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Técnica de 4 Dedos(Matthew Garrison Technique)

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Mensagem por LuCaSbass Qua Jul 02, 2008 7:36 pm

Olá pessoal. Sou fã do Matt Garrison de sua técnica de 4 dedos. Estudei ela faz um tempo mas tive que parar por causa de tendinite(cordas 0.45 não combinam muito bem com essa tecnica hehehe), mas estou voltando aos poucos. Quem não conhece a tal técnica, de uma olhada nesse video(e em outros dele), a partir do 0:42 ele faz umas coisas com ela: http://br.youtube.com/watch?v=bZY4HmVsWwY
Mas enfim, abri esse tópico para explicar um pouco sobre essa tecnica. Achei um texto muito interessante no site de um baixista que achei no orkut chamado Bryan Tyler e resolvi traduzir(desculpe pelas falhas, muitas vezes tive que traduzir apenas o sentido porque literalmente nao faria muito sentido para nós hehe) as partes mais importantes para vocês. É uma técnica muito interessante e casa bem com vários estilos, inclusive ritmos brasileiros. Vamos lá.
- As perguntas estarão em negrito
- Respostas do Matthew Garrison estarão em azul
- Respostas do Mike Flynn(outro baixista que utiliza essa técnica) estarão em azul
- Respostas do próprio Bryan Tyler estarão em verde.


Última edição por LuCaSBass em Qua Jul 02, 2008 8:47 pm, editado 2 vez(es)

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Mensagem por LuCaSbass Qua Jul 02, 2008 7:47 pm

Como é a base dessa técnica?
A técnica consiste basicamente em usar os 4 dedos em um 'free stroke'(alguem sabe a tradução literal disso? hehe), na seguinte ordem: dedão, indicador, médio e anelar.
"Eu comecei a experimentar essa técnica logo antes de começar a tocar com o Joe Zawinul. Estava observando as técnicas de pizzicato utilizadas por Dominique Di Piazza, Victor Wooten, Gary Willis e desenvolvi uma técnica híbrida utilizando os conceitos desses três caras. Eu percebi que meu dedão sempre estava lá na corda sem fazer nada, então comecei a utilizá-lo junto com o dedo indicador, o médio e o anelar.Isso fez total sentido para mim porque eu teria quatro dedos disponíveis na minha mao direita e quatro na mão esquerda, logo cada um tocaria uma nota. Comparando com a técnica padrão de dois dedos, sua velocidade dobra imediatamente. Você pode tocar duas vezes mais notas com metade da energia. É economia de movimento. Eu sempre tive uma base em harmonia muito forte e saber como lidar com essa técnica veio após eu ter o conhecimento total do braço. Eu já era um músico maduro quando comecei a usar essa técnica"

Você tem algum exercício para alguem que queira adotar sua técnica de mão direita?
"Sim. O princípio básico é chamar o dedão como 1, indicador como 2, médio como 3 e anelar como 4. O movimento que trabalha melhor para mim é simplismente a sequencia 1-2-3-4. O primeiro passo é ter certeza que cada dedo é completamente independente do outro, então pratique tocar somente com o dedão, depois com os outros dedos. Faça cada um separadamente. O próximo passo é combinar os dedos, como 1 e 2, 1 e 3 e tambem 1 e 4. Faça todas as combinações possiveis de dois dedos começando com 1,2,3 ou 4. Então, trabalhe com todas as combinações de três dedos e depois utilizando os quatro. Para praticar salto de cordas, entre a corda E e a A, por exemplo, você pode tocar a E com o dedão seguido pelos outros três na corda A. Também pode utilizar 1-2 na corda E e 3-4 na A. E finalmente, 1-2-3 na corda E e somente o dedo 4 na A. Existem diversas possibilidades de exercícios. Eu experimentaria depois disso exercícios para 'quebrar' o padrão e colocar acentuações em diferentes batidas. É um processo muito gradativo, em que você deve fazer um passo por vez."

Sua técnica de quatro dedos agora parece ser sua técnica padrão em todas situações, e você está utilizando-a mais musicalmente em solos mais rápidos, ao invés de apenas mais um efeito.
"Certo. Eu venho usando a técnica para "two-notes grooves". É algo que adaptei da técnica de 3 dedos do Gary Willis e aperfeçoei durante minhas gigs com o Zawinule e o John McLaughlin. Eu toco o dedão para baixo e puxo a corda com os outros 3 dedos, e abafo com o lado do meu dedão e minha mão esquerda. Então começou um efeito de 'turbilhão' antes de eu pensar nisso, mas sempre tive em mente o efeito de 'turbilhão' produzido por Art Tatum. Não é como o conceito de som de Coltrane/Pharoah Sanders/Stanley Clarke, onde eles fazem os seus instrumentos gritar de dentro de suas almas. Para mim não é apenas volume ou a quantidade de notas que toco, são as intenções e a intensidade. Eu quero ser capaz de "gritar" sobre as mudanças de acordes."


Última edição por LuCaSBass em Qua Jul 02, 2008 8:46 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por LuCaSbass Qua Jul 02, 2008 8:45 pm

Usar os 4 dedos me fara tocar mais rápido?
Pode acontecer para muitos, mas não posso garantir. Muitas pessoas conseguem tocara bastante rápido com apenas dois dedos.


Quais são as vantagens em usar essa técnica?

Principalmente economia de esforço, ela possibilita você gastar metade da energia para tocar a mesma quantidade de notas que vc tocaria com dois dedos. Ela permite você "descer" e "subir" as cordas com mais eficiencia, e ainda pode aumentar a velocidade da mão direita. Você ainda pode ter uma quantidade maior de dedos entre as cordas, que pode ajudar a ter um salto de cordas e uma "recomposição" mais rápida.

E quanto ao abafamento das cordas?
Esse foi um ponto que me preocupei quando quis praticar a técnica. Descobri que fazia muito o abafamento muito mais com a mão esquerda, mas você ainda pode abafar a corda que esta tocando com os outros dedos para 'staccatos', e ainda trabalhei abafar as cordas mais gravas com a palma de minha mão. De modo geral, esse modo de tocar com um toque mais leve ajuda as outras cordas não soarem tanto, então não faço mais tanto abafamento com a mão direita. Uma xuxinha de cabelo no inicio do braço tambem pode ajudar.

Onde posso ver exemplos dessa técnica?
Mike Flynn tem uma ótima "vídeo-aula" dessa técnica no youtube, e pode ser acessada pelo link abaixo:
http://br.youtube.com/watch?v=-PigAe4VIMI

Matthew Garrison pode ser escutado em diversos trabalhos, incluindo o DVD Future2Future de Herbie Hancock e seu CD/DVD “Mathew Garrison Live” , além de trabalhos com John Mclaughlin, Joe Zawinul e outros. No Youtube tem vários videos dele também.

Um acessório que auxilia, e muito, esta técnica é a rampa, que expliquei para que serve nesse tópico:
http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-br-forum-geral-f1/ramps-o-que-sao-e-para-que-servem-t65.htm

quem preferir ler o "tutorial" em ingles, é só acessar o link:
http://www.bryanrtylermusic.com/matthewgarrisontechnique.html

Qualquer dúvida, estamos aí! E lembrem-se que de nada adianta tocar apenas rápido, pois música não é corrida! rabbit


Última edição por LuCaSBass em Qua Jul 02, 2008 9:42 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Claudio Qua Jul 02, 2008 9:37 pm

Parabéns Lucas, muito legal esse tópico... tenho vontade de experimentar o uso da Ramp... deve ser bem interessante!

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Mensagem por LuCaSbass Qua Jul 02, 2008 9:48 pm

ClaudioBass escreveu:Parabéns Lucas, muito legal esse tópico... tenho vontade de experimentar o uso da Ramp... deve ser bem interessante!
É muito bom cara. Eu que tenho tendencia a ter tendinite achei otimo, tive que diminuir a força que fazia para tocar, e isso ajuda bastante. quando der vou colocar no meu fretless tbm hehehe

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Mensagem por Lex Bass Ter Jul 08, 2008 11:10 am

Nós do clube dos pedreiros nos recusamos terminantemente a usar tal técnica, pois para nós, já é difícil usar 2 rsrsrs

Agora falando sério, a sonoridade desta técnica é muito interessante. Fica bem legal

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Mensagem por Fernando Zadá Qui Out 25, 2012 10:36 am

Pá de ouro pra mim!!!
Alguém usa essa técnica sem ramp?
Ontem assisti uns trocentos videos de gente tocando assim e me pareceu bem bacana..... rsssss
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Mensagem por LuCaSbass Qui Out 25, 2012 10:43 am

^Com ramp já é complicado, sem ramp complica ainda mais... Mas o Ricardinho Paraíso usa:
https://www.youtube.com/watch?v=6NuT8oGoAbg&feature=relmfu

Eu meio que desencanei de estudar isso por falta de tempo e também por falta de competência para aplicar no que eu toco kkkk

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Mensagem por Polli Qui Out 25, 2012 11:02 am

Eu brinco um pouco com essa técnica e não uso rampa,mas a danada ajuda mesmo.

Eu aplico invertido do que a maioria faz,uso na sequência polegar,anelar,médio e indicador.

Usava assim no violão e ficou mais natural fazer dessa maneira no baixo.

Acho legal,mas não curto muito sair aplicando em tudo que é música,acho que em lances autorais te mais sentido.

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Mensagem por Fernando Zadá Qui Out 25, 2012 11:05 am

^ Eu também acho mais natural indo ao contrário!! Rsss

Pareceu interessante para algumas coisas...
Não seis e pra tudo mas acho que vou testar aqui.
O lance dos 4 dedos já rola no violão para fazer trinado talvez fique relax adaptar para algumas situações.
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Mensagem por Polli Qui Out 25, 2012 11:17 am

Fernando Zadá escreveu:^ Eu também acho mais natural indo ao contrário!! Rsss

Pareceu interessante para algumas coisas...
Não seis e pra tudo mas acho que vou testar aqui.
O lance dos 4 dedos já rola no violão para fazer trinado talvez fique relax adaptar para algumas situações.


Ah tá,se você já usava no violão vai ver que fica muito mais fácil que começar do zero.

Sinto que o pessoal acostumado com o pizzicato tradicional a dois dedos tem muito mais dificuldade em deixar a mão mais "solta" pra esse tipo de situação.
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Mensagem por fschmidt Qui Out 25, 2012 11:23 am



Pelo jeito, pode-se usar como quiser.

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Mensagem por LuCaSbass Qui Out 25, 2012 11:24 am

Eu andei estudando o livro do Damian Erskine, que é parecida mas diferente... ele não usa 4 dedos e sim 3, e mais coisas como legato e etc.. e o mais bacana é que ele usa mais em grooves, que ficam bem interessantes com a técnica... aqui um exemplo do livro:



E outro groove dele:

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Mensagem por Polli Qui Out 25, 2012 11:29 am

^Exato.

Na verdade cada um usa da maneira que melhor de adapta e soa mais natural.

Dá pra combinar as sequências de dedos também.



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Mensagem por Polli Qui Out 25, 2012 11:31 am

LuCaSbass escreveu:Eu andei estudando o livro do Damian Erskine...


Damian é covardia Laughing
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Mensagem por LuCaSbass Qui Out 25, 2012 11:33 am

Polli escreveu:
LuCaSbass escreveu:Eu andei estudando o livro do Damian Erskine...


Damian é covardia Laughing
Esse livro dele é bem legal, mas tem umas coisas bem complicadas heheheh
Pretendo estudar mais a fundo, mas com o pouco tempo que ando tendo pra estudar não da para aproveitar muito...
Pra quem se interessar, da para comprar em formato digital (PDF+MP3) aqui:

http://www.cdbaby.com/cd/damianerskine2

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Mensagem por Fernando Zadá Qui Out 25, 2012 11:59 am

Interessante!!!!
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Mensagem por Fernando Zadá Qui Out 25, 2012 1:54 pm

Interessante também é que achei a técnica bacana mas tirando o Gary Willis não curti o som de nenhum deles!!! Rssssssssssssssssssss
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Mensagem por allexcosta Qui Out 25, 2012 3:26 pm


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