pelo baixo.
Os discos do João Bosco acompanhados pelo Nico, são uma aula de baixo.
Os discos do João Bosco acompanhados pelo Nico, são uma aula de baixo.
Dpaulo- Membro
No álbum Zona de Fronteira do João Bosco, escutem a faixa Ladrão de Fogo. Lá tem o encontro do Nico com Raphael Rabello.
É de tirar o fôlego.
Tenho um cd de uma gravação amadora do encontro do Nico com o Marco Pereira, o áudio não é dos melhores, mas é show de bola. O arranjo para La Fiesta do Chick Corea é avassalador.
Vou tentar colocar esse disco no rapidshare para a galera baixar. Como não é produto de pirataria, pois não há o álbum lançado, acredito que não tenha problema.
Em caso contrário, peço aos moderadores que me avisem para não violar as regras do fórum.
É de tirar o fôlego.
Tenho um cd de uma gravação amadora do encontro do Nico com o Marco Pereira, o áudio não é dos melhores, mas é show de bola. O arranjo para La Fiesta do Chick Corea é avassalador.
Vou tentar colocar esse disco no rapidshare para a galera baixar. Como não é produto de pirataria, pois não há o álbum lançado, acredito que não tenha problema.
Em caso contrário, peço aos moderadores que me avisem para não violar as regras do fórum.
Dpaulo- Membro
Dpaulo escreveu:Foi o cara que despertou o meu interesse pelo baixo.
Nico é excelente não só como músico instrumentista, mas na maneira de enxergar a música em si. não tive a oportunidade de conhece-lo ou assistir alguma coisa ao vivo, mas já ouvi e assisti milhares de vezes uma boa parte de seus trabalhos e workshops... Uma das minhas principais influências!
Confesso que foi ele que "abriu minha cabeça" em relação ao instrumento! Grande Nico!!
pra mijm High Life
eh a melhor coisa que ja escutei na vida!!!!!
http://www.nicoassumpcao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=97&Itemid=214
"High Life
Esse disco é um clássico da música instrumental brasileira e uma referência para a carreira dos 5 músicos fantásticos que se reuniram para fazer esse quinteto. Lançado em 1985, em vinil, foi relançado no exterior por Steve Slagle, saxofonista com o nome de "Rio Highlife".
Faixas
1. General (Nico Assumpção)
2. Saídas e bandeiras (Milton Nascimento - Fernando Brant)
3. Santa Mônica (Luiz Avelar)
4. Beira do Mar (Ricardo Silveira)
5. High Life (Steve Slagre)
6. Cor de Rosa (Nico Assumpção)
Músicos
Nico Assumpção - baixo
Carlos Bala - bateria
Luiz Avellar - teclados
Ricardo Silveira - guitarra
Steve Slagre - saxofone
(do site)
obs quem quiser o audio de da um alo
t+
j.adalberto
eh a melhor coisa que ja escutei na vida!!!!!
http://www.nicoassumpcao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=97&Itemid=214
"High Life
Esse disco é um clássico da música instrumental brasileira e uma referência para a carreira dos 5 músicos fantásticos que se reuniram para fazer esse quinteto. Lançado em 1985, em vinil, foi relançado no exterior por Steve Slagle, saxofonista com o nome de "Rio Highlife".
Faixas
1. General (Nico Assumpção)
2. Saídas e bandeiras (Milton Nascimento - Fernando Brant)
3. Santa Mônica (Luiz Avelar)
4. Beira do Mar (Ricardo Silveira)
5. High Life (Steve Slagre)
6. Cor de Rosa (Nico Assumpção)
Músicos
Nico Assumpção - baixo
Carlos Bala - bateria
Luiz Avellar - teclados
Ricardo Silveira - guitarra
Steve Slagre - saxofone
(do site)
obs quem quiser o audio de da um alo
t+
j.adalberto
Esse disco é nota 1000.
Tinha ele em vinil, sumiu na minha mudança
Tinha ele em vinil, sumiu na minha mudança
Dpaulo- Membro
Conheci o Nico pelo High Life, realmente um trabalho belíssimo!
Galera
pra quem quiser baixar
LINK REMOVIDO
t+
j.adalberto
pra quem quiser baixar
LINK REMOVIDO
t+
j.adalberto
J.Adalberto escreveu:pra quem quiser baixar
Que arquivo é esse?
Última edição por allexcosta em Qui Jan 20, 2011 6:15 pm, editado 1 vez(es)
^Deve ser o High life
acontece gente...
allexcosta escreveu:Que arquivo é esse?
opa, eh so clicar no link, abre outra pagina com outro link clica de novo vai pro 4share
t+
j.adalberto
J.Adalberto escreveu:allexcosta escreveu:Que arquivo é esse?
opa, eh so clicar no link, abre outra pagina com outro link clica de novo vai pro 4share
t+
j.adalberto
Caro J.Adalberto
Entendo sua intenção de colaborar com aqueles que ainda não conhecem o belo trabalho do Nico Assumpção, porem, aconselho uma releitura das regras do fórum no quesito de direitos autorias. Blz Brother
No mais vamos continuar com a honrosa homenagem a este grande músico brasileiro.
Resumindo, não pode postar músicas, CDs, DVDs e essas coisas que estão a venda no fórum
Me amarro muito na canção Holofotes do disco Zona de Fronteira... tem um solo espetacular do Nico...
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
Cara ,homenagem muito bem apropriada ha um dos melhores baixistas do Brasil...dalhes Nico....Que Deus o tenho e acompanha os baixistas do brasil....
Vixi,
Desculpem, realmente desatenção total!!!
t+
j.adalberto
Desculpem, realmente desatenção total!!!
t+
j.adalberto
Já tirei de lá!!!
abrços
j.adalberto
abrços
j.adalberto
J.Adalberto escreveu:Desculpem, realmente desatenção total!!!
Esquenta não, acontece...
Rafhabass escreveu:Resumindo, não pode postar músicas, CDs, DVDs e essas coisas que estão a venda no fórum
Como assim? O Fórum não vende nada... Isso é uma regra da Central Forumeiros e condição pra existência do fórum...
Estava a poucos minutos contando para meus pais aquele causo dele com o John Patitucci e a técnica de abafamento kkkk!è realmente estranho sentir saudades de quem a gente nunca viu, mas com o Nico me sinto assim!Grande mestre!
SILVIAO- Membro
Eu conheço Nico muito mais pelos vídeos do que pelos discos.
Aos que conhecem profundamente a obra deste magnífico, listem os discos que gravou, que participou, seus discos solos, shows gravados e etc...
Enfim, toda a discografia do finado.
Aos que conhecem profundamente a obra deste magnífico, listem os discos que gravou, que participou, seus discos solos, shows gravados e etc...
Pouca coisa...Rafael FindanS escreveu:Eu conheço Nico muito mais pelos vídeos do que pelos discos.
http://www.nicoassumpcao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=62&Itemid=124
Quem quiser saber um pouco mais sobre o trabalho do Nico, é só clicar no link abaixo, se trata do meu trabalho de conclusão na FASM (Faculdade Santa Marcelina)
http://www.4shared.com/get/zYiqm66D/Monografia_Renato_Monteiro_10n.html
Deixo aqui também uma breve homenagem com esse solo dele que transcrevi
<iframe title="YouTube video player" class="youtube-player" type="text/html" width="640" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/nEshxHICHjI" frameborder="0" allowFullScreen></iframe>
E aqui tambem a partitura da transcrição do solo acima, para quem quiser se aventurar ...
http://www.4shared.com/get/vUKwJi0g/nix.html
Abraços
http://www.4shared.com/get/zYiqm66D/Monografia_Renato_Monteiro_10n.html
Deixo aqui também uma breve homenagem com esse solo dele que transcrevi
<iframe title="YouTube video player" class="youtube-player" type="text/html" width="640" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/nEshxHICHjI" frameborder="0" allowFullScreen></iframe>
E aqui tambem a partitura da transcrição do solo acima, para quem quiser se aventurar ...
http://www.4shared.com/get/vUKwJi0g/nix.html
Abraços
Cantão escreveu:Rafhabass escreveu:Resumindo, não pode postar músicas, CDs, DVDs e essas coisas que estão a venda no fórum
Como assim? O Fórum não vende nada... Isso é uma regra da Central Forumeiros e condição pra existência do fórum...
Cantão, o que eu quis dizer é que não pode postar um CD para baixar que está sendo vendido por causa dos direitos autorais!!
Renato Leite escreveu:Quem quiser saber um pouco mais sobre o trabalho do Nico, é só clicar no link abaixo, se trata do meu trabalho de conclusão na FASM (Faculdade Santa Marcelina)
Parabéns pela interpretação Renato!
Sem dúvida Nico foi e ainda hoje é o maior nome do contrabaixo brasileiro.
Ahhh se ele ainda estivesse entre nós...
Ahhh se tivesse conhecido seu trabalho antes...
NICO Ainda vive entre nós!!!!!
Ahhh se ele ainda estivesse entre nós...
Ahhh se tivesse conhecido seu trabalho antes...
NICO Ainda vive entre nós!!!!!
Acho isto quase impossível, mas deveriam fazer algum documentário sobre ele ou pelo menos alguma homenagem. Mas estamos no Brasil.
webercar- Membro
Músico instrumental no brasil são raros os que tem o seu devido reconhecimento... só lá fora mesmo...
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
Na época que ele morreu eu nem sonhava em tocar, mas depois de conhecer sua obra vi a importancia que ele teve no meio musical como um todo!
Nico ainda vive entre nós (2)
Nico ainda vive entre nós (2)
Yamaha Club #007
Clube da Voila Marques #036
Mago Mr. Bass- Membro
Giffoni sobre Nico:
"Ele defendia muito a sonoridade sem muita parte eletrônica dentro dos baixos "o som de verdade", que vem da mão do baixista."
"Acho que a principal lição que ele deixou foi que o músico deve ser uma pessoa culta. Estudar música em geral, computação, saber falar mais de um idioma..."
"Ele defendia muito a sonoridade sem muita parte eletrônica dentro dos baixos "o som de verdade", que vem da mão do baixista."
"Acho que a principal lição que ele deixou foi que o músico deve ser uma pessoa culta. Estudar música em geral, computação, saber falar mais de um idioma..."
Nico ,o maior de todos !
Uma perda irreparável para a boa música.
VC
Uma perda irreparável para a boa música.
VC
Vasconcellosdecastro- Membro
Nico era único, um grande perda de todos nós.
GilliamGatto- Membro
Lembro do dia em que entrei pela primeira vez em uma escola de música aqui de BH e tinha um cartaz escrito "Worshop Nico Assumpção", esse workshop mudou a minha vida e ainda hoje foi o maior impacto na minha trajetória musical. Comprava todo vinil, cd, vhs com a grife Nico, certeza de qualidade.
Página 1 de 2 • 1, 2