Vou construir um Jazz Bass - finalizado
+66
joaoortiz
allexcosta
inibass
heverton souza
maikocolares
menon
fgbass
Thales_Sr
subgrave
soad
Laysson
drgilberto
Polli
Vazquez
matsegredo
maquiro
marcioxande1
talesbass
edumoraes
Antonio Souza
renatogaragerock
GeTorres
CG
Andrezinho
heitor_pg
Eliseumohr
Bass_shoW
Fabiano_Helenos
Ronaldo.Bass
Thiago_Groove
cicero moura
Nego Dym
Cesar Passos
jamirrr
Fabio Linhares
Tarcísio Caetano
José Augusto
LFBruschi
Gama
cvmoretti
samuelcps
fsfarias
afonsodecampos
JORGERA
Vinícius Andrade Pinto
LuizPMC
Cloze
Carlos Cmz
Paulo Penna
GusVCD
Thales Alberto
SMR
sandro_vie
José Carlos
Cayo Castro
Micoco
ct.colela
Cantão
Piubello
siodoni
André Souza
NETOULTRA
basslave
Binão
malka_aff
zézz bass
70 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 5
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Vou construir um Jazz Bass - finalizado
Caros amigos
depois de participar do forum mais lendo do que postando, finalmente vou poder passar uma nova experiência que estou começando. A história de como tudo aconteceu é longa e acho que não vem ao caso neste momento, mas o importante é que acertei com um luthier que ele vai me ensinar a construir um instrumento sólido. Já tinha lido muito sobre o assunto, mas sempre faltava o último empurrão para que a vontade de construir um instrumento viresse realidade. Foi então que surgiu esta oportunidade, vamos ter um encontro por semana de aproximadamente 3 horas e pretendo atualizar as informações semanalmente de como anda a evolução .
O prejeto consiste em contruir um baixo 4 cordas madelo Jazz Bass, até agora foi definido a seguinte configuração:
braço: maple
escala: ébano
corpo: cedro
top: louro faia
as ferragens e captadores ainda não foram definidos, mas vão seguir a linha do Jazz Bass, provavelmente ferragens gotho e caps dimarzio
No primeiro encontro escolhemos as madeiras que ele tinha na oficina e aplainamos e refilamos para uso em suas devidas partes. Esse encontro foi mais uma conversa do que realmente trabalho, foi quando definimos as características do instrumentos e escolhemos as madeiras, as partes para escala e braço já existiam em madeiras muito próximas para sua utilização final, pois ele compra de um fornecedor que fornece madeiras para instrumentos, já vem quase pronto para uso em luthieria. O corpo e o top estavam em prancha de madeira e ai sim tive que escolher a parte do bloco que iria utilizar. Feito isso, meio empoeirado e cansado fui para casa muito estusiasmado.
Na segunda aula comecei a trabalhar a escala, peça de ébano que foi lixada por um longo tempo até que ficasse na medida acertada, feito isso colei na escala a posição dos trastes e através de um gabarito e uma serra comecei a fazer as cavidades dos trastes. Parece pouco, mas passaram as 3 horas e tinha que deixar para a próxima vez algumas cavidades para serem feitas.
Galera, por enquanto é isso aí, vou tentar manter atualizado e colocar fotos do processo
até a próxima.
abraços
depois de participar do forum mais lendo do que postando, finalmente vou poder passar uma nova experiência que estou começando. A história de como tudo aconteceu é longa e acho que não vem ao caso neste momento, mas o importante é que acertei com um luthier que ele vai me ensinar a construir um instrumento sólido. Já tinha lido muito sobre o assunto, mas sempre faltava o último empurrão para que a vontade de construir um instrumento viresse realidade. Foi então que surgiu esta oportunidade, vamos ter um encontro por semana de aproximadamente 3 horas e pretendo atualizar as informações semanalmente de como anda a evolução .
O prejeto consiste em contruir um baixo 4 cordas madelo Jazz Bass, até agora foi definido a seguinte configuração:
braço: maple
escala: ébano
corpo: cedro
top: louro faia
as ferragens e captadores ainda não foram definidos, mas vão seguir a linha do Jazz Bass, provavelmente ferragens gotho e caps dimarzio
No primeiro encontro escolhemos as madeiras que ele tinha na oficina e aplainamos e refilamos para uso em suas devidas partes. Esse encontro foi mais uma conversa do que realmente trabalho, foi quando definimos as características do instrumentos e escolhemos as madeiras, as partes para escala e braço já existiam em madeiras muito próximas para sua utilização final, pois ele compra de um fornecedor que fornece madeiras para instrumentos, já vem quase pronto para uso em luthieria. O corpo e o top estavam em prancha de madeira e ai sim tive que escolher a parte do bloco que iria utilizar. Feito isso, meio empoeirado e cansado fui para casa muito estusiasmado.
Na segunda aula comecei a trabalhar a escala, peça de ébano que foi lixada por um longo tempo até que ficasse na medida acertada, feito isso colei na escala a posição dos trastes e através de um gabarito e uma serra comecei a fazer as cavidades dos trastes. Parece pouco, mas passaram as 3 horas e tinha que deixar para a próxima vez algumas cavidades para serem feitas.
Galera, por enquanto é isso aí, vou tentar manter atualizado e colocar fotos do processo
até a próxima.
abraços
Última edição por zézz bass em Qui Jun 14, 2012 11:18 am, editado 19 vez(es)
zézz bass- Membro
Re: Vou construir um Jazz Bass - finalizado
cara, que massa, eu morro de vontade de fazer isso, acho isso muito massa, e depis você tocar com um baixo feito por você mesmo. Não tem preço!
boa sorte ae cara, posta umas fotos pra gente acompanhar o processo!
Abraços
boa sorte ae cara, posta umas fotos pra gente acompanhar o processo!
Abraços
Continue a saga postando aqui suas experiencias.
Continue a saga postando aqui suas experiencias.
Vai em frente véio Esse curso é em Caxias mesmo?
Parabéns pela iniciativa, vai nos informando do processo.
Se inveja matasse...
Parabéns cara !
Parabéns cara !
Cara, pelo amor de Deus, coloque fotos!
Fiquei super curioso pra ir acompanhando o resultado.
Fiquei super curioso pra ir acompanhando o resultado.
interesante cara! mas, por favor... tente não desistir, e poste as fotos até o final... pois eu vi alguns topicos, em que o cara começava
ai chegava na metade, qnd faltava pouco, ou desistia ou não postava foto, e abandonava o topico D:
mas vlw! espero que seu baixo fique realmente como você quer!
ai chegava na metade, qnd faltava pouco, ou desistia ou não postava foto, e abandonava o topico D:
Piubello- Membro
Parabéns pela iniciativa brother...fotos no decorrer do periodo...abraço.
Cantão- Moderador
desvirtuando mode on/
O Sindico esse teu avatar ta assustador
desvirtuando mode off/
desvirtuando mode off/
amigos
obrigado pelo apoio, respondendo a algumas colocações de vocês:
- o luthier não chama de curso ( não tem uma metodologia de curso, apostila, nada disso), na verdade depois de muita conversa chegamos a um acordo de que ele iria me ensinar passo a passo, com a minha mão de obra a fazer o instrumento;
- ele é de caxias, mas durante nossas conversas me disse várias vezes que não queria dar curso de luthieria.
- minha motivação está muito grande, confesso que depois que saio da oficina tenho vontade de voltar.
-vou fazer o máximo para manter atualizado
abraços
obrigado pelo apoio, respondendo a algumas colocações de vocês:
- o luthier não chama de curso ( não tem uma metodologia de curso, apostila, nada disso), na verdade depois de muita conversa chegamos a um acordo de que ele iria me ensinar passo a passo, com a minha mão de obra a fazer o instrumento;
- ele é de caxias, mas durante nossas conversas me disse várias vezes que não queria dar curso de luthieria.
- minha motivação está muito grande, confesso que depois que saio da oficina tenho vontade de voltar.
-vou fazer o máximo para manter atualizado
abraços
zézz bass- Membro
Zézz, o que te levou a escolher estas madeiras?
Zézz,use marfim no braço
o marfim é melhor que o maple para braço
o marfim é melhor que o maple para braço
KKKK...Que isso brother Slave...já me falaram que pareço o tropeço , mas sou calminho , calminho...rsrsrs...abraço.basslave escreveu:desvirtuando mode on/
desvirtuando mode off/
Cantão- Moderador
falando mais um pouco sobre os objetivos do projeto:
As madeiras foram escolhidas dentro de um a configuração que considero básica, usei muitas informações do forum, minhas opiniões e as do luthier. O braço em maple é uma configuração tradicional em JB, a escala para mim é uma novidade e me foi aconselhado o ébano, o que segundo o luthier tem melhor tocabilidade do que pau-ferro. O corpo em cedro é vastamente utilizado e indicado por todos, sendo um meio termo em questões de sonoridade. O top veio de carona, ficou naquela, vamos colocar ou não, daí me mostrou algumas peças e achei que iria ficar ótimo com louro faia.
Cabe resaltar que tenho interesse em fazer um instrumento muito bom, pois apesar de ser iniciante na arte tenho o acompanhamento de um profissional, mas quero me aprofundar neste tema e construir mais instrumentos, por isso Colela optei pelo maple, mas num próximo instrumento vou utilizar o marfim e ter experiência de ter trabalhado com as duas madeiras. Estou pensando seriamente em colocar um System 9 nele hehe.
Sou um curioso e vou fazer muitas experiências depois que tiver aprendido.
Já tenho planos de mexer no meu SX fretless e colocar trastes nele, assim como um top no corpo e na mão, mas uma coisa de cada vez.
por hora
abraços
Cesar
As madeiras foram escolhidas dentro de um a configuração que considero básica, usei muitas informações do forum, minhas opiniões e as do luthier. O braço em maple é uma configuração tradicional em JB, a escala para mim é uma novidade e me foi aconselhado o ébano, o que segundo o luthier tem melhor tocabilidade do que pau-ferro. O corpo em cedro é vastamente utilizado e indicado por todos, sendo um meio termo em questões de sonoridade. O top veio de carona, ficou naquela, vamos colocar ou não, daí me mostrou algumas peças e achei que iria ficar ótimo com louro faia.
Cabe resaltar que tenho interesse em fazer um instrumento muito bom, pois apesar de ser iniciante na arte tenho o acompanhamento de um profissional, mas quero me aprofundar neste tema e construir mais instrumentos, por isso Colela optei pelo maple, mas num próximo instrumento vou utilizar o marfim e ter experiência de ter trabalhado com as duas madeiras. Estou pensando seriamente em colocar um System 9 nele hehe.
Sou um curioso e vou fazer muitas experiências depois que tiver aprendido.
Já tenho planos de mexer no meu SX fretless e colocar trastes nele, assim como um top no corpo e na mão, mas uma coisa de cada vez.
por hora
abraços
Cesar
zézz bass- Membro
Se possivel, tire umas fotos do processo
Micoco- Membro
Piubello escreveu:interesante cara! mas, por favor... tente não desistir, e poste as fotos até o final... pois eu vi alguns topicos, em que o cara começava
kkkk, um desses fui eu, kkkk, mas como explico lá, tá só arquivado, assim que me sobrar grana, retomo o projeto.
como anda teu projeto??
parou em que parte?
como anda teu projeto??
parou em que parte?
zézz bass- Membro
tenho tudo pra fazer o hardcase, menos a madeira, xDD
pq a primeira madeira que comprei, comprei errada, e ela empenou legal, dae eu to la com 200 reais em material de acabamento e não tenho madeira pro hard case, mas to passando por sérios problemas financeiros causados por GASes
kkkkkkkkkkkkkkkkk
mas é verdade o lance da falta de grana, mais uns dois ou 3 meses e eu me estabilizo, compro a madeira certa e meto meu tão sonhado hard case
pq a primeira madeira que comprei, comprei errada, e ela empenou legal, dae eu to la com 200 reais em material de acabamento e não tenho madeira pro hard case, mas to passando por sérios problemas financeiros causados por GASes
kkkkkkkkkkkkkkkkk
mas é verdade o lance da falta de grana, mais uns dois ou 3 meses e eu me estabilizo, compro a madeira certa e meto meu tão sonhado hard case
Tbm queria fazer algo assim...
Vo dar uma estudada sobre isso e falar com um luthier daqui...
Posta fotos do projeto cara....
To supercurioso...
Tbm queria fazer algo assim...
Vo dar uma estudada sobre isso e falar com um luthier daqui...
Posta fotos do projeto cara....
To supercurioso...
Cantão escreveu:KKKK...Que isso brother Slave...já me falaram que pareço o tropeço , mas sou calminho , calminho...rsrsrs...abraço.basslave escreveu:desvirtuando mode on/
desvirtuando mode off/
Na verdade parece o tio chico kkkkkk!!! Zueira tio!
Eu penso em encarar o projeto de um PB, mais montando partes prontas do que fazendo do "osso" como
vc bro'... mas vc consegue e prevejo que vai ficar demais! Não sei se vc já planejou, mas como pretende
fazer com o acabamento do corpo? Vai pintar ou manter na madeira?
Eu, particularmente, acho a cor creme quase branco demais!!
Abç e siga em frente!
José Carlos- Membro
Vai pintar ou manter na madeira?
José Carlos
vou colocar um top de louro faia e manter na cor natural da madeira
terça-feira tenho uma nova aula e vou trazer fotos.
abraços
José Carlos
vou colocar um top de louro faia e manter na cor natural da madeira
terça-feira tenho uma nova aula e vou trazer fotos.
abraços
zézz bass- Membro
Caros amigos
seguem fotos do processo
note que a escala já está com os slots e alinhada com a ponte.
já foi marcada o head na madeira do braço, bem como alinhado as tarrachas.
vai fica showww
qualquer pergunta estamos aí
abraços
psss.: desculpa as fotos, mas foi uma briga para elas estarem aí
Uploa
ded with ImageShack.us
seguem fotos do processo
note que a escala já está com os slots e alinhada com a ponte.
já foi marcada o head na madeira do braço, bem como alinhado as tarrachas.
vai fica showww
qualquer pergunta estamos aí
abraços
psss.: desculpa as fotos, mas foi uma briga para elas estarem aí
Uploa
ded with ImageShack.us
zézz bass- Membro
(2)...siodoni escreveu:^Cara ta ficando muito bom
Continua colocando as fotos.
Cantão- Moderador
siodoni escreveu:^Cara ta ficando muito bom
Continua colocando as fotos.
3
o processo já é lento por natureza e minhas aulas são semanais, mas toda semana tem novidades.
valeuuuu
o processo já é lento por natureza e minhas aulas são semanais, mas toda semana tem novidades.
valeuuuu
zézz bass- Membro
Estamos aqui aguardando novidades !! Fala sobre o hardware e quais sao sua intençoes sonoras/timbrísticas com o projeto.
SMR- Membro
SMR
o objetivo é aprender a construir um instrumento, mas conforme as coisas vão andando me entusiasmo cada vez mais, o hardware ainda não tá definido, no princípio ia colocar peças mais básicas, mas agora quando vejo todo trabalho que está sendo feito, tudo feito artesanalmente, lixado, medido, lixado novamente, vou investir um pouco mais no hardware.
Tudo indica que os caps vão ser dimarzio ultra jazz, ponte e tarraxas ainda na dúvida.
A nível de timbre quero chegar próximo de um jazz bass, mas o que realmente vou atingir, acho que só depois de pronto.
por hora
abraços
o objetivo é aprender a construir um instrumento, mas conforme as coisas vão andando me entusiasmo cada vez mais, o hardware ainda não tá definido, no princípio ia colocar peças mais básicas, mas agora quando vejo todo trabalho que está sendo feito, tudo feito artesanalmente, lixado, medido, lixado novamente, vou investir um pouco mais no hardware.
Tudo indica que os caps vão ser dimarzio ultra jazz, ponte e tarraxas ainda na dúvida.
A nível de timbre quero chegar próximo de um jazz bass, mas o que realmente vou atingir, acho que só depois de pronto.
por hora
abraços
zézz bass- Membro
seguem fotos atualizadas
escala senda colada ao braço, já com o formato do head
mais uma da escala no braço
peça de corpo em cedro, colado ao meio
top em louro faia
vai que vai
abraços
escala senda colada ao braço, já com o formato do head
mais uma da escala no braço
peça de corpo em cedro, colado ao meio
top em louro faia
vai que vai
abraços
zézz bass- Membro
^Cara, tá ficando sensacional.
Esse top que vc vai colocar é muito bonito.
Esse top que vc vai colocar é muito bonito.
valeu Siodoni
to com uma dúvida, não me agrada muito a idéia, mas acho que esse Jazz Bass tá pedindo umas ferragens douradas.......
que vcs achammm????
to com uma dúvida, não me agrada muito a idéia, mas acho que esse Jazz Bass tá pedindo umas ferragens douradas.......
que vcs achammm????
zézz bass- Membro
parabéns pelo baixo
continua colocando mas fotos
continua colocando mas fotos
Thales Alberto- Membro
Tá ficando top!!! Parabéns!
Eu particularmente não gosto de hardware dourado, pois ele exige mais cuidado e acaba ficando feio mais rapidamente. Se vc não se preocupa em ter um hardware com cara de novo sempre então manda ver no dourado.zézz bass escreveu:acho que esse Jazz Bass tá pedindo umas ferragens douradas...
Tá mais do q bem encaminhado! Parabéns!
valeu pessoal
obrigado pelos elogios e pelo apoio
desisti das ferragens douradas, vou de cromo mesmo.
abraços
obrigado pelos elogios e pelo apoio
desisti das ferragens douradas, vou de cromo mesmo.
abraços
zézz bass- Membro
dourado é muito bacana, tenho um badass dourada que esta perfeita a 20 anos, bem como knobs challer, perfeitos tb...
Paulo Penna- Membro
novas fotos do processo:
o braço já com a escala colada, refilado as sobras laterais e furado para as tarraxas.
o braço já com a escala colada, refilado as sobras laterais e furado para as tarraxas.
zézz bass- Membro
Tá nascendo , tá nascendo...
Cantão- Moderador
Nossa cara!! Sensacional esse tópico
Cara ta ficando bom em, parabens pelo projeto. Esse seu top vai ficar show.
Não consegui a coragem pra levar uma construção assim a frente mas algum dia quem sabe.
Não consegui a coragem pra levar uma construção assim a frente mas algum dia quem sabe.
Cloze- Membro
Valeu Cantão, Lunatic Numb, Cloze e Siodoni.
amanhã tem mais novidades, agora:
estou aceitando sugestões, o que será que coloco no headstock da criança???
amanhã tem mais novidades, agora:
estou aceitando sugestões, o que será que coloco no headstock da criança???
zézz bass- Membro
Fera...
Quero acompanhar os próximos capitulos.
Quero acompanhar os próximos capitulos.
LuizPMC- Membro
Coloca o seu sobrenome ou da sua família.zézz bass escreveu:estou aceitando sugestões, o que será que coloco no headstock da criança???
segue mais algumas fotos do trabalho
headstock já rebaixado
encaixe braço/corpo, shape faltando apenas acabamento de lixa
vista total do braço
headstock já rebaixado
encaixe braço/corpo, shape faltando apenas acabamento de lixa
vista total do braço
zézz bass- Membro
Parece que as imagens tão dando erro!
aqui abro e aparece tudo.