Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crise na OSB

+14
jiroumaru
Andrezinho
Tarcísio Caetano
luizribeiro
Vlad
PauloBassPVH
Mayo Pamplona
Edu Fettermann
fma
wellrod
Cantão
Wotan
José Carlos
GusVCD
18 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Crise na OSB - Página 2 Empty Re: Crise na OSB

Mensagem por luizribeiro Dom Abr 10, 2011 4:37 pm

Sá, com todo o respeito. Usar seu gosto pessoal, para definir quem é melhor que o outro, e pior ainda, quais compositores podem simplesmente ser descartados não é interessante para um forum de música.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por Convidado Dom Abr 10, 2011 4:38 pm

Caraca Luiz... Eu to tentando dizer que é apenas o meu gosto pessoal. E que as pessoas devem ouvir música baseado nele (o gosto pessoal de cada um)... Só isso...

E que a história não deve influenciar nossa escuta... Nada mais do que isso.

Não quero de forma alguma dizer quem é melhor que ninguém. Pelamordedeus!!!

Convidado
Convidado

Mensagem por luizribeiro Dom Abr 10, 2011 4:41 pm

devemos escutar um estilo históricamente importante para música como arte sim. Nunca vai ser interessante para o desenvolvimento artístico a julgamento do que vale mais pena, ou o que foi melhor ou o que eu mais gosto.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por Convidado Dom Abr 10, 2011 4:46 pm

Então tá...

Convidado
Convidado

Mensagem por luizribeiro Dom Abr 10, 2011 4:48 pm

oque eu acho, sá. É que você sabe da sua importância como um membro influente do Forum e que por conta disso você deveria ser mais cuidadoso com a exposição do seu gosto pessoal.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por luizribeiro Dom Abr 10, 2011 4:52 pm

não quero que algum moderador feche o tópico, ele é muito mais importante que esse tipo de discussão.
E digo mais eu daria um cartão vermelho ao maestro da OSB.
Se for uma reformulação justa da orquestra, o maestro também deveria passar por algum tipo de prova, não somente os músicos. Digo isso pois ao contrário do Neschiling que foi contratado para reformular a osesp, o roberto é parte de todos os problemas que vem acontecido na OSB.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por Convidado Dom Abr 10, 2011 5:00 pm

Meu camarada eu te entendo totalmente...

Eu digo essas coisas, simplesmente por ter, durante muito tempo, sido um cara que pesquisava demais sobre música... Comprava e devorava dezenas de discos semanalmente. Me dedicava realmente a tentar conhecer de forma mínima o máximo de coisas que pudesse.

Eu relativizava tudo que não me agradava, por saber da importância histórica, enfim por saber que aquilo é bom, mesmo que não fosse agradável aos meus ouvidos...

Fazia isso pois pensava ser essencial, conhecer tudo ou o máximo de coisas possível, digerir tudo, saber o máximo sobre aquilo que eu faço, que é música.

Com o tempo, fui conhecendo grandes mestres que me mostraram outro caminho, e percebi que só poderia contribuir para o meu desenvolvimento artístico, aquilo que me emociona de fato, independente de qualquer coisa. Sinto que perdi muito tempo com isso, então tento alertar os amigos com relação a essa questão... Com o lance do acesso instantâneo a qualquer tipo de informação, vejo isso acontecer com muita gente, e lembro que provavelmente um compositor brasileiro na época do Villa Lobos, tinha muito menos acesso às gravações de obras de qualquer época como temos hoje... E isso vale pra qualquer compositor, em qualquer lugar... E mesmo assim, foram os mestres que foram e deixaram a obra que emociona o mundo até hoje. Então tento relativizar um pouco a importância da informação no nosso desenvolvimento como artista, criador, e não simplesmente como conhecedor...

Eu não vejo problema nessas discussões mais acaloradas hehe Respeito muito todos vcs e curto sempre ouvir o que vcs tem a dizer, pra gente bater papo mesmo.

Prometo pela ultima vez nao mais desvirtuar :-)

Última edição por Sá Reston em Dom Abr 10, 2011 5:04 pm, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado Dom Abr 10, 2011 5:01 pm

Trazendo de volta ao tema:

também não tenho dúvida que a situação do Minzsuc é insustentável... Diz-se por aqui que a questão é: quem ele vai levar junto pro caixão? hehehehe

Convidado
Convidado

Mensagem por luizribeiro Dom Abr 10, 2011 5:11 pm

A merd... vai ser isso mesmo. Quem ele vai levar pro caixão. Infelizmente por motivos pessoais o Neschiling conseguiu demitir o Sérgio Oliveira da OSESP. que incontestavelmente é um super baixista e que a qualidade dele como músico sem dúvidas não foi o que levou a demissão dele. Tomara que exemplos como esse não seja o futuro da OSB.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por Mayo Pamplona Dom Abr 10, 2011 5:45 pm

Eu achei a carta do Sérgio qualquer nota. Não é específica, mistura questões que não estão sendo postas em discussão nessa situação. Também não acho nada legal se orgulhar de não se interessar por outras culturas. Tudo bem que o sentido pode e deve ser outro e não pura xenofobia e patriotismo, mas se foi assim a carta foi muito mal escrita.

Membro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Mensagem por Mayo Pamplona Dom Abr 10, 2011 5:53 pm

Não duvido se o Minsuck permanecer na orquestra e tudo isso ser esquecido pelo público em breve. A orquestra vai ficar anos sem tocar decentemente, mas vão injetar grana suficiente pra coisa acabar funcionando. Por incrível que pareça, acredito que os músicos são a parte fraca desse cabo de guerra. A única forma de protesto possível além de textos pela internet é impopular: é greve. Greve incomoda o público, que logo se cansa de querer saber o que acontece internamente em qualquer âmbito. Vão querer é que a orquestra toque, afinal é financiada com o dinheiro público. E profissional é pra exercer a sua profissão, não pra ficar protestando a vida toda. E por que afinal é esse protesto? Vão ler na Veja e no Globo que é porque se recusaram a fazer provas pra fiscalizar a sua competência. Ué? Têm mais é que fazer provas, não é? Tão com medo?

Membro

Mensagem por luizribeiro Dom Abr 10, 2011 6:31 pm

Tem razão, Mayo. De certa forma orquestra funciona como empresa. Quem se ferra sempre são os empregados.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por Boss2K Dom Abr 10, 2011 9:55 pm

Crise na OSB: plateia vaia maestro, que é obrigado a cancelar espetáculo. Veja vídeo

A crise entre os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e o diretor artístico e regente titular, Roberto Minczuk, ganhou novos capítulos neste sábado, quando uma apresentação no Teatro Municipal do Rio foi interrompida pelas vaias da platéia, que chamava o maestro de "ditador".Após
20 minutos, Minczuk, que subiu ao palco com a OSB jovem, se retirou,
sendo seguido pelos músicos. Pelos alto-falantes, a direção avisou que o
espetáculo estava cancelado e pediu que a platéia se retirasse. Um dos
músicos tentou ler um manifesto contra a forma como a OSB vem sendo
administrada por Minczuk, mas o som do teatro foi cortado. Do lado de
fora do Municipal, na Cinelândia, os músicos da OSB tocavam na calçada,
em protesto.Veja o vídeo das vaias no Municipal:

<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/lCYpUSM3iyE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Quase a metade dos profissionais da sinfônica foi reprovada e outros foram
demitidos por se rebelarem contra as avaliações de desempenho
determinados pelo diretor Roberto Minczuk.

Fonte:
http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2011/04/10/crise-na-osb-plateia-vaia-maestro-que-e-obrigado-a-cancelar-espetaculo-veja-video/

Crise na OSB - Página 2 943615

Boss2K
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Abr 10, 2011 10:15 pm

Caramba!
Como eu lamento essa confusão toda!
pale
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Fernando Zadá Dom Abr 10, 2011 10:49 pm

Acompanhei um pouco, muito de leve o que ocorreu aqui em Sp quando estava na cooperativa de música como diretor e os meandros que existem na interna. Muita gente se acomoda por lá sem merecer mesmo o posto e logicamente muita gente é trazida por simpatia ou QI. Não vejo essa situação como um problema unilateral mas sim como um problema cultural em relação a emprego e empregador. Ocorreu algo parecido na jazz sinfônica e em menor dimensão mas quando conversado em particular a coisa fedia muito. Músico falando que músico era ruim e tinha que sair mesmo, músico acusando maestro de favorecer amigos e por ai vai...
Acho que o lance de provas e reciclagem deve mesmo acontecer o dificil é criar mecanismos justos para isso e para corrigir a sindrome de funcionário público que alguns músicos tem que os leva a se acomodar.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Wotan Seg Abr 11, 2011 12:03 am

Fernando Zadá escreveu:... a sindrome de funcionário público que alguns músicos tem que os leva a se acomodar.
A OSB não é uma instituição pública. É privada e patrocinada por instituições públicas. Seus funcionários não são funcionários públicos.

Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Seg Abr 11, 2011 1:07 pm

Mas me referia ao que ocorreu aqui dentro da antiga ULM e Jazz Sinfônica que por sinal era toda irregular sem contratação e etc...
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Mayo Pamplona Ter Abr 12, 2011 5:57 pm

Postado através do facebook:

Manifesto da OSESP em apoio aos músicos da OSB
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo Manifesto público de apoio aos músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira Nós, músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP, aqui representados na figura de sua Associação de Músicos - APOSESP, vimos a público manifestar nossa total solidariedade para com os colegas da OSB. Embora apoiadores das iniciativas cuja finalidade seja a excelência técnica, artística e musical, não podemos concordar com o processo imposto pela FOSB a seus músicos. Da mesma forma, estamos indignados e perplexos com as demissões de nossos colegas. Fruto da fatuidade administrativa dentro da FOSB, este radicalismo fere, no mínimo, a dignidade destes profissionais que vem dedicando grande parte de suas vidas à excelência da OSB e à música sinfônica brasileira. Confiantes no diálogo franco e transparente como único caminho para se alcançar o entendimento, esperamos que uma solução conciliadora e equilibrada ponha fim a este episódio constrangedor, revertendo de forma irrefutável todo o radicalismo das decisões e promovendo a readmissão imediata dos músicos. São Paulo, 11 de Abril de 2011 Sávio Araújo Presidente da APOSESP aposesp@gmail.com
Por: Elber Ramos Bonfim

Membro

Mensagem por PauloBassPVH Qui Abr 14, 2011 3:46 pm

Saiu hoje no G1
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/04/musicos-demitidos-se-reunem-para-elaborar-contraproposta-osb.html

Membro

Mensagem por Tarcísio Caetano Qua Abr 20, 2011 3:33 pm

Pessoas,

não sei se sabem, mas a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, também, passou por processo semelhante a este da OSB.
Abaixo, coloco o link da AMOS-MG, para que vocês tomem ciência, que isto que está acontecendo com a OSB, não é "privilégio" dela, infelizmente.
http://amos-mg.blogspot.com/

Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Crise na OSB - Página 2 Empty PELA RENÚNCIA DOS DIRIGENTES DA FOSB POR INCÚRIA!

Mensagem por Angelo Heleodoro Ter Abr 26, 2011 11:07 pm

PELA RENÚNCIA DOS DIRIGENTES DA FOSB POR INCÚRIA!

Anteriormente, no início da crise instaurada na OSB, opinei sobre a insensatez do Maestro Minczuck (ver http://brassil.ning.com/profiles/blogs/osb-e-todas-as-orquestras-e). Agora a crise assumiu proporções colossais e vale analisar a questão de um ponto de vista estritamente técnico. O melhor de qualquer ser humano reside em seu coração (é claro, no sentido metafórico), pois é nele que se encontram o melhor da sua criatividade, lealdade, energia e a verdadeira Fé. Assim, se o que se deseja é o melhor de uma pessoa, é preciso, antes de mais nada, cativar seu coração. Aliás, diziam os antigos, “Mais vale um grama de lealdade que um quilo de inteligência ou competência”. Sábias palavras. Gente leal nunca “puxa o tapete” ou dá “boladas nas costas” de seus líderes/comandantes/chefes. Já o desleal inteligente e competente poderá fazer isso em grande estilo, apurada técnica e bem ligeiro. Quando o traído perceber, já poderá estar indo à lona ou à bancarrota. Só há uma maneira de cativar o coração: sendo verdadeiro. O oposto é ser dissimulado. Aliás, quem finge sinceridade é facilmente percebido como dissimulado pelas pessoas minimamente vividas e o resultado da tentativa de cativar esboroará em desconfiança, o maior veneno de todas as relações. Torna-se evidente a gênese do mundo sombrio em que se transformou a OSB para mais da metade de seus músicos e de grande parte do público: postura dissimulada mais atitudes e ações equivocadas de seus atuais dirigentes.

INVENTANDO FUTURO - As visões do futuro para as instituições e povos emanam de seus líderes/dirigentes. No entanto, para que se concretizem, essas visões precisam ser comunicadas/compartilhadas com sua comunidade, com suas equipes. Aliás, bons líderes estão sempre dialogando com seus liderados. Dessa comunicação/compartilhamento surge o ACORDO SOBRE DIRECIONAMENTO. E é esse acordo a força poderosa, capaz de transformar em realidades as visões do futuro. Os faraós elaboraram a visão das Pirâmides, mas quem as construiu foi o povo egípcio, motivado por um acordo sobre direcionamento, no caso fundamentado em bases religiosas.
Se os gestores da FOSB pretendiam elaborar um visão para o futuro da OSB, deviam ter escutado sua principal equipe, a orquestra, compartilhando essa visão e chegando a um acordo sobre direcionamento. Esse procedimento básico de qualquer liderança medianamente preparada não foi levado em conta e os resultados estão aí. Gestores de qualquer instituição precisam ter em mente que mais importante que a VELOCIDADE é a DIREÇÃO. Velocidade é uma tática que deve permanecer a serviço da estratégia. Não haveria crise alguma, e certamente estaríamos aplaudindo o aperfeiçoamento da OSB, se, previamente, tivessem sido escutados os músicos da OSB e a comunidade. A OSB estaria na direção correta, numa velocidade adequada e sem o desgaste e o esperdício de energia causados pelo despreparo e precipitação de seus dirigentes. As empresas de ponta primam pela melhoria contínua de seu clima organizacional e das condições de trabalho de seus integrantes, inclusive para atrair os melhores profissionais. No sombrio mundo de desconfianças instaurado na OSB só podem prosperar a incerteza, a mágoa, o ódio e as retaliações. O que poderia ser pior para qualquer instituição?
Menosprezaram a inteligência e a capacidade de mobilização de seus músicos e o resultado está aí: desmoralização (vide Maestro Marlos Nobre: http://www.dihitt.com.br/n/arte-cultura/2011/04/15/marlos-nobre-se-dirige-a-roberto-minczuck) e humilhação (vide reação da Orquestra Jovem: http://www.blogintellectus.com.br/historia/index.php/2011/04/a-osb-nao-tem-outra-saida-senao-demitir-o-maestro-roberto-minczuk/) do Maestro Minczuck, e vários focos de cizânia e rotas de colisão: músicos x dirigentes da OSB, OSB x sindicato, platéia x platéia, etc. Se os gestores da FOSB têm/tinham uma visão para o futuro da OSB, certamente não era o que estamos testemunhando. Então, precisam ter a humildade de reconhecer que cometeram grave incúria ou erro de gestão e renunciarem todos, em prol do bem maior que é o progresso da instituição Orquestra Sinfônica Brasileira. Ou então, não sei se é estatutária ou juridicamente possível, serem banidos da FOSB por terem sido, nesse caso, inconsequentes, ou seja, terem incorrido nessa empresa de desfecho incerto que é a arriscadíssima e perigosa GESTÃO TEMERÁRIA.

Angelo Heleodoro
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo