John Patitucci e o samba
+6
Christian
webercar
PauloBassPVH
allexcosta
Claudio
fma
10 participantes
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 1 de 1
John Patitucci e o samba
Para quem acompanha a carreira dele, não é novidade que vira e mexe o Patitucci toca algum samba ou outros ritmos brasileiros. O disco Mistura Fina e Songs, Stories and Spirituals tem um monte de sambas.
Já ouvi opiniões bem diversas sobre ele se aventurando nos nossos ritmos e queria saber o que os colegas acham.
Tem pouca coisa no youtube, então sugiro que ouçam os discos citados, tb tem algo na video-aula dele.
<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/4rOgWdLeqpM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe title="YouTube video player" width="640" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/HLRLrF34jU0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Já ouvi opiniões bem diversas sobre ele se aventurando nos nossos ritmos e queria saber o que os colegas acham.
Tem pouca coisa no youtube, então sugiro que ouçam os discos citados, tb tem algo na video-aula dele.
<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/4rOgWdLeqpM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe title="YouTube video player" width="640" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/HLRLrF34jU0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
fma- Membro
Re: John Patitucci e o samba
<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/GW0rPVBns5E" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
fma- Membro
Já assisti o Patitucci aqui no Rio algumas vezes, no antigo Mistura Fina, tocando Samba e Bossa-Nova... o cara é mestre, sabe muuuito!
Claudio- Membro
Acho bom. É a interpretação dele da música brasileira, por isso o sotaque é bem diferente...
Tenho dificuldade pra escutar o Patitucci tocando elétrico desde que ele migrou da Smith pra Yamaha. Hoje em dia prefiro o trabalho dele no acústico...
Tenho dificuldade pra escutar o Patitucci tocando elétrico desde que ele migrou da Smith pra Yamaha. Hoje em dia prefiro o trabalho dele no acústico...
Eu penso a mesma coisa, depois dessa fase também não gosto muito de escutar.allexcosta escreveu:
Mas Eletric Band em 1986 com aquele Smith, é sensacional.
allexcosta escreveu:
Hoje em dia prefiro o trabalho dele no acústico...
Sem dúvidas! desde o CD "One More Angel" que passei a ter essa certeza.
Claudio- Membro
Quando o Patitucci usa a música brasileira como inspiração, acho bacana, bom mesmo!
Quando ele toca música brasileira, acho chato.
Claro que o cara é um mestre e domina o instrumento tão profundamente, que nada que ele toca fica ruim, é sempre tudo em altíssimo nível... Mas ouvindo com o ouvido não-músico, acho ele tocando música brazuca "camisa de botão enfiada pra dentro da calça" demais... ehehe
Isso aqui, por exemplo, acho bonito demais...
Claramente inspirado em música cubana/latina, mas com uma qualidade harmônica que é dele e ninguém tasca! Sou fã
A versão de estúdio dessa parada tem um dos timbres mais bonitos de baixo elétrico que eu já ouvi. É demais...
Claro que o cara é um mestre e domina o instrumento tão profundamente, que nada que ele toca fica ruim, é sempre tudo em altíssimo nível... Mas ouvindo com o ouvido não-músico, acho ele tocando música brazuca "camisa de botão enfiada pra dentro da calça" demais... ehehe
Isso aqui, por exemplo, acho bonito demais...
Claramente inspirado em música cubana/latina, mas com uma qualidade harmônica que é dele e ninguém tasca! Sou fã
A versão de estúdio dessa parada tem um dos timbres mais bonitos de baixo elétrico que eu já ouvi. É demais...
Última edição por Sá Reston em Qui Mar 17, 2011 7:09 pm, editado 3 vez(es)
Convidado- Convidado
Sá Reston escreveu:Quando o Patitucci usa a música brasileira como inspiração, acho bacana, bom mesmo!
Idem. É como um gringo apaixonado por samba tentando sambar. Falta a ginga. Mas tecnicamente nem se discute, é fera.
webercar- Membro
Mas não atribuo isso ao fato de ele ser gringo não... Penso a mesma coisa com relação a um grande número de músicos brasileiros.
E o tópico é sobre o Patitucci, não quero desvirtuar. hehe
Convidado- Convidado
Tem um disco do Patitucci que tem uma versão de "Lei" do Djavan (com a Luciana Souza) nos vocais que exemplifica bem o que eu estou dizendo.
Em compensação, a original com o Sizão Machado...
Mas aí também é covardia hehe
Em compensação, a original com o Sizão Machado...
Mas aí também é covardia hehe
Convidado- Convidado
Sá Reston escreveu:Mas não atribuo isso ao fato de ele ser gringo não... Penso a mesma coisa com relação a um grande número de músicos brasileiros.
Eu sei Sá, tbm acho q vale para não gringos. só fiz uma analogia.
abraços meu camarada....
webercar- Membro
tem um arranjo da Musica Lei do Djavan que ele toca em um dos seus albuns, eu acho magistral
Christian- Membro
Eu tenho o CD Mistura Fina,é sensacional, apesar da diferença de sotaque, como disse o Allex.
Eu gosto do JP, mas a "Bate um Balaio" com o Nico é 19345917329471 vezes melhor...
Porquê?
Eu gosto do JP, mas a "Bate um Balaio" com o Nico é 19345917329471 vezes melhor...
allexcosta escreveu:
Tenho dificuldade pra escutar o Patitucci tocando elétrico desde que ele migrou da Smith pra Yamaha.
Porquê?
Amagomes- Membro
^ Porque o som que ele tira no TRB é muito agudo e estridente pra mim... Cresci ouvindo o Patitucci no Smith e comprei o primeiro CD depois que ele assinou contrato com a Yamaha. Nunca consegui ouvir todo...
"^"
É verdade...acho que é a pegada dele, principalmente nos solos. É quase uma guitarra semi-acústica na sonoridade...
É verdade...acho que é a pegada dele, principalmente nos solos. É quase uma guitarra semi-acústica na sonoridade...
Amagomes- Membro
"camisa de botão enfiada pra dentro da calça" foi ótima, literalmente, no caso do Patitucci rsrs
prefiro a música dele hoje do que nos dois primeiros discos, embora o timbre do Smith seja sensacional, não gosto muito hoje daquela estética fusion 80's tipo Elektric Band... o som da batera, o som dos synths.
Fora os timbres, prefiro hoje pq as músicas ficaram menos orientadas em chops e mais em melodias.
Dá pra notar que tem uma baita diferença entre o Patitucci tocando samba na video aula e ele tocando Lei em 2000 e pouco, percebe-se que ele estudou e melhorou.
Alguém sabe a partir de qual disco ele comecou a tocar com Yamaha?
prefiro a música dele hoje do que nos dois primeiros discos, embora o timbre do Smith seja sensacional, não gosto muito hoje daquela estética fusion 80's tipo Elektric Band... o som da batera, o som dos synths.
Fora os timbres, prefiro hoje pq as músicas ficaram menos orientadas em chops e mais em melodias.
Dá pra notar que tem uma baita diferença entre o Patitucci tocando samba na video aula e ele tocando Lei em 2000 e pouco, percebe-se que ele estudou e melhorou.
fma- Membro
fma escreveu:<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/GW0rPVBns5E" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Eu cago de rir toda vez que assisto essa tentativa deles....seria interessante o Rick e Prateado (gig do Belo) gravarem uma resposta a esse vídeo tocando o msm tema...isso pra não dizer Arthur Maia e Marcio Bahia.
Acho que Another World ( Excelente Disco na minha opinião )
Guilé escreveu:
Eu cago de rir toda vez que assisto essa tentativa deles....seria interessante o Rick e Prateado (gig do Belo) gravarem uma resposta a esse vídeo tocando o msm tema...isso pra não dizer Arthur Maia e Marcio Bahia.
Não acho que isso seja necessário... você imagina só, se todos os gringos que nascem em berço de Jazz, resolvessem gravar uma resposta para brasileiros e outros que tentam tocar o gênero deles?
Claudio- Membro
Também prefiro o Patitucci no acústico, e tocando jazz e outras músicas americanas. O último disco dele, Remembrance, é bélissimo! Além do trabalho dele com o Wayne Shorter e a Akoustic Band do Chick Corea ser fantástico!
Tenho uma video-aula dele de acústico que é impressionante! Na verdade foi gravada num wokrshop no David Gage, e é bem melhor que as de elétrico hehe
Tenho uma video-aula dele de acústico que é impressionante! Na verdade foi gravada num wokrshop no David Gage, e é bem melhor que as de elétrico hehe
fma escreveu:"camisa de botão enfiada pra dentro da calça"
Pra não falar no cabelinho com gel na época da vídeo aula!!! Era tudo complementar, os timbres de synth, as roupinhas coloridas, o mullet do Dave Weckl... Tudo isso faz parte e marcou a estética fusion dos 80... kkkkkkkk
Eu curto porque ouvia esses sons na época, mas realmente a escolha nos timbres melhorou... Só que isso foi acontecendo com o tempo, tem discos da época do Ken Smith em que há temas lindos com sonoridades de gravação e tmbres incríveis, já fugindo do "disco de baixista".
Convidado- Convidado
Pois é, Sá... adoro Patitucci nos discos recentes, adoro Chick Corea no Return to Forever, adoro Dave Weckl com Michel Camilo, mas Elektric band não me agrada muito.
fma- Membro
fma escreveu: adoro Chick Corea no Return to Forever
Cara, aqueles dois discos com ele + Stanley Clarke, Airto, Flora Purim e Joe Farrel são muito animais, eu piro mesmo.
Apesar de o Stanley tocando samba (pelo menos nessa época) ser umas 50 vezes pior que o Patitucci hehehe
Convidado- Convidado
cara, o disco Light as a Feather deve estar entre os 5 que mais ouvi na vida.
Eu gosto do Stanley nesse disco, mesmo não tocando exatamente samba rsrs ele faz uns lances tipo, em vez de tônica e quinta, faz tônica e décima segunda, que é interessante e difícil, ainda mais no acústico.
Ele tocando em um disco do Airto, que me foge o nome, também é legal.
Eu gosto do Stanley nesse disco, mesmo não tocando exatamente samba rsrs ele faz uns lances tipo, em vez de tônica e quinta, faz tônica e décima segunda, que é interessante e difícil, ainda mais no acústico.
Ele tocando em um disco do Airto, que me foge o nome, também é legal.
fma- Membro
^^^exatamente hehehe
Acho que o disco é o Virgin Land, do Airto.
Acho que o disco é o Virgin Land, do Airto.
Convidado- Convidado