Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vestibulares de música - contrabaixo acústico

+4
Voila Marques
Filipe Castro
edumalta
jaopiao
8 participantes

Ir para baixo

Vestibulares de música - contrabaixo acústico Empty Vestibulares de música - contrabaixo acústico

Mensagem por jaopiao Seg maio 02, 2011 3:20 pm

Pessoal. Desde o ano passado, quando me decidi por fazer bacharelado em contrabaixo acústico, comecei a pesquisar as universidades brasileiras em busca da melhor opção pra mim.
Depois de meses pesquisando e ainda com muitas dúvidas (como sobre quais são os professores ou sobre a qualidade dos cursos) percebi que talvez fosse uma boa opção abrir um tópico aqui no fórum pra colocar o que achei até agora e pra gente discutir sobre os cursos.
Talvez se transforme na fonte de pesquisa pela qual eu passei noites na internet procurando e facilite a vida de baixistas que moram no interior, como eu.

A minha procura sempre foi por cursos de bacharelado, o que não significa que dúvidas e esclarecimentos sobre outros cursos não sejam bem vindos.

No próximo tópico colocarei os cursos que já pesquisei com algumas informações, tomando como base o ultimo vestibular (2011).
Daí é só a gente ir atualizando conforme a discussão for se desenrolando. Valeu, galera.
jaopiao
jaopiao
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Vestibulares de música - contrabaixo acústico Empty Re: Vestibulares de música - contrabaixo acústico

Mensagem por jaopiao Seg maio 02, 2011 3:23 pm

-- EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná)
http://www.embap.br/

Programa:
• Mecanismo das escalas e arpejos de Do Maior e Sol Maior em três oitavas, com diferentes arcadas – de cor;
• 1º movimento Concerto de K. Dittersdorf (sem cadência), ou dois movimentos contrastantes da Sonata de H. Eccles;
• Kreutzer – 18 Estudos, Estudo nº 1 (Ed. Hofmeister)
• Peça de confronto (ver edital 25/10/10)
• Leitura à primeira vista.

-- UEMG (Belo Horizonte)
http://www.uemg.br/
*Professor: Valdir Claudino

Programa:
• Parte A: Um estudo que inclua a sétima posição de qualquer um dos métodos:
- I. Billé – Corso Prático, vol. III, Ed. Ricordi
- F. Simandl – New Method for the Double Bass, book 1, Ed. Carl Fisher
• Parte B: Dois movimentos de uma Sonata barroca (1 movimento lento e 1 rápido)

-- UFMG (Belo Horizonte)
http://www.ufmg.br/
*Professor: Fausto Borem

Programa:
1. ANÔNIMO DE SALVADOR: Ária da cantata Herói Egrégio (Ed. Fausto Borém)
2. D. DRAGONETTI: Valsa N.1 para contrabaixo solo
3. K. D. DITTERSDORF: Mov.3 do Concerto para Contrabaixo em Ré Maior
4. L. VAN BEETHOVEN: Scherzo da Sinfonia N.5
5. G. BOTTESINI: Elegia em Dó Maior
6. G. VERDI: Solo da morte de Desdêmona do IV Mov. da ópera Otello
7. FRANK PROTO: Mov.2 da Sonata 1963
8. E. VILLANI-CÔRTES: Choron

-- UFRGS (Porto Alegre)
http://www.ufrgs.br

Programa:
1. Técnica:
- Escalas e arpejos em 3 oitavas com variações de arcadas.
2. Repertório:
a) A. Vivaldi: Sonata n°3, em lá menor - 1° e 2° movimentos (transcrição para
contrabaixo - Ed. G. Schirmer)
b) Partes de orquestra (disponíveis em arquivo pdf na página do Instituto de Artes:
www.artes.ufrgs.br. Ver “Prova Específica”):
- J. S. Bach: da Suíte n°2, em Si menor: Badinerie (sem repetições);
- W. A. Mozart: da Sinfonia n°40: 1° movimento (compassos 114-138);
- L. V. Beethoven: da Sinfonia n°9: 4° movimento (do início do Recitativo até
compasso 140);
- J. Brahms: da Sinfonia n°2: 4° movimento (compassos 1-37);
- G. Mahler: da Sinfonia n°1: 3° movimento (solo).

-- UFRJ (rio de Janeiro)
http://www.ufrj.br/
Professora: Valéria Guimarães.

Programa:
a) Um estudo de STORCH- HARBE (Volume II, Edição I.M.C.), selecionado entre: 16, 17, 18
b) Um movimento de um concerto clássico, original para o instrumento.
c) Uma peça de autor brasileiro, de livre escolha do candidato.
d) Leitura à primeira vista.
Obs.: Os candidatos deverão trazer pianista acompanhador.

-- Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO
http://www.unirio.br/
Professor: Antonio Arzolla

Programa:
1) Uma escala maior e sua relativa menor em qualquer altura, em 3 (três) oitavas, com seus respectivos arpejos e com arcadas variadas a critério do examinador.
2) Um dos “14 Estudos de Montanari”: livre escolha do 9º ao 14º.
3) Leitura à primeira vista.
4) Um movimento Allegro de Concerto ou uma Sonata Clássica completa com acompanhamento de piano (pode ser transcrição). O candidato deverá trazer seu acompanhador.

-- Universidade Federal de Goiás - UFG
http://www.ufg.br/
Professora: Sonia Ray

Programa:
i) Um trecho extraído do repertório tradicional de
orquestra dos períodos Clássico ou Romântico, à
escolha do candidato.
ii) Dois movimentos de uma sonata barroca, sendo um
rápido e um lento, à escolha do candidato.
iii) Escalas: duas oitavas de Fá Maior e Ré menor
harmônica; três oitavas de Sol Maior.
iv) Leitura à primeira vista.

-- UNESP (São Paulo)
http://www.unesp.br/

Programa:
1. Escalas e arpejos em 2 oitavas com variações de arcadas.
2. Estudo: Simandl, vol. 2, Divisão VII, Estudo nº 1 (Allegro moderato, Mi bemol Maior).
3. Peça: dois movimentos contrastantes de um Concerto.
4. Leitura à primeira vista.

-- UNICAMP (Campinas)
http://www.unicamp.br/

Programa:
- Duas peças de estilos contrastantes de livre
escolha (movimentos de sonatas, concertos
etc.) escritas originalmente para o seu
instrumento.
- A banca poderá ainda solicitar exercícios
técnicos e uma leitura à primeira vista.

-- USP - Fuvest (Ribeirão Preto)
http://www.usp.br/
Professor: Tibô Delor

Programa:
- H. Eccles: Primeiro movimento da
Sonata em Sol menor.
- Uma peça de livre escolha.

Última edição por jaopiao em Dom Set 18, 2011 2:37 pm, editado 3 vez(es)
jaopiao
jaopiao
Membro

Vestibulares de música - contrabaixo acústico Empty Re: Vestibulares de música - contrabaixo acústico

Mensagem por jaopiao Seg maio 02, 2011 3:40 pm

Se não me engano, até o início deste ano a USP estava sem professor de contrabaixo, não sei se ainda está. Também desconheço os professores das outras faculdades...
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagem por edumalta Seg maio 02, 2011 4:58 pm

Jaopiao, parabéns pelas duas iniciativas ( Bacharelado e por ter postado as info).
Tenho certeza que irá ajudar muita gente!

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagem por Filipe Castro Seg maio 02, 2011 8:21 pm

O professor da UEMG é o Valdir Claudino.

Dizem que o professor da UFRJ ou da UNIRIO (não sei exatamente qual delas) é muito bom! (mas também não sei quem é.)

O professor da USP de Ribeirão Preto se não me engano é o Tibô Delor!

Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagem por jaopiao Seg maio 02, 2011 9:20 pm

Valeu Filipe. Vou tentar confirmar as suas informações aqui...
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagem por Voila Marques Seg maio 02, 2011 11:04 pm

Meninitos,

A professora de contrabaixo da UFRJ é a Valéria Guimarães.

O professor de contrabaixo da UNIRIO é o Antonio Arzolla e eu sou fãzaça dele.

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

http://www.voilamarques.com

Mensagem por Filipe Castro Seg maio 02, 2011 11:16 pm

Certo! O Lucio tbm eh professor na UEMG, mas acho q o Valdir eh o professor do bacharelado.

Na UFMG tem também o curso q eu to fazendo: bacharelado em Musica popular, mas ainda ta sem professor de instrumento pra contrabaixistas, pois o curso eh novo e so entraram contrabaixistas esse ano, os professores de bateria (Andre Limão), de violão e guitarra (Wilson Lopes e Fabio Adour), saxofone (Cleber Alves) e piano (Cliff Korman) são ótimos! O próximo concurso será para professor de Contrabaixo. Eh uma boa opção pra quem quer atuar como musico popular e não quer passar pelo repertório erudito obrigatório que eh pesado e pode ser frustrante se não for seu foco. No meu caso foi uma boa opção pq ainda não toco o repertório exigido no erudito e curso tem disciplinas interessantes, como: ritmica, harmonia, arranjo, improvisação, transcrição e tem o currículo aberto, logo, o aluno pode fazer as matérias do erudito tbm.

Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagem por Filipe Castro Seg maio 02, 2011 11:18 pm

Voila Marques escreveu:Meninitos,

Esse antonio arzolla eh muito bom pelo q soube, vc confirma Voila?

Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagem por Voila Marques Ter maio 03, 2011 12:03 am

Filipe Castro escreveu:
Voila Marques escreveu:Meninitos,

Esse antonio arzolla eh muito bom pelo q soube, vc confirma Voila?

Filipe, acompanhei de perto a carreira do Arzolla por quase 18 anos.
Não quero desmerecer nenhum colega contrabaixista, até porque cada um tem as suas qualidades e defeitos -como todo mundo- e, principalmente, as suas "impressões digitais" contrabaixísticas, certo?

Na minha opinião, o Arzolla ainda é, e sempre será, um dos contrabaixistas que mais me impressionou pela musicalidade, pela técnica, pela memória musical, pela elegância da interpretação, pelo vibrato maravilhoso, pelo som lindíssimo, pela leitura à primeira vista sensacional e pela grande garra contrabaixística, isso sem contar o seu grande conhecimento musical, a sua busca pela perfeição musical e a sua atualização constante sobre tudo o que se refere ao contrabaixo.
Assisti e acompanhei a preparação e a realização de recitais e concertos memoráveis e inesquecíveis dele, e posso dizer que ele talvez tenha sido um dos grandes responsáveis pela minha permanência no contrabaixo e pelo meu amadurecimento contrabaixístico.

Como artista, contrabaixista e professor, ele é para mim uma emoção contrabaixística sem palavras e cheia de sons...

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por luizribeiro Ter maio 03, 2011 12:11 am

Acho o programa da UFMG e da UFRGS muito dúbio. Conheci baixistas da UFMG que não tocavam nada disso, não conseguiam tocar o Dittersdorf, muito menos a candenza. Pedir um Waltz do Dragonnetti com opções de arco ou pizzicato é a coisa mais esdrúxula que já ouvi.
vai a minha ordem dos meus favoritos dessas universidade,
Tibo
Azola
Valeria
Fausto
Waldir

Uma outra universidade muito boa, mas que não é pública é FAAM, quem dá aulas lá é o Alexandre Rosa da OSESP.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por Voila Marques Ter maio 03, 2011 12:21 am

luizribeiro escreveu:Acho o programa da UFMG e da UFRGS muito dúbio. Conheci baixistas da UFMG que não tocavam nada disso, não conseguiam tocar o Dittersdorf, muito menos a candenza. Pedir um Waltz do Dragonnetti com opções de arco ou pizzicato é a coisa mais esdrúxula que já ouvi.
Tibo
Azola
Valeria
Fausto
Waldir

Uma outra universidade muito boa, mas que não é pública é FAAM, quem dá aulas lá é o Alexandre Rosa da OSESP.
Qual Valéria, Luiz: a Poles ou a Guimarães?

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por luizribeiro Ter maio 03, 2011 12:28 am

A Guimarães! Acho que a Poles não dá aulas em nenhuma universidade!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por luizribeiro Ter maio 03, 2011 12:38 am

Só para todos terem noção do que supostamente a universidade do Rio Grande do Sul está pedindo no repertório.

Quem conseguir tocar Bardinerie me mande um vídeo que mostro pra minha professora e tenho certeza que terá grandes chances de estudar aqui em Nova Iorque com uma boa bolsa de estudos.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por Voila Marques Ter maio 03, 2011 12:39 am

luizribeiro escreveu:A Guimarães! Acho que a Poles não dá aulas em nenhuma universidade!

OK.
Fui fuçar por aí e, realmente, a Ana Valéria Poles é professora do Centro Educacional de Música Tom Jobim.
Mas o que importa é que ela é ótima! Ser chefe de naipe da OSESP não é pouca coisa. up

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por luizribeiro Ter maio 03, 2011 12:44 am

Já fiz um curso de verão com a Ana e ela é maravilhosa! Toca demais. De fato ser chefe de Naipe da OSESP não é brincadeira!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por Filipe Castro Ter maio 03, 2011 12:44 am

A Poles é também na Academia de música da OSESP, um aluno dela passou aki na filarmonica de minas, o rapaz dem 19 anos, Nilson Belloto é o nome dele

Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagem por Voila Marques Ter maio 03, 2011 12:46 am

luizribeiro escreveu:Só para todos terem noção do que supostamente a universidade do Rio Grande do Sul está pedindo no repertório.

Quem conseguir tocar Bardinerie me mande um vídeo que mostro pra minha professora e tenho certeza que terá grandes chances de estudar aqui em Nova Iorque com uma boa bolsa de estudos.
Pode ser que eu esteja fazendo confusão, mas o que o Braica está tocando é a parte solo (de flauta) da Bardinerie.
A UFRGS está pedindo a parte de orquestra (do contrabaixo), que é outra, bem mais "acessível".

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por luizribeiro Ter maio 03, 2011 12:48 am

AAAAAAA sim. Ele está tocando o solo da flauta! A parte da oquestra é bem tranquila mesmo, principalmente pra quem tocar a 40 do mozart, tira essa daí de letra.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por Voila Marques Ter maio 03, 2011 12:51 am

point

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por luizribeiro Ter maio 03, 2011 12:57 am

Filipe Castro escreveu:A Poles é também na Academia de música da OSESP, um aluno dela passou aki na filarmonica de minas, o rapaz dem 19 anos, Nilson Belloto é o nome dele
O niilson é um gênio.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por Filipe Castro Ter maio 03, 2011 1:13 am

eu vi ele solando um dittersdoff (se nao me engano) ano passado!

sinixtro!

Última edição por Filipe Castro em Ter maio 03, 2011 1:16 am, editado 1 vez(es)

Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagem por Filipe Castro Ter maio 03, 2011 1:15 am

luizribeiro escreveu:Acho o programa da UFMG e da UFRGS muito dúbio. Conheci baixistas da UFMG que não tocavam nada disso, não conseguiam tocar o Dittersdorf, muito menos a candenza. Pedir um Waltz do Dragonnetti com opções de arco ou pizzicato é a coisa mais esdrúxula que já ouvi.
Tibo
Azola
Valeria
Fausto
Waldir

Luiz, um dia eu ainda pergunto o Fausto a lógica desse programa, na verdade eu acho que a lógica é bem simples: Ninguém passar...

Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagem por jaopiao Ter maio 03, 2011 3:51 am

Filipe Castro escreveu:
Luiz, um dia eu ainda pergunto o Fausto a lógica desse programa, na verdade eu acho que a lógica é bem simples: Ninguém passar...

Filipe. Sou aluno do professor Lúcio Gomes. Ele se formou na UFMG com o Fausto e entende um pouco do que o Fausto quer com esse programa. Quarta feira estarei com ele e pedirei mais esclarecimentos. Também acho o programa meio complicado... é um pouco desanimador, mas meu professor sempre coloca algum aluno lá.
Estou estudando para o vestibular da UFMG mesmo porque seria o mais conveniente pra mim, mas to longe de dominar o programa todo.

Luiz, também fiz um curso de verão com a Ana Valéria Poles e com o Sérgio Oliveira. Os dois são ótimos. Os meus colegas de curso eram todos de São Paulo ou Rio, inclusive estava lá o Sanderson, da academia da OSESP. Todos tinham um nível altíssimo, mas queria saber o nível do pessoal daqui de Minas. Pra saber o que estou prestes a enfrentar, mesmo.
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagem por jaopiao Ter maio 03, 2011 3:59 am

O Fausto é bem ligado ao contrabaixo popular. Pensei que talvez a idéia de colocar a opção de tocar peças como a valsa do Dragonetti ou a Ária do Vallier com pizzicato seria pra dar a chance da galera que curte o popular entrar também. Mas acho que pedia Dittersdorf com cadencia joga essa idéia por água a baixo, não é?
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagem por Filipe Castro Ter maio 03, 2011 9:14 am

Até pode ser isso mesmo, porém o repertório que exige dentro do curso se o cara do 'popular' não tocar bem com arco ele não dá conta. Eu fico pensando aqui se não seria melhor ter peças mais fáceis porque eu imagino que um aluno que entra lá pode não tocar bem esse Dittersdorf, por exemplo. Tendo em vista que o vestibular, pelo menos aqui no Brasil (específicamente na UFMG) dá a possibilidade de o cara passar sem saber nada de música, por exemplo se ele manda bem nas provas de ensino médio e manda mais ou menos nas de música ele tem chance de passar. Aliás, acontece muito isso. Se fosse só a prova de música a coisa seria mais embaixo.

A propósito, pergunta o Lúcio se ele estudou com o Hector também? Faço aula com o Hector e ele deu aula pro Fausto e pro Lúcio se não me engano, foram os primeiros alunos dele aqui em BH.

Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagem por Voila Marques Ter maio 03, 2011 10:06 am

jaopiao escreveu:-- EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná)
http://www.embap.br/

Programa:
• Mecanismo das escalas e arpejos de Do Maior e Sol Maior em três oitavas, com diferentes arcadas – de cor;
• 1º movimento Concerto de K. Dittersdorf (sem cadência), ou dois movimentos contrastantes da Sonata de H. Eccles;
• Kreutzer – 18 Estudos, Estudo nº 1 (Ed. Hofmeister)
• Peça de confronto (ver edital 25/10/10)
• Leitura à primeira vista.

-- UEMG (Belo Horizonte)
http://www.uemg.br/
*Professor: Lúcio Gomes

Programa:
• Parte A: Um estudo que inclua a sétima posição de qualquer um dos métodos:
- I. Billé – Corso Prático, vol. III, Ed. Ricordi
- F. Simandl – New Method for the Double Bass, book 1, Ed. Carl Fisher
• Parte B: Dois movimentos de uma Sonata barroca (1 movimento lento e 1 rápido)

-- UFMG (Belo Horizonte)
http://www.ufmg.br/
*Professor: Fausto Borem

Programa:
1. DITTERSDORF, K. D. Concerto em Mi Maior para contrabaixo (1º mov., com cadência).
2. DRAGONETTI, D. Valsa VI, para contrabaixo solo (arco ou pizzicato).
3. MIGNONE, F. Estudo para contrabaixo.
4. MONTANARI, C. Introduzione, do livro 14 Studi per contrabasso.
5. PARKER, C. Billie´s Bounce (pizzicato).
6. TURETZKY, B. Hat Tipping´ Blues.
7. VALLIER, J. Aria pour Contrebasse: Andante e Allegretto (arco ou pizzicato).
8. VILLANI-CORTES, E. Choron (arco ou pizzicato).
9. VIVALDI, A. Sonata nº 3 (1º mov.).
10. Leitura a primeira vista.

-- UFRGS (Porto Alegre)
http://www.ufrgs.br

Programa:
1. Técnica:
- Escalas e arpejos em 3 oitavas com variações de arcadas.
2. Repertório:
a) A. Vivaldi: Sonata n°3, em lá menor - 1° e 2° movimentos (transcrição para
contrabaixo - Ed. G. Schirmer)
b) Partes de orquestra (disponíveis em arquivo pdf na página do Instituto de Artes:
www.artes.ufrgs.br. Ver “Prova Específica”):
- J. S. Bach: da Suíte n°2, em Si menor: Badinerie (sem repetições);
- W. A. Mozart: da Sinfonia n°40: 1° movimento (compassos 114-138);
- L. V. Beethoven: da Sinfonia n°9: 4° movimento (do início do Recitativo até
compasso 140);
- J. Brahms: da Sinfonia n°2: 4° movimento (compassos 1-37);
- G. Mahler: da Sinfonia n°1: 3° movimento (solo).

-- UFRJ (rio de Janeiro)
http://www.ufrj.br/

Programa:
a) Um estudo de STORCH- HARBE (Volume II, Edição I.M.C.), selecionado entre: 16, 17, 18
b) Um movimento de um concerto clássico, original para o instrumento.
c) Uma peça de autor brasileiro, de livre escolha do candidato.
d) Leitura à primeira vista.
Obs.: Os candidatos deverão trazer pianista acompanhador.

-- UNESP (São Paulo)
http://www.unesp.br/

Programa:
1. Escalas e arpejos em 2 oitavas com variações de arcadas.
2. Estudo: Simandl, vol. 2, Divisão VII, Estudo nº 1 (Allegro moderato, Mi bemol Maior).
3. Peça: dois movimentos contrastantes de um Concerto.
4. Leitura à primeira vista.

-- UNICAMP (Campinas)
http://www.unicamp.br/

Programa:
- Duas peças de estilos contrastantes de livre
escolha (movimentos de sonatas, concertos
etc.) escritas originalmente para o seu
instrumento.
- A banca poderá ainda solicitar exercícios
técnicos e uma leitura à primeira vista.

-- USP - Fuvest (Ribeirão Preto)
http://www.usp.br/

Programa:
- H. Eccles: Primeiro movimento da
Sonata em Sol menor.
- Uma peça de livre escolha.
Complementando o post do Jaopiao:

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO
http://www.unirio.br/
Professor: Antonio Arzolla

Programa:
1) Uma escala maior e sua relativa menor em qualquer altura, em 3 (três) oitavas, com seus respectivos arpejos e com arcadas variadas a critério do examinador.
2) Um dos “14 Estudos de Montanari”: livre escolha do 9º ao 14º.
3) Leitura à primeira vista.
4) Um movimento Allegro de Concerto ou uma Sonata Clássica completa com acompanhamento de piano (pode ser transcrição). O candidato deverá trazer seu acompanhador.

Universidade Federal de Goiás - UFG
http://www.ufg.br/
Professora: Sonia Ray

Programa:
i) Um trecho extraído do repertório tradicional de
orquestra dos períodos Clássico ou Romântico, à
escolha do candidato.
ii) Dois movimentos de uma sonata barroca, sendo um
rápido e um lento, à escolha do candidato.
iii) Escalas: duas oitavas de Fá Maior e Ré menor
harmônica; três oitavas de Sol Maior.
iv) Leitura à primeira vista.

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Voila Marques Ter maio 03, 2011 10:28 am

Filipe Castro escreveu:Até pode ser isso mesmo, porém o repertório que exige dentro do curso se o cara do 'popular' não tocar bem com arco ele não dá conta. Eu fico pensando aqui se não seria melhor ter peças mais fáceis porque eu imagino que um aluno que entra lá pode não tocar bem esse Dittersdorf, por exemplo. ...

Acho esse programa é muito grande e cansativo, Filipe, mas o Mignone e o Villani-Cortes são peças (com arco) bem simples.

Há muito tempo, os programas de ingresso nos cursos de contrabaixo das universidades brasileiras eram fáceis (Eccles, escalas...).
Porém, com a elevação do nível técnico e musical dos contrabaixistas, as exigências aumentaram.
Essa mudança se deu por diversos fatores, e até mesmo pelo ensino mais "acessível "do instrumento.
Antes, a média de idade para se começar a estudar o contrabaixo era com 20 anos ou mais, talvez.
Hoje, cada vez mais a faixa etária está diminuindo, e muitos contrabaixistas estão começando com 13 anos.
No exterior, essa faixa é ainda menor, porque o ensino de contrabaixo para crianças é muito divulgado.
Tive oportunidade de ver uma apresentação de contrabaixistas entre 7 e 17 anos de idade, numa das convenções da International Society of Bassists (ISB).

O Sandrino Santoro, ex-professor de contrabaixo da UFRJ, tinha uma máxima em que ele dizia que "entrar para a universidade é fácil; difícil é sair dela".
Talvez, alguns programas de ingresso realmente assustem e dêem muito trabalho, mas talvez também as exigências não sejam tão duras.
Acho que isso depende do nível geral dos candidatos e do número de inscritos.
Não que todos os candidatos fracos devam passar com isso. Quero dizer com isso que se a prova não for 10, mas for 6 ou 7, o candidato tem alguma chance de passar, dependendo da concorrência.
Abs cbxtkos

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por raonirodrigues Ter maio 03, 2011 1:27 pm

Galera,

só pra constar, eu sou aluno do bacharelado da UNIRIO. Estou estudando com o Arzolla e ele alem de ser uma pessoa maravilhosa, um monstro tocando contrabaixo é um dos melhores professores que já tive a oportunidade de conhecer. Ele é extremamente rigoroso, mas sabe respeitar o aluno.

O estudo que eu fiz pro vestibular foi muito intensificado. É preciso conquistar um certo nivel de fluencia com o instrumento. A prova da UNIRIO é muito cansativa porque dura 1 semana. Alem da prova de instrumento, ainda tem a prova de solfejo e ditado e a prova teorica. Alem dos estudos, vc precisa de muita serenidade e trabalho mental para nao morrer de ansiedade durante a semana de provas...rsrs..

Com relacao ao programa da prova, achei muito bem montado. O Dragonetti nao é considerado um concerto dificil, porem tocar qualquer concerto é uma tarefa que exige muita dedicação. Já os estudos do Montanari são pequenos mais cheios de surpresas. Há muitos arpejos, escalas, das mais diferentes tonalidades o que obriga a vc ter fluencia em todas as tonalidades. E para finalizar eles pedem uma escala em 3 oitavas com o arpejo, que apesar de ser avaliado tb, serve para vc aquecer antes de executar o estudo e o concerto.

Olha, eu passei em 1o lugar na UNIRIO. Para isso, eu tive que executar depois de ler e aprender a tocar o concerto e o estudo - já com os dedilhados corretos e tudo mais - mais ou menos umas 500 vezes nos meses que antecederam a prova. E isto nao é exagero. O que implica mais ou menos em 12 a 14 horas de estudos por dia. Passei mais ou menos 1 ano neste ritmo. Claro q tem dias que vc nao consegue fazer nada, mas tirando os percalços naturais, é muito trabalho.

Nao sei quanto as outra universidades, mas o que eu tenho noticia é que a UNIRIO junto com a USP e a Unicamp sao as mais exigentes no brasil. A outra opcao que eu vejo é a UFRJ, mas eu nao simpatizo com a universidade.

Fica ai o meu testemenho!..Espero que ajude

Abracao

raonirodrigues
raonirodrigues
Membro

Mensagem por jaopiao Ter maio 03, 2011 3:37 pm

Obrigado Voila... já ia procurar o programa da UNIRIO aqui. Vou atualizar lá em cima.

Filipe. Concordo com vc. Tenho um amigo que passou em primeiro lugar no ultimo vestibular da UFMG. Fez pra violino. Ele toca bem sim, mas o fator decisivo foi a ótima nota que ele tirou nas provas de ensino médio.

Raonirodrigues. Muito obrigado pelo testemunho e parabéns pelo vestibular. Achei bem difícil o programa, parabéns mesmo por ter conseguido. Pra mim ficaria muito difícil fazer os vestibulares do Rio. Ficariam muito caros pela hospedagem, pelo pianista e tudo mais. Queria conseguir estudar de 12 a 14 horas por dia, como vc. Mas além do estudo de baixo tenho as aulas, os estudos teóricos, de solfejo, além das matérias de ensino médio... vamos ver no que dá...
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagem por Voila Marques Ter maio 03, 2011 3:56 pm

De nadinha, Jaopiao!

Sobre os vestibulares no Rio, talvez fosse bom você se informar sobre a necessidade real de pianista, porque sem ele, já dá prá economizar uma boa grana.

Sobre a hospedagem, talvez você conseguisse um colega por aqui que pudesse hospedá-lo na temporada de provas.
Como tenho 2 crianças em casa, você não teria paz para pensar e sequer para estudar por aqui, hahaha!
(eu:- Filhos, a mamãe precisa estudar...
filho1: - De novo?
filha2: -Posso estudar com você?)

O Raonirodrigues está de parabéns!
Mas se você, Jaopiao, não tem 12 ou 14 horas, acho que pode fazer as provas mesmo estudando menos tempo.
Penso que uma boa dose de ralação é essencial, mas focar os problemas e resolvê-los e destacar as suas qualidades contrabaixísticas e musicais são excelentes ações coadjuvantes nessas horas, que podem fazer toda a diferença.

Tive um aluno mineiro, o Lucas, que estudou comigo durante 2 anos, e agora passou na UNIRIO.
Constatei com ele que querer e poder fazem um ótimo duo, hahaha!

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por raonirodrigues Ter maio 03, 2011 6:22 pm

Brigadao, gente!

Jaopiao, nao precisa tocar com pianista, isto implica:

1. menos custos
2. nao há necessidade comprar um jogo de cordas solo
3. é mais dificil tocar "a capella.

Com relacao aos estudos, tenho cada vez mais constatado que vale mais a pena, vc fazer um mix de contrabaixo, solfejo, ditados, e ate mesmo teoria.

Ficar mais de 2hr/3hr tocando sem parar muitas vezes nao é produtivo e vc pode ter um grave problema de tendinite. O importante é vc fazer isso de forma crescente. Ou seja, separa 2hr do seu dia em que vc vai trabalhar contrabaixo e solfejo. E dai vai aumentando. É um treino de concentracao e fisico, já que o baixo exige bastante.

O mais importante é vc trabalhar um pouco todo dia. Dai qnd vc tiver mais disponibilidade as horas de estudo de musica vao aumentando gradualmente e naturalmente. Nao há com que se preocupar, desde que se mantenha aquele feijao com arroz todo dia!...

To na torcida Jaopiao!...

As provas da Unirio funcionam assim: 1a semana 2 dias de prova, 2a semana mais 2 dias de prova. Entao, vc pode fazer as duas provas da semana, voltar pra casa e vir de novo na outra semana. Pensa nisso!..Talvez seja uma alternativa. E se vc precisar, nao ha necessidade de levar o baixo. Eu recomendo levar, mas tem baixo la pra vc tocar.

Abracao e boa sorte!

Raoni
raonirodrigues
raonirodrigues
Membro

Mensagem por jaopiao Qua maio 04, 2011 12:34 am

Muito obrigado pessoal. As dicas estão sendo muito úteis. Com certeza muitos ainda poderão usufruir delas.

Eu achava que o pianista correpetidor era obrigatório. Isso já muda um pouco as coisas. Por enquanto vou continuar estudando o repertório planejado que é o da UFMG, pra alcançar as metas que já tenho. Aí então eu poderei definir do que eu vou dar conta e do que não vou, pra decidir qual ou quais vestibulares fazer. Tenho ainda que observar as datas dos vestibulares. Vcs aconselham tentar mais de um??? até quantos seria possível conciliar???
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagem por Filipe Castro Qua Jun 08, 2011 9:55 am

Vários vestibulares pedem o ENEM como primeira etapa, inclusive o da UFMG, então vc pode usar isso como critério na hora escolher quais prestar.

Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagem por jaopiao Qui Jun 16, 2011 1:24 am

É verdade, Filipe. Estou de olho nisso...

O problema é que vou prestar UEMG também e a UEMG não aceita o ENEM...
Valeu pela dica, cara.
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagem por bassman4 Dom Jun 26, 2011 7:54 pm

Olha(puxando a sardinha pra escola onde eu estudo) fugindo um pouco do tema do tópico mas também valido, aqui em SP tem dois professores muito bons que são o MAX EBERT e o MARCO ANTÔNIO BRUCOLLI!!! que dá aula na ESCOLA MUNICIPAL DE MUSICA!!! e melhor curso de gratis hehe.
Bem na USP não tem professor de contrabaixo faz 14 anos o ultimo foi o Henrique Autran Dourado,tem a Cantareira (infelizmente particular) que quem dá aula é também o Marco Antônio e o Mozarteum que tem o Marco Antônio também e a Miranda ( minha ex teacher )
bassman4
bassman4
Membro

Mensagem por jaopiao Seg Jun 27, 2011 12:45 am

Opa... valeu pelas dicas...

A Escola Municipal e o Mozarteum são ótimas opções, cara, valeu.

Então fazem 14 anos que não têm professor de contrabaixo na USP? Não sabia disso.
No edital do vestibular me parece que tem Contrabaixo. O que acontece com se o cara fizer e passar? Não entendo muito bem disso...

Obrigado, mais uma vez
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagem por luizribeiro Seg Jun 27, 2011 1:29 am

Até onde eu sei o Tibot dá aulas na USP, mas ele não é efetivo, ou seja, ele não precisa estar na universidade todas as semanas.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por Filipe Castro Seg Jun 27, 2011 8:34 pm

Acho que o fato de ser professor contratado não quer dizer que ele não tenha que ir à universidade toda semana Luiz.
Eu acredito que ele deva ser professor substituto, e se não me engano o Tibo da aulas só na USP de Ribeirão Preto.

Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagem por luizribeiro Seg Jun 27, 2011 8:58 pm

O departamento de música erudita é em riberão preto
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por RafaelBassic Qua Jun 29, 2011 10:45 am

Na verdade, tem departamento de música erudita na capital também...
Mas como o Ronnie disse, desde que o Henrique Autran largou o bastão, ninguém assumiu.
O Tibô está dando aulas lá em Ribeirão Preto, mas não quer dizer que o Departamento de Música tenha sido transferido pra lá...

Tem um lá e um aqui...
Mas contrabaixo só lá. hahahaha

RafaelBassic
RafaelBassic
Membro

Mensagem por jaopiao Dom Set 18, 2011 2:29 pm

Olá, pessoal.

Só vim dizer que houve mudança no programa da UFMG. Agora está assim:

Programa:
1. ANÔNIMO DE SALVADOR: Ária da cantata Herói Egrégio (Ed. Fausto Borém)
2. D. DRAGONETTI: Valsa N.1 para contrabaixo solo
3. K. D. DITTERSDORF: Mov.3 do Concerto para Contrabaixo em Ré Maior
4. L. VAN BEETHOVEN: Scherzo da Sinfonia N.5
5. G. BOTTESINI: Elegia em Dó Maior
6. G. VERDI: Solo da morte de Desdêmona do IV Mov. da ópera Otello
7. FRANK PROTO: Mov.2 da Sonata 1963
8. E. VILLANI-CÔRTES: Choron

Estou atualizando o segundo post lá em cima.
Ainda não achei mudança nos outros programas que já saíram. Se alguém souber de alguma outra alteração, compartilhe conosco. Valeu.
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagem por Filipe Castro Qua Set 21, 2011 10:54 pm

Os próprios alunos da UFMG não tocam esse programa, estranho né?

Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagem por jaopiao Sex Set 23, 2011 9:54 pm

Sim... É estranho mesmo.
Mas não acho impossível não, Filipe. no começo do ano eu não tocava nenhuma peça inteira, nem um movimento, estava começando a estudar o Capuzzi. Estou estudando esse programa a cerca de 4 meses e estou tocando 6 das 8 peças. É claro que falta bastante pra tocá-las bem, mas com mais um mês já daria pra apresentá-las se fosse preciso. Falta só o Herói Egrégio e o Dittersdorf.
O que soube, é que não precisa tocá-las perfeitamente. Vc tem que demonstrar o potencial, aonde vc pode chegar. Ao contrario de outros vestibulares que tem um programa pequeno, com duas ou três peças, mas que têm que ser tocadas com perfeição. Programa menor e mais simples, mas com grau de exigência muito maior.
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagem por Filipe Castro Seg Set 26, 2011 12:07 pm

Foi o que o Hudson me disse, que esse repertório para Minas é um nível meio alto, mas que em outros estados o nível dos estudantes pra nível superior é esse mesmo, no exterior o nível ainda é mais alto.

Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagem por luizribeiro Dom Out 30, 2011 11:47 pm

I am back!
Nas universidades mais cotadas do estados unidos o programa é esse;
Dois movimentos de um concerto
um movimento de uma suite para violoncelo do bach
dois trechos de orquestras de períodos contrastantes.
Esse programa dessas universidades do Brasil é uma piada.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por jaopiao Seg Out 31, 2011 1:34 am

Mas acredito que pra entrar vc tenha que executar tudo com muita precisão, o mais perfeito o possível, não é??? Aqui acho que a exigência é bem menor que aí. Pelo menos assim espero. Acho o programa que vc citou muito legal, mostra tudo que o cara é capaz de fazer ou não. As suites para violoncelo tem que ser tocadas na altura que estão escritas, como Edgar Meyer as gravou? São bem difíceis de se tocar na oitava real.
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagem por jaopiao Qui Fev 09, 2012 1:56 am

Bom pessoal... fiz o vestibular pra música (Bacharelado em contrabaixo) da UFMG nesse ano e voltei pra contar minha experiência.

A primeira fase foi substituida pelo Enem, portanto não entrarei em detalhes, basta dizer que minha nota não foi ótima, mas tb não foi ruim. Quem fizer (estudando o mínimo pra quem quer passar em uma federal) pode ter certeza de ser convocado para a segunda etapa. Basta não ser reprovado aqui, porque a concorrencia não é tão grande.

A segunda etapa é composta por uma prova de percepção, uma prática de instrumento e uma prova de história geral.

A prova de história exige bastante estudo, pois engloba um período muito grande (desde a decadência do feudalismo até a história moderna). São poucas questões, todas dissertativas. É preciso dar atenção pra essa prova.

A prova de percepção, achei bem tranquila. É dividida em 2 partes.
A primeira á a prova escrita. As questões são todas pré gravadas, em apenas uma faixa, com os tempos para leitura, repetições e respostas já pré definidos. Achei tranquila. Principalmente para aqueles que estão habituados a ouvir também música popular e saibam reconhecer ritmos, compassos e funções harmônicas.
A segunda etapa é o solfejo. Também foi tranquila este ano, sendo o primeiro solfejo em C, com muitos graus conjuntos e poucos saltos, e o segundo na relativa. Teve também uma ação combinada (leitura rítmica a 2 vozes).

A etapa restante, e mais interessante pra nós, foi a prova de contrabaixo. Das 8 peças que constavam no edital, e que eu estudei exaustivamente durante os últimos 7 ou 8 meses, foram cobrados apenas 3 trechos.

- Beethoven - Sinfonia n° 5, 3° movimento (do compasso 44 ao 74);
- Verdi - Othello, solo de contrabaixo do ato IV (solo completo);
- Frank Proto - sonata 1963, 2° movimento (da parte E à parte G).

Acho difícil não ficar nervoso nessa hora, mas se estudar, dá pra fazer o que eles querem. Eu particularmente fiquei muito nervoso. Meu pulso deu uma travada na articulação do arco e eu fiquei um pouco desatento.

Enfim, fui aprovado, fiz minha matrícula ontem e estou de mudança pra Belo Horizonte dentro de algumas semanas.

Passei em primeiro lugar, mas sinceramente não sei se houve concorrência. Só pude ver na listagem da funcionária do vestibular que haviam mais 3 candidatos depois de mim. O vestibular teve um alto índice de abstenção, mas como fui o primeiro a ser chamado, não pude ver se os outros contrabaixistas compareceram.

Minhas notas foram:
- História: 35 de 80 (desastre)
- Redação: 10 de 14 (nota retirada da redação feita no ENEM)
- Instrumento: 55 de 80 (com muito nervosismo)
- Percepção: 70 de 80.

Bom. É isso. Muitíssimo obrigado pela atenção, pela força e pelos conselhos de todos aqui do fórum. Agora começa a verdadeira ralação.
Grande abraço
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo