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Madeira braço Guitarra Fretless

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Mensagem por KiKo Sex Mar 25, 2011 4:45 pm

Olá amigos,perdão se de alguma forma atrapalho o andamento do forum.
Li os posts e inclusive a pesquisa sobre quais madeiras vcs utilizam na escala dos baixos
Minha dúvida é a seguinte: Eu estou fazendo uma guitarra fretless,porém não me decidi ainda sobre a madeira que devo utilizar na escala.Minha preocupação é com o calibre das cordas q eu utilizo,(já possuo uma outra guitarra q foi convertida) que é 0.11.
Por causa do calibre da corda ser relativamente baixo(para um baixista,claro) eu gostaria de saber se existe uma madeira mais indicada para esse caso,em termos de porosidade e etc..

Muito grato pela atenção de vocês companheiros de cordas

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Mar 25, 2011 4:52 pm

Cara, em 1º lugar, corda de instrumento não tem "calibre", que é uma medida de diâmetro de cavidade interna de um tubo (geralmente cano de arma), usa-se a expressão espessura mesmo.
Em 2º lugar, existe uma grande quantidade de madeiras que podem ser usadas em escalas, inclusive para instrumentos fretless, e a espessura das cordas nada tem à ver com isso, mas sim a regulagem do tensor do braço.
Eu geralmente utilizo ipê com excelente alternativa para as madeiras "padrão" (jacarandá, ébano), pode-se usar também, com excelentes resultados, o pau-ferro, a sucupira, o roxinho, a braúna e a muracatiara, e etc.
Lembro-lhe que deve-se usar cordas lisas para se usar em escalas fretless
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Mensagem por JAZZigo Sex Mar 25, 2011 5:18 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Lembro-lhe que deve-se usar cordas lisas para se usar em escalas fretless
scratch
Há controvérsias, Bertola!

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Madeira braço Guitarra Fretless Empty Obrigado!

Mensagem por KiKo Sex Mar 25, 2011 5:27 pm

Olá Maurício muito obrigado pela resposta...

Quanto ao termo calibre, eu o utilizei mais porque nao me veio nenhum outro termo no momento.Entendo bem o termo calibre pois sou praticante do tiro esportivo,estou cansado de saber a definição.Só que na hora me sumiu a palavra ideal para se utilizar.Desculpe pela falha técnica!rs

Perguntei sobre a madeira porque a minha guitarra convertida,cuja escala é de rosewood, me dá a sensação de que "dava para ser melhor" em questão de timbre...não sei como definir em palavras o que sinto.Outra razão é porque possuo um pedaço enorme de ipê que pertencia ao meu avô,que era luthier.Esse pedaço está ocupando espaço na minha casa há 36 anos...pensei que caso ele realmente não devesse nada as outras opçoes(ébano,pau-ferro..) eu talvez pudesse utilizar essa prancha enorme e pesada que nem um fusca para um fim que muito me agradaria.

Valeu!!

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Mensagem por J.Adalberto Sex Mar 25, 2011 6:01 pm

KiKo escreveu:Olá Maurício muito obrigado pela resposta...

.....Entendo bem o termo calibre pois sou praticante do tiro esportivo,estou cansado de saber a definição.Só que na hora me sumiu a palavra ideal para se utilizar.Desculpe pela falha técnica!rs

!!

Cara se vc eh praticante de tiro...os termos que vc utilizar estarão sempre certo....

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Mar 25, 2011 6:47 pm

JAZZigo escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Lembro-lhe que deve-se usar cordas lisas para se usar em escalas fretless
scratch
Há controvérsias, Bertola!
Pois é... Tem gente que usa corda "roundwound" em fretless, mas isso marca a escala....

Desculpe pela falha técnica
Que nada cara, não tem problema... Eu também usava erroneamente essa expressão "calibre" para cordas, até que alguem me avisou....
sou praticante do tiro esportivo
Muito legal!!!
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Mensagem por KiKo Seg Mar 28, 2011 11:42 am

Oi Bertola( um amigo meu me disse que vc eh o cara,super famoso nos fóruns!)

Praticante de tiro é que nem lutador de jiu jitsu e dono de pitbull..todo mundo olha desconfiado..rsrs

Esse meu amigo me disse que vc entende muito e eu gostaria de saber qual a sua opinião: Eu toda vida fui um guitarrista de single coils(Telecaster até a morte) e com o lance de fazer a fretless todo mundo tem me dito( e meu ouvido chegou a conclusão óbvia,até pq minha fretless improvisada tem singles..) de que eu tenho que usar humbuckers.Me aconselharam utilizar os EMG ativos,mas francamente,detesto o timbre de todos os que usam esse captador...Será só encanação minha até porque o timbre depende de muito mais coisas? Eu pesquisei que nem louco e cheguei a conclusão que eu gosto do som do dimarzio Eric Johnson(EJ),que puxa mais para os agudos...O que devo fazer?Ativo na cabeça,sem ficar preocupado ou procuro por outra opção?Aliás,alguma sugestão?

Valeu

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Mensagem por allexcosta Seg Mar 28, 2011 2:12 pm

EMG é um caso de "amar ou odiar" e se você não ama hoje difícil deixar de odiar em um futuro próximo...

Se você gosta dos DiMarzio não há porque não usá-los em um instrumento fretless...

____________________________
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 28, 2011 5:05 pm

allexcosta escreveu:EMG é um caso de "amar ou odiar" e se você não ama hoje difícil deixar de odiar em um futuro próximo...

Se você gosta dos DiMarzio não há porque não usá-los em um instrumento fretless...
Concordo plenamente com o Allex.
Sinceramente, eu nunca gostei dos timbres de capts ativos. Claro que se pode conseguir bons timbres com eles, mas, o que ouço, no mais das vezes, não me agrada.
DiMarzio, "na cabeça"!
Quanto a eu ser "...super famoso nos fóruns!..." , há um certo exagero aí.
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