Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jazz Bass

+19
ERNANI JR
Wotan
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Carlinhos
Danuco
thgbass
iroquoi
Thales_Sr
Moshe Bar Elohim
Osmar Oliveira
Licas
JORGERA
Caledonian
Vefer
Guilé
Daniel
Jackson
Rex
23 participantes

Ir para baixo

Jazz Bass Empty Jazz Bass

Mensagem por Rex Qua Abr 01, 2009 12:24 pm

Fala moçada,

Sempre gostei dos jazz bass, tanto pela ergonomia quanto pela tocabilidade. O timbre sempre achei legal, mas sempre achei um pouco moderno demais, som bem estalado (a la Marcus Miller), ate nos mais comuns passivos como american standard, vintage reissue, standard mexicano, ri japoneses e de outras marcas tambem, como os que o Zaganin faz.

Vasculhando alguns videos na internet, encontrei os sadowsky que achei bem equilibrados, mas sei que custam o olho da cara. Acho que o que procuro de som de modelos Jazz Bass é isso, como nos videos abaixo:

Sei que o que conta muito também é a pegada e tal, que há possibilidades de timbres alternando os captadores, tone, mas 90% do tempo toco com os volumes e tone no maximo, e como nos videos na hora do slap (que eu utilizo pouco mas gosto bastante e foi essa uma das referencias que peguei nos timbres dos videos) me pareceu que eles tocaram com o volume e os pots de tone no maximo (ou talvez tivessem utilizando o pre, mas aparentam estar com os volumes dos caps no talo). Vale lembrar também que quase sempre eu toco com o amp flat.
Gostei também do som de um video postado pelo usuario allexcosta tocando com um Lakland de 5 cordas, que achei que se assemelhou bastante ao som dos baixos dos videos acima.

Eu pergunto a vocês, será que os Sadowsky são a referência para o que estou procurando, ou mexendo em captação de um Fender e/ou colocando um pré resolve, ou ainda é coisa da minha cabeça e com qualquer outro modelo de Jazz Bass dá pra tirar esses sons, heheheheheh ?

Um abraço !!!

Fender Club #011
Rickenbacker Club #001
Clube dos Pedreiros #008
Fretless Club #009
Rex
Rex
Membro

http://www.cronogramaengenharia.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Empty Re: Jazz Bass

Mensagem por Jackson Qua Abr 01, 2009 2:35 pm

aqui não dá pra assistir os vídeos, mas procura na net alguns vídeos do Fender American Deluxe, acho q é o Fender mais nessa onda aí, com caps Noiseless e circuito ativo. Já é uma fonte a mais de comparação né...

ah, procura também uns vídeos no youtube do tamas barabas tocando um F-Clef Jazz Bass.

Não sei se estou ajudando, a idéia q tive é vc ouvir mais sons e ver se consegue uma solução caseira para o timbre que procura. Valeu!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagem por Daniel Qua Abr 01, 2009 4:03 pm

Saca o som desse fender 78 aqui:

Daniel
Daniel
Membro

Mensagem por Guilé Qua Abr 01, 2009 4:17 pm

Viajei nesse aqui !...Coisa linda....

Membro

http://www.instagram.com/guilegram

Mensagem por Vefer Qua Abr 01, 2009 7:47 pm

Cara, na boa, não vejo lógica em vc comprar um Fender pra procurar outro timbre. Vale mais você procurar outro baixo. Inclusive, dê uma olhada no Cort GB (o Ivanov tem o som dele gravado) que é um baixo de uns 1000 reais com um som bem legal. ABÇ.
Vefer
Vefer
Membro

Mensagem por Caledonian Qua Abr 01, 2009 8:44 pm

Mas os Fender Jazz Bass tiram esse som aí. Pelo menos o meu não é muito diferente disso.
Não curti muito o som do JB que o Guilé postou, achei estalado demais, prefiro um som mais encorpado.
Claro que pode ser a regulagem que o baixista escolheu, mas por aquele baixo ter escala provavelmente em Maple deve ter tendencia a esse tipo de som mesmo.
Eu prefiro escala em Rosenwood, são os Fender com escala com madeira de cor escura, ao contrário dos de Maple que são de cor clara.
O meu JB é escala em Rosenwood e tem o som mais encorpado.

Clube Cort #007 - Clube Hartke #010 - Clube Fender #017
Caledonian
Caledonian
Membro

Mensagem por JORGERA Qua Abr 01, 2009 9:32 pm

procure um fender jazz standard e um bom amp. vai ser feliz em todas as gigs. se poder usar um pre melhor caso contrario. fender americano sao bons baixos. e cabem em todos tipos de musica.
JORGERA
JORGERA
Membro

Mensagem por Rex Qui Abr 02, 2009 3:51 pm

Não sei se estou ajudando, a idéia q tive é vc ouvir mais sons e ver se consegue uma solução caseira para o timbre que procura. Valeu!

É exatamente isto que estou fazendo, nao tenho muita experiencia com jazz bass, o que eu tive bastante contato fazendo shows por um tempo foi um Tagima Jazz Bass, mas que era ruim demais e um Giannini Stratosonic que tinha uns captadores muito chinfrim que mal saia som. Minhas referencias de timbre hoje em dia sao do Rickenbacker e do Fender Precision que sao os baixos com que mais toco, e estou atras de um Jazz Bass porque curto demais o som, tocabilidade e ergonomia, mas nao gosto tanto quando da aquele som muito estalado, e os videos nos quais postei tomei como referencia pro som que busco num Jazz Bass, gostei demais.

Não curti muito o som do JB que o Guilé postou, achei estalado demais, prefiro um som mais encorpado.

Concordo contigo, achei a mesma coisa, inclusive o video do baixista que toca com o Sadowsky branco e depois com o JB '78 achei o mesmo, o som que ele tirou com o JB '78 esta levemente mais estalado, curti mais com o Sadowsky.

Cara, na boa, não vejo lógica em vc comprar um Fender pra procurar outro timbre. Vale mais você procurar outro baixo. Inclusive, dê uma olhada no Cort GB (o Ivanov tem o som dele gravado) que é um baixo de uns 1000 reais com um som bem legal.

Bacana Vefer, vou dar uma sacada sim, aqui em Curitiba deve ter este modelo.

procure um fender jazz standard e um bom amp. vai ser feliz em todas as gigs. se poder usar um pre melhor caso contrario. fender americano sao bons baixos. e cabem em todos tipos de musica.

Concordo contigo, toquei em diversos American Standard (inclusive tenho um P-bass desse modelo), mas todos que toquei puxam mais praquele som estaladao.

Sera que pra eu chegar mais ou menos naqueles sons aquele DI/preamp pedal da Sadowsky resolveria com um bom Fender ou outro JB de boa qualidade ? Ou e neura minha e com outros modelos de JB eu tiro o mesmo timbre ou muito proximo daqueles sons ? hehehehehe

Abraço moçada !!!

Fender Club #011
Rickenbacker Club #001
Clube dos Pedreiros #008
Fretless Club #009
Rex
Rex
Membro

Mensagem por Guilé Qui Abr 02, 2009 4:39 pm

Meu timbre favorito em Jazz Bass...normalmente consigo com ponte toda aberta, braço fechada e tone fechado:

Membro

http://www.instagram.com/guilegram

Mensagem por Licas Qui Abr 02, 2009 8:40 pm

Esse som estalado que tu diz tu remove no botão de Tone, deixa pela metade que tu vai tirar esse som que tu quer.
Licas
Licas
Membro

Mensagem por Jackson Sex Abr 03, 2009 8:37 am

LucasLermen escreveu:Esse som estalado que tu diz tu remove no botão de Tone, deixa pela metade que tu vai tirar esse som que tu quer.

disse tudo!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagem por Caledonian Sex Abr 03, 2009 11:01 am

Guilé escreveu:Meu timbre favorito em Jazz Bass...normalmente consigo com ponte toda aberta, braço fechada e tone fechado:

Só que este som de JB que vc postou agora é bem diferente do som do JB do primeiro vídeo que vc postou, um não tem nada a ver com o outro.

Compare bem para sentir a diferença entre os timbres:

Guilé escreveu:Viajei nesse aqui !...Coisa linda....

Clube Cort #007 - Clube Hartke #010 - Clube Fender #017
Caledonian
Caledonian
Membro

Mensagem por Rex Sáb Abr 04, 2009 11:13 am

LucasLermen escreveu:Esse som estalado que tu diz tu remove no botão de Tone, deixa pela metade que tu vai tirar esse som que tu quer.

Baixando o tone diminuiu o brilho um pouco, esse som estalado, mas ai fica mais velado o som, tentei isso mas nao rolou, nao ficou nem de perto parecido.

Mas valeu pelas consideraçoes moçada !!!

Fender Club #011
Rickenbacker Club #001
Clube dos Pedreiros #008
Fretless Club #009
Rex
Rex
Membro

Mensagem por Osmar Oliveira Sáb Abr 04, 2009 11:21 pm

Cara...
Eu não entendi o que você quer. Você acha o som dos JB muito modernos ou você tá procurando um JB com um som moderno?
Eu não acho o timbre dos JB nada modernos, muito pelo contrário. Não considero que um timbre estalado seja moderno, mas se você não gosta desse som e não consegue resolver isso no tone, aconselho a compra de um JB ativo (que aí você vai poder controlar o timbre no pré) ou então comprar um JB passivo e um pré externo e ativo (ou seja, com equalização). Ou ainda você pode ver se você consegue resolver isso no amp...

Guilé escreveu:Meu timbre favorito em Jazz Bass...normalmente consigo com ponte toda aberta, braço fechada e tone fechado

Guilé, esse também é o som que eu mais curto no JB. Porém, eu prefiro com o cap do braço um pouco aberto (tipo uns 25% no máx) e o tone também (uns 15%), senão fica fechado demais. Infelizmente o slap fica meio xôxo. Pra slapar, uso o cap do braço a 75%, o da ponte a 40% e o tone a 75%.

Condor®️ Club #008 - Fender®️ Club #009 - Giannini®️ Club #004 - Gallien Krueger®️ Club #020 - S.Martyn®️ Club #007
Osmar Oliveira
Osmar Oliveira
Membro

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom maio 03, 2009 2:53 pm

Rex escreveu: um Giannini Stratosonic que tinha uns captadores muito chinfrim que mal saia som.

É vero. Tenho um Giannini 1980. O slap dele explode mesmo; dá de pau em qualquer Fender moderno. Porém o volume deixa a desejar. Tem que ter um bom amplifier.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagem por Thales_Sr Dom maio 03, 2009 11:20 pm

Tanto som diferente saindo do mesmo tipo de contrabaixo... É milagre? Não, é equalização! Uau! Very Happy

Quanto ao JB ter som estalado: Levanta as cordas dele, não use ação tão baixa. Ou toque com pegada mais leve.

Também pode cortar um pouco de agudos no eq do amplificador.

Moderador

Mensagem por iroquoi Sex maio 15, 2009 1:37 pm

cara, jazz bass é jazz bass, não tem muito o que inventar, pega um jazz bass decente com uma boa regulagem e com cordas novas e brinca de equalizar, me parece q vc não ta sabendo aproveitar o instrumento de maneira adequada...

iroquoi
Membro

Mensagem por thgbass Sáb Jul 04, 2009 3:04 pm

Aê galera, to vendo aqui a discussão dos jazz. .
E este aqui ? Pra mim, em questão de beleza, é o mais top da fender!
Desse jeito aí, maple . .
Esse sunburst mais "fechado", é mais bacana. . segundo a minha opinião!!

Vídeo do Gigi, baixista da Ivete Sangalo, tocando um american deluxe. .
Gigi inclusive toca demais!
Mas aí, alguém sabe quanto custa + / - um desse aqui no Brasil ?
Abçs!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagem por Danuco Dom Jul 05, 2009 2:48 am

Vi um Jazz Deluxe americano por 4800.
Danuco
Danuco
Membro

http://www.broitenta.com.br

Mensagem por Carlinhos Dom Jul 05, 2009 3:25 pm

Vefer escreveu:Cara, na boa, não vejo lógica em vc comprar um Fender pra procurar outro timbre. Vale mais você procurar outro baixo.
+1

Se você gosta esteticamente do JB e se o shape (corpo e braço) são confortáveis para você, sugiro que entre em contato com luthiers e descreva a sonoridade que está procurando. A combinação das madeiras, acabamento e eletrônica determinará a tonalidade.

Post de contato de luthiers do Contrabaixo BR, clique aqui

Abraços,

PS. Alguem sabe o plural de luthier? É luthiers ou seria luthieres?
Carlinhos
Carlinhos
Membro

https://www.facebook.com/batucaramba

Mensagem por allexcosta Dom Jul 05, 2009 3:30 pm

Carlinhos escreveu:PS. Alguem sabe o plural de luthier? É luthiers ou seria luthieres?

Boa pergunta! Como eh uma palavra francesa eu me limitaria a colocar o "s", ou seja, "luthiers".
Pelas regras da boa linguistica o certo seria mesmo chamarmos de "artesao de instrumentos de corda", ou algo assim.

Administrador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jul 05, 2009 3:51 pm

Luthiers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Carlinhos Dom Jul 05, 2009 5:50 pm

Fiquei curioso, e fui procurar.
+1 para Luthiers,

mas vocês sabiam que luthier, luteiro, lutiê ou liutaio é o fabricante de alaúdes (luth). O termo acabou tomando um significado mais genérico e fui introduzido no portugues pela palavra francesa luthier.

Liuteria no Wikipedia, clique aqui

Abraços,
Carlinhos
Carlinhos
Membro

Mensagem por Wotan Seg Jul 06, 2009 10:46 pm

E você sabia que luth (francês) e lute (inglês) são derivados do português e espanhol alaude que por sua vez é derivado do árabe al ud (literalmente "a madeira"). O instrumento foi trazido para península ibérica durante os anos em que esta região esteve sob o domínio daquele povo. Smile

Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagem por Carlinhos Ter Jul 07, 2009 11:37 am

Wotan escreveu:E você sabia que luth (francês) e lute (inglês) são derivados do português e espanhol alaude que por sua vez é derivado do árabe al ud (literalmente "a madeira"). O instrumento foi trazido para península ibérica durante os anos em que esta região esteve sob o domínio daquele povo. Smile

Show de bola! Contrabaixo BR, também é cultura.

Sinto ter desvirtuado o post original, minhas sinceras desculpas ao Rex.

Abraços,
Carlinhos
Carlinhos
Membro

Mensagem por ERNANI JR Sáb Ago 20, 2011 6:49 pm

Fala pessoal.
Eu sou amigo do Tamàs Barabas , e essa semana chegou o meu F-CLEF.
Na verdade sou o novo endorse da marca F-CLEF aqui no Brasil.
Alguma dúvida sobre o baixo, é só me perguntar que esclareço.

Um abraço,

ERNANI JR!

ERNANI JR
Membro

Mensagem por Cantão Sáb Ago 20, 2011 7:23 pm

Seja bem-vindo Ernani , edite seu post e coloque letras minúsculas por favor...dê uma lida nas regras do fórum pra você se familiarizar com o funcionamento do mesmo...um abraço e parabéns pelo endorsement... up

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por ERNANI JR Sáb Ago 20, 2011 7:50 pm

opa!!! desculpe!! letra minuscula! Smile
cantão, obrigado!!!!
tenho certeza que vamos conversar muito aqui.
um abraço!!!!

BANDA: PINDORAMA JAZZ BRASIL

ERNANI JR
Membro

Mensagem por Cantão Sáb Ago 20, 2011 8:01 pm

Com certeza...Ernani , pôe umas fotos do bass aqui pra gente ver brother ...se puder fale mais sobre ele...madeiras , hardware , etc...

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por bec2010 Sáb Ago 20, 2011 8:24 pm

Rex escreveu: O timbre sempre achei legal, mas sempre achei um pouco moderno demais, som bem estalado (a la Marcus Miller), ate nos mais comuns passivos como american standard, vintage reissue, standard mexicano, ri japoneses e de outras marcas tambem, como os que o Zaganin faz.

Timbre do Jazz Bass moderno?

Eu já acho que o timbre estalado dos Jazz Bass é rêtro/vintage/antigo, lembram bem timbre de época mesmo.

E para o meu Jazz Bass para ficar com o timbre um pouco mais moderno (leia-se dar uma encorpada), coloquei captação ativa e uma bela senhora de uma ponte, mas mesmo assim sempre puxa para aquele timbre estalado clássico dos Jazz Bass, questões de construção do instrumento...

Ora, quem tem timbre moderno é Warwick, Ibanez, MusicMan, Tobias, e principalmente baixos com braço inteiriço, e não os clássicos Jazz Bass...

Última edição por bec2010 em Sáb Ago 20, 2011 11:14 pm, editado 1 vez(es)

bec2010
Banido

Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Ago 20, 2011 11:11 pm

^^Music Man = timbre moderno ?
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagem por bec2010 Sáb Ago 20, 2011 11:13 pm

Pagode Alto Astral escreveu:^^Music Man = timbre moderno ?

Mais do que o Jazz Bass com certeza...

bec2010
Banido

Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Ago 20, 2011 11:19 pm

^^^Só pq é menos clean?

Cresci ouvindo praticamente só 3 baixos nas músicas que eu gostava: Precision, JB e MM. Não posso considerar um mais moderno que o outro. O timbre do MM é clássico demais pra isso na minha concepção.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagem por bec2010 Dom Ago 21, 2011 12:37 am

Pagode Alto Astral escreveu:O timbre do MM é clássico demais pra isso na minha concepção.

Só porque é um clássico não quer dizer que não seja modernoso, tanto que seu circuito ativo é muito copiado atualmente.

A propósito do circuito ativo dos MM, olhem que belezura, tudo dissecado com imagens detalhadas:

http://myweb.ecomplanet.com/TOWN8019/mycustompage0019.htm

bec2010
Banido

Mensagem por Nelson Bass Dom Ago 21, 2011 11:17 am

Creio que o MM em muitos aspectos é o "pai" dos baixos ditos modernos, que seguiram uma linha evolutiva que não é a dos passivos "estalados" do jazz bass.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo