Colocar TOP em baixo
+21
GuynhoBass
JungCWB
GeTorres
Eliseumohr
Colono
allexcosta
basslave
zézz bass
samuelcps
Raissa
Diegobass
Thales Alberto
CG
Rdg Bass
guerra_luthier
Mayo Pamplona
ct.colela
dibass
s.martyn
Cantão
heitor_pg
25 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Colocar TOP em baixo
guerra_luthier escreveu:CG escreveu:Quanto será que custa um top de Quilted Maple, só a madeira?
Em uma madeireira de confiança, aqui no brasil, à partir de R$ 100.
Onde encontramos aqui no Brasil?
GuynhoBass- Membro
siodoni escreveu:^Comprei uma lamina de wengue para um baixo meu na VieiraLaminas.com.br
Vlw pela dica!Estou procurando aqui em Porto Alegre,em ultimo caso vou buscar de fora!
GuynhoBass- Membro
siodoni escreveu:^Comprei uma lamina de wengue para um baixo meu na VieiraLaminas.com.br
Preciso fazer um acabamento laminado da lateral de uma escala, no lugar dos filetes de pvc.
Que tamanho que veio a lâmina Siodoni?
Lembrando que lâmina é uma coisa, top é outra.
allexcosta- Administrador
Opa! a pessoa certa pra me responder!
Allex, à pedido do meu genro estou trocando o filete lateral que e de pvc do baixo Golden dele e pensei que uma lamina poderia resolver, cortando ela em filetes e colando no braço que já tem o rebaixo.
Você, com a sua experiência crê que isso é possível isto ou há um material específico para o que eu preciso fazer, sem usar o s filetes de pvc?
Allex, à pedido do meu genro estou trocando o filete lateral que e de pvc do baixo Golden dele e pensei que uma lamina poderia resolver, cortando ela em filetes e colando no braço que já tem o rebaixo.
Você, com a sua experiência crê que isso é possível isto ou há um material específico para o que eu preciso fazer, sem usar o s filetes de pvc?
^ A lâmina será bem mais fina que o filete e exigirá várias camadas e trabalho extra.
Aqui você deve achar o que precisa:
http://www.stewmac.com/shop/Bindings,_trim.html
Aqui você deve achar o que precisa:
http://www.stewmac.com/shop/Bindings,_trim.html
allexcosta- Administrador
GeTorres, no meu tópico sobre a lespa eu fiz estes filetes com laminado em camadas. É bem trabalhoso, mas fica bonito.
Fiz algumas considerações acerca da cola a ser usada: epoxi, cola de madeira ou superbonder. Acabei usando a primeira.
Se houver como proteger o binding no acabamento/pintura com estes laminados fica legal.
Agora, com tingimento na madeira ou no verniz já fica difícil um acabamento que destaque as camadas alvi negras.
Fiz algumas considerações acerca da cola a ser usada: epoxi, cola de madeira ou superbonder. Acabei usando a primeira.
Se houver como proteger o binding no acabamento/pintura com estes laminados fica legal.
Agora, com tingimento na madeira ou no verniz já fica difícil um acabamento que destaque as camadas alvi negras.
emachado- Membro
GeTorres escreveu:Preciso fazer um acabamento laminado da lateral de uma escala, no lugar dos filetes de pvc.siodoni escreveu:^Comprei uma lamina de wengue para um baixo meu na VieiraLaminas.com.br
Que tamanho que veio a lâmina Siodoni?
Paguei R$ 90,00 vem 3 metros por 30 cm de largura...
Barato até pelo tamanho.
Mas segundo o Márcio é uma lamina bem fina quase um papel
Achei binding no ML em 4 cores diferentes: Tiger shell, cream, coffe, white pearl e black pearl.
Vai precisar de um pouco de trabalho, entretanto a largura dele que é de 1,5mm bateu exato com a largura que tem no braço do velho Golden. Eu creio que vai dar um destaque legal, pois o braço sera pintado de preto onix, esse preto tem cara de preto metálico é da linha Peugeot 2004.
As marcações na lateral da escala será 'branco puro' e na face da escala, que foi tingida de preto com o mohawk, será em abalone.
O genro gostou muito da cor e já que o baixo é dele, vai que vai!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559615297-binding-frisos-laterais-para-violo-ou-guitarra-1600mm-_JM
Vai precisar de um pouco de trabalho, entretanto a largura dele que é de 1,5mm bateu exato com a largura que tem no braço do velho Golden. Eu creio que vai dar um destaque legal, pois o braço sera pintado de preto onix, esse preto tem cara de preto metálico é da linha Peugeot 2004.
As marcações na lateral da escala será 'branco puro' e na face da escala, que foi tingida de preto com o mohawk, será em abalone.
O genro gostou muito da cor e já que o baixo é dele, vai que vai!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559615297-binding-frisos-laterais-para-violo-ou-guitarra-1600mm-_JM
Resolvi usar a pá pra desenterrar esse aqui!
Bora lá com a dúvida: pessoal falou bastante das lâminas, queria saber se alguém tem experiência com resultado final delas "no lugar de um top".
To querendo arrancar a tinta do meu SR 400 e como imagino que o tal "light maple" do corpo não deva ter aparência legal exposta, pensei na possibilidade de usar essas lâminas pra acabamento. Objetivo meramente estético.
Bora lá com a dúvida: pessoal falou bastante das lâminas, queria saber se alguém tem experiência com resultado final delas "no lugar de um top".
To querendo arrancar a tinta do meu SR 400 e como imagino que o tal "light maple" do corpo não deva ter aparência legal exposta, pensei na possibilidade de usar essas lâminas pra acabamento. Objetivo meramente estético.
edumerino- Membro
O laminado de 0,6 mm que é vendido por aí , é usado em muitos instrumentos de linha . O negócio é que o final dele com o abaulamento do corpo vai aparecer a emenda se não fizer um sunburst da vida .
Tem casos em que se coloca dua lâminas uma mais escura embaixo e outra mais clara em cima e deixa aparecer o final dela no top ( fazendo a passagem da fresa com a tupia), existem casos que fica até bonito . Mas eu prefiro um acabamento burst para tapar a emenda . Vai ficar uma brincadeira no Luthier um pouco cara , só para avisar .
Dá uma olhada como o F.Lisboa faz a aplicação de lâminas em seus instrumentos , muitos em Piopo .
https://www.contrabaixobr.com/t32104-f-lisboa
Tem casos em que se coloca dua lâminas uma mais escura embaixo e outra mais clara em cima e deixa aparecer o final dela no top ( fazendo a passagem da fresa com a tupia), existem casos que fica até bonito . Mas eu prefiro um acabamento burst para tapar a emenda . Vai ficar uma brincadeira no Luthier um pouco cara , só para avisar .
Dá uma olhada como o F.Lisboa faz a aplicação de lâminas em seus instrumentos , muitos em Piopo .
https://www.contrabaixobr.com/t32104-f-lisboa
Tem uns SR 400 translúcidos que têm até uma figuração bacana na madeira do corpo. Caso apareçam no seu, você pode tingir levemente com preto e aplicar um verniz "tingido" ou mesmo transparente.
emachado- Membro
^É, tudo depende do que vai estar abaixo da pintura... O ideal seria deixar só o que aparecer mesmo, com acabamento natural. Mas tenho fortes suspeitas que não vai ser nada lá muito bonito... Enfim, veremos...
Valeu pelos toques!
Valeu pelos toques!
edumerino- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2