OMB: pra que?
+3
joabi
Ruy Rascassi
Mayo Pamplona
7 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
OMB: pra que?
Pegando carona no que o amigo forista Raoni falou em outro tópico, sobre discutirmos mais as questões éticas da profissão, me veio a questão:
Pra que serviria a OMB em caso de uma reestruturação? Sabemos que, do jeito que está, a OMB não é desejável pra nenhum músico. De fato, quem é profissional da música só tem prejuízos com a existência dessa instituição.
Mas se pudéssemos reestruturar a OMB, o que ela traria de bom pra música e pros músicos?
Sei que parece uma questão besta, mas eu mesmo trabalho com música há mais de 10 anos, tenho carteira da OMB e nem sei pra que ela serviria idealmente.
Pra que serviria a OMB em caso de uma reestruturação? Sabemos que, do jeito que está, a OMB não é desejável pra nenhum músico. De fato, quem é profissional da música só tem prejuízos com a existência dessa instituição.
Mas se pudéssemos reestruturar a OMB, o que ela traria de bom pra música e pros músicos?
Sei que parece uma questão besta, mas eu mesmo trabalho com música há mais de 10 anos, tenho carteira da OMB e nem sei pra que ela serviria idealmente.
Sei que se pretende uma fiscalizadora dos músicos: define quem pode ou quem não pode exercer a profissão. Essa função, a meu ver, é completamente desnecessária e retrógada. Quem pode definir tal coisa, sob que parâmetros?
Politica segundo o Tio Aurélio, é a arte de organizar, administrar...
Uma organização tem um objetivo de criar algo em prol de! E a sua administração tem como consequencia manter, expandir e revisar algo...
se tratando de musica a OMB qual é a sua função?http://www.ombsp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=178
Nao vejo vantagens aos musicos eruditos, só vejo panela...
Não vejo vantagens aos musicos populares, bares e casas de shows exploram e nao valorizam..se quem deveria "brigar" por nós nao briga..
Ensino....temos sim universidades de bom nivel...e só...a musica tem que ser aplicada no ensino desde a infancia...musica da base a sabedoria disciplina a criança..tendo assim forte influencia na sua personalidade como cidadao num futuro!
É DE SE PENSAR!
Politica segundo o Tio Aurélio, é a arte de organizar, administrar...
Uma organização tem um objetivo de criar algo em prol de! E a sua administração tem como consequencia manter, expandir e revisar algo...
se tratando de musica a OMB qual é a sua função?http://www.ombsp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=178
Nao vejo vantagens aos musicos eruditos, só vejo panela...
Não vejo vantagens aos musicos populares, bares e casas de shows exploram e nao valorizam..se quem deveria "brigar" por nós nao briga..
Ensino....temos sim universidades de bom nivel...e só...a musica tem que ser aplicada no ensino desde a infancia...musica da base a sabedoria disciplina a criança..tendo assim forte influencia na sua personalidade como cidadao num futuro!
É DE SE PENSAR!
Ruy Rascassi- Membro
Re: OMB: pra que?
Mayo Pamplona escreveu:
Acho que basicamente ela deveria deixar de ser somente um órgão de fiscalização e regulamentação da profissão, mas atuar intensamente no resgate da profissão de músico, avaliar quais os espaços onde o profissional, me refiro àquele que se sustenta só pela música, tendo formação ou não, enfim, onde o profissional tem atuado e intervir a favor do músico. Várias coisas podem ser feitas, por exemplo:
- Incentivar a educação musical e ações culturais.
- Trabalhar junto ao ECAD, outra instituição complicada, para melhorar a questão de direitos conexos e de autoria.
- Mediar as relações entre músico/contratante, dando suporte jurídico e personalizado, sem simplesmente estabelecer um TABELA DE VALORES, totalmente fora da realidade da maioria das situações encontradas pelos músicos no dia-a-dia.
- Batalhar junto ao governo por leis que incentivem a produção de cultura no nosso país.
- Ajudar o músico ingressante na profissão a ter uma visão do mercado de trabalho e quais as situações onde ele pode atuar.
- Incentivar o empreendedor na área musical.
Enfim, tem tanta coisa pra esse povo se ocupar...
Sei que tudo isso é bem difícil de se conseguir, pois depende de manobras políticas, força de vontade, união da classe, e muito mais, só que ter um órgão cuja única ocupação é a de fiscalizar se o músico pagou sua anuidade, é definitivamente o que não precisamos.
Mayo Pamplona escreveu:
A cada dia mais o músico precisa ter o respaldo de um órgão que dê suporte e condições de sobreviver do seu trabalho. Muita gente que converso gostaria que o órgão simplesmente fosse extinto e ninguém tivesse mais que pagar.
Pessoalmente, eu prefiro pagar o dobro, mas ter um órgão decente e que lute por condições melhores para nossa classe.
A grande questão é o que devemos fazer para que isso deixe de ser um sonho e passe a ser realidade, num país onde o que fazemos pra viver é considerado supérfluo para a maioria das pessoas e a classe dos músicos é tão desunida.
Última edição por joabi em Ter 17 maio 2011 - 20:44, editado 1 vez(es)
joabi- Eterno Colaborador
A OMB não deveria fiscalizar os músicos e sim quem está empregando os músicos... há pouco tempo teve uma fase de a OMB ir nas escolas de música ver se os professores tinham carteirinha, porém, eles não conferem se o camarada está com carteira assinada e as leis sendo respeitadas.
Desconto na taxa de importação de instrumentos e equipamentos musicais.
Facilitação para embarque de instrumentos em aviões.
Recebi ano passado um convite deles para um curso de ENCORE (!!!), dá pra ver o quanto eles estão afinados com as novidades do mercado. Deveriam rolar uns cursos de especialização ministrados por gente competente.
Isso foi o que me veio primeiro na cabeça.
Desconto na taxa de importação de instrumentos e equipamentos musicais.
Facilitação para embarque de instrumentos em aviões.
Recebi ano passado um convite deles para um curso de ENCORE (!!!), dá pra ver o quanto eles estão afinados com as novidades do mercado. Deveriam rolar uns cursos de especialização ministrados por gente competente.
Isso foi o que me veio primeiro na cabeça.
fma- Membro
Kassio Rafael- Membro
Essa musica do Mundo Livre SA diz muita coisa sobre o tema em pauta no topico aqui. Fala sobre a OMB. Não curto muito o som dos caras mais sempre achei a letra desta musica coerente. Pra quem nao conhece...
<iframe width="560" height="349" src="https://www.youtube.com/embed/PGDseA0plCE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Vale a pena ouvir mesmo o historinha "cantada" ae!!!
Abraços...
<iframe width="560" height="349" src="https://www.youtube.com/embed/PGDseA0plCE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Vale a pena ouvir mesmo o historinha "cantada" ae!!!
Abraços...
estamos num país majoritariamente de gente aproveitadora e mesquinha. baseando-me em tal fato, de boa, não vejo jeito pra omb.
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos