Tirar o Verniz
+21
Cris Simões
Vidigal
*JAPA* PICKER BASS
CG
Raul S.
Dabahia
edu_carvalho
Cantão
Glauco
Duval
wsacco
mum
guerra_luthier
basslave
Rafael FindanS
Gabriel Oliveira
JORGERA
Wotan
Daniel
allexcosta
Ivanov_br
25 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Tirar o Verniz
Que tentação meu Pai...rsrss...olha eu mandando bombril no Shelter...
Cantão- Moderador
Vou ver se tiro umas fotos mais detalhadas do meu depois e posto aí.
Tem algumas aqui: http://bass.forumeiros.com/luthieria-f5/tire-suas-duvidas-guerra-luthier-t1426-350.htm#167759
Tem algumas aqui: http://bass.forumeiros.com/luthieria-f5/tire-suas-duvidas-guerra-luthier-t1426-350.htm#167759
Última edição por Daniel em Qua Set 29, 2010 12:21 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : redundância)
Daniel- Membro
^Essa tem que ir para o tópico hand made Daniel...
Cantão- Moderador
Valeu Daniel...ficou show, eu me lembrava dele!!! Fica muito mais legal né!
abçs
abçs
Glauco- Membro
^
Sem dúvidas. Eu ainda lixei mais um pouco depois dessas fotos. Assim que eu tirar novas fotos eu coloco aqui pra galera.
Mas quem quiser fazer, pode meter a mão sem pena, pq é simplesmente impossível dar errado. Apenas lembre-se de proteger os pickups dos fios do bombril, senão agarra neles.
Sem dúvidas. Eu ainda lixei mais um pouco depois dessas fotos. Assim que eu tirar novas fotos eu coloco aqui pra galera.
Mas quem quiser fazer, pode meter a mão sem pena, pq é simplesmente impossível dar errado. Apenas lembre-se de proteger os pickups dos fios do bombril, senão agarra neles.
Daniel- Membro
Galera,
Por acaso alguem ja viu Sunburst fosco de perto? Se viu, ficou Bonito?
No goolge só achei alguns violões sunburst fosco, se alguem tiver alguma imagem legal pra mostrar....... posta ai.
Vlw
Por acaso alguem ja viu Sunburst fosco de perto? Se viu, ficou Bonito?
No goolge só achei alguns violões sunburst fosco, se alguem tiver alguma imagem legal pra mostrar....... posta ai.
Vlw
*JAPA* PICKER BASS- Membro
Já vi, fica muito bom tb, lembra as pinturas em nitro, Para mim fica tão bonito ou até mais que no natural.
Glauco- Membro
Alguém sabe se essa técnica serve também para deixar a pintura desgastada, que nem os Fender Worn? Meu SX é sunburst e queria apenas tirar o brilho e conservar ainda a cor. Na realidade queria era deixar esse baixo com cara de velhão do corpo aos trastes. Alguém me ajuda?
Vidigal- Membro
Pessoal tô com uma duvida (procurei em outros tópicos, se tiver mandem o link ok?):
"Qual diferença de som entre um braço com verniz e outro sem verniz?"
Não sei se é impressão minha mas acho que quando o braço está sem verniz o som tem mais brilho...
"Qual diferença de som entre um braço com verniz e outro sem verniz?"
Não sei se é impressão minha mas acho que quando o braço está sem verniz o som tem mais brilho...
É impressão mesmo, o verniz não altera em nada o som do instrumento.
Eu acho que deve mudar sim. As características das madeiras são diferentes, aliado ainda com um verniz no braço já aumenta a diferença.
Em relação a timbragem, acho que é natural ter diferenças em virtude de um instrumento sempre ser diferente de outro. O igual são só as partes elétricas e ferragens...
Em relação a timbragem, acho que é natural ter diferenças em virtude de um instrumento sempre ser diferente de outro. O igual são só as partes elétricas e ferragens...
Vidigal- Membro
Em um instrumento acústico, mudanças sutis no verniz alteram bastante o som. Por isso eu imagino que em um instrumento elétrico exista diferença, ainda que irrisória, entre um braço envernizado e um não envernizado.
Nao vamos esquecer de que os caps realmente captam o que chegam ate a eles. Na definição do que a Madeira leve ate a eles. Agora, acho que customizar um baixo, deixando algumas marcas aqui uns desgastes de bom rio ali a mudança será mínima para melhor ou pior.
Vidigal- Membro
Valeu pessoal.
Mas pergunto, só pra confirmar, se existe influência do verniz no braço TODO. Alguns são só encerados e acho que um timbre diferente. Será?
Mas pergunto, só pra confirmar, se existe influência do verniz no braço TODO. Alguns são só encerados e acho que um timbre diferente. Será?
cara, acho que não.
só se colocasse uma camada extremamente grossa de verniz.
só se colocasse uma camada extremamente grossa de verniz.
Vidigal escreveu:Nao vamos esquecer de que os caps realmente captam o que chegam ate a eles. Na definição do que a Madeira leve ate a eles. Agora, acho que customizar um baixo, deixando algumas marcas aqui uns desgastes de bom rio ali a mudança será mínima para melhor ou pior.
Na verdade o campo magnético do captador vai captar a vibração da corda.
Se a corda vibra de um jeito com verniz, não sei pq ela vibraria tão diferente assim sem o verniz (instrumento elétrico. Acústico realmente são outros fatores envolvidos).
Combinações de madeira do corpo, braço e escala fazem diferença. Presença ou não de verniz, não acho que seja tão relevante.
Daniel- Membro
Diferença irrelevante.
Alguem sabe o resultado disso em um instrumento "colorido"? o meu é um Ibanez GSR200 e não achei nehuma imagem na internet para ter uma idéia de como fica.
Kodashi- Membro
Retirar todo o verniz!!!
E ai rapeize ! tudo bem ?
Eu tenho um Giannini profssional line, tipo exportação e o antigo dono mandou verniz no baixo que original é somente enceirado. Preciso remover todo o verniz e não deixar fosco, a minha dúvida é.... qual lixa começo? a 500 e ai vai afinando até a 1200 ? posso passar Pintoff retirar no estilete e depois lixar ´para dar acabamento ? Detalhe eu quero fazer tenho alguns conselhos mas ainda sobram essas dúvidas. abraço !
Eu tenho um Giannini profssional line, tipo exportação e o antigo dono mandou verniz no baixo que original é somente enceirado. Preciso remover todo o verniz e não deixar fosco, a minha dúvida é.... qual lixa começo? a 500 e ai vai afinando até a 1200 ? posso passar Pintoff retirar no estilete e depois lixar ´para dar acabamento ? Detalhe eu quero fazer tenho alguns conselhos mas ainda sobram essas dúvidas. abraço !
Donato Pepe- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2