Mudança de posição do captador split coil nos Precisions durante os anos
+7
Gomba
galegonobaixo
Daniel
Maurício_Expressão
renatogaragerock
allexcosta
Laysson
11 participantes
Página 1 de 1
Mudança de posição do captador split coil nos Precisions durante os anos
Opa, e aí pessoal, tudo tranquilo?
Tava lendo algumas coisas por aqui sobre o Fender Jazz Bass. Li que há uma mudança no posicionamento dos captadores dos baixos fabricados dos anos 60 pros anos 70. Me surgiu a duvida se nos Fender Precision já com o Split Coil há também essa mudança de posicionamento do captador se aproximando mais em relação ao braço ou ponte. Tem algum registro ou informação a respeito disso?
Tava lendo algumas coisas por aqui sobre o Fender Jazz Bass. Li que há uma mudança no posicionamento dos captadores dos baixos fabricados dos anos 60 pros anos 70. Me surgiu a duvida se nos Fender Precision já com o Split Coil há também essa mudança de posicionamento do captador se aproximando mais em relação ao braço ou ponte. Tem algum registro ou informação a respeito disso?
Laysson- Membro
Re: Mudança de posição do captador split coil nos Precisions durante os anos
Nos jazz só houve mudança no captador da ponte. Nunca ouvi falar de mudanças na posição do captador Precision...
allexcosta escreveu:Nos jazz só houve mudança no captador da ponte. Nunca ouvi falar de mudanças na posição do captador Precision...
Entendi, eu não tinha ouvido falar da mudança no Jazz Bass até que descobri aqui, aí me bateu essa dúvida por ter a imagem de que o Precision é um instrumento um pouco mais conservador em relação a manutenção do padrão quando adotou o Split Coil. hehe
Laysson- Membro
É que o captador do Precision fica situado direitinho numa região que dá um determinado harmônico que é bem o que faz o Precision "ter som de Precision".
Laysson escreveu:allexcosta escreveu:Nos jazz só houve mudança no captador da ponte. Nunca ouvi falar de mudanças na posição do captador Precision...
Entendi, eu não tinha ouvido falar da mudança no Jazz Bass até que descobri aqui, aí me bateu essa dúvida por ter a imagem de que o Precision é um instrumento um pouco mais conservador em relação a manutenção do padrão quando adotou o Split Coil. hehe
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
Também desconheço alteração na posição dos pick-ups de Precision.
Lembro que em 1957 houve a mudança completa do baixo. Não sei se a posição do modelo antigo (de 1951 a 1956) é diferente em relação ao modelo novo (de 1957 até hoje).
Lembro que em 1957 houve a mudança completa do baixo. Não sei se a posição do modelo antigo (de 1951 a 1956) é diferente em relação ao modelo novo (de 1957 até hoje).
Saquei, valeu demais pelas respostas!
Abraços!
Abraços!
Laysson- Membro
Maurício_Expressão escreveu:Lembro que em 1957 houve a mudança completa do baixo. Não sei se a posição do modelo antigo (de 1951 a 1956) é diferente em relação ao modelo novo (de 1957 até hoje).
Verdade. Reza a lenda que Maurício Expressão "himself" deu até conselhos a Léo Fender nesse dia histórico.
Daniel- Membro
Cra eu acho que houve uma pequena mudança sim:
Nesse P bass das eras tem uma badass que uma ponte mais comprida, com um jazz na ponte e ainda sobra um espaço generoso entre os captadores...
Ja nesse p-bass mais novo:
Tem a ponte standard que é mais curta que a badass e o jazz na ponte, e ainda assim tem menos espaço entre os captadores que no da foto acima...
Creio eu que eles mudaram a posição sim...
Nesse P bass das eras tem uma badass que uma ponte mais comprida, com um jazz na ponte e ainda sobra um espaço generoso entre os captadores...
Ja nesse p-bass mais novo:
Tem a ponte standard que é mais curta que a badass e o jazz na ponte, e ainda assim tem menos espaço entre os captadores que no da foto acima...
Creio eu que eles mudaram a posição sim...
galegonobaixo- Membro
acho que a mudança foi no captador da ponte, ein
acho que a mudança foi no captador da ponte, ein [2]
acho que a mudança foi no captador da ponte, ein [3]
os splits estão no mesmo lugar do escudo, se balizar pela parte superior do escudo.
os splits estão no mesmo lugar do escudo, se balizar pela parte superior do escudo.
vcrz- Membro
^ E a inversão da posição do captador split? Como neste do Rocco Prestia:
Parece q cavidade tb é invertida até para comportar o captador desta forma. Haveria alguma diferença timbrística?
Parece q cavidade tb é invertida até para comportar o captador desta forma. Haveria alguma diferença timbrística?
Kobaia- Membro
Pelo visto, o Rocco curte captador split desse jeito mesmo:
Fico me perguntando por quê?
Fico me perguntando por quê?
Kobaia- Membro
Kobaia escreveu:Haveria alguma diferença timbrística?
Gritante... As cordas mais agudas ganham um timbre mais pesado...
Os ibanez com P são todos assim. Mas confesso nao conhecer a origem da ideia.
Daniel- Membro
Explicação do Roger Sadowsky, que oferece a opção "Reverse P" há vários anos:
We began to offer the reverse P when we came out with the P-J 5. To date, as many players have preferred the standard to the reverse. If you are a "P" player, you will probably prefer the standard P---one of the reasons being that you are used to resting your thumb on the end of the bass coil.
The advantage of the Reverse P is as follows"
1) It moves the bass coil closer to the bridge which helps produce a "tighter" B string.
2) It puts the treble coil where a J-bass neck pickup is so when you are in the "neck/bridge combination" setting and pop the "G", it sounds closer to what it would on a J-bass.
Finally, when you play the P pickup by itself, it still sounds like a "P".
Hope this helps.
Roger
We began to offer the reverse P when we came out with the P-J 5. To date, as many players have preferred the standard to the reverse. If you are a "P" player, you will probably prefer the standard P---one of the reasons being that you are used to resting your thumb on the end of the bass coil.
The advantage of the Reverse P is as follows"
1) It moves the bass coil closer to the bridge which helps produce a "tighter" B string.
2) It puts the treble coil where a J-bass neck pickup is so when you are in the "neck/bridge combination" setting and pop the "G", it sounds closer to what it would on a J-bass.
Finally, when you play the P pickup by itself, it still sounds like a "P".
Hope this helps.
Roger
allexcosta escreveu:Kobaia escreveu:Haveria alguma diferença timbrística?
Gritante... As cordas mais agudas ganham um timbre mais pesado...
Interessante, Alex
Então, se quisermos fazer o mesmo esquema, em um precision custom por exemplo, poderíamos usar qualquer captador spli coil disponível no mercado, apenas invertendo o sentido dele ou esses são captadores específicos, fabricados para atuarem deste forma?
Digo isso por que, se for apenas "virar um split ao contrário", ao ponto em que "As cordas mais agudas ganham um timbre mais pesado..." as graves ganhariam um timbre "mais leve"?
Kobaia- Membro
^"Reverse P"! Eis o segredo do sucesso!
Kobaia- Membro
Qualquer captador P.
É como o Roger falou, evita que as graves fiquem "boomy" e que as agudas fiquem suaves demais...
É como o Roger falou, evita que as graves fiquem "boomy" e que as agudas fiquem suaves demais...
vcrz escreveu:acho que a mudança foi no captador da ponte, ein [3]
modo ??? on:
WTF é "balizar"
modo??? off
Ok ok, mas se colocar o jazz mais perto da ponte não caberia a badass(note que os carrinhos estão para trás da ponte e não "jogados" na ponta como o zaganin e outros fazem...logo o plate da ponte "sobra para frente...)logo o único jeito, creio eu, seria o P fosse mais para cima...
galegonobaixo- Membro
Laysson escreveu:Opa, e aí pessoal, tudo tranquilo?
o posicionamento do p nunca foi alterado desde o primeiro modelo lançado
Kobaia escreveu:^ E a inversão da posição do captador split? Como neste do Rocco Prestia:
Apesar do Rocco ser a lenda que é eu acho que o som do p invertido nao Prestia
ct.colela- FCBR-CT
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos