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Louis Johnson - Baixo isolado

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Mensagem por allexcosta Sáb 22 Jan 2011 - 9:28


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Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb 22 Jan 2011 - 9:55

Allex,

já tinha tido a oportunidade de ouvir isto; inclusive no Youtube tem várias destas "faixas", de baixo, vocais, guitarra, bateria...muito bom.

Aproveitando, no vídeo-aula do Louis, logo no início, diz que o Leo Fender fez o MM especialmente para ele, mas meu inglês é de escola primária, e naquela época só queira saber de jogar bola, então é um lixo.
Você já assistiu e poderia me dizer o que há de diferente no MM dele?
Agora, pelo menos no vídeo, o cara "judia" sem dó do MM - no melhor sentido possível...

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Mensagem por Cid Sáb 22 Jan 2011 - 10:11

Aí sim..... nao o Vovô Paul Very Happy
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Mensagem por allexcosta Sáb 22 Jan 2011 - 10:30

Tarcísio,

Não acredito que há nada de diferente no MM do LJ, inclusive ele soa como qualquer outro MM por aí. A mão do cara é que é mão de pedra.

Acredito que havia um bom relacionamento entre o Leo e o Louis e o Leo pode ter escolhido a peça de ash, ou o maple e entregue pra o pessoal fazer dizendo "capricha nesse aí que é do Louis", mas nada além disso.

O som do LJ está nele, e a gravação acima é prova disso, pois foi feita com um Alembic...

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Mensagem por Gomba Sáb 22 Jan 2011 - 10:41

allexcosta escreveu:O som do LJ está nele, e a gravação acima é prova disso, pois foi feita com um Alembic...

AAAAAH SIM. Agora eu entendi.
Vocês falando aí de Music Man e o som de slap da gravação todo estranho... quase pensei que Leo Fender tinha feito um Sabre com soapbars... Shocked
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Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb 22 Jan 2011 - 10:48

allexcosta escreveu:Tarcísio,

O som do LJ está nele, e a gravação acima é prova disso, pois foi feita com um Alembic...

Ok, Allex;

eu, realmente, não conseguiria identificar qual a marca de baixo da gravação...não tenho esta condição...
Mas estava falando da vídeo-aula, e lá é um Music Man - o LJ começa, inclusive o vídeo, depois do "baita" solo, falando do baixo. Aí que surgiu minha dúvida...

Dá uma olhada aí...




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Mensagem por allexcosta Sáb 22 Jan 2011 - 10:54

^ Não posso afirmar também que eu poderia fazê-lo. Li que era um Alembic no youtube, mas o som não deixa de ser o som do Louis...

O baixo do vídeo soa como um MM pra mim, mas sabe como é né... Pra esses caras ir na MusicMan e pedir pra trocar o material dos trastes ou a frequência do pré é igual a um de nós ir no luthier da esquina e pedir pra ele trocar as cordas. Até porque o Léo Fender era o luthier da esquina de muito baixista mais velho, da mesma forma que o Roger Sadowsky é o luthier da esquina de vários baixistas, mesma coisa com o Vinny Fodera, o pessoal da Pedulla, enfim...

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Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb 22 Jan 2011 - 10:55

Tenho tido a oportunidade, aqui no Fórum, de verificar isto - que o som vem do músico - e é isto que temos que procurar...

Eu, antes, chamava isto de inspiração, mas acredito que transcende este conceito...e estou vivendo isto "na carne"...a procura do meu som, mas que virá só com muito estudo e intimidade - absoluta ? - com o meu instrumento...

Apesar de não ser o assunto do tópico, me levou mais uma vez a esta reflexão...


Valeu por isto, também, Allex.

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Mensagem por Gomba Sáb 22 Jan 2011 - 11:02

allexcosta escreveu:O baixo do vídeo soa como um MM pra mim, mas sabe como é né...

O pizzicato soa mesmo, mas quanto ele vai pro slap, perde a pressão que o MM tem. Basta ver o do vídeo, que porrada nos ouvido e no peito ao mesmo tempo é o som do slap.
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Mensagem por allexcosta Sáb 22 Jan 2011 - 11:16

Tarcísio Caetano escreveu:Dá uma olhada aí...

Blz, acabei de assistir...

Aparentemente o LJ participou do desenvolvimento dos primeiros protótipos dos baixos MM, e era endorser da marca. É notório que o o LJ não entende muito bem de pickups ou eletrônica porque ele fala coisas genéricas como "Leo Fender fez esse pickup mais forte" e "fez outras modificações que eu não entendo, mas que tornam o baixo específico pra bater com o polegar". Acho que esse captador mais quente e a eletrônica terminou virando "standard" nos MM e por isso se tornou lenda.

Depois ele menciona que está em vias de lançar um baixo Signature pela "crama", que em sotaque de negro americano significa "Kramer", coisa que pelo visto não saiu do projeto.

Tio Google disse que ele teve um sig feito pela Treker e alguns baixos especialmente feitos pela Norton, Alembic, Pensa-Suhr, Yamaha e Spellbinder.

LJ sempre será uma lenda do nosso instrumento. O cara gravar isso aí em 1978 chega a ser sobrenatural...


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Mensagem por allexcosta Sáb 22 Jan 2011 - 11:20

Gomba escreveu:
allexcosta escreveu:O baixo do vídeo soa como um MM pra mim, mas sabe como é né...

O pizzicato soa mesmo, mas quanto ele vai pro slap, perde a pressão que o MM tem. Basta ver o do vídeo, que porrada nos ouvido e no peito ao mesmo tempo é o som do slap.

Eu quis dizer que o da vídeo-aula soa como qualquer outro MM.

Sabendo que a primeira música é um Alembic eu escuto a diferença, mas não sei se eu perceberia se não soubesse. Poderia ser um MM com cordas leves, ou com um compressor atenuando os slaps... Sei lá...

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Mensagem por Gomba Sáb 22 Jan 2011 - 11:29

^

O do video também soa como um MM qualquer mesmo. E as características que ele disse ali são as que eu sei do Humbucker. O baixo do vídeo tá com o timbre de slap parecido com esses 6 cordas de luthier com 2 soapbar que tem aos montes por aí... xôxo pra caramba.
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Mensagem por allexcosta Sáb 22 Jan 2011 - 11:47

Gomba escreveu:O baixo do vídeo tá com o timbre de slap parecido com esses 6 cordas de luthier com 2 soapbar que tem aos montes por aí... xôxo pra caramba.

Poxa, ainda bem que não sou só eu que tenho problema com esses baixos de hoje, que tem um sanduíche de 5 madeiras no braço, construção inteiriça, dois captadores gordões, circuito de 800 bandas e som de nada...

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Mensagem por Gomba Sáb 22 Jan 2011 - 12:49

isso aí... som de nada.
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Mensagem por SILVIAO Sáb 22 Jan 2011 - 15:07

Louis Jhonson, um verdadeiro Gênio.Tio Allex verdade que ele gravou muitas das faixas mais famosas do Michael Jackson?
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Mensagem por allexcosta Sáb 22 Jan 2011 - 15:29

SILVIAO escreveu:Louis Jhonson, um verdadeiro Gênio.Tio Allex verdade que ele gravou muitas das faixas mais famosas do Michael Jackson?

Off The Wall acho que foi todo né?

Thriller algumas porque teve a turma do Toto também, tenho que perguntar pro Tio...

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Mensagem por SILVIAO Sáb 22 Jan 2011 - 15:31

Qual Tio, o Marquinhos?
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Mensagem por Gomba Sáb 22 Jan 2011 - 15:37

o Toto do steve lukather fez instrumental pro MJ?
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Mensagem por allexcosta Sáb 22 Jan 2011 - 15:37

O tio falou que o Louis gravou quase em tudo em Off The Wall e o Bobby Watson gravou alguma coisa, assim como quase tudo em Thriller e o Steve Lukather gravou alguma coisa...

Resumindo, o Louis é o baixista que atua naquilo que a maioria de nós considera como as melhores gravações da história da música mundial...

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Mensagem por allexcosta Sáb 22 Jan 2011 - 15:39

Gomba escreveu:o Toto do steve lukather fez instrumental pro MJ?

Claro, Thriller é tudo Toto...

http://en.wikipedia.org/wiki/Thriller_%28album%29#Personnel

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Mensagem por Cid Sáb 22 Jan 2011 - 15:50

Toto, oh saudade da Banda da época que o Porcaro era vivo...
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Mensagem por Ivanov_br Sáb 22 Jan 2011 - 15:50

ahha apra quem não o fez?!?!?!

Que sonzeira! O incrivel é ver como a "sujeira" do baixo isolado some com a musica!
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Mensagem por allexcosta Sáb 22 Jan 2011 - 15:52

Em Thriller, Steve toca baixo em Beat It. Em todas as outras que tem baixo, é o Louis...

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Mensagem por Gomba Sáb 22 Jan 2011 - 15:56

Caraca, eu ia morrer sem saber que o Toto fez o instrumental de Thriller =O
Foi uma agradável surpresa saber isso.

Detalhe que o Greg philisomething Phillinganes também gravou. E antes do Toto quebrar em 2008, ele é quem tava fazendo os teclados da banda. Eles voltaram ano passado com o Paich no teclado.

Cês sabem se o Lee Skar chegou a gravar algo pro MJ? Ele fez os baixos do melhor DVD do Toto na minha opinião. Que tem o Greg nos teclados quebrando tudo!
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Mensagem por Convidado Sáb 22 Jan 2011 - 17:05

Além de tudo que foi falado sobre o LJ (mestre, tenho um vinil do Brothers Johnson chamado "Right on Time" que tem ele com o Alembic na capa), o som de slap da track isolada me lembra o timbre de slap do Stanley Clarke e um timbre que o Wooten usa muitas vezes (certamente inspirado no Stanley).

Eu acho esse timbre magro de slap bem legal, diferente do som gigantesco do Miller, por exemplo.... Acho que cada um tem uma cor diferente e as duas me agradam. Pra mim é bem diferente dos baixos sem som que vc citou aí, Gombarovits! hehe

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Mensagem por Claudio Jardim Sáb 22 Jan 2011 - 17:13

Quem quer aprender slap deve desossar essa video aula, eu me lembro que era um analfabeto em slap nos anos 90 quando fui passar as ferias no rio de Janeiro, dois meses de inserção total nesse video, voltei tocando slap, ninguem entendeu nada na minha banda, isso é simplesmente magico.

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Mensagem por Gomba Sáb 22 Jan 2011 - 17:14

Sá Reston escreveu:Pra mim é bem diferente dos baixos sem som que vc citou aí, Gombarovits! hehe

ah, eu sou mais as coisas clássicas.. Fender é Fender, Zaganin é Tagima e coisas do gênero.
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Mensagem por wellrod Qua 11 maio 2011 - 9:03

Hoje está sendo "O dia que conheci Louis Jagger Johnson"...

11/05/2011

claps

Fenomenal!!!

Biografia (tentei traduzir pra facilitar a leitura... não sei se está muito correta a tradução, mas tem a fonte lá em baixo em inglês)

Seu trabalho aparece em álbuns de artistas imporantes. Johnson tocou nos Albuns "Off the Wall", "Thriller" e "Dangerous" do Michael Jackson, e em hits como "Billie Jean" e "Don't Stop 'Til You Get Enough". Ele também tocou no álbum "Give Me the Night" de George Benson. Ele foi um dos três baixistas do album Rise de Herb Alpert, de 1979, que foi incluído no Top 10 Grammy como ganhador do estilo "Disco/Jazz".

Com seu estilo distinto ele foi apelidado de "Thunder-Thumbs" (Polegar de Trovão). Muitos baixistas de slap receberam esse título, mas Johnson foi o primeiro. A forma de seu slap apareceu na mesma época em que Larry Graham entrou para o cenário musical e os dois são considerados os "avós" da técnica do slap.

Suas linhas de slap se destacam em seu trabalho com Stanley Clarke no álbum "Time Exposure", e também em seu trabalho com Grover Washington Jr. (Hydra), George Duke (Guardian of the Light, Thief in the Night), Jeffrey Osborne (Jeffrey Osborne, e Stay with Me Tonight).

Um excelente exemplo de sua técnica de "thumb" pode ser ouvida no álbum Earl Klugh, na canção "Kiko". Sem o plucking na técnica, Johnson consegue uma linha complicada de funky usando uma combinação de contrapontos no slapcom a mão direita usando o polegar direito e com a mão esquerda usando o dedo médio como mute, técnica essa chamada de "slap choke" (sufocamento, mute, obsturção do slap), e assim criando um som percurssivo como os de uma bateria, adicionado às notas do contrabaixo.

Seu estilo incorpora mais "funk plucks" em combinação com seu "thumping" que junto com o som de seu Music Man StingRay gera um sum único do estilo funky.

Ele foi o baixista em 1976 de Earl Klugh, estilo jazz/pop no album "Living Inside Your Love" e em 1977 no álbum de jazz/pop chamado "Finger Paintings", bem como em 1975 no trabalho de Quincy Jones no álbum Mellow Madness.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Louis_Johnson_%28bassist%29

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Mensagem por Polli Qua 11 maio 2011 - 9:51

allexcosta escreveu:O tio falou que o Louis gravou quase em tudo em Off The Wall e o Bobby Watson gravou alguma coisa, assim como quase tudo em Thriller e o Steve Lukather gravou alguma coisa...

Resumindo, o Louis é o baixista que atua naquilo que a maioria de nós considera como as melhores gravações da história da música mundial...

Precisa falar mais alguma coisa??...hehe.

Foi a melhor definição definição sobre o o Louis que já ouvi.
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Mensagem por wellrod Qua 11 maio 2011 - 10:18

Pra mim é a mais pura novidade!!! Tô fascinado com a sonoridade toda...

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Mensagem por williamgordon Dom 15 maio 2011 - 14:47

A melhor linha de bass do off the wall, na minha opiniao, eh michael jackson - get on the floor, muito quente! A minha predileta dos Brothers Johnson, voces nao vao se arrepender de ouvir, eh Brothers Johnson - In The Way (nos batuques, jeff porcaro.)

https://www.youtube.com/watch?v=XCyNfsN77tA (in The Way)

https://www.youtube.com/watch?v=ierY2nOVX64 (Get On The Floor)

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Mensagem por webercar Qua 17 Set 2014 - 16:14

Ontem matei a saudade de escutar este cara, então compartilho com vcs.

Louis Johnson.



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