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Mensagem por cvmoretti Qua Mar 23, 2011 5:03 pm

Pessoal dá uma olhada nesse baixo que vi no mercado livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-176615507-baixo-art-pro-5-cordas-em-acrilico-total-transparente-bx5acr-_JM

tem um visual bacana mas o som não me agradou mto...

será que existe algum baixo de acrilico com um som legal???

abraços!

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Mensagem por Lucca Brasi Qua Mar 23, 2011 5:14 pm

Pra Ser Sincero nunca Ouvi o Som desses tipos de baixo, mais Acrilico e Caro tambem, Continuaria com baixos feito de Madeira.

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Mensagem por cvmoretti Qua Mar 23, 2011 5:16 pm

da uma olhada no anúncio, tem um vídeo de um cara tocando com ele...
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Mensagem por Lucca Brasi Qua Mar 23, 2011 5:18 pm

cvmoretti escreveu:da uma olhada no anúncio, tem um vídeo de um cara tocando com ele...

Desculpa Não vi o Video más vejo mais tarde

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Mensagem por gsfteodoro Qua Mar 23, 2011 5:18 pm

É horrível...
Pesado pra caramba e um som de lata...
Minha opinião.
Eu testei em uma loja da baixada...

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Mensagem por Bruno A. L. Veloso Qua Mar 23, 2011 5:32 pm

Que som terrível, me desculpe. A idéia é legal , mas o som

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Mar 23, 2011 5:33 pm

Esse material nunca proporcionou boa sonoridade, os antigos baixos Ampeg de plexiglass disfarçavam um pouco isso com a escala curta....
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Mensagem por JAZZigo Qua Mar 23, 2011 5:59 pm

^
Ideia nem um pouco original, haja vista que o Ampeg Plexiglas citado pelo Bertola foi lançado na NAMM de 1969, e que som horroroso, aliás, que som????! E no slap então!!! Evil or Very Mad De qualquer forma, pelo preço, talvez até valesse a pena como objeto de decoração na parede de um estúdio ou casa noturna...

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Mensagem por Gomba Qua Mar 23, 2011 6:08 pm

Se o vídeo fosse melhor tocado e melhor captado, daria pra se ter alguma noção de som...
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Mensagem por JAZZigo Qua Mar 23, 2011 6:18 pm

Gomba escreveu:Se o vídeo fosse melhor tocado e melhor captado, daria pra se ter alguma noção de som...
Desconfio que o som é aquele mesmo, Gomba! Razz

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Mensagem por AlexTerencio Qua Mar 23, 2011 6:38 pm

tinha visto uma guitarra Ibanez feita em acrilico, baixo é a primeira vez...não achei legal não.
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Mensagem por Gomba Qua Mar 23, 2011 6:41 pm

Tem som de nada mesmo, JAZZigo? Tenso...
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Mensagem por JAZZigo Qua Mar 23, 2011 7:14 pm

Gomba escreveu:Tem som de nada mesmo, JAZZigo? Tenso...
Eu tava de comédia, Gomba, pois nunca vi ouvi um desses de perto. De qualquer forma, acho que não é difícil imaginar. Não há ressonância suficiente no corpo de acrílico para alterar significativamente a vibração das cordas. No final, o que sai do amplificador deve ser 99% som de corda e captador. Ou será que estou enganado?! ahn

Sobre isso, o Bertola e nossos outros luthiers podem falar com mais propriedade! up

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Mensagem por rodsom Qua Mar 23, 2011 7:43 pm

instrumento de percussao de acrilico fica tao bom, nao imaginava que seria diferente com um baixo.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Mar 23, 2011 9:07 pm

JAZZigo escreveu:
Gomba escreveu:Tem som de nada mesmo, JAZZigo? Tenso...
Eu tava de comédia, Gomba, pois nunca vi ouvi um desses de perto. De qualquer forma, acho que não é difícil imaginar. Não há ressonância suficiente no corpo de acrílico para alterar significativamente a vibração das cordas. No final, o que sai do amplificador deve ser 99% som de corda e captador. Ou será que estou enganado?! ahn

Sobre isso, o Bertola e nossos outros luthiers podem falar com mais propriedade! up
É exatamente isso. O acrílico é material muito denso e absorsivo, posto que é um plástico, portanto, a transmição/propagação das ondas sonoras fica prejudicada.
Já afirmei isso aqui antes: Com exceção da fibra-de-carbono, material caro e de difícil trabalhabilidade, ainda não há substituto para a madeira.
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Mensagem por jp salgado Qua Mar 23, 2011 10:05 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
JAZZigo escreveu:
Gomba escreveu:Tem som de nada mesmo, JAZZigo? Tenso...
Eu tava de comédia, Gomba, pois nunca vi ouvi um desses de perto. De qualquer forma, acho que não é difícil imaginar. Não há ressonância suficiente no corpo de acrílico para alterar significativamente a vibração das cordas. No final, o que sai do amplificador deve ser 99% som de corda e captador. Ou será que estou enganado?! ahn

Sobre isso, o Bertola e nossos outros luthiers podem falar com mais propriedade! up
É exatamente isso. O acrílico é material muito denso e absorsivo, posto que é um plástico, portanto, a transmição/propagação das ondas sonoras fica prejudicada.
Já afirmei isso aqui antes: Com exceção da fibra-de-carbono, material caro e de difícil trabalhabilidade, ainda não há substituto para a madeira.

E o alumínio? Eu ouvi aqueles vídeos no tópico da marca Alusonic e achei interessante. A propagação do som não fica prejudicada? Visto que os veios da madeira contribuem muito para isso... achei o som bom demais para um instrumento que não tinha um corpo de madeira hehe
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Mensagem por Maurício_Expressão Qua Mar 23, 2011 11:05 pm

Já toquei numa guitarra de acrílico. Elas são lindas, mas além de pesada não primam pelo som e não tem o timbre que a gente está acostumado.
Já o baterista da Banda Kid Cuba tem uma bateria de acrílico. Realmente é linda, mas também não tem um som tão legal, além do que segundo nosso baterista, o desgaste físico em um show com a bateria de acrílico é bem maior que com uma baterial convencional.
Mas são instrumentos muito bonitos, sem sombra de dúvida.

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Mensagem por galegonobaixo Qua Mar 23, 2011 11:47 pm

às vezes me lembrou o som do cara do korn e essas bandas à la new metal...
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Mensagem por Craftsman Qui Mar 24, 2011 2:45 pm

jp salgado escreveu:E o alumínio? Eu ouvi aqueles vídeos no tópico da marca Alusonic e achei interessante. A propagação do som não fica prejudicada? Visto que os veios da madeira contribuem muito para isso... achei o som bom demais para um instrumento que não tinha um corpo de madeira hehe

Achei o som dos de aluminio (ao menos nos videos) bem legal. Se fosse um baixo disponivel em nosso mercado com um preço acessivel... dava pra encarar felizão.

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Mensagem por basslave Qui Mar 24, 2011 2:50 pm

Uns EMG não resolveriam o problema desse de acrílico?

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Mensagem por Bruno A. L. Veloso Qui Mar 24, 2011 3:02 pm

Não sei te explicar de uma maneira mais tecnica mas credito que não, pois a madeira é um fator para sonoridade do instrumento. alguem poderia ser mais tecnico na resposta?

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Mensagem por jp salgado Qui Mar 24, 2011 10:24 pm

Craftsman escreveu:
jp salgado escreveu:E o alumínio? Eu ouvi aqueles vídeos no tópico da marca Alusonic e achei interessante. A propagação do som não fica prejudicada? Visto que os veios da madeira contribuem muito para isso... achei o som bom demais para um instrumento que não tinha um corpo de madeira hehe

Achei o som dos de aluminio (ao menos nos videos) bem legal. Se fosse um baixo disponivel em nosso mercado com um preço acessivel... dava pra encarar felizão.

Estou perguntando isso porque justamente eu vou começar a pesquisar o alumínio como alternativa e pretendo fazer um protótipo!

Quando o projeto estiver encaminhado eu farei um tópico!
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Mensagem por JAZZigo Qui Mar 24, 2011 10:30 pm

^
Os Alusonic Basses parecem ter um som bem bacana realmente. Não imagino qual seja o segredo, mas duvido muito que o corpo seja de alumínio maciço! ahn

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Mar 24, 2011 10:31 pm

^ A questão é de transmissão das vibrações, e a madeira é o único material que ela se propaga adequadamente, de forma "orgânica" (digamos assim...). O alumínio tem maior capacidade de propagação sonora (é um metal), mas ele também é muito mais homogêneo que a madeira, assim, a propagação sonora é "flat", resultando num timbre muito específico (não farei julgamento de valôr).
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Mensagem por edumerino Qui Mar 24, 2011 10:34 pm

Bom, acho extremamente válido pra "tirar uma onda". Tocar uma música de zoeira e tal... como baixo principal acho que é unânime, não rola...

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Mensagem por JAZZigo Qui Mar 24, 2011 10:40 pm

^
Não saco italiano, mas parece que a Alusonic fala de fibra-de-carbono na composição das peças. Talvez o corpo também não seja 100% alumínio!

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Mensagem por JAZZigo Qui Mar 24, 2011 10:42 pm

edumerino escreveu:Bom, acho extremamente válido pra "tirar uma onda". Tocar uma música de zoeira e tal... como baixo principal acho que é unânime, não rola...
[2]

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Mensagem por ct.colela Qui Mar 24, 2011 11:22 pm

Achei o som normal,nao gostei do tipo de shape,talvez um shape diferente me agradaria

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Mensagem por Momo Amaral Qui Mar 24, 2011 11:31 pm

Que M#$%* é essa? Caraca! Que agudo irritante! Lembrou o som do cort curbow só que bem piorado!

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Mensagem por cristianosantos Qui Mar 24, 2011 11:38 pm

JAZZigo escreveu:
edumerino escreveu:Bom, acho extremamente válido pra "tirar uma onda". Tocar uma música de zoeira e tal... como baixo principal acho que é unânime, não rola...
[2]
[3]
Pensei em alguma coisa do tipo ....
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Mensagem por basista Qua Nov 30, 2011 9:36 pm

Galera, tem uns baixos no e-bay da marca ktone que são de acrilico, tem até um headless parecido com meu hohner, ja vi videos deles no youtube e achei o som normal, será que a captação deles é ativa?
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Mensagem por Pauler4 Qua Nov 30, 2011 9:47 pm

Vou falar a verdade, pior som de baixo que já ouvi na minha vida.....

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Mensagem por flauius Qua Nov 30, 2011 11:39 pm

Deu nem para terminar de ver o vídeo.
Soa mal...

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Mensagem por Zubrycky Qui Dez 01, 2011 1:06 am

Pessoalmente, adorei o som do baixo... Realmente gostei do timbre dele e teria um desses para usá-lo em ocasiões em que eu quisesse usar tal sonoridade.

É diferente, claro, mas, ao meu ver ( E sem querer entrar aqui em um debate sobre qual o melhor material para se fazer um instrumento ), a graça de se fazer o baixo com um material que não seja madeira é justamente ter uma sonoridade diferente daquela dada pela madeira...

Se deu GAS? Honestamente eu teria se o modelo em questão fosse um 4 cordas, mas, por se tratar de um baixo de 5 cordas ( O que não é a minha praia ), não fiquei com nenhuma GAS.

Mas, falando em GAS e em baixos de acrílico, a minha verdadeira GAS nesse departamento é o Ampeg Dan Armstrong ADA-4 Bass, que é uma reedição do baixo de acrílico que a Ampeg fazia no final dos anos 60.

Baixo de Acrílico 100_0455

Eis uma resenha do baixo ( Está em alemão, mas esse é o único vídeo que resenha esse modelo em particular )



Aqui está uma resenha do baixo original



Como curiosidade, Geezer Butler usou esse baixo durante a época do Volume 4.

Baixo de Acrílico Geezer1L

Baixo de Acrílico Geezer2L

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Saudações,
D.


Última edição por Zubrycky em Qui Dez 01, 2011 1:48 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar foto.)

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Mensagem por Adriano Oliveira Qui Dez 01, 2011 1:12 am

Baixo ridiculo e som ridiculo...
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Mensagem por Amagomes Qui Dez 01, 2011 11:03 am

Adriano Oliveira escreveu:Baixo ridiculo e som ridiculo...
Não rola...

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MADEIRA!!!
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Mensagem por J.Adalberto Qui Dez 01, 2011 11:12 am

gosto é gosto não se discute,

pelos post uns gostaram outros não...

na minha opinião, o visual é bem legal....mas mesmo que o som fosse bom, tratasse de um instrumento impossivel de utilizar no dia a dia, pois é extremamente, mais extramamente pezado mesmo!!!

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Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Qui Dez 01, 2011 4:47 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
JAZZigo escreveu:
Gomba escreveu:Tem som de nada mesmo, JAZZigo? Tenso...
Eu tava de comédia, Gomba, pois nunca vi ouvi um desses de perto. De qualquer forma, acho que não é difícil imaginar. Não há ressonância suficiente no corpo de acrílico para alterar significativamente a vibração das cordas. No final, o que sai do amplificador deve ser 99% som de corda e captador. Ou será que estou enganado?! ahn

Sobre isso, o Bertola e nossos outros luthiers podem falar com mais propriedade! up
É exatamente isso. O acrílico é material muito denso e absorsivo, posto que é um plástico, portanto, a transmição/propagação das ondas sonoras fica prejudicada.
Já afirmei isso aqui antes: Com exceção da fibra-de-carbono, material caro e de difícil trabalhabilidade, ainda não há substituto para a madeira.

Os antigos steinberg não eram feitos em grafite ? "shape"
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Mensagem por Ricardo Petrone Qui Dez 01, 2011 5:13 pm

Não entendi a mudança de captador (literalmente pela tarrachinha)
Outro tipo de captação? captador sobressalente?? scratch

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Mensagem por Hard Rock Bass Qui Dez 01, 2011 5:18 pm

Eu achei ruim o som desse baixo da Art Pro a ideia não é original visto que o Dan Armstrong tb é de acrilico e tem um som muito melhor

https://www.youtube.com/watch?v=xmn1HSKcHcI


Lembrando que o Gezzer Butler do Sabbath usou um Dan Armstrong


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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Qui Dez 01, 2011 6:49 pm

O assunto é bem complexo....a madeira por varios motivos já citados é a única materia prima adequada quando se fala de instrumentos de cordas(guitarra, contrabaixo violão etc).

Uma explicação mais resumida eu diria que deve-se seguir a seguinte receita(não obrigatoriamente, minha opinião):

madeira+captador+preamp(se for o caso)=timbre do gosto de cada um.

A madeira por si só já tem sua capacidade acustica, timbre e etc...somada com um set de captadores, podemos extrair ou filtrar o som desejado, adcionando-se um preamp, poderemos resaltar determinadas frequencias, o resultado final vai ser o som que cada um procura...

Falar é bem fácil, unir tudo isso é que é f#%*@. O Jacimario já descobriu uma das formulas de fazer isso.... Laughing Cool Eu tenho outras...e existem outras mais....

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