Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
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Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Ja faz algum tempo que tenho pensado em escrever alguns pensamentos aleatorios sobre processamento de som e audio em geral. Apesar de nao ser um expert no assunto ja tive a oportunidade de trabalhar com algumas feras do ramo (com educacao formal ou nao) e acho um assunto muito interessante...
Uma das palavras mais usadas em audio e "pre-amplificador" ou "preamp", mas o que seria exatamente isso?
O que e um pre-amplificador?
Um preamp e um equipamento eletronico que tem como funcao alterar um sinal de audio de modo que seja melhor usado pelo equipamento que vai receber esse sinal (um amplificador, gravador, fone ou ate mesmo o ouvido humano). Isso pode incluir:
- Aumentar o ganho.
- Diminuir a impedancia de saida.
- Mudar o timbre.
- Converter a conexao de desbalanceada para balanceada.
Ganho - E muito importante se entender o ganho, que e o nivel de sinal que esta sendo enviado. Cada tipo de equipamento (potencia, mesa de som, cabecote, etc...) trabalha com um ganho otimo especifico. Alguns preamps nao aumentam o ganho do sinal, enquanto outros tem ganho regulavel q muitas vezes serve pra se conseguir um "overdrive" (trabalho acima do esperado) das valvulas do sistema.
Impedancia - E a eficiencia com a qual o sinal viaja atraves do sistema. Quanto maior a impedancia (capacidade de impedir), mais dificil sera para o sinal atravessar os diversos estagios de processamento.
Timbre - Pode incluir varias coisas, como equalizacao, distorcoes de diversos tipos, qualidades gerais do som, transparencia, etc. Apesar de existirem preamps passivos (que so filtram, mas nao adicionam) a maioria dos pres sao ativos, ou seja, utilizam alguma forma de energia, assim podendo adicionar ganho, frequencias, etc...
Saida balanceada ou desbalanceada - Ligacao desbalanceada usa normalmente um cabo de instrumento normal com 2 fios e plugs de 1/4" ou P10 (banana no Brasil). Ligacao balanceada usa 3 fios e conexao do tipo XLR (Canon no Brasil) ou 1/4" stereo. Alguns preamps tem um circuito q transforma sinal desbalanceado em balanceado. Dizemos q esses pres tem um DI embutido.
D.I. - Quando um preamp tem como unicas funcoes diminuir a impedancia de um sinal e torna-lo balanceado recebe o nome de Direct Box, ou DI.
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Um preamp pode estar embutido em um baixo, em um pedal, numa unidade de rack, num canal de uma mesa de som, num cabecote de baixo, etc.
Ao se considerar a compra de um preamp devemos saber que tipo de sinal o proximo componente do nosso sistema espera receber. Uma potencia por exemplo precisa de um sinal com ganho suficiente ou impedancia propria pra ser amplificado de maneira eficiente. A isso chamamos de casamento de impedancia.
Equalizador - Escuto muito a frase: "Coloca um equalizador que ajuda"... Nao e bem assim q funciona. As vezes seu baixo ja tem um equalizador, seu amp tambem ja tem, ai voce adiciona um pedal de equalizador ou um rack, entao muitas vezes o musico aumenta os graves no baixo pra tirar os graves no pedal pra adicionar graves de novo no amplificador pra o tecnico de som tirar de novo na mesa. A cada tira/coloca desses seu som perde carater e termina perdendo harmonicos e a caracteristica original do instrumento.
Um sistema tem q soar bem estando "flat" - Me parece que varios profissionais de audio comungam desse pensamento. Um sistema de audio deve soar bem "flat". O conjunto de instrumento, preamp, amp, mesa, potencias, caixas etc. deve soar bem sem nada adicionado. Usa-se crossovers, equalizadores, compressores, gates pra se contornar pequenos problemas com a sala ou ajustes minimos de timbre, dependendo do estilo, etc.
Exemplo: E comum se adicionar graves ao baixo pra se tocar reggae, mas se seu baixo nao soa bem "flat", tambem nao vai soar bem com os graves adicionados. Para se obter um bom timbre deve se respeitar e entender as caracteristicas de cada componente do sistema, assim como a acustica ambiente.
Adicionem informacoes a vontade.
Abraco,
Alex.
Uma das palavras mais usadas em audio e "pre-amplificador" ou "preamp", mas o que seria exatamente isso?
O que e um pre-amplificador?
Um preamp e um equipamento eletronico que tem como funcao alterar um sinal de audio de modo que seja melhor usado pelo equipamento que vai receber esse sinal (um amplificador, gravador, fone ou ate mesmo o ouvido humano). Isso pode incluir:
- Aumentar o ganho.
- Diminuir a impedancia de saida.
- Mudar o timbre.
- Converter a conexao de desbalanceada para balanceada.
Ganho - E muito importante se entender o ganho, que e o nivel de sinal que esta sendo enviado. Cada tipo de equipamento (potencia, mesa de som, cabecote, etc...) trabalha com um ganho otimo especifico. Alguns preamps nao aumentam o ganho do sinal, enquanto outros tem ganho regulavel q muitas vezes serve pra se conseguir um "overdrive" (trabalho acima do esperado) das valvulas do sistema.
Impedancia - E a eficiencia com a qual o sinal viaja atraves do sistema. Quanto maior a impedancia (capacidade de impedir), mais dificil sera para o sinal atravessar os diversos estagios de processamento.
Timbre - Pode incluir varias coisas, como equalizacao, distorcoes de diversos tipos, qualidades gerais do som, transparencia, etc. Apesar de existirem preamps passivos (que so filtram, mas nao adicionam) a maioria dos pres sao ativos, ou seja, utilizam alguma forma de energia, assim podendo adicionar ganho, frequencias, etc...
Saida balanceada ou desbalanceada - Ligacao desbalanceada usa normalmente um cabo de instrumento normal com 2 fios e plugs de 1/4" ou P10 (banana no Brasil). Ligacao balanceada usa 3 fios e conexao do tipo XLR (Canon no Brasil) ou 1/4" stereo. Alguns preamps tem um circuito q transforma sinal desbalanceado em balanceado. Dizemos q esses pres tem um DI embutido.
D.I. - Quando um preamp tem como unicas funcoes diminuir a impedancia de um sinal e torna-lo balanceado recebe o nome de Direct Box, ou DI.
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Um preamp pode estar embutido em um baixo, em um pedal, numa unidade de rack, num canal de uma mesa de som, num cabecote de baixo, etc.
Ao se considerar a compra de um preamp devemos saber que tipo de sinal o proximo componente do nosso sistema espera receber. Uma potencia por exemplo precisa de um sinal com ganho suficiente ou impedancia propria pra ser amplificado de maneira eficiente. A isso chamamos de casamento de impedancia.
Equalizador - Escuto muito a frase: "Coloca um equalizador que ajuda"... Nao e bem assim q funciona. As vezes seu baixo ja tem um equalizador, seu amp tambem ja tem, ai voce adiciona um pedal de equalizador ou um rack, entao muitas vezes o musico aumenta os graves no baixo pra tirar os graves no pedal pra adicionar graves de novo no amplificador pra o tecnico de som tirar de novo na mesa. A cada tira/coloca desses seu som perde carater e termina perdendo harmonicos e a caracteristica original do instrumento.
Um sistema tem q soar bem estando "flat" - Me parece que varios profissionais de audio comungam desse pensamento. Um sistema de audio deve soar bem "flat". O conjunto de instrumento, preamp, amp, mesa, potencias, caixas etc. deve soar bem sem nada adicionado. Usa-se crossovers, equalizadores, compressores, gates pra se contornar pequenos problemas com a sala ou ajustes minimos de timbre, dependendo do estilo, etc.
Exemplo: E comum se adicionar graves ao baixo pra se tocar reggae, mas se seu baixo nao soa bem "flat", tambem nao vai soar bem com os graves adicionados. Para se obter um bom timbre deve se respeitar e entender as caracteristicas de cada componente do sistema, assim como a acustica ambiente.
Adicionem informacoes a vontade.
Abraco,
Alex.
Última edição por allexcosta em 2012-04-03, 11:31, editado 2 vez(es)
allexcosta- Administrador
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Allex se preciso equalizar o som por quais frequencias começo primeiro? a uma ordem a ser seguida?
ex: agudo, medio, grave
ex: agudo, medio, grave
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Ducabx escreveu:Allex se preciso equalizar o som por quais frequencias começo primeiro? a uma ordem a ser seguida?
ex: agudo, medio, grave
Sempre comece flat e identifique as frequencias ofensivas da sala. Pra ter certeza q uma frequencia estah ofendendo, de um boost, se piorar o q jah era ruim eh ela mesmo. Tire um pouco dessa frequencia, mas soh o necessario. Apos identificar e corrigir isso, compare o som q vc ouve com o som ideal q tem na cabeca e faca pequenos ajustes nas outras frequencias... Algumas salas nao precisam de ajuste nenhum, outras precisam bastante.
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Allex ou alguém que souber: É notória a quantidade de elogios que o Avalon U5 ganha lá fora. Qual a aplicabilidade prática dele, é só um senhor preamp para gravação limpa em estúdio ou pode se usar ele pra dar uma aquecida no som ao vivo...
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Fabricio Carvalho escreveu:Allex ou alguém que souber: É notória a quantidade de elogios que o Avalon U5 ganha lá fora. Qual a aplicabilidade prática dele, é só um senhor preamp para gravação limpa em estúdio ou pode se usar ele pra dar uma aquecida no som ao vivo...
Bom pra qqer coisa. Simples e muito eficiente.
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Allex, mais duas dúvidas:
1- A forma de ligação dele com o baixo e o head;
2- Quais as aparentes diferenças que vc percebeu com ele.
1- A forma de ligação dele com o baixo e o head;
2- Quais as aparentes diferenças que vc percebeu com ele.
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
simples eficiente pode ser, mas é caro que dói...
Aproveitando o ensejo... se eu quiser um DI totalmente limpo (sem preamp; digamos que eu estou usando um VT bass como preamp e só quero algo pra mandar uma linha balanceada pro PA) que tenha saída pra headphone... Qual seria o melhor custo-benefício? Nesse caso, a função do headphone seria a de servir como retorno ao mandar o som direto pro PA.
Aproveitando o ensejo... se eu quiser um DI totalmente limpo (sem preamp; digamos que eu estou usando um VT bass como preamp e só quero algo pra mandar uma linha balanceada pro PA) que tenha saída pra headphone... Qual seria o melhor custo-benefício? Nesse caso, a função do headphone seria a de servir como retorno ao mandar o som direto pro PA.
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takfar- Membro
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Legal, mas uma pequena correção... (comentários entre parênteses)
Preamp:
- Aumentar o ganho. (OK)
- Diminuir a impedancia de saida. (Aumentar a de entrada... diminuir a impedância de saída é por outros métodos)
- Mudar o timbre. (No caso de prés para instrumentos, OK)
- Converter a conexao de desbalanceada para balanceada. (Nem todo preamplificador faz isso)
Impedancia - E a eficiencia com a qual o sinal viaja atraves do sistema. Quanto maior a impedancia (capacidade de impedir), mais dificil sera para o sinal atravessar os diversos estagios de processamento. (É um bocado mais complexo que isso, mas de maneira simplória, pode-se dizer que um bom circuito de pedal ou amplificador tem que ter alta impedância de entrada, e baixa impedância de saída)
Preamp:
- Aumentar o ganho. (OK)
- Diminuir a impedancia de saida. (Aumentar a de entrada... diminuir a impedância de saída é por outros métodos)
- Mudar o timbre. (No caso de prés para instrumentos, OK)
- Converter a conexao de desbalanceada para balanceada. (Nem todo preamplificador faz isso)
Impedancia - E a eficiencia com a qual o sinal viaja atraves do sistema. Quanto maior a impedancia (capacidade de impedir), mais dificil sera para o sinal atravessar os diversos estagios de processamento. (É um bocado mais complexo que isso, mas de maneira simplória, pode-se dizer que um bom circuito de pedal ou amplificador tem que ter alta impedância de entrada, e baixa impedância de saída)
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Pra ter saida de fone tem q ter um pre e bateria...
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allexcosta- Administrador
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
OK, qual seria, então o pré mais "limpo" (de preferência pra deixar flat o tempo todo), com saída balanceada e headphone, que se encontra por um bom preço? Penso nisso só como opção para substituir o amp em alguns gigs para os quais eu não queira/não possa levá-lo.allexcosta escreveu:Pra ter saida de fone tem q ter um pre e bateria...
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takfar- Membro
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Posso estar enganado, mas nao lembro de nenhum DI q tenha uma saida pra fone de ouvido, tipo o "Cafe Walter".
A solucao seria:
Pre > DI > Pre de fone
Ou um pre q seja DI como o Bass Driver + Pre de fone
Link do Cafe Walter:
http://www.cafewalter.com/ha1/index.htm
Pra quem quiser um amp de fone chique, pode comprar o da Fodera:
OBS - Mais uma vez, posso estar enganado...
A solucao seria:
Pre > DI > Pre de fone
Ou um pre q seja DI como o Bass Driver + Pre de fone
Link do Cafe Walter:
http://www.cafewalter.com/ha1/index.htm
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OBS - Mais uma vez, posso estar enganado...
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allexcosta- Administrador
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
hmm... o pessoal la do talkbass tava falando de alguns que parece que têm essa função, mas tem mais um monte de coisa (um deles é o DHA VT1-EQ-Bass).
Que estranho que ninguém fabrique um aparelho desses (DI+headphone)... parece tão útil :\
Talvez dê pra resolver com um Powerclick + Radial JDI, então? alguém já usou powerclick, sabem se é legal?
Que estranho que ninguém fabrique um aparelho desses (DI+headphone)... parece tão útil :\
Talvez dê pra resolver com um Powerclick + Radial JDI, então? alguém já usou powerclick, sabem se é legal?
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takfar- Membro
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Interessante, eu nao conhecia esse DHA. Parece q ele faz todas as funcoes q vc busca... Talvez seja uma opcao.
Se nao me engano, o Lucas usa Powerclick e gosta muito.
Se nao me engano, o Lucas usa Powerclick e gosta muito.
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allexcosta- Administrador
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
allexcosta escreveu:Posso estar enganado, mas nao lembro de nenhum DI q tenha uma saida pra fone de ouvido, tipo o "Cafe Walter".
A solucao seria:
Pre > DI > Pre de fone
Ou um pre q seja DI como o Bass Driver + Pre de fone
Link do Cafe Walter:
http://www.cafewalter.com/ha1/index.htm
Pra quem quiser um amp de fone chique, pode comprar o da Fodera:
OBS - Mais uma vez, posso estar enganado...
galera nao tenho certeza mas esse pre de fone ai e so p/ praticar. c/ fone. solucao p/ estudar em ap.
pq o pre nao e dividido p/ a saida e p/ o fone.
JORGERA- Membro
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
allexcosta escreveu:Interessante, eu nao conhecia esse DHA. Parece q ele faz todas as funcoes q vc busca... Talvez seja uma opcao.
Se nao me engano, o Lucas usa Powerclick e gosta muito.
pois é, tem tudo, mas tb é completamente redundante com o VT Bass. Eu teria que dar uma pesquisada e descobrir se os timbres dele são comparáveis ao VT Bass; se forem, talvez até valha a pena esquecer o VTB e pegar esse aí (tb sai bem mais barato!). Se for fraco ou tiver outros problemas, acho que o jeito é ir de VTB+JDI+Powerclick
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Talvez dê pra resolver com um Powerclick + Radial JDI, então? alguém já usou powerclick, sabem se é legal?
Takfar, eu tenho o powerclick modelo DB05 eu o uso só pra estudar em casa (Deus me livre ser obrigado a usar fone nas gigs!).
Principal pró: Volume bem alto, se quiser;
Principal contra: O bichim é ruídoso hein...
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Fabricio Carvalho- Membro
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Eu tenho power click tmbm, uso soh pra estudo, mas ele tem uma saida amplificada pra fone e uma saida pro amp, na qual ele não faz nda...soh usei ao vivo uma vez, e nem fui eu, o baterista pediu e agnt jogo a voz de retorno pra ele...
abraços...
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bruno nunes- Membro
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
JORGERA escreveu:galera nao tenho certeza mas esse pre de fone ai e so p/ praticar. c/ fone. solucao p/ estudar em ap.
pq o pre nao e dividido p/ a saida e p/ o fone.
A solucao eh dividir o sinal no DI, mandando XLR pra mesa e 1/4" pra o pre de fone.
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allexcosta- Administrador
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Uma dúvida...
Se eu ligar o baixo no BDI, que funciona como Direct Box, direto numa mesa de som e da mesa para a placa de som... o som ainda estará balanceado?
Se eu ligar o baixo no BDI, que funciona como Direct Box, direto numa mesa de som e da mesa para a placa de som... o som ainda estará balanceado?
Rafael FindanS- Membro
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Se vc utilizar a saída XLR do pedal até uma entrada balanceada da mesa e a saída da mesa também via saída balanceada para entrada da placa de som balanceada, então todo seu trajeto será balanceado, desde o BDI até a placa de som.
Deve-se atentar também que, embora sinal balanceado seja muito melhor que o desbalanceado, só faz diferença mesmo a partir de grandes distâncias. Por ex, se vc quiser conectar equipamentos com até 2 metros, dá praticamente no mesmo.
Ah não ser que vc esteja num ambiente extremamente cheio de interferências, etc.
Mesmo assim, use sempre cabos de qualidade
[s]
Deve-se atentar também que, embora sinal balanceado seja muito melhor que o desbalanceado, só faz diferença mesmo a partir de grandes distâncias. Por ex, se vc quiser conectar equipamentos com até 2 metros, dá praticamente no mesmo.
Ah não ser que vc esteja num ambiente extremamente cheio de interferências, etc.
Mesmo assim, use sempre cabos de qualidade
[s]
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[s]
korg- Membro
- Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
A entrada da minha mesa de som pe balanceada sim.. tô em dúvida é na saída dela, que não há especificação.
Não entendi esse seu comentário sobre os 2 metros...
Não entendi esse seu comentário sobre os 2 metros...
Rafael FindanS- Membro
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Localização : São Paulo/SP
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Rafael FindanS escreveu:Não entendi esse seu comentário sobre os 2 metros...
Se a distância que o cabo vai percorrer é abaixo de 5 metros, geralmente não há necessidade (leia-se obrigatoriedade) de se usar cabos balanceados.
Basta um cabo de qualidade (desbalanceado mesmo) que vc terá praticamente a mesma qualidade de sinal. Mas, como mencionei, to supondo uso normal/básico dos cabos, tipo um homestudio, algo assim. Mas num lugar que esteja cheio de interferencias, dependendo, talvez não tenha como escapar do balanceado.
Mas claro , se puder , sempre use balanceado, pq não?!
____________________________
[s]
korg- Membro
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Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Rafael FindanS
A saída dela é cabo P10? Fatalmente será desbalanceada.
Saída balanceada costuma usar cabo XLR.
A saída dela é cabo P10? Fatalmente será desbalanceada.
Saída balanceada costuma usar cabo XLR.
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
A saída é por cabo RCA... fica desbalanceada?
Rafael FindanS- Membro
- Mensagens : 817
Localização : São Paulo/SP
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
sim.
Balanceada apenas por TRS ou XLR
Balanceada apenas por TRS ou XLR
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[s]
korg- Membro
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Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Ow shit...
No caso não tenho solução né? Ou tem algum adaptor para fazer a conversão?
Creio que a solução vai ser vender minha mesa e pegar uma com saída balanceada .... =/
No caso não tenho solução né? Ou tem algum adaptor para fazer a conversão?
Creio que a solução vai ser vender minha mesa e pegar uma com saída balanceada .... =/
Rafael FindanS- Membro
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Mas vc precisa da conexão balanceada!?
Qual distância da sua mesa pra placa?!
em que ambiente está tudo instalado?
Que cabos vc utiliza?
[s]
Qual distância da sua mesa pra placa?!
em que ambiente está tudo instalado?
Que cabos vc utiliza?
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korg- Membro
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Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Calma, não precisa desse desespero todo não.
Cuidado pra não ficar paranóico com esse lance de sinal balanceado!
Como o korg tá tentando lhe avisar, você não precisa de sinal balanceado caso o cabo seja curto.
Veja bem, microfones usam cabos balanceados porque o nível de tensão que sai dele é baixíssimo, e as vezes o cabo dele é bastante longo (vai do palco até a mesa de som, por vezes passando dos 8 metros de comprimento), aí na entrada da mesa esse sinal minúsculo vai precisar de uma grande amplificação para ser ouvido.
Nessa situação, qualquer ruído mínimo faz diferença. Porém, em distâncias curtas (até uns 5 metros), não há tanta necessidade de conexão balanceada. Além do mais, como o sinal já sai pre amplificado pelo BDI, o ganho a ser dado depois é bem menor que o de um microfone, chuto que mesmo em um cabo mais longo, usando todo o caminho desbalanceado, você não vá perceber aumento deu ruídos comparado a um caminho totalmente balanceado.
Cuidado pra não ficar paranóico com esse lance de sinal balanceado!
Como o korg tá tentando lhe avisar, você não precisa de sinal balanceado caso o cabo seja curto.
Veja bem, microfones usam cabos balanceados porque o nível de tensão que sai dele é baixíssimo, e as vezes o cabo dele é bastante longo (vai do palco até a mesa de som, por vezes passando dos 8 metros de comprimento), aí na entrada da mesa esse sinal minúsculo vai precisar de uma grande amplificação para ser ouvido.
Nessa situação, qualquer ruído mínimo faz diferença. Porém, em distâncias curtas (até uns 5 metros), não há tanta necessidade de conexão balanceada. Além do mais, como o sinal já sai pre amplificado pelo BDI, o ganho a ser dado depois é bem menor que o de um microfone, chuto que mesmo em um cabo mais longo, usando todo o caminho desbalanceado, você não vá perceber aumento deu ruídos comparado a um caminho totalmente balanceado.
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Hum, então não há o que temer, ehhehe
A distancia da minha mesa de som para a placa é bem curta, coisa de 30 cm... dessa maneira a necessidade de um cabo balanceado não seja tão evidente assim, certo?
Desde já, valeu pelo help =)
A distancia da minha mesa de som para a placa é bem curta, coisa de 30 cm... dessa maneira a necessidade de um cabo balanceado não seja tão evidente assim, certo?
Desde já, valeu pelo help =)
Rafael FindanS- Membro
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Thales_sr escreveu:Legal, mas uma pequena correção... (comentários entre parênteses)
Preamp:
- Aumentar o ganho. (OK)
- Diminuir a impedancia de saida. (Aumentar a de entrada... diminuir a impedância de saída é por outros métodos)
- Mudar o timbre. (No caso de prés para instrumentos, OK)
- Converter a conexao de desbalanceada para balanceada. (Nem todo preamplificador faz isso)
Por isso a frase em negrito:
allexcosta escreveu:Um preamp e um equipamento eletronico que tem como funcao alterar um sinal de audio de modo que seja melhor usado pelo equipamento que vai receber esse sinal (um amplificador, gravador, fone ou ate mesmo o ouvido humano). Isso pode incluir:
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allexcosta- Administrador
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Como é um tópico sobre áudiom preamps e afins, vou ressucitar.
Minha dúvida é em relação à preamps.
Um preamp onboard soa igual ao preamp de pedal, por exemplo?
Um pedal Tone Hammer, que é baseado no OBP-3, soa igual a este citado onboard?
Quais são as característas que diferem de um preamp interno e externo, basicamente a dúvida é essa!
Minha dúvida é em relação à preamps.
Um preamp onboard soa igual ao preamp de pedal, por exemplo?
Um pedal Tone Hammer, que é baseado no OBP-3, soa igual a este citado onboard?
Quais são as característas que diferem de um preamp interno e externo, basicamente a dúvida é essa!
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Rafael FindanS- Membro
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
^ ^ O Tone Hammer é diferente do OBP-3...
Dois prés idênticos, um interno e um externo, vão soar idênticos se o baixo usado com o externo não tiver nenhum circuito.
Dois prés idênticos, um interno e um externo, vão soar idênticos se o baixo usado com o externo não tiver nenhum circuito.
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allexcosta- Administrador
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Achava que eram o mesmo pré.
Não ficou totalmente claro para mim, mas deu pra sacar sua sentença.
Não ficou totalmente claro para mim, mas deu pra sacar sua sentença.
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Rafael FindanS- Membro
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Aew alguém me dar uma luz....
Como faço pra nãoperder os graves quando uso "efeito"??? Percebi que se dar um UP nos graves perco muita definição do efeito...
Tem pedal pra isso???
Ouvi falar que o loop blender faz isso??
Alguem confirma???
Como faço pra nãoperder os graves quando uso "efeito"??? Percebi que se dar um UP nos graves perco muita definição do efeito...
Tem pedal pra isso???
Ouvi falar que o loop blender faz isso??
Alguem confirma???
Cayo Castro- Membro
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Faz sim. Você joga o baixo numa das vias. E os efeitos no loop . Depois que os efeitos voltam, você mistura os dois a gosto. Ai você tem o sinal limpo do baixo (com todos os graves) e o sinal dos efeitos junto.
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Ah! saquei...
E me digam outras coisas:
Me digam um Preamp ( que seja tbm D.I) que seja bom e nao seja muito caro... hehe
Vlw aew Gomba pela resposta mano...!
E me digam outras coisas:
Me digam um Preamp ( que seja tbm D.I) que seja bom e nao seja muito caro... hehe
Vlw aew Gomba pela resposta mano...!
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" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro- Membro
- Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Behringer adi ou bdi; Hartke Bass Attack; MXR M-80 Bass DI; Sansamp Paradriver; Aguilar Tone Hammer; Sadowsky preamp/DI; John East Stomp Box.
O preço está mais ou menos em ordem crescente.
O preço está mais ou menos em ordem crescente.
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Pow Gomba vlw de novo, mano...
Já ouvi falar que o Adi funciona melhor que o Bdi...
Alguem confirma e sabe pq???
Já ouvi falar que o Adi funciona melhor que o Bdi...
Alguem confirma e sabe pq???
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Cayo Castro- Membro
- Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
É que o ADI tem controle de médios, o BDI não.
Mas se isso é melhor ou pior, varia caso a caso. Você pode odiar a timbragem do ADI e amar a do BDI...
Mas se isso é melhor ou pior, varia caso a caso. Você pode odiar a timbragem do ADI e amar a do BDI...
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Thales_Sr- Moderador
- Mensagens : 7435
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Então o ideal é testar os dois, né?! =/
Com meu baixo e meu Amp... =/
Díficil... pq tava querendo comprar pela internet ja que aqui onde moro não tem...! =/
Vo dar uma garimpada na internet e depois vejo o que faço...
Vlw aew Thales_Sr
Com meu baixo e meu Amp... =/
Díficil... pq tava querendo comprar pela internet ja que aqui onde moro não tem...! =/
Vo dar uma garimpada na internet e depois vejo o que faço...
Vlw aew Thales_Sr
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Cayo Castro- Membro
- Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Algum dos amigos já usou algum compressor de rack?Se sim qual usou e pra qual estilo de música?
SILVIAO- Membro
- Mensagens : 3487
Localização : Limeira
SILVIAO- Membro
- Mensagens : 3487
Localização : Limeira
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Já usei. Normalmente uso 4 vias de compressor: bumbo, caixa, baixo e voz principal, que são as coisas mais dinâmicas da música e que podem me dar problema de excesso / falta.
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Como regula o baixo no PA?
SILVIAO- Membro
- Mensagens : 3487
Localização : Limeira
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Sobre um uso de um pré-amp em baixos ativos....
Sempre ouço falar que se o baixo é ativo não precisa de pré, pelo "pré" interno...!
Alguem confirma???
Sempre ouço falar que se o baixo é ativo não precisa de pré, pelo "pré" interno...!
Alguem confirma???
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Cayo Castro- Membro
- Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Tecnicamente, nenhum baixo precisa de pré, pois o próprio amplificador tem.Sobre um uso de um pré-amp em baixos ativos....
Sempre ouço falar que se o baixo é ativo não precisa de pré, pelo "pré" interno...!
Alguem confirma???
"Musicalmente", você usa se quiser, com o baixo que quiser.
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Thales_Sr- Moderador
- Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
takfar escreveu:OK, qual seria, então o pré mais "limpo" (de preferência pra deixar flat o tempo todo), ... que se encontra por um bom preço?
[2] pq ninguém respondeu essa e eu tmb quero saber.. rsrsrs
chutarei dizendo que poderia ser o interessante MIC 200 da behringer, certo? ainda mais se estiver operando no modo "neutral"
Colono- Membro
- Mensagens : 557
Localização : RS
Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Pré transparente flat vai soar como se não existisse então porque usá-lo? Aguilar OBP-1 é bem transparente.
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allexcosta- Administrador
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Re: Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins...
Existe o pequeno Bartolini TC3 Booster Preamp, que dá até 12dB de clean boost, sem alterar o som do baixo, ou pode dar até 40dB de treble e/ou middle boost, dependendo do esquema feito no circuito, mas acho que isto não interessa a nós, baixistas! Comprei um TC3 para o meu headless, que está em construção, mas nem vou usá-lo. Mudei de idéia e decidi colocar um John East U Retro Bass Preamp nesse baixo!Colono escreveu:takfar escreveu:OK, qual seria, então o pré mais "limpo" (de preferência pra deixar flat o tempo todo), ... que se encontra por um bom preço?
[2] pq ninguém respondeu essa e eu tmb quero saber.. rsrsrs
chutarei dizendo que poderia ser o interessante MIC 200 da behringer, certo? ainda mais se estiver operando no modo "neutral"
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