Dicas de conservação
+11
Gigante
Mauricio Luiz Bertola
galegonobaixo
wellrod
fheliojr
Ismael
Gomba
nukebass
allexcosta
Fabio Motta
johntrygon
15 participantes
Página 1 de 1
Dicas de conservação
e ai galera.
não sei quanto a vocês, mas eu já ouvi um monte de "toques" de como conservar melhor o baixão.
as tops são:
- deixar o baixo deitado com as cordas pra baixo
- não pendurar o baixo pelo braço
- não deixar o baixo encostado em pé
e ai? tudo isso procede ou é tudo abobora?
tem realmente alguma dessas ou outras dicas que funcionem de verdade?
grande abraço
não sei quanto a vocês, mas eu já ouvi um monte de "toques" de como conservar melhor o baixão.
as tops são:
- deixar o baixo deitado com as cordas pra baixo
- não deixar o baixo encostado em pé
e ai? tudo isso procede ou é tudo abobora?
tem realmente alguma dessas ou outras dicas que funcionem de verdade?
grande abraço
Clube SX #86
Re: Dicas de conservação
Olha cara, sempre guardei meus baixos em pé e encostados na parede e nunca tive problemas. O único detalhe é que deixo em uma parede de divisão de cômodos da casa que nunca está muito fria ou muito quente e procuro deixar o menos inclinado possível.
Acredito também que os cuidados precisem mudar de região para região, pois a madeira reage de acordo com o clima né?
Acredito também que os cuidados precisem mudar de região para região, pois a madeira reage de acordo com o clima né?
Fabio Motta- Membro
Deixar deitado pra baixo é bom, mas pra cima também não prejudica em nada, já que a tração das cordas é bem maior. O perigo de deitá-lo pra cima é alguém sentar sem ver e aí já viu...
Pendurar pelo braço é normal e a única coisa que pode fazer é encostar acidentalmente na parede ou em outro baixo também pendurado. 90% das lojas de instrumento guardam assim.
Encostado em pé tem o perigo de cair.
Quando você tira o baixo do case há sempre o perigo de acontecer algo. Pra quem se preocupa muito com isso, é melhor deixá-lo em um case duro em lugar ao qual estranhos, animais e crianças não tem acesso.
Pendurar pelo braço é normal e a única coisa que pode fazer é encostar acidentalmente na parede ou em outro baixo também pendurado. 90% das lojas de instrumento guardam assim.
Encostado em pé tem o perigo de cair.
Quando você tira o baixo do case há sempre o perigo de acontecer algo. Pra quem se preocupa muito com isso, é melhor deixá-lo em um case duro em lugar ao qual estranhos, animais e crianças não tem acesso.
Hehehe! O mais engraçado é que a gente se esforça ao máximo pra conservar nossos instrumentos, mas ao mesmo tempo adoramos um Jazz Bass '62 todo descascado, desbotado e com marcas de pancada.. Alguns chegam ao cúmulo de relicar, rsrsrs!
Mas enfim, acrescento a dica de comprar saquinhos de sílica gel e colocá-los dentro do case/bag caso não for utilizar o Baixo por muito tempo. Reduz um pouco os efeitos nocivos da umidade, evitando ferrugem no hardware.
Mas enfim, acrescento a dica de comprar saquinhos de sílica gel e colocá-los dentro do case/bag caso não for utilizar o Baixo por muito tempo. Reduz um pouco os efeitos nocivos da umidade, evitando ferrugem no hardware.
mesmo se for por pouco tempo. É sempre bom deixar silica em qualquer coisa eletronica ou com tecido / espuma em terras brasilis. Tempo aqui é muito úmido. A chance de oxidar ou dar fungo em alguma coisa é enorme.
mesmo se for por pouco tempo. É sempre bom deixar silica em qualquer coisa eletronica ou com tecido / espuma em terras brasilis. Tempo aqui é muito úmido. A chance de oxidar ou dar fungo em alguma coisa é enorme.
maravilha! eu já tinha ouvido que era verdade/ era groselha de muitas pessoas.
aparentemente umas tem fundamento e outras não.
mas o comentario do nukebass foi sensacional! verdade!! hahahah
aparentemente umas tem fundamento e outras não.
mas o comentario do nukebass foi sensacional! verdade!! hahahah
Clube SX #86
johntrygon escreveu:
(...)
Sempre deixo pendurados...!!
mesmo dentro de um case?
Os meus, tudo vão em cases...
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
Não concordo (totalmente) com o lance da silica, claro que , dependendo de onde more.
Aqui em Brasília esta é umas das maiores furadas...é bom tomar cuidado!
galegonobaixo- Membro
Mas porque é uma furada? O máximo que ocorrerá é não retirar umidade de onde não tem... E mesmo em Brasília, ele ajuda a retirar a umidade do suor de quem não costuma limpar o instrumento antes de guardar.galegonobaixo escreveu:Não concordo (totalmente) com o lance da silica, claro que , dependendo de onde more.
Pode explicar melhor?
fheliojr escreveu:allexcosta escreveu:Deixar deitado pra baixo é bom...
mesmo dentro de um case?
Não, não... Em uma cama ou sofá...
^ Deixar um contrabaixo deitado pra baixo, dentro de um case seria prejudicial p/ aquele?
Sobre a silica:
Brasília, por exemplo, é uma cidade muuuito seca, muitas vezes a humidade relativa do ar é de 6%, quando tudo isso, quando se coloca o saquinho de silica ela rouba o restinho de humidade que se tem no baixo, a escala , comumente já acontece sem a silica, por exemplo, perde massa (emagrece por assim dizer) a ponta dos trastes começam a espetar na lateral do braço e muitas vezes a mesma racha ou solta as marcações...
Aqui em Brasília eu hidrato a escala do meu baixo 1x por mês e dependendo do mês isso é pouco...
Quem tem instrumento acústico, as vezes, compra até humidificador pra colocar dentro ou deixa o instrumento dormir do lado do varal!
Brasília, por exemplo, é uma cidade muuuito seca, muitas vezes a humidade relativa do ar é de 6%, quando tudo isso, quando se coloca o saquinho de silica ela rouba o restinho de humidade que se tem no baixo, a escala , comumente já acontece sem a silica, por exemplo, perde massa (emagrece por assim dizer) a ponta dos trastes começam a espetar na lateral do braço e muitas vezes a mesma racha ou solta as marcações...
Aqui em Brasília eu hidrato a escala do meu baixo 1x por mês e dependendo do mês isso é pouco...
Quem tem instrumento acústico, as vezes, compra até humidificador pra colocar dentro ou deixa o instrumento dormir do lado do varal!
galegonobaixo- Membro
voces limpam o instrumento com o que antes de guardar?
Clube SX #86
^pano de algodão branco limpo e sêco.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
eu guardo pendurado tbm, e pra limpar eu uso aquelas flanelas laranjas, sabe?!
Gigante- Membro
Aqui eu hidrato a escala do meu Baixo 1x por dia com suor e gordura dos meus dedos... tem funcionado.galegonobaixo escreveu:Aqui em Brasília eu hidrato a escala do meu baixo 1x por mês e dependendo do mês isso é pouco...
tem pessoas q tem um teor mais alto de oxidação com metais... no meu caso nem uso cordões, correntes metálicas... ficam escuras logo logo... então com instrumentos não posso dar mole...
e para limpeza assim, semestral, uso cera automotiva (não no braço... mas no corpo do instrumento)...
tem pessoas q tem um teor mais alto de oxidação com metais... no meu caso nem uso cordões, correntes metálicas... ficam escuras logo logo... então com instrumentos não posso dar mole...
e para limpeza assim, semestral, uso cera automotiva (não no braço... mas no corpo do instrumento)...
Última edição por wellrod em Dom Jan 23, 2011 5:26 pm, editado 1 vez(es)
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
nukebass escreveu:Aqui eu hidrato a escala do meu Baixo 1x por dia com suor e gordura dos meus dedos... tem funcionado.galegonobaixo escreveu:Aqui em Brasília eu hidrato a escala do meu baixo 1x por mês e dependendo do mês isso é pouco...
É a melhor receita....!!
galegonobaixo escreveu:Sobre a silica:
Que produto(s) você usa pra hidratar seu intrumento?
Eu passo lustra móveis de vez em quando.
O problema é que sempre fica um pouquinho. Não meleca as mãos, mas é meio desagradável.
Dá pra passar cera automotiva mesmo? Achei que estragasse o acabamento.
Parei de usar flanela no baixo por causa dos pelinhos que ficam nas cordas...
O luthier em que eu levo o baixo recomenda que os instrumentos sejam mantidos pendurados. Até que faz sentido - acho que é o melhor jeito de manter a regulagem do braço por mais tempo.
Não acho que seja uma boa guardar instrumentos de madeira em cases com sílica. Se a madeira não gosta de umidade, tb não aprecia o ar muito seco. Além disso, pior que manter o baixo em um ambiente desfavorável é ficar trocando de ambiente: seco --> úmido, úmido --> seco, quente --> frio...
O problema é que sempre fica um pouquinho. Não meleca as mãos, mas é meio desagradável.
Dá pra passar cera automotiva mesmo? Achei que estragasse o acabamento.
Parei de usar flanela no baixo por causa dos pelinhos que ficam nas cordas...
O luthier em que eu levo o baixo recomenda que os instrumentos sejam mantidos pendurados. Até que faz sentido - acho que é o melhor jeito de manter a regulagem do braço por mais tempo.
Não acho que seja uma boa guardar instrumentos de madeira em cases com sílica. Se a madeira não gosta de umidade, tb não aprecia o ar muito seco. Além disso, pior que manter o baixo em um ambiente desfavorável é ficar trocando de ambiente: seco --> úmido, úmido --> seco, quente --> frio...
nefelibass escreveu:
Depois de limpar a escala eu passo uma mão bem generosa de óleo de peróba (aquele do índio mesmo,mas tem que ser o puro) deixo absorver, dependendo do caso até pela pernoite, e limpo o excesso com uma flanela ou papel toalha.
galegonobaixo- Membro
galegonobaixo escreveu:nefelibass escreveu:
Depois de limpar a escala eu passo uma mão bem generosa de óleo de peróba (aquele do índio mesmo,mas tem que ser o puro) deixo absorver, dependendo do caso até pela pernoite, e limpo o excesso com uma flanela ou papel toalha.
Isso nao danifica o intrumento naooooo?????
o ideal para hidratar escalas é oleo de limão
lustra moveis mancha!
principalmente escalas.
lustra moveis mancha!
principalmente escalas.
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Lustra móveis não mancha não.
Só mancha se o cara tiver preguiça de lustrar com vontade para remover todo o excesso. Agora, se aplicado com moderação e lustrado "pra valer", não mancha não.
Nunca passei na escala, só no corpo, braço, headstock etc.
Só mancha se o cara tiver preguiça de lustrar com vontade para remover todo o excesso. Agora, se aplicado com moderação e lustrado "pra valer", não mancha não.
Nunca passei na escala, só no corpo, braço, headstock etc.
Lapetina escreveu:o ideal para hidratar escalas é oleo de limão
nefelibass escreveu:oleo e limao...
que tipo de oleo? o de cozinha?
Oleo DE limão
não oleo e limão
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
lustra móveis é diferente de óleo de peroba.
Óleo de peroba funciona como lustra móveis.
Óleo de peroba somente ira substituir o óeo natural da madeira.
Se passar lustra móveis na madeira F*** tudo
O óleo do indio tem várias versões, uma delas é apenas óleo de peroba com uma pequena porção de óeo mineral, que evite que o o óleo "empelote", é utilizado por avós para lustrar móveis antigos em madeira, e ótima para hidratar escalas...
Existem outras versões do óleo do índio que tem silicone e o escambau a quatro, fuja desses...
O óleo do indio tem várias versões, uma delas é apenas óleo de peroba com uma pequena porção de óeo mineral, que evite que o o óleo "empelote", é utilizado por avós para lustrar móveis antigos em madeira, e ótima para hidratar escalas...
Existem outras versões do óleo do índio que tem silicone e o escambau a quatro, fuja desses...
galegonobaixo- Membro
galegonobaixo escreveu:lustra móveis é diferente de óleo de peroba.
"Óleo natural da madeira"...?
Pensei que a madeira fosse só celulose...
Não acredito que o lustra móveis estrague a madeira. Acho que isso é apenas uma opinião sua, não um fato.
O óleo de peroba realmente funciona bem nos móveis, mas é meio difícil de aplicar e, pelo que lembro, difícil de retirar. A madeira fica meio grudenta, não?
Pô, uma das coisas que ando pensando em passar é justamente silicone em spray.
Mas o SPRAY, que é bem seco e não deixa resíduo nenhum. O líquido, ou em gel, é uma droga.
ferabreu- Membro
no meu baixo todo dia de noite quando termino de tocar limpo ele com uma camisa velha e tiro todas as marcas de dedo do instrumento depois guardo ele dentro do case e vou dormi. agora tenho um duvida se posso polir os trastes dele com massa de polir e o que devo passar na escala do baixo que é em maple