Improvisação Brazuca - Solo do Sivuca - "Forró da Penha"
+3
Henrique Alencar
AdrianoBSB
LuCaSbass
7 participantes
Página 1 de 1
Improvisação Brazuca - Solo do Sivuca - "Forró da Penha"
A exemplo do que vem fazendo nosso amigo LucasBass e tantos outros baixistas já fizeram, tenho tirado solos de outros instrumentos pra desenvolver o fraseado...
Minhas referências são todas brazucas, e um dos meus prediletos é o saudoso mestre Sivuca. Tirei esse solo dele e deixo aqui mais como exemplo de improviso brasileiro, pra alguns talvez nao seja claro o quanto nossos estilos tem suas características fortes, ou sobre a que nos referimos quando falamos em "linguagem brasileira de improvisação"... Esse solo curto e simples do Sivuca é uma aula de Forró, purinho! hehe A harmonia é só A e G, e o solo é todo construído usando as notas das tríades dos acordes e a escala de A mixolídio. A mágica acontece nos motivos rítmicos que o mestre usa.
obs: a faixa foi ripada de um vinil, entao a rotação está cambaleante em alguns momentos
obs2: diminuí um pouco a velocidade do track, o tempo real é mais rápido.
obs3: meu baixo nao tem o mi agudo no fim do solo, tentei no bend, mas... hehehehe
<embed src="http://www.4shared.com/embed/531892201/89432567" width="320" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Minhas referências são todas brazucas, e um dos meus prediletos é o saudoso mestre Sivuca. Tirei esse solo dele e deixo aqui mais como exemplo de improviso brasileiro, pra alguns talvez nao seja claro o quanto nossos estilos tem suas características fortes, ou sobre a que nos referimos quando falamos em "linguagem brasileira de improvisação"... Esse solo curto e simples do Sivuca é uma aula de Forró, purinho! hehe A harmonia é só A e G, e o solo é todo construído usando as notas das tríades dos acordes e a escala de A mixolídio. A mágica acontece nos motivos rítmicos que o mestre usa.
obs: a faixa foi ripada de um vinil, entao a rotação está cambaleante em alguns momentos
obs2: diminuí um pouco a velocidade do track, o tempo real é mais rápido.
obs3: meu baixo nao tem o mi agudo no fim do solo, tentei no bend, mas... hehehehe
<embed src="http://www.4shared.com/embed/531892201/89432567" width="320" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Última edição por Sá Reston em Dom Mar 13, 2011 2:20 am, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Improvisação Brazuca - Solo do Sivuca - "Forró da Penha"
Massa cara! To pegando uns lances brazucas tambem, em breve devo gravar alguma coisa hehe
Sivuca era o cara!
Sivuca era o cara!
Tirei um animal do Heraldo do Monte, depois eu gravo e posto tb hehe
Convidado- Convidado
Em pleno carnava um forrozinho para animar hehehehe.
Parabéns Sá ficou animal!!
Parabéns Sá ficou animal!!
Excelente, comecei a tirar solos também é um ótimo exercício.
www.sareston.com/blog
Abraço!!
www.sareston.com/blog
Abraço!!
Convidado- Convidado
Sá, você conheçe o "Chorinho pra Ele"?
Composição acho que é Hermeto e Sivuca né?
Pra mim um dos choros mais bonitos...
Composição acho que é Hermeto e Sivuca né?
Pra mim um dos choros mais bonitos...
Mateus Bass- Membro
Sim, essa é um clássico. A composição é só do Hermeto mesmo, dedicada a um dos irmãos dele.
A parte C, com as frases em fusas (sobre os acordes menores com 6a), é famosa pela dificuldade. Classicão mesmo, quem curte música brazuca tem que tirar essa daí.
A parte C, com as frases em fusas (sobre os acordes menores com 6a), é famosa pela dificuldade. Classicão mesmo, quem curte música brazuca tem que tirar essa daí.
Convidado- Convidado
Hermeto tem isso da parte C complicada rsrs
uma vez fui num show dele e ele foi fazer uma música com sanfona, acho que era o Forró Brasil e disse "essa melodia no meio eu dobrava quando era jovem, mas agora to velho e vou fazer reta mesmo"
uma vez fui num show dele e ele foi fazer uma música com sanfona, acho que era o Forró Brasil e disse "essa melodia no meio eu dobrava quando era jovem, mas agora to velho e vou fazer reta mesmo"
fma- Membro
Muito bom Sá , eita musicalidade danada de boa...e engrosso o coro...o sivuca era o cara...
Cantão- Moderador
Vou regravar esse solo depois com um andamento mais rápido e uma qualidade de gravação mais legal... Assim que fizer posto aqui.
A gente é muito sortudo de ter tantos gigantes como esses aqui no Brasil... Hermeto, Sivuca, Guinga, Dominguinhos, Pixinguinha, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Chico Buarque, Villa Lobos, Jackson do Pandeiro, Edu Lobo, são tantos e tantos... São muitos "os caras" hehehe
A gente é muito sortudo de ter tantos gigantes como esses aqui no Brasil... Hermeto, Sivuca, Guinga, Dominguinhos, Pixinguinha, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Chico Buarque, Villa Lobos, Jackson do Pandeiro, Edu Lobo, são tantos e tantos... São muitos "os caras" hehehe
Convidado- Convidado
É verdade , o Brasil é berço de muitos "caras"...abraço Sá...
Cantão- Moderador
Saudações musicas! + q belo artigo! Gratoo!
Tenho uma dúvida! ..alguém sabe dizer se essa obra de arte caminha nos aspectos do bairro da Penha, zn RJ?
Moro aqui no bairro e tenho essa dúvida.
Bom trabalho a todos! Grato! ..abraços musicais!.
Tenho uma dúvida! ..alguém sabe dizer se essa obra de arte caminha nos aspectos do bairro da Penha, zn RJ?
Moro aqui no bairro e tenho essa dúvida.
Bom trabalho a todos! Grato! ..abraços musicais!.
Alessandro Magalhães- Membro